Sêneca

Sêneca Sêneca

Resenhas - Sêneca

Biblioteca da Pry 13/10/2022

Lúcio Aneu Sêneca ? popularmente conhecido como Sêneca, o Filósofo ? foi uma das figuras mais importantes do mundo intelectual romano do século I, com o auxílio das atividades políticas desempenhou uma significativa produção filosófica e literária.

Pelos seus textos procurou mostrar que o importante é saber fazer frente às dificuldades e percalços, viver em conformidade com a natureza e cultuar a virtude, considerando os vícios, a maldade, a insensatez e, sobretudo, as paixões como fatores de desequilíbrio da ordem.

Nesse livro, foi apresentado três tragédias gregas escritas por Sêneca, que creio sejam as mais famosas, já que as tragédias até os dias atuais são as produções mais famosas e disseminadas até os tempos atuais, tendo diversas adaptações tanto na literatura, quanto no cinema e teatro.
Essa edição é perfeita! Ela nos dá os textos: A loucura de Hércules, As troianas e As fenícias, personagens como Hércules, Ulisses, Agamêmnon, Édipo estão presentes nessas tragédias. Trazendo diversas citações e explicando muito sobre as personagens e explicando citações nos textos a outros textos e personagens da mitologia grega.

Em tragédias, Sêneca aborