Tiago Mujica 04/06/2022
Um conto metafísico com acentos borgesianos.
Nas suas Memórias, publicadas em 1994, Adolfo Bioy Casares afirma que “se tivesse de escolher um lugar para esperar o fim do mundo, seria um cinema”.
A história se passa em uma ilha, é contada por um condenado náufrago que parece condenado à morte ou prisão perpétua, o que para ele dá no mesmo. Nunca saberemos como ele foi parar neste lugar, provavelmente o naufrágio de um barco, mas seus medos são grandes quando percebe que a ilha é habitada. Por várias semanas, ele se esconde, não ousando se mostrar com medo de ser descoberto e denunciado às autoridades. Mas a fome e a curiosidade vão empurrá-lo para fora do seu canto. Na praia, todos os dias, ele verá uma mulher de beleza incomum e aos poucos se apaixonará por ela. Mas quando finalmente ousar abordá-lo, apesar dos perigos que o aguardam, descobrirá um segredo que colocará em questão muitas das certezas de sua existência... a ser lido por sua brilhante originalidade e pela mensagem universal que contém.
“A Invenção de Morel” é uma história que parece abertamente dominada pela visão, pelas superfícies de projeção que a visão abre à imaginação, um romance assombrado pela escopofilia e pelos fantasmas da posse do outro pelo olhar, animado pelos jogos imaginários de revelar e esconder e ver sem ser visto. A realidade condenada a nunca ser mais do que vislumbrada (compreendida?), tanto pelo leitor quanto por seu personagem. Esta ilha, o que ela é exatamente? Existe realmente? E o protagonista supostamente fugindo de uma sentença de prisão perpétua, estaria simplesmente construindo um delírio paranoico? Se não, quem poderia ter construído, e com que finalidade, esses curiosos edifícios que ele descreve, com arquitetura minimalista e onírica ? E, sobretudo, quem se esconde atrás desse estranho grupo de personagens surgindo do nada, liderados por um certo Morel, que ele vê uma bela manhã ocupando os prédios e cruzando a ilha, obrigando-o então a se esconder nas planícies e a observar incansavelmente durante suas estranhas idas e vindas...
Adolfo Bioy Casares escreveu um romance emblemático, considerado ao mesmo tempo uma das grandes obras-primas da literatura fantástica sul-americana de do século XX e, da mesma forma que “Ficções” e “O Aleph” de Borges, que também surgiram na década de 1940, como um dos precursores do movimento anos mais tarde conhecido como “realismo mágico”.
Este livro é uma parábola sobre um sentimento que domina a maioria dos homens, o medo da morte. Bioy Casares deu aqui a sua visão de imortalidade: a eterna reapresentação de um momento feliz. Podemos entender que quem não gostaria de reviver os momentos mais bonitos de sua vida para sempre?
Bioy Casares se mostra não apenas um contador de histórias muito talentoso e perspicaz, sabendo perfeitamente como prender e manter seu leitor em suspense, mas também um formidável ilusionista, como seu grande amigo Borges. Ao sobrepor os pontos de vista espaço-temporais, ao colocar seu leitor na posição de espectador ajustado temporariamente na entrada da caverna de Platão, ele acaba por conduzir o seu protagonista e também o leitor à ilusão de que essência e existência, espírito e matéria , finitude e imortalidade poderiam um dia deixar de ser radicalmente opostas, poderiam aproximar-se, reconciliar-se, fundir-se num só e mesmo espaço-tempo, perpetuamente unidos.