Novembro de 63

Novembro de 63 Stephen King

Resenhas -

Wiliam.Augusto 20/09/2020

Mais uma obra prima do mestre
Ainda estou absorvendo tudo o que li. Uma experiência maravilhosa, a cada livro somado a minha lista de lidos do Stephen King, fico mais impressionado com a habilidade do autor em construir personagens com os quais nos importamos, sofremos, pelos quais tememos. Novembro de 63 nos apresenta um personagem comum, no melhor sentido da palavra. Jake nos cativa desde sua primeira linha de pensamento. Gostaria que a história não tivesse acabado, gostaria de acompanhá-lo por mais e mais páginas.

Marcos 03/10/2022

O Passado se Harmoniza
O professor de inglês Jake Epping descobre que no restaurante de seu amigo Al existe um portal do tempo. Seduzido pela ideia de evitar uma tragédia e impedir o assassinato do Presidente Kennedy, Jake volta ao passado e começa a viver outra vida.

Ficção histórica de altíssimo nível e provavelmente o livro mais bem escrito do Stephen King.

O trabalho de pesquisa para escrever esse livro é surpreendente. Os detalhes e personagens históricos são bem retratados, e alguns lugares o King visitou pessoalmente.

Quanto a trama, é simplesmente maravilhosa! Um obra que consegue ser aconchegante e também angustiante, com um senso de pressa e de que tudo vai desmoronar a qualquer momento? é incrível!

Destaque aqui ao Jake Epping, que já é um dos meus personagens favoritos do mestre! A profundidade e o sentimento que esse personagem transmite transborda durante a leitura. O icônico ?Nunca fui homem de chorar? é contraditório ao personagem, pois mesmo que ele não expresse, os sentimentos se debatem dentro dele.

Por fim, não posso deixar passar em branco a visita a Derry (uma das minhas partes favoritas) onde a meu ver, surge o primeiro indício de que o passado é obstinado e o mesmo se harmoniza.

Não sou bom em expressar meu entusiasmo com um livro através da resenha, então o que posso fazer é recomendar a leitura.
NayLyra 03/10/2022minha estante
Sensação boa, né ? Finalizar uma leitura dessa?

Marcy 03/10/2022minha estante
Esse é um dos poucos livros do King que não tenho vontade de ler ?
Espero que isso mude

Marcos 03/10/2022minha estante
Nay, a sensação é maravilhosa! E o Jake é um baita personagem! Fora o final né? É que final?

Marcos 03/10/2022minha estante
Eita Marcy, por que não tem vontade de ler esse livro ?

Marcy 04/10/2022minha estante
Nada muito específico kkkkkk
Só que quando olho para ele vem a sensação de ?puts, não vou gostar?

Marcos 04/10/2022minha estante
Paraaaaa! Vai gostar sim kkkkkkkkkkkkkkkkkk só vai Kkkkkkkk

Jac 05/09/2021

OBRIGADA KING
Que livro maravilhoso! É tão completo com um começo, meio e fim totalmente perfeito, personagens tão bem construídos que eu nem sei o que dizer.

Leiam, vale cada página!!

E como lição final diria que tudo que acontece na nossa vida tem um motivo e é assim que tem de ser. Não lute contra a maré e o que o universo tem reservado pra você

Rique_cwb 22/05/2023

Simplesmente incrível!
Poucos são os livros que trazem figuras históricas e que me encantam, porque o autor tem de fazer a ficção parecer tão mais verossimilhante do que a própria realidade. É isso que King faz nesse livro.

Dessa vez eu não trarei spoiler, mas esse romance me envolveu em um nível que eu não esperava. É verdade que demorei para ler, mas foi por questões de rotina.

Esse livro, quando vi que estava nas últimas cento e cinquenta páginas, me trouxe uma sensação angustiante: ?não sei se estou pronto para me despedir de Jake?. Bem, talvez seja apenas um ?até logo?, quando pegarei esse livro para ler novamente.

Por fim, uma confissão: eu não esperava que o final me fizesse chorar.

Dê uma chance a esse tijolinho do mestre King; dê uma chance para esta viagem à 1958 e dê uma chance para os anos entre 58 e 63 em que Jake se hospedará no passado. Seja absorvido por essa outra época tão bem apresentada em ?Novembro de 63?.
Rogéria Martins 22/05/2023minha estante
Adorei a resenha. Pretendo ler esse ano!
Estava com medo do tijolinho mas a maioria das resenhas é muito boa.
Obrigada!

