Franny e Zooey

Franny e Zooey J. D. Salinger

Resenhas - Franny & Zooey

1 | 2 | 3 | 4

Giovanna1242 11/03/2024

Não sei o que eu tava esperando desse livro, mas com certeza não eram reflexões sobre espiritualidade e religião! Eu gostei muito da escrita do autor e da forma que o livro foi construído - basicamente um diálogo entre dois irmãos onde você só tem acesso as informações que eles compartilham um com o outro para que você tente imaginar a situação maior. Os personagens são todos rabugentos, o que me lembrou bastante O Apanhador no Campo de Centeio. Dito isso, li de forma completamente aleatória e gostei bastante!

tamieyu 21/02/2024

Não sei muito o que dizer.
talvez eu não tenha entendido o intuito do livro e os personagens me angustiaram bastante? mas tenho de admitir que o salinger conseguiu expressar muito bem os pensamentos dos personagens (que são um porre, chatos pra 🤬 #$%!& KKKKKKK) e trouxe diversas reflexões, que infelizmente, eu me senti incapaz de compreende-las plenamente.
o livro tem foco em dois irmãos: a franny e o zooey, e acaba abordando um pouco sobre toda a família glass (que são 7 irmãos no total).
na primeira parte, a da franny, ela basicamente começa a ter um colapso durante um almoço com seu namorado que se demonstra desinteressado com o que ela tem a dizer. na segunda parte do livro, a do zooey, passamos a entender o motivo do surto de franny e conhecemos mais sobre o histórico da família glass, uma família de gênios (incompreendidos).

Leonardo Bezerra 19/02/2024

O livro é muito muito muito bom e se não fosse pela sensação sufocante da metade da segunda parte até o final, teria até mesmo favoritado.

cecilinha 17/02/2024

Acho que esse livro mudou a minha vida. ele surgiu para mim no momento certo e me mostrou coisas que eu precisava enxergar.
me senti dentro da pele da franny glass, em meio a um dilema entre o ego e a realidade. o que é precioso de verdade nesse mundo? o que é apenas o meu ego gritando por atenção? como o ego é algo ruim por natureza se eu preciso dele para viver? esse livro me deu respostas e acendeu mais dúvidas.
o diálogo do final foi onde todas as questões foram amarradas. não sei se algum dia outra pessoa vai descrever a arte e o sagrado de uma forma tão sensível como salinger fez.
a partir de hoje, assim como franny e zooey, vou fazer tudo pela Gorda. independente de quem ela seja ou onde ela esteja.

luisa806 15/02/2024

Pelo menos zooey sabe que é chato
VSFFF fiz uma reviewzona e minha internet caiu e n salvou nada então aqui vai uma versão podre da antiga:
já tinha lido as outras principais histórias que incluem a querida família glass, a qual eu adoro sempre saber mais e mais sobre. e tbm já tô acostumada com esse jeito geniozinho do autor e dos personagens então o livro fez sentido pra mim - escuto bastante gente dizer que gostaria de saber mais sobre esse universo glass antes de ler franny & zooey, mas talvez não tenha um livro certo pra você entrar nesse mundo, você começa em algum lugar e vai acumulando o que sabe. inclusive depois de ler esse vou voltar pra nine stories, raise high the roof beam carpenters e seymour an introduction (não consegui resumir esses títulos grrr) e ligar mais uns pontinhos. ?franny? foi meio que um background pra ?zooey?, não sei se a história dela sozinha eu teria gostado tanto? mas é que também ?zooey? tem toda aquela construção pelo buddy e realmente traz um monte de monólogos reflexivos de seu protagonista engraçadinho mas arrogante - ele percebe a própria chatice e responsabiliza os dois irmãos mais velhos por ser como é, mas eu acho que franny, que de acordo com zooey, teve a exata criação que ele próprio, definitivamente não é chata num nível chamar a mãe de fatty kkkkk
enfim chega bjs

Giovana Laursen 13/02/2024

Foi bem interessante mas seria mais se eu ja conhecesse a familia Glass, esse foi meu erro. Gostei de ambos os personagens e achei super validas as questões que eles tem com a vida e suas reflexões. Ele não conta uma historia, é mais um dialogo de familia, entao pode ser meio chato ainda mais pra quem nao conhece o restante das pessoas.

Giovanna Araujo 06/01/2024

??and I can't be running back and forth forever between grief and high delight.?

O capítulo da Franny foi muito bom, mas o do Zooey foi um PORRE, que cara mais chato!

