A Invenção de Morel

A Invenção de Morel Adolfo Bioy Casares

Resenhas - A Invenção de Morel

FlavioHenrique23 03/03/2024

Obra fascinante de Adolfo Bioy Casares que se desenrola em uma ilha misteriosa e deserta. O cenário é essencial para a atmosfera opressiva e solitária que permeia a história. A descrição detalhada da ilha, com suas praias, rochas e edifícios abandonados, torna fácil para o leitor imaginar as cenas enquanto a trama se desenrola. A sensação de solidão é intensificada pela beleza e pelo isolamento da paisagem, proporcionando uma experiência imersiva ao leitor.

midnightrainz_ 14/02/2024

Sinceramente, um livro q vai precisar de releitura, não sei se absolvi o conteúdo por completo nessa primeira vez

tem uma história muito interessante, um prisioneiro fugitivo busca refúgio em uma ilha aparentemente deserta - adendo rápido, amo histórias que se passam em ilhas desertas, tipo "senhor das moscas" - decorrente de uma peste que assombra o local. contudo, depois de alguns dias, ele encontra visitantes inesperados no lugar, não sabendo quem eles são ou de onde eles vieram e agora ele precisará se esconder dessas pessoas para não ser descoberto enquanto faz suas investigações.

é uma história de mistério bem intrigante e até certo ponto criativa, além de muito bem construída. meu único problema com essa narrativa é o romance, não sou muito fã de paixões a primeira vista e essa daqui achei particularmente não crível (tipo assim, os dois nem sequer trocaram meia dúzia de palavras e o homem já fala que ama a mulher????).

de todo modo, é uma historia bem interessante mas que precisa ser lida com atenção e cuidado.

Nandara.Secco 13/02/2024

O atroz eterno retorno
Uma obra surrealista, como um ótimo exemplar da literatura latina, a qual criou o realismo mágico, e que, por isso, põe à prova nossa capacidade interpretativa, esta história se mostrou um desafio para mim.

Houve um momento que eu quis entender a loucura do narrador perdido e solitário em uma ilha, como em um enredo de um filme hollywoodiano, foragido por ter cometido um crime. No entanto, a história começou a se arrastar um pouco e a discutir uma questão que muito me lembrou do famoso "isso não é um cachimbo", conceito clássico da semiótica.

Não posso dizer que me arrebatou, mas com certeza me fez refletir sobre a vida e a morte.

arthur966 09/02/2024

Não estive morto até os intrusos aparecerem; na solidão é impossível estar morto. para ressuscitar, devo suprimir as testemunhas. será um extermínio fácil. eu não existo: não suspeitarão de seu aniquilamento.

Karina 24/01/2024

Não li no momento certo
Comecei o livro sem entender - mas entendi que isso era normal. Conforme a leitura foi fluindo, fiquei muito curiosa pela narrativa e para qual caminho iria. Imaginei tantas coisas junto ao narrador. Com o mistério desvendado, imagina um desfecho mais concreto.

Omo Felipe de oxalá 19/01/2024

Platão
É óbvio que quando lemos este livro fazemos imediatamente a relação com o mito da caverna de Platão mas na minha opinião vai muito mais afundo em uma obra muito mais complexa e difícil de digerir de primeira, pelo incrível que pareça quando eu li este livro me veio a cabeça a série televisa Lost.
Sei que a obra do Lost vem depois do livro, mas eu odeio Platão e tive que ter uma referência para entender este livro então me baseei na obra televisiva Lost
Mas eu me pergunto porque sempre precisamos de base em obras filosóficas e artísticas, parece que tudo é uma cópia, nada novo,tudo é repetição, e isso acontece em a invenção de morel.
Logicamente a obra é genial, me fez repensar em vários aspectos da vida, porém não é inovadora.
Mas oque vem a ser está palavra "inovador"? Na minha opinião ser sem bases, ser livre de ação e reações.
Hoje em dia é POSSIVEL escrever algo inovador? NÃO. então vamos nos contentar com oque temos.

Camila de Almeida 11/01/2024

Sinopse da editora:
"Um cidadão venezuelano se esconde em uma ilha deserta para fugir de uma condenação legal. Porém, aos poucos, ele percebe que o local é povoado por figuras humanas distantes.

Coisas estranhas começam acontecer e as pessoas ali presentes parecem repetir cenas como se estivessem presas em um universo cinematográfico. Enquanto se alimenta de raízes de efeitos desconhecidos, o expatriado se vê cada vez mais confuso entre a realidade e a imaginação e começa a fazer notas de suas impressões.

Publicado originalmente em 1940, o primeiro e mais famoso romance do escritor argentino Adolfo Bioy Casares é um misto de literatura fantástica e narrativa psicológica. A invenção de Morel é, sobretudo, uma reflexão sobre as consequências da solidão, dos avanços tecnológicos na psicologia humana e do desejo de imortalidade."

luadetrovao 07/01/2024

Eu comeria esse livro inteiro inteirinho, pagina por pagina, so pra provar q eu sou a fa numero 1 dele. o her da geração passada (so q melhor

GiSB 06/01/2024

Morel, mas pode chamar de mortel
Uma máquina.

Várias mortes.

Radiação.

Mortes lentas.

Hologramas tateis.

Tudo morre ao final, exceto as imagens e a própria ilha.

caiohlp 01/01/2024

O tempo é a alma deste mundo
A Invenção de Morel é o imperativo da criatividade e do suspense através de uma leitura provocativa e detetivesca, que desperta a confusão dos sentidos, por meio da curiosidade inerente à raça humana. Os elementos da narrativa constroem um cenário que mescla o incrível e o plausível, com um panorama repleto de informações prestadas por um relato no mínimo tendencioso, que se assimila ao delírio, o leitor é levado a formular incontáveis teorias que são pouco a pouco refutadas no desenrolar da obra. Com uma genialidade assombrosa, todas as pontas soltas são desvendadas e proporcionam um fim fantástico para uma obra épica, capaz de fundir a essência investigativa com a ficção, sem causar mínima estranheza. Não bastasse a qualidade do mistério, Adolfo consegue afinar também o caráter realista e psicológico para se encaixarem no mais perfeito quebra cabeças, a invenção de Morel, decorrência do apreço pelo eterno, da força das paixões e das formas que o ser humano encontra para burlar a leis naturais para seu bel-prazer.

13marcioricardo 24/12/2023

Realismo Fantástico
Obra que mescla vários gêneros. Apesar de um grande como José Luís Borges o ter classificado de perfeito, eu não me atreveria a tanto. Claro, existe uma grande probabilidade de ele estar mais certo que eu, mas prefiro ser autêntico e correr o risco... Entretanto, a ideia que dá vida ao livro é bem diferenciada.

kali 14/12/2023

Li esse livro em setembro por conta de uma das matérias da faculdade. Comecei sem nenhuma expectativa, mas fui lendo e a história foi despertando minha curiosidade? quando vi, já tava completamente mergulhado no enredo e tentando desvendar toda a invenção! É um livro fantástico que, no final, revela uma surpresa enorme que te faz relembrar todas as pistas dadas.