Grazi.ela 22/05/2023minha estante
É meu livro preferido do King. O Jake é uma personagem maravilhosa! Eu também chorei. ?

graci 22/05/2023minha estante
Minha tríplice sagrada do King é It, O iluminado e Nov de 63! Não consigo escolher entre os três! ?? Nov de 63 me deixou tão envolvida q quando acabou fiquei chorando pelos canto da casa kkkkk

Flávia Menezes 28/08/2021

(SEM SPOILERS!) Tocas de Coelhos são sempre fascinantes!
Quando eu vi um livro do Stephen King com a foto do fatídico dia 22 de novembro de 63 estampado na capa, com o casal Kennedy sorrindo e acenando naquele que seria o seu último passeio como o 35º presidente dos Estados Unidos (pelo menos, vivo!), eu não descansei até começar a ler.

Eu tenho esse fascínio por John Fitzgerald Kennedy e sua esposa Jacqueline Kennedy (futuramente incluindo um ?Onassis? ao seu sobrenome) há muitos anos, e assim como o King (claro que não chego nem sequer no dedo mindinho do pé dele!) já li incontáveis livros sobre a vida e morte de ambos, bem como assisti a vários filmes, seriados e documentários (sem contar os podcasts que eu amo ouvir, só para poder escutar a voz do JFK, que segundo o King é anasalada e com sotaque da Nova Inglaterra) sobre a Dinastia Kennedy, então não foi nada difícil entender a história real por trás da ficção, nem reconhecer alguns dos nomes reais citados. Porém, eu quero te garantir que, se você não sabe nada do assunto (espero que pelo menos saiba quem foi John Kennedy!!), não se preocupe, porque o Prof. King lhe ensinará tudinho.

?Novembro de 63? foi um projeto do autor de 1972 que ele engavetou, e trouxe de volta aproximadamente 38 anos depois, com o favorecimento da nova tecnologia (salve a internet!), e da fama, que facilitou seus acessos à pessoas e dados ocorridos na época. Seu trabalho de pesquisa, que ele cita ao final do livro, é invejável. É um verdadeiro trabalho de historiador, e pensar que tudo isso (com ajuda ou não) se transformou em um livro de ficção como esse, me faz reverenciar esse autor por sua genialidade.

Como eu garanti que seria SEM SPOILERS, quero reforçar que eu não vou falar nada sobre a história, porque ela merece ser lida. Mas queria apenas falar de alguns pontos sobre a escrita do King, que mais me marcaram.

Em primeiro lugar, é interessante esse ?movimento? que ocorre nessa obra. King primeiro lhe prende com essa ideia brilhante e muito bem desenvolvida de ?Viagem no Tempo? e do ?Efeito Borboleta? despertando a nossa CURIOSIDADE, e nos fazendo avançar porque precisamos muito saber onde isso vai parar.

Logo depois, o protagonista desperta o nosso lado SENTIMENTAL, ao fazer menção à Derry, a cidade de uma das suas maiores obras, ?IT?, com esse crossover que acontece de um jeito bem gostoso, fazendo o nosso coração ficar quentinho, e mais uma vez, ele nos prende.

E se você achou que acaba por aí, está enganado. King arma uma bela de uma cilada, e nos toma, dessa vez, pelo PSICOLÓGICO, quando traz à tona o lado mais humano do seu protagonista, expondo suas vontades, desejos, sentimentos e também suas frustrações. E em um ponto como esse, dificilmente voltaremos atrás e abandonaremos uma obra como essa.

A essa altura, eu estava completa e irremediavelmente apaixonada pelo protagonista, e aqui eu preciso declarar minha admiração pelo King por personagem altamente masculinos. A personalidade desse protagonista é puramente masculina, e o meu feminino foi atraído com a facilidade com a qual uma abelha é atraída pelo mel. E é tão difícil ver um personagem tão primitivamente masculino ser tão fascinante, sem ter nenhuma sombra de toxicidade... Ele conseguiu me atrair mais do que JFK, e olha que eu nutro uma paixão de muitos anos por esse último!!

?Novembro de 63? mexeu comigo de uma forma que eu não imaginava. Cheguei até a ter que parar por uns dias, porque o protagonista era alguém tão incrível, que me engatilhou uma série de emoções. Por sorte me recuperei, fiz uma playlist incrível para a leitura (só consigo me concentrar para ler se estiver ouvindo música!), e mergulhei de cabeça até terminar. E olha, foi incrível!

