Gandhi

Gandhi Kazuki Ebine

Resenhas - Gandhi

Na Literatura Selvagem 03/06/2015

Ghandi: Biografia em mangá
Adquiri o mangá Gandhi, uma biografia em mangá, do autor Kazuki Ebine, e publicado pela Case Editorial, na banca de revistas aqui da cidade. Confesso que, apesar de conhecer a figura de Gandhi, nunca tinha parado para prestar atenção em sua história, e no quanto ela foi importante para o mundo, em especial para seu povo, na índia. Ter lido essa biografia em formato de HQ me foi uma experiência única e incrível...

A trajetória de vida de Mahatma Gandhi é contada desde seu nascimento, em Porbandar, no estado da Índia Britânica até sua morte em 1948. Mohandas Karamchand Gandhi era uma criança como qualquer outra, da casta de mercadores e desde cedo conheceu a forma como as pessoas de castas consideradas inferiores à sua eram tratadas. Desde menino, ela já estava prometido a Kasturba, pertencente a mesma casta que ele, e quando tivessem a idade adequada, eles se casariam. Na Índia, esse sistema de castas faz com que as pessoas nascidas em certa classe social só possam interagir e se relacionar com pessoas da mesma classe, sem nunca poderem trocar de casta, seja ela menor ou maior que a sua...

Leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2015/06/ghandi-biografia-em-manga.html

Blog MDL 04/02/2018

"Os fracos jamais podem perdoar. O perdão é um atributo dos fortes."

E essa é a frase de abertura dessa biografia. Assim como a maioria das pessoas, antes dessa leitura conhecia apenas o "mito" Gandhi, mas nunca tinha de fato lido sobre a sua história. Além do formato diferente, um mangá, ao invés dos tradicionais romances biográficos, a narrativa de Kazuki Ebine também trouxe (para mim) algo novo - quem era Gandhi antes da fama mundial.

Nas primeiras páginas somos apresentados a um Mohandas Gandhi criança, com sua família na Índia. E como todo indiano ele também tem seu destino traçado desde a infância - casamento arranjado e profissão escolhida. Ele se casou aos 13 anos com Kasturba, que o acompanhou durante toda a sua vida e foi a mãe de seus quatro filhos: Harilal, Manilal, Ramdas e Devdas.

Aos 18 anos, com autorização de sua mãe, mas desafiando os preceitos de sua casta (que proibia viagens ao exterior), Gandhi foi para Londres estudar Direito. Retornou à Índia como advogado em 1891, com 22 anos. Sua mãe havia falecido.

Gandhi inicia sua carreira de advogado em Bombaim, mas, por incrível que pareça, abandona uma audiência por dificuldades para falar em público! É quando surge uma proposta de trabalho na África do Sul. Lá, Gandhi se depara com a discriminação sofrida pelos indianos no país, e sente na pele o efeito desse preconceito.

As injustiças para com os indianos na África despertou a consciência social de Gandhi. Depois da vitória de um caso em Pretória, ele mobilizou indianos contra uma lei que proibiria o direito de voto dos mesmos no país. E então começa a parte mais difundida da vida de Mohandas, sua atuação como líder político e espiritual.

Ao retornar à Índia, Gandhi é instigado a observar a miséria e o sofrimento de seu povo - e fazer algo para modificar essa realidade. Ele então começa a fomentar os ideais de igualdade e liberdade entre as castas, uma revolução sem armas, através da desobediência civil em massa como forma de pressão para mudanças políticas e governamentais. Milhares aderiram ao movimento Satyagraha, que prega a não violência. Até seu assassinato em 30 de janeiro de 1948, Gandhi conseguiu muitas vitórias na luta pela independência da Índia e na pacificação entre mulçumanos e hindus.

Nesse mangá, Kazuki Ebine nos mostra Mahatma Gandhi de uma forma muito pessoal e humana, conhecemos seus dramas pessoais, suas dúvidas e falhas, e acompanhamos o desenvolvimento do seu lado espiritual e do seu engajamento político. Confesso não ter morrido de amores pelo traço do Ebine, mas no conjunto, a obra oferece uma boa leitura e cumpre o que se propõe - biografar Gandhi no formato mangá.

