Franny & Zooey

Resenhas - Franny & Zooey

1 | 2 | 3 | 4

Julia.Nevado 16/08/2023

Irmãos
Apesar de não ter entendido 100%, confesso que gostei bastante.
Os personagens são cativantes, até mesmo Zooey com toda sua rispidez e sem papas na língua, a Sra Glass meio invasiva e a pamonha da Franny (em minha opinião).
Acredito que vou ter que assistir uns vídeos no YouTube pra entender bem o que li, mas foi ótimo.

Lobita_______ 03/08/2023

Envolvente
Um livro bem vira-paginas, parecia que eu estava vendo um filme, não consegui parar de ler. Faz refletir sobre religião, família, hierarquia, educação, respeito, admiração, vocação? tão curto e tão intenso.

Day 19/07/2023

Comecei o livro conectada com a história, intrigada com a questão da Franny, e a cena do restaurante foi um ótimo início pra mim.
Com o passar do livro e a entrada de Zooey, comecei a me dispersar um pouco, pois achei ele egocêntrico demais e grosso sem necessidade alguma. Parabenizo o autor por ter alcançado o que eu acho que ele buscava, mas puta merda, que personagem enjoado.
Algumas reflexões achei muito interessantes, principalmente acerca da religião e de Deus. Não foi um livro perfeito pra mim, mas me fez refletir.

natália rocha 08/07/2023

Não gostei (e olha que eu sou do time que gosta de apanhador no campo de centeio).

talvez esse livro faria mais sentido se eu tivesse lido previamente ?nove histórias?, no qual a família glass aparece pela primeira vez. mas, sem isso, o livro foi um grande e longo surto. além disso, há falhas de revisão.

dei uma estrela porque, pelo menos, o final é legalzinho.

julia 08/06/2023

?Eu vou basicamente porque estou cansado pra diabo de acordar furioso de manhã e ir dormir furioso de noite."

Franny & Zooey foi um livro que eu li basicamente porque é citado em Querido Menino e na lista dos livros da Rory. Eu já tinha lido o Apanhador no Campo de Centeio e gostado bastante (por incrível que pareça já que a maioria das pessoas odeia) mas Franny & Zooey foi uma experiência bastante diferente e eu não sei direito o que pensar da leitura.
Eu gostei bastante das reflexões diferentes apresentadas pelos dois personagens e também gostei da abordagem sobre religião. Fiquei sabendo que o Salinger escreveu outros livros focados na família Glass e me interessei bastante em lê-los porque as relações entre eles foi o que eu mais gostei durante a leitura.
Eu também tive impressões conflituosas sobre os personagens (principalmente sobre o Zooey e o jeito como ele trata a mãe) mas me interessei por tudo o que eles tinham a dizer, mas não sei se realmente entendi. Também gostei muito da escrita do Salinger ("O quarto do sr. e da sra. Glass fedia, e até ardia, a paredes recém pintadas").
Acho que meu problema com o livro foi o fato de eu não ter me conectado muito com ele. Não estou em uma fase semelhante a dos personagens do livro e eu acho que para aproveitar melhor a leitura eu deveria estar. Quero voltar um dia e reler quando estiver no momento certo, eu acho que vai ser algo que pode mudar minha vida.

Isabel 03/05/2023

"Tem umas coisas boas no mundo e boas mesmo. A gente é tão imbecil de não perceber."
Franny e Zooey são os mais novos de sete irmãos, e todos foram expostos à mídia desde a infância, pois participaram de um quiz show de rádio para crianças inteligentes e superdotadas que durou vários anos. Foi interessante ver como crescer com a pressão de serem "crianças prodígio", construiu os irmãos Glass.

A Franny está num momento de busca pessoal por um estado de paz sob influência de um livrinho que pertencia ao Seymour, o irmão mais velho. O protagonista do livrinho é um peregrino que sai pelo mundo em busca de respostas, já a Franny volta pra casa e busca dentro de si o sentido que não encontrou no mundo. E em meio a um conflito entre seu lado espiritual e intelectual, sem falar diretamente, ela questiona o sentido de tudo e se de fato há sentido em alguma coisa. Franny está decepcionada com o mundo, com o ambiente acadêmico e com ego da sociedade em querer "ser alguém" e de tanto tentar, acabar só fingindo ser alguma coisa.

"Eu estou simplesmente cansada de ego, ego, ego. O meu e o de todo mundo. Cansada de todo mundo que quer chegar em algum lugar, fazer alguma coisa que chame atenção e tal, ser uma pessoa interessante. É repulsivo."