Esse é um livro bem diferente do King, porque não tem muito aquele elemento surpresa do terror. Mas não pense que isso quer dizer que não tenha suspense, ou que não provoque aflição, porque é de deixar o coração aceleradinho (o meu ficou!). E além de ter tudo que faz o King ser esse escritor, que para mim passou a ser um Mestre Máximo da Escrita, ainda tem a parte de historiador, e é uma bela forma de aprender sobre a história dos Estados Unidos e o assassinato de JFK.

Ah! Já quase ia me esquecendo... Um ponto que eu tenho que colocar aqui, porque isso explica o motivo pelo qual o King escreve esses personagens masculinos tão incríveis e tão parceiros, é que a parceria que ele tem com a esposa é realmente invejável. Eu acho tão lindo o fato de que Tabitha é a primeira a conhecer todas as suas obras. Quem escreve sabe o quanto esse primeiro olhar é tão importante, e ter uma parceria na vida (e na escrita!) é uma dádiva!!
Francisco 28/08/2021minha estante
Excelente é pouco para essa resenha!!!

Flávia Menezes 28/08/2021minha estante
Aaaaaaaaawwwnnnn ??? Obrigada!!!! ;)

;)

Flávia Menezes 28/08/2021minha estante
Um livro incrível esse, não é? :)

Francisco 28/08/2021minha estante
Simplesmente incrível!. Aquele final...só o King mesmo. Esse é um dos meus preferidos.

Flávia Menezes 28/08/2021minha estante
Foi bem radical mesmo. Ele saiu de um momento ?Eu sou a lenda? para ?Em algum lugar do passado? em segundos. Só o King mesmo. Se bem que foi muito bonitinho ele dizer que teve dedo do filho nesse final. :)

Francisco 28/08/2021minha estante
Sim, teve o dedo do Joe. Alguns livros deles também são muito bons.

Flávia Menezes 28/08/2021minha estante
Tem algum dele que vc me recomendaria? do Joe? :)

Francisco 28/08/2021minha estante
De todos que eu li do Joe Hill o que eu recomendaria é Tempo Estranho. São quatro histórias bem diferentes e onde conseguimos perceber a influência do King na escrita de seu filho. Se preferir um livro que não seja de contos recomendo A Estrada da Noite.

Francisco 28/08/2021minha estante
De todos que eu li do Joe Hill o que eu recomendaria é Tempo Estranho. São quatro histórias bem diferentes e onde conseguimos perceber a influência do King na escrita de seu filho. Se preferir um livro que não seja de contos recomendo A Estrada da Noite que é menor, mas tem uma história bem legal. :)

Flávia Menezes 28/08/2021minha estante
Vou procurar os dois! Obrigada;)

Por nada! ;)

Marcos.Detanico 30/08/2021minha estante
Gostei muito da sua resenha :)

Flávia Menezes 30/08/2021minha estante
Obrigada, Marcos! ;)

Rayssa 01/12/2020

Espetacular
De início já digo que esse livro assumiu a posição número 2 no meu ranking de livros favoritos do King, perdendo apenas para O Iluminado. Eu simplesmente devorei essa história e poderia lê-la para sempre. Extremamente imersivo e cativante, King constrói lindamente esses personagens, sobretudo o principal, Jake. É verdade que algumas manias de Jake me incomodaram, como por exemplo sempre falar do tamanho dos seios das mulheres que porventura aparecem na sua vida. Tirando detalhes pequenos como esse, tudo funciona nesse livro, não há pontas soltas, todos os arcos se encaixam muito bem.

Eu me encantei em especial com o romance que aparece mais pra segunda parte. Senti-me bem próxima dos personagens, como se fossem meus amigos. Mas, o que mais me surpreendeu nessa leitura foi o fato de que King mesmo sem usar artifícios do terror, escreve maravilhosamente bem. Temos uma mistura de romance, política, ficção científica, tudo isso em perfeito equilíbrio, mantendo sempre a atenção e o interesse na leitura.

A parte política em si é super interessante, sem ser demasiada aprofundada, até porque não teria necessidade. O livro é cheio de referências à história dos EUA, principalmente aos momentos mais importantes dos anos 60. A proximidade de uma suposta ameaça comunista, a crise dos mísseis de Cuba, a importância da existência do presidente Kennedy para os norte americanos. Tudo é narrado de forma simples e fácil de entender. King também deixa muitas referências de outras obras literárias e da cultura norte americana.

Além do mais, a ambientação criada pelo autor é muito rica de detalhes, a sensação era a de que estava andando com Jake pelas ruas e lanchonetes com milk-shakes e conversíveis.

Enfim, o que tenho a dizer é que o livro é espetacular e me surpreendeu bem mais do que pensei.
Craotchky 01/12/2020minha estante
Gostei da resenha, ela passou bem suas impressões pessoais com a leitura.