Caio.Viviani 28/12/2023

Que livro maravilhoso, gosto muito da forma q o sallinger consegue transmitir os sentimentos e a angústia do personagens, algo q ele faz muito bem no apanhador no campo de centeio, ele faz isso de uma maneira que só ele faz. A forma q ele consegue escrever os diálogos tbm eh absurdo, são conversas que você consegue realmente sentir o q eles estão falando e se sentir muito engajado nela. É realmente um livro muito foda, q demonstra o quão gênio o autor é.

Catsflyinginspace 11/12/2023

Melhores frases
PG 10: ao garantir o espiritual, ele esquece os singelos detalhes; atento às qualidades interiores, perde de vista o que é externo. Ele vê o que quer ver, e deixa de lado o que não precisa ser visto"

Lavinia 13/10/2023

“Franny e Zooey” é um livro que de primeira pode parecer meio esquisito. Trata-se de dois contos chamados respectivamente de “Franny” e “Zooey”. Nos dois, acompanhamos membros da família Glass, personagens que aparecem espalhados pelo restante da obra de J. D. Salinger.

A família excêntrica, que povoa o imaginário da literatura estadunidense, é composta por Less e Bessie Glass, um casal de atores que teve sete filhos: Seymour, Buddy, Boo Boo, Walt, Waker, Zooey e Franny. Todos os sete foram crianças precoces e celebridades infantis, que exibiam sua genialidade num programa de rádio chamado ”É uma sábia criança".

No primeiro conto do livro, acompanhamos a caçula da família, Franny, em um encontro com seu namorado. Em meio a conversas com um namorado pouco interessado, Franny acaba caindo em um estado de mal-estar espiritual ao revelar sua obsessão pelo livro cristão “Relatos de um peregrino russo”.

No segundo conto, vemos seu irmão, Zooey, tentando lidar com o colapso nervoso da irmã. Porém, o diferencial dessa história é que ela é narrada por outro irmão, o escritor Buddy Glass.

O livro é marcado por muitos diálogos coloquiais e discussões extensas sobre espiritualidade e religião, que também trazem reflexões sobre o fardo em ser “diferente”. Além disso, é possível sentir a dor que permeia a família após a morte do primogênito, Seymour (primeiramente apresentado em "Um dia perfeito para peixes-banana", o primeiro conto de “Nove Histórias”), cujo brilhantismo o tornou em uma figura sagrada para o resto da família.

Eu disse que esse livro pode parecer esquisito, porque ele não traz grandes acontecimentos e o que a gente vê são apenas dois dias com essa família. Mas mesmo nessa aparente simplicidade na proposta do Salinger em retratar o corriqueiro na vida de pessoas geniais, a gente vê o talento que o autor tinha com as palavras, brincando com a metalinguagem e com o que os leitores esperam da literatura, com toques do que depois se tornaria o pós-modernismo.

Com certeza, um daqueles livros que eu gostaria de ter escrito.

site: @sobrepaginas

anarontani 14/09/2023

salinger não vai, não engata?

os protagonistas dos livros do salinger:
sou uma pessoa rica com problemas inventados pra me fazer parecer mais humano, porém continuo parecendo um branco privilegiado e egoista e egocêntrico e vou escrever aqui sobre minhas crises pra ver se elas passam e assim ganhar tapinhas nas costas e sei lá mais o que?

ou talvez eu não tenha entendido o livro, e é isso?

chega de salinger pra mim. os americanos q se explodam com seus livros preferidos e estranhos!

Vini 06/09/2023

Confuso
Nao sei se precisava ter lido algum antes (erro meu), mas nossa, que livro confuso kkkkk. A história nao tem começo nem fim, é basicamente uma coisa atrás da outra sem sentido nenhum. Única coisa legal é a convivência em família que mostra em detalhes

Laura 25/08/2023

Sou totalmente possessiva ( e obsessiva) com esse livro. Ele falou comigo de uma forma tao pessoal que eu esquecia que ele nao foi escrito com o intuito de parar nas minhas mãos. nao sei descrever o carinho que eu tenho por ele

Julia.Nevado 16/08/2023

Irmãos
Apesar de não ter entendido 100%, confesso que gostei bastante.
Os personagens são cativantes, até mesmo Zooey com toda sua rispidez e sem papas na língua, a Sra Glass meio invasiva e a pamonha da Franny (em minha opinião).
Acredito que vou ter que assistir uns vídeos no YouTube pra entender bem o que li, mas foi ótimo.

1 | 2 | 3 | 4