Discurso Sobre o Método

Discurso Sobre o Método Descartes

Resenhas -

TalesVR 25/12/2023

Confissão
Amei o jeito que o Descartes escrevia algo do tipo em todos os capítulos: ''então, galera, não quero me indispor com ninguém, não sou ninguém, não quero mudar nada, tô só aqui tranquilo no meu canto relatando minha experiência de vida em relação ao conhecimento humano, nesse tempo pensei algumas coisinhas que talvez sejam interessantes, mas só o básico''. Aí pá, tudo mudou depois dele.

Fabio 06/09/2023

"Se penso, logo existo" (cogito, ergo sum)
Escrever uma resenha de um tratado filosófico desta magnitude é certamente uma das tarefas mais difíceis para um amante da filosofia.
Pois, tentar exprimir em pouquíssimas linhas, todo o conteúdo relevante de uma obra desta grandeza, e parafrasear alguns dos ensinamentos de um dos maiores filósofos da história da humanidade, é uma missão hercúlea, acima das minhas capacidades. Porém não poderia deixar de tecer alguns comentários sobre as minhas impressões desse magnifico ensaio, já salientando, que não são de maneira alguma técnico/cientifica, mas, singela opinião de um entusiasta da filosofia.

O Discurso do Método foi publicado em 1637, sendo o primeiro texto filosófico escrito em língua francesa, prefaciando todos os ensaios científicos da época, e é considerado o marco inicial da filosofia moderna.

O livro nos mostra o percurso intelectual de René Descartes, pai da filosofia moderna, em busca da razão e da verdade, procurando comprovar suas ideias através da ciência, com o intuitivo maior do bem-estar de todos os homens, e das práticas exitosas de cada indivíduo. E nos mostra também um pouco da vida de da obra do autor, todas as suas viagens e sua busca pelo "Livro do Mundo", e suas experiências nos campos científicos (principalmente a matemática), além de abranger o célebre período em que ficou recluso por meses, somente acompanhado do o seu "pensar".

O Discurso do Método aborda de forma extensiva os campos da física, metafisica, ética e moral, demonstrando o quanto Descartes se distanciou da filosofia dos seus predecessores, principalmente da escolástica e dos pensamentos da escola aristotélica.

Descartes passou a maior parte da vida tentando traçar uma metodologia para definir o que seria o “verdadeiro conhecimento”, separando o verdadeiro do falso, pois desejava obter o conhecimento absoluto, irrefutável e inquestionável.

Mesmo tendo frequentado as melhores universidades da Europa, o Descartes, achava que não tinha aprendido nada de substancial em seus estudos (exceto a matemática, onde também foi extremamente relevante), e todas as teorias acabavam refutadas e substituídas por outras, chegando a conclusão de que, realmente não havia certeza absoluta além da "duvida". Descartes, então, chegou a duvidar da própria existência e de tudo ao seu redor. Contudo, em meio a uma profunda reflexão, encontrou algo que não poderia duvidar: a existência da dúvida. Então, ao duvidar de algo, estaria pensando, e se existe dúvida, existe pensamento, concluindo que: "Se duvido, logo penso, e se penso logo existo", o resumo de toda a sua filosofia.

O livro é dividido em seis partes distintas onde o filosofo discorre sumariamente sobre anatomia, teologia, física, matemática, e outras áreas diversas e conclui a obra com o final do seu tratado.

Em suma, o "Discurso do Método", é um livro acessível, que nos faz olhar para dentro, o nosso "ser interior" e examinar muitas das áreas de nossas vidas, e a refletir sobre a nossa existência e o mundo a nossa volta, e que , por fim no leva a uma profunda reflexão, sobre quem somos e aonde queremos chegar.

Recomendo absolutamente, não só aos amantes e estudiosos da filosofia, mas, aqueles que desejam pensar por si sós e buscar sua melhor versão.