Jessé 11/12/2020minha estante
Meu Ranking tá igual o seu. Esse livro só perde pra o Iluminado por enquanto. É que o Iluminado é o Iluminado né! Hahahahaha

Rayssa 12/12/2020minha estante
Kkkkkk concordo, O Iluminado é imbatível

Alexsandro 15/12/2020minha estante
Nunca li nada do Stephen King ?, mas tenho muito interesse em conhecer suas obras. Por coincidência, comprei O iluminado, mas ainda não chegou. Ele ser meu primeiro livro do grande mestre. Além disso, estou na espreita de uma promoção para adquirir Novembro de 63. A resenha da Rayssa me deixou mais interessado ainda, pois pude ver que esse livro tem riquíssimas referências históricas. Misturar realidade com ficção é com certeza genial. Flw a todos...

Rayssa 17/12/2020minha estante
O Iluminado também foi meu primeiro livro dele, escolheu muito bem.

Alexsandro 17/12/2020minha estante
Que bom, não vejo a hora de tê-lo em mãos.

ToniBooks 17/02/2023

Subordinação causal: como isso não foi, agora é.
"O passado se harmoniza". Essa máxima é repetida várias vezes, e de várias formas em "Novembro de 63". O livro trata, em essência, dos efeitos que uma intervenção arbitrária nos eventos passados, ainda que mínima, poderia acarretar ao tempo futuro. Foi o que experimentou o professor Jake Epping (ou George Amberson). O livro nos faz refletir sobre os infinitos presentes paralelos que nos cercam quando tomamos determinadas decisões. O enredo gira em torno do assassinato de John Kennedy, mas, nessa esteira, convida o leitor a pensar na existência como um processo de causa/consequência. Só faço uma observação: em minha humilde opinião, o livro está ancorado num fato histórico norte-americano, o que o vincula muito à postura e costumes do povo desse país.

S._.ellen 20/01/2022minha estante
Vish esse foi o 1°? Talvez fosse melhor vc ter lido It antes desse,mas é só uma observação

Pedro 20/01/2022minha estante
Percebi isso também, depois acabei assistindo os dois filmes do it, mas pretendo ler o livro também, kkk

Marco Queiroz 20/01/2022minha estante
Esse é um ótimo livro, um dos melhores do autor, em minha opinião.

@evelyncaldeira 13/05/2020

DE TIRAR O FÔLEGO
King, primeiramente eu te amo.

Gente que livro é esse? Que história é essa? Que personagens são esses que mistura a vida real com a ficção? O mestre King mais uma vez surpreende nessa obra. Eu não consigo ter palavras para descrever o que estou sentindo. Ao longo do livro você perde até o fôlego, e do nada você se pega chorando, e depois enlouquecendo com o personagem. É emoção atrás de emoção em cada página. Perfeito.

Caesar 31/01/2021

O passado sempre se harmoniza
King é o rei. Que obra digna de tirar o fôlego e prender sua atenção por pelo menos 5 horas seguidas de leitura. O enredo envolve viagens no tempo, suas consequências, o mundo da década de 1960 e as turbulências da Guerra Fria e personagens que passamos, aos poucos, a amar. Com certeza um dos melhores do rei. Recomendo demais!

Naty__ 31/12/2022

"(...) viver no passado era mais ou menos como viver debaixo d'água, respirando por um tubo."

"Às vezes o mundo onde vivemos é um lugar estranhíssimo."

"Fui uma noiva virgem aos 23 anos e agora sou uma divorciada virgem de 28. Isso é tempo demais para o fruto ficar na árvore, como dizem lá de onde eu vim, ainda mais quando todo mundo (...) acha que a gente começou há muito tempo a ter experiência prática em toda aquela história sobre sementinhas. Isso nunca contei a ninguém e, se você contar, acho que morro."

"Lar é ver a lua nascer sobre a terra ampla e adormecida e ter alguém que podemos chamar à janela para olharmos juntos. Lar é onde dançamos com os outros, e dançar é viver."

Rafaelbing 19/04/2023

Um livro com uma história notável!
King conseguiu ser único nessa história.
Por mais que seja uma história longa, um calhamaço que as vezes faz com que você abandone a história, mas ele foi diferente dos outros calhamaços dele, ele foi bastante objetivo nesse livro!
Recomendo muito a viajar nessas páginas ?? ?

Elucorreia 24/04/2022

Fantástico
Mais um ótimo livro do King!
Com certeza recomendo essa obra, pois prende o leitor a cada nova página.