"Talvez ele não seja bem-sucedido. Talvez ele falhe, como Buda falhou e como Cristo falhou, em seu propósito de destituir os homens de suas iniquidades. Mas ele será lembrado sempre como aquele que fez de sua vida uma lição para todas as eras vindouras. - Rabindranauth Tagore"

site: http://www.mundodoslivros.com/2017/01/resenha-gandhi-uma-biografia-em-manga.html

Analuz 20/03/2020

Uma leitura rápida e acessível para aqueles que querem saber mais sobre a vida e as motivações de Gandhi.

@leituras_sa 01/02/2021

"Nós devemos nos transformar na mudança que desejamos ver no mundo."
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📖 Através de sua poderosa liderança silenciosa e influente uso da resistência não violenta na luta da Índia contra o Raj britânico, Mahatma Gandhi se tornou uma das mais reverenciadas figuras da era moderna. Enquanto historiadores registravam as palavras e as ações de Gandhi, o ser humano era eclipsado por máximas de virtuosismo que têm ressonância em nossas vidas até hoje. Em Gandhi – Uma biografia em mangá, o premiado artista Kazuki Ebine combina uma narrativa emocionante com ilustrações impressionantes para recriar a vida de um homem que lutava com dúvidas e insucessos, mas manteve a fé de uma vida melhor. ⠀⠀
⠀⠀ ⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🗨️ Acho muito interessante quando histórias clássicas, ou marcantes, são recontadas para conquistar diferentes públicos, seja por filmes, séries ou quadrinhos, e mais interessante ainda se a essência dela acabe sendo respeitada. Não conhecia em detalhes a história de Mahatma Gandhi, uma das pessoas mais influentes de nossa história, e Gandhi – Uma biografia em mangá me ajudou a descobrir mais aspectos na vida dessa pessoa tão importante. Falando sobre a história, ela é rápida e mostra os fatos mais importantes na vida de Gandhi. Em dois aspectos penso que a história deixou a desejar: o primeiro, é em relação aos desenhos. Em alguns momentos não havia como distinguir quem era Gandhi ou qualquer outro personagem, e na minha opinião, eles poderiam ter sido feitos com maior riqueza de detalhes. O segundo ponto negativo é sobre o ritmo da história, visto que, as passagens de tempo acabavam acontecendo de forma "abrupta", fazendo com que a história não fluísse da melhor forma possível, quebrando o ritmo dela em vários momentos.
Por @dangomesn
🔹 Avaliação: ⭐⭐⭐

site: https://www.instagram.com/p/BmZQ25jHLGg/

Vinicius918 01/10/2023

Bom formato alternativo
Um bom material introdutório sobre a história de Mahatma Gandhi. Para quem não conhece a história, terá acesso a detalhes relevantes de sua trajetória de luta por uma sociedade mais pacífica e fraternal.

z..... 17/07/2015

Bela obra! Encontrei aleatoriamente em uma banca de revista, sem nada saber, até então, sobre tão expressiva HQ. Adquiri e tratei logo de ler, movido por curiosidade e pela qualidade da publicação, que tem arte em traços suaves, sem exageros (crédito para o autor Kazuki Ebine).
A imagem que tinha do Gandhi era só aquela do tiozinho e líder pacato. A leitura proporciona uma visão abrangente de sua vida. Vemos um menino simples que vivenciou muitas injustiças e tornou-se um jovem revolucionário, idealista em toda a vida, buscando transformações para sua nação com empenho e humanismo dos mais exemplares e tocantes. Basta pensar na forma ponderada e altruísta de seu agir em paralelo com a loucura que o mundo vivia nas guerras.
É daquelas obras que deveriam ser disponibilizadas nas bibliotecas escolares Brasil afora.
Legal demais e altamente recomendável!

Carlão 09/05/2018

Um exemplo de ser humano
Como diz o título, nessa obra vemos a quadrinização da biografia de Ghandi, desde sua infância até a sua morte.

Com uma narrativa leve e sutil, o autor nos apresenta toda a trajetória de Ghandi, desde quando se torno advogado na África do sul até se tornando líder espiritual e político o que levou a independência da índia.