Antes de encerrar, peço desculpas a vocês amigos, pela prolixidade da resenha e pelos tópicos que, involuntariamente não foram pontuados, pois é imensa a dificuldade para escolher pontos relevantes em meio a um mar de conhecimento.
Flávia Menezes 06/09/2023minha estante
É? realmente sua frase final descreve o ponto negativo da sua resenha: ela acaba! Porque dá vontade de ler muito mais e poder mergulhar nesse seu convite de não apenas ler esse livro (até porque filosofia não tem a ver com entendimento mesmo), mas de se permitir sentir e se colocar em reflexão juntamente com Descartes. A filosofia é uma ciência mágica, eu diria. Porque ela é atemporal e fundamental para toda nós. E a sua resenha foi igualmente mágica porque em poucas linhas nos promove a mesma reflexão que seu autor. Parabéns, Fábio. De longe a sua melhor resenha até agora! Sublime e muito acima das expectativas para esse livro!
Ass.: sua sempre fã ?

Obrigado, Flávia querida!?
Como sempre me deixando em palavras!!!
Primeiramente, obrigado pela presença de sempre, "tirar" um tempo (considerável, dado ao tamanho da resenha) para ler e comentar sobre ela.
Eu que sou seu fã!?
Confesso, que estava com receio de resenhar sobre esse livro, devido a tamanha da grandeza da obra, e justamente por se tratar de um texto filosófico, que, indubitavelmente, é reflexivo, e que nos leva para dentro de nós mesmos.(e ai que, fiquei com receio de escrever uma resenha que deixasse as pessoas alheias aos leitores da resenha). E também tinha a enorme tarefa de escrever sobre Descartes sem entregar spoilers do livro.
Mas, fico feliz de ter conseguido passar minhas impressões em dar spoilers ou estragar a experiência dos futuros leitores!

Flávia Menezes 06/09/2023minha estante
Olha?nunca vi alguém escrever um livro desses, que desperta tantas reflexões?e não dar spoilers. Mas não surpreende! Sua alma de professor falou belamente nessa resenha.
Quanto ao tamanho..eu tenho que reclamar aqui? porque poderia ter sido maior até. Filosofia?e você que é amante e profundo conhecedor?sabe o quanto é um assunto que não se esgota, e quando se começa a falar..a vontade é de nunca mais parar!
Foi um deleite aos olhos e confesso que já ansiosa pelas resenhas de próximos livros como esse. ???

Fabio 06/09/2023minha estante
Acho que soltei alguns spoilers sim, mas acho que da pra conviver com isso kkkk
Sobre o tamanho, fique com medo de ser excessivamente grande, e concordo com vc...quando se trata de filosofia... quando mais se fala, mais quer falar kkkk

Flávia Menezes 06/09/2023minha estante
Acredite? foram spoilers do bem! E esses são realmente bons porque nos fazem querer ler ???

Ahh, obrigado Rô!!!?
Fico feliz que tenha gostado da resenha... obrigado pela paciência em ler esse textão! kkkkk ?
É bom demais saber que eu contribuo para o aumento da sua lista de leitura kkkkk
Obrigado pelo carinho!?

Carolina165 06/09/2023minha estante
Fábio vc escreve mto bem!!!
Adoro suas resenhas, são sempre excelentes!!! ????????????

Obrigado, Carolzinha, querida!?
Fico feliz por tamanho carinho!?
Agradeço demais!!!

-Rafaela 06/09/2023minha estante
Mais uma resenha excelente, parabéns Fábio!! ??

Fabio 06/09/2023minha estante
Obrigado, pela presença e o carinho de sempre Rafa!?

Fernanda.Rettore 09/09/2023minha estante
Parabéns, Fábio. Ótima resenha!

Fabio 09/09/2023minha estante
Obrigado, Fernanda!?
Fico feliz que tenha gostado!

Aline MSS 12/09/2023minha estante
Resenha impecável, como sempre! Me lembrou meu início de curso e senti arrepios. ???

