Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer

Eu, Você e a Garota Que Vai Morrer Jesse Andrews

Resenhas - Eu, Você e A Garota Que Vai Morrer

Ju Rodrigues 30/03/2024

Esse livro é um ótimo passa tempo, não espere uma grande história com aprendizado e lições de moral ou algo do tipo. A história me prendeu e fez com que eu voltasse a ler mais.

João Malafaia 29/01/2024

Caso raro de adaptação superior ao original
Assisti ao filme adaptação deste livro esse ano e, por ter gostado muito, resolvi ler o livro. Cara. Agora com a leitura finalizada o filme me parece mais uma livre inspiração que uma adaptação porque nunca vi um abismo tão grande (de conteúdo E qualidade) entre uma adaptação e seu original. O filme me encantou pelos diálogos, pelas formas que as relações de amizade entre os três personagens principais são tratadas e pelos momentos reais de conexão e conversa que o narrador cria com o espectador. Tudo isso no livro é mal feito. Diálogos mal escritos, personagens sem forma nenhuma fora do eixo Greg-Earl e o narrador é um saco. Ô garoto insuportável! Não vou nem entrar no mérito da tradução que é um dos trabalhos mais porcos que já vi no mercado editorial, a tradutora nunca deve ter lido nada em português para fazer uma tradução tão literal assim do inglês. Terrível. Mas assistam o filme, a Olivia Cooke de 20 e poucos aninhos está uma graça!

Jacque 25/10/2023

Sofrível
Livro desnecessário, história fraca, não há carisma por parte dos personagens. Palavrões demais, e muitas passagens totalmente desnecessárias (nojentas e desagradáveis). Não dá nem pra sentir "pena" dos personagens.

Carol Martins 13/10/2023

Livro belíssimo! Vemos um garoto novo que é incumbida a tarefa de se despedir de uma garota que está à beira da morte, bem como tentar anima-la nessa passagem.
Obviamente ele se atrapalha todo e sente que nada que faça é suficiente. Se já é uma tarefa difícil pra adultos falar da morte imagina pra crianças? Aliás, nem sei se existe uma forma certa pra isso!
Tive muita nostalgia da minha pré adolescência e me identifiquei muito com o Greg. Agora só resta assistir a adaptação que todo mundo afirma ser igualmente incrível! ??

Vic3108 04/08/2023

Sla
Não se oq dizer, nem de longe um dos melhores do ano, mas nem tão ruim para abandonar, me intrerteu mas meio meh

Zancki 18/07/2023

"Como é possível existir num lugar tão bosta?"
Parece que eu li quase 300 páginas do diário de um adolescente na puberdade. E realmente foi isso.

Apesar do objetivo da história ser mostrar que muitas vezes adolescentes e crianças são obrigados a lidar com determinadas situações como adultos, a forma como isso foi contado não foi boa.

O livro tenta justificar o egocentrismo excessivo do protagonista com o "bom humor" dele (que não tinha nada de engraçado), tornando ele extremamente insuportável. Ainda por cima, o livro coloca esse egocentrismo em todos os momentos em que Greg (o protagonista) e Rachel (a garota que vai morrer) estão juntos.

O autor poderia ter tratado esse assunto de "adolescentes lidarem com situações de forma adulta sem ter a capacidade para isso" de uma forma bem diferente, fazendo com que fosse compreensivo o comportamento imaturo de Greg e não tornando ele em simplesmente um babaca.

Giovanna 17/07/2023

Não percam seu tempo
O livro é extremamente ruim, sério, até o personagem principal diz que o livro é péssimo. Infelizmente não dei importância ao que personagem disse e me arrependi. A leitura é chata, com diálogos aleatórios e sem importância. Cada capítulo que eu lia parecia que o autor queria apenas encher de informações aleatórias do tipo "encher linguiça" só para ter mais capítulos. Não assisti o filme e sinceramente não estou motivada para isso.
Jociane Silva 19/03/2024minha estante
discordo, li e adorei... leiam gente é um livro muito bom.

nsilvamarques 11/07/2023

A perda, o luto e a imaturidade
O livro, narrado em primeira pessoa, por um adolescente de baixíssima auto-estima e absurdamente auto-critico; aborda sobre a dor de viver algo terrível quando ainda não temos maturidade para entender tudo isso.

