História Concisa da Espanha

História Concisa da Espanha William D. Phillips Jr....

Resenhas - História Concisa da Espanha

ThelioFarias 25/07/2016

Espanha e toda sua história
A história da Espanha é única. Um país formado por vários outros, como a Andaluzia, a Catalunha, o País Basco, a Mancha etc. Várias culturas num só território. Um grande império! Grandes aventuras e história. Um grande livro!

Daniel432 02/11/2023

Da Hispania à Espanha
Nesse livro o autor nos mostra que a Espanha, que ainda não conheço, é um país milenar. São cerca de 2.823 anos de diversas culturas, umas mais representativas do que outras. Pode parecer estranho utilizarmos a expressão “milenar” em relação à Espanha pois estamos acostumados a usá-la em referência a países orientais, como China e Japão.

Considerando a ideia de concisão do livro, em cerca de 60 páginas cobrimos cerca de 1.500 anos e descobrimos que dentre os povos que habitaram a Hispania podemos citar os fenícios, cartagineses, romanos, visigodos e árabes. Destes povos, os romanos e os árabes foram os que mais contribuições legaram, permitindo que a Hispania se tornasse a Espanha atual.

À medida que a capacidade de se registrar a história aumenta o autor precisa de mais páginas (cerca de 130) para cobrir um espaço menor de tempo (cerca de 1.000 anos). É o que acontece durante a Idade Média, onde a Espanha, assim como outros países europeus, era até meados do século XVIII um amontoado de reinos com menor ou maior grau de independência e a unidade nacional espanhola começou a ser criada a partir das Guerras da Reconquista (expulsão dos árabes) mas, ainda ocorrem tentativas separatistas como o plebiscito de outubro de 2017 na Catalunha.

Dessa forma, a história da Espanha é recheada de reis e rainhas chamados Juan, Fernando, Carlos, Felipe, Isabel, Joana, muitas vezes parentes e pertencentes a dinastias espanholas, portuguesas, francesas e austríacas. Não vou aqui me arriscar a escrever mais do que isto, sob pena de escrever bobagem.

A partir da Idade Moderna e adentrando na Contemporânea o autor se esforça para comprimir em cerca de 150 páginas uma enormidade de acontecimentos registrados em pouco mais de 200 anos. Seletivo quanto aos temas tratados, certamente, ficamos sem conhecer muitas histórias interessantes. Adentrando no século XX, o autor concentra-se no absurdo, opinião minha, que foi a Guerra Civil Espanhola que resultou na ditadura Franquista e, em seguida, na redemocratização após a morte de Francisco Franco e a reintrodução da monarquia, planejada pelo regime franquista, tendo como rei Juan Carlos I que, nas palavras do autor, saiu-se, politicamente, melhor do que era esperado.

Se você está pensando em conhecer a Espanha a leitura desse livro pode permitir-lhe melhor definir o roteiro desejado. Boa leitura!!