Fabio 12/09/2023minha estante
Ahh, muito obrigado, Aline!
Obrigado mesmo pelo carinho!
Fico lisonjeado, que a resenha tenha despertado estas lembranças em ti!?
Com toda certeza, seu curso foi na área de humanas, então kkkkk

LuizaSH 06/09/2023

Descartes relata suas vivências, enquanto no exército, ou mesmo após esse episódio, viajando pela Europa, o que o autor pensa sobre os mais diversos aspectos, o que ele levou para a vida. E tais relatos acabaram se tornando muito populares no meio da Filosofia, com ideais replicados até hoje.

Avyla 27/08/2023

Excelente.
Essa obra cumpre o propósito fundamental de descrever sobre o método utilizado por Descartes para alcançar o conhecimento verdadeiro.
Para quem estiver interessado em entender os fundamentos principais de uma construção racional do intelecto humano é uma obra maravilhosa.

Michel.Garcia 08/05/2023

Uma bela saga de Descartes
Uma bela narração, em que Descartes mostra a motivação para seu empreendimento de buscar a verdade, como desenvolveu o método e o que concluiu com ele. Foi o primeiro a realmente querer separar o achismo da busca pela verdade.
É uma leitura difícil, por conta da estrutura do texto, com frases muito longas. Mas depois o leitor se acostuma.
Dá para ver que ainda hoje muitas pessoas estão mais no achismo que na busca. Impressionante como ele, no século XVII, teve toda essa percepção e esforço para trilhar sua jornada.

Almecz vic 26/01/2023

Discurso do Método
Parece o tipo de leitura difícil por acompanhar o nome que acompanha, mas foi escrito pensando na linguagem comum. Da para aprender muito nesse livro, especialmente em relação ao comportamento. "As pessoas que hesitam constantemente não chegam a lugar nenhum, como se andassem em círculos". Ele fala muito sobre seus estudos, mas também sobre seus receios e experiências de vida. A nossa mente é a única coisa que realmente temos algum controle sob.

Alex 10/01/2023

Livrinho necessário e Marco universal
Livro pequeno e, diferentemente de outras obras que dizem respeito à filosofia, de leitura fácil.
Leitura necessária. Compreender o método cartesiano leva a refletir sobre várias coisas que antes pareciam óbvias.

daphnemerces 30/04/2022

Interessnte
esperava uma leitura com termos e definições difíceis de entender, mas achei o livro bem acessível, não é uma leitura tão pesada como achei que seria.

achei interessante o capítulo final onde ele fala q quando repetiam oq ele falava ou davam opiniões a respeito, ele não podia admitir que essas ideias eram as dele

e tb ele falando que a alma seria algo imortal pq nosso corpo morre, mas a alma não tem como destruir..me quebrou um pouco ?

único contato q tive com descarte foi na psicologia e adorei ler esse livro pra entender um pouco mais :)

joao 07/03/2022

Descartes
Penso ser uma introdução acessível ao filósofo e suas ideias, mas pode ser uma leitura pesada inicialmente. A filosofia de René Descartes enquanto vivo era fascinante e ela permaneceu sólida pela erosão dos séculos.
O livro tem algumas partes sobre anatomia, teologia, geometria e ainda menções sobre a vida pessoal de Descartes.

7/10 Ótimo livro sobre FILOSOFIA, mas requer uma leitura mais atenciosa, principalmente pelos leitores casuais.
(Isso me inclui)

Beatriz880 25/02/2022

O senso comum de uma época, qualquer que seja, não é nem pode ser critério de verdade.
(Pág.6)

Se o pensamento é uma propriedade essencial da alma, enquanto a extensão é do corpo, então um pode existir sem o outro.
(Pág.13)

Basta que ele ponha a sua razão a funcionar para alcançar a mesma conclusão. Até um ateu pode, então, provar a existência Deus. A contrapartida dessa formulação é que a razão começa a entrar no terreno exclusivo da teologia.
(Pág.13)

Arte deve ser entendida no sentido geral da técnica.
(Pág.41)