O escritor é muito sagaz ao nos colocar dentro da mente de um menino criativo e que se odeia, sendo parcialmente forçado a fazer amizade com uma garota diagnosticada com leucemia. E é interessante perceber nas entrelinhas, que mesmo com toda a relutância do narrador-protagonista em assumir seu afeto, amizade, seus medos; suas ações em última análise mostram o quanto sua vida tomou uma virada após a inserção desse novo fato: a tristeza, a morte.

Esperamos sempre que crianças e, em especial, adolescentes lidem com a perda e o sofrimento como adultos de terapia em dia. Esperamos que eles sejam coesos, amorosos. Quando na verdade, os mecanismos de enfrentamento ainda estão se lapidando. A personalidade ainda está sendo formada. E quão estranho esperarmos que o narrador-protagonista, um adolescente que ainda não aprendeu a gostar de si mesmo, tenha reações maduras frente a uma doenca grave de uma amiga, frente a finitude da vida.
Gostei do livro por essa confrontação. Por precisar de interpretação.
A leitura se complemementa ainda mais com o filme, de uma delicadeza impressionante.
Vale a pena.

LuAsa98 19/04/2023

Quando vi a capa, imaginei que fosse um livro de suspense, mas não, é um livro que ensina sobre sensibilidade. Me irritei um pouco com o fato do protagonista, Greg Gaines, não se mostrar empático e não parecer ter afeto com os outros, mas no final percebi que ele realmente se importava, e o autor mostrou isso de uma forma muito legal. É uma leitura fácil e bem interessante, sem enrolação e apresenta muito bem o desenvolvimento dos protagonistas. Algo que mais gostei nesse enredo foi o amadurecimento dos personagens (principalmente do Greg e do
Earl) diante de situações difíceis.

Harveyly 28/03/2023

Meu deus
Eu acho que não tenho nem palavras pra descrever o porquê de eu não gostar desse livro. Talvez seja culpa dos diálogos que pareciam sempre a mesma coisa sempre,talvez seja porque eu não sou um garoto de 17 anos e não posso dizer se os diálogos eram ou não condizentes com a realidade,mas me incomodou bastante. Agora é assistir o filme e esperar que seja melhor que o livro

artemisia0 16/03/2023

Fui cheia de expectativa e me decepcionei muito.
Acredito que a intenção era dar um final mais realista ao leitor e que quisesse dizer que a vida não é extraordinária, em que tudo dá certo no final e vivemos infinitamente felizes mas o livro como um todo não trás essas reflexões de fato e acaba sendo muito vazio e se eu pudesse eu pegaria de volta o dinheiro e o tempo que gastei lendo o mesmo. (Mas para não dizer que só xinguei achei bem legal ele ser escrito em formato de roteiro).

Lina.Allmeid 15/03/2023

Eu gostei, mas n te recomendaria
Sinceramente, não é o tipo de livro que eu leria uma segunda vez ou que faça muita diferença na sua vida.
O início é muito bom, ele te leva com algumas risadinhas e gera curiosidade. Mas no momento que que era pra desenvolver, ele se enrola. Não sei se essa era realmente a intenção do livro, mostrar como um menino egoísta e meio babaca não sabe escrever muito bem. Mas senti falta de motivos pra continuar lendo.
Não dá pra dizer que é péssimo, ou que não te traz reflexões interessantes, mas eu senti que do meio pro final ele piorou.

namaria 12/03/2023

Engraçadinho
Livro ótimo para curar uma ressaca literária mas n esperem muito, engraçado mas nem tanto sensível mas nem tanto uma leitura média

Guilherme 11/02/2023minha estante
O engraçado é que o título é tão chamativo mas logo de início o autor joga as expectativas lá em baixo e depois nos é comprovado que é um livro ruim com huma história entediante como você mesma disse. Ou seja, pelo menos para títulos chamativos o autor serve ?