Os personagens são um tanto irritantes (principalmente o Zooey) e têm consciência disso, mas eles continuam sendo o que são porque não sabem ser de outro jeito. Este livro aparece em algum momento em Gilmore Girls sendo lido pelo Jess. Talvez se você já viu a série, ache a personalidade do Jess parecida com a do Zooey, assim como eu achei. Os dois são muto inteligentes e têm um jeito explosivo de lidar com as pessoas, mas tem uma sensibilidade enorme que aparece poucas vezes e para poucos.

Ao longo das conversas os personagens continuam discutindo sobre religião, conhecimento e arte enquanto convivem com o fantasma do Seymour e a ausência do Bunny. Não é um livro fantástico, porque apesar de todas as reflexões interessantes, a leitura foi bem chata.

PS: volto aqui meses depois pra dizer que acabo de mudar de opinião, este livro é fantástico sim! Muito bom!

Letícia 21/03/2023

O que achei de Franny e Zooey:
Não tenho grandes resoluções sobre o livro, apenas que ele tem seus momentos exuberantes e odiosos.

Gosto de como o livro realmente considera e discute as motivações para uma vida, seja ela religiosa ou simplesmente devotada a si ou ao próximo.
Fico me perguntando se o autor descreve o pior dos diálogos e das pessoas justamente para que, quando encontrarmos a "humanidade em seu melhor" em escassos períodos do livro, possamos ver a importância, beleza e honestidade presentes em simplesmente conversar e viver.

Ju Maju 14/02/2023

Uma mistura de estranheza com loucura! rsrs
O livro traz as frustrações da jovem Franny que, por sinal, coincide com a realidade de muitos jovens.
A leitura chega a ser um pouco incômoda, mas vi que isso é muito característica da escrita de J. D. Salinger, percebi isso com “O Apanhador no Campo de Centeio”.
O livro é bom, valeu a pena para conhecer outras obras do autor.

Nayane46 25/01/2023

Franny, aceite o caldo!
O livro é basicamente uma conversa entre alguns poucos personagens, principalmente entre os dois irmãos caçulas da família Glass, Franny e Zooey. Não há grandes acontecimentos e as conversa ocorrem sem muita mudança de ambiente. Gostei dessas características. Tudo isso me atraiu a leitura. A escrita do Salinger, mesmo autor de, "O apanhador no campo de centeio", é muito boa cheio de diálogos diretos.

Franny passa por uma crise existencial e está meio que decepcionada com o mundo e com esta nossa sociedade ególatra.

Gostei do livro, mas não achei esplêndido. A pesar das características citadas anteriormente terem me agradado, o pensamento dos personagens, na maioria das vezes, me pareceu bobo. Diferentemente de algumas pessoas que leram e amaram esta obra, não vi nos diálogos nada de extraordinário.
Mas leia e tire suas próprias conclusões.

? Me siga no Instagram para ver todas as minhas resenhas ?: @lar.da.leitura

Isabela354 10/01/2023

Sensacional
Franny é um retrato do jovem desiludido na sociedade atual. Ainda que pra muitos os conflitos de Franny sejam bobos, acho que ressoa com muitos o quanto o choque da realidade da vida ante a fantasia da teoria é traumatizante para os jovens.

Paula1908 30/12/2022

Salinger acabou com a minha cabeça em 175 páginas
Em uma junção de filosofia, sociologia, psicologia, religião e família.. Tudo isso consegue ser abordado em um pequeno livro de 175 páginas, com no máximo 5 personagens ativos e em apenas dois ambientes.
Foi minha primeira leitura de Salinger e me encontro completamente admirada. Eu nunca, em minha vida, li um livro que consegue mostrar conflitos em família, irmãos, debates sobre religião e frustrações tão bem.
Cheguei a ter uma crise existencial entre às páginas 142, 143 e 144. Simplesmente GENIAL. O personagem Zooey é MARAVILHOSO.
Chegando ao fim do livro, senti um alívio imenso por ter concluído uma leitura tão prazerosa. Até chorei de tão emocionada. Que livro!!!!!!!!!

claricee 17/12/2022

Esse livro é uma bagunça, é um punhado de informações jogadas em diálogos simples que retratam a vida cotidiana, mas de alguma forma, também reflexivos.
Com certeza um estilo único, que me encantou muito, talvez seja por mostrar personagens singulares e ainda sim identificáveis, seja por contar com falas que misturam sociologia, religião, moral.
E no fim, acabei por nem saber sobre o que o livro realmente se trata.

Jo 13/12/2022

mto louco
assim como todos os livros do jd salinger. é tipo uma explosão de coisas q nao da nem tempo de processar, é incomodo, é estranho. por isso é genial

raquel 18/10/2022

Salinger tem meu coração!
Já amei a escrita do Salinger em O apanhador no campo de centeio e agora amei ainda mais!
História reflexiva e personagens bem construídos. Triste é se identificar com eles.

1 | 2 | 3 | 4