Mas eu acreditava já ter ter dedicado tempo bastante às línguas, e também à leitura dos livros antigos, e a suas histórias, e as suas fábulas. Pois é quase o mesmo conversar com os dos outros séculos quanto viajar. É bom saber algo dos costumes de diversos povos, a fim de julgar os nossos mais corretamente, e não pensar que tudo se opõe aos nossos modos é ridículo e contrário a razão, como costumam fazer os que nada viram.
(Pág.41)

Todo excesso costuma ser ruim.
(Pág.60)

Minha segunda máxima era ser o mais firme e o mais resoluto em minhas ações quanto pudesse, e não seguir menos constantemente as opiniões duvidosas, uma vez que a elas me tivesse determinado, como se fossem seguras. Imitando nisto os viajantes que, estando perdido numa floresta, não devem vagar voltando-se ora para um lado, ora para outro lado, e muito menos deter-se no lugar, mas andar sempre o mais reto que puderem numa mesma direção, sem alterá-la por pequenas razões, mesmo que no começo ainda tenha sido talvez só o acaso que os levou a escolhê-la: Pois, dessa maneira, se não chegam justamente onde desejam, pelo menos acabarão chegando a alguma parte, onde provavelmente estarão melhor do que no meio de uma floresta.
(Pág 61)

E, de maneira geral, acostumar-me a crer que nada está inteiramente em nosso poder a não ser nosso pensamentos.
(Pág.62)

Ig: pedro_couts. Médium:pedro-Parke 28/12/2021

Interessante e intenso.
Esse pequeno livro traz uma imensidão de coisas. Aqui acredito que a meta seja pensar fora da caixinha. Mas a grande lição que o livro passa sao algumas regras, tais quais como; siga as regras do local onde se está, eleger homens pelo que fazem, não pelo que são, siga firme em suas decisões, quem hesita sempre anda em círculos, use sua consciência.

O livro traz inúmeras outras coisas, mas de certa forma, acredito que essas regras (explicadas no livro) sejam as que mais marcam nós leitores. Recomendo a leitura para aqueles que gostam de filosofia e para aqueles que não gostam, pois o livro é de fácil acesso, visto não ser uma ?Bíblia? com 400 páginas.

anacarollr 25/12/2021

Recebi a indicação de ler esse livro para fundamentar o estudo cartesiano e, como vários outros livros de filosofia, fiquei com receio de lê-lo. No entanto, já nas primeiras páginas já fiquei mais tranquila e recomendo muito a leitura. O livro é de fácil leitura e entendimento, definitivamente não é uma leitura agarrada e sofrida, li rapidamente. Como o livro é feito a partir dos relatos de Descartes, senti uma fluidez muito grande na leitura, parecia uma conversa.

Fer 25/08/2021

Cansativo
Gostar de filosofia é pré requisito pra esse livro.
Demorei muito pra terminar pq é uma leitura um pouco pesada apesar do assunto ser muito interessante e causar momentos de reflexões

Belos 29/01/2021

Hiperbolização da dúvida. Essa é a chave do método de Descartes. Leitura agradável até o capítulo 4 para quem não é filósofo como eu. Recomendo a leitura do livro para todos aqueles que gostam da história do pensamento humano.

Gladstonier 27/01/2021

Excelente
Descartes é bastante injustiçado pelos críticos, em O Discurso do Método ele não faz uma defesa a uma metodologia específica ou a um modo adequado de se fazer ciência, ele deixa bem claro que seu objetivo é de relatar qual metodologia usava para suas pesquisas, mas que outros podem usar métodos diferentes. E de fato, em ciências diferentes é preciso métodos diferentes, não dá pra usar o mesmo método em uma pesquisa matemática e em uma pesquisa sociológica, há que se entender as particularidades por trás disso, essa era a filosofia de Descartes, O Discurso do Método não tem a pretensão de servir como manual metodológico, como muitos pensam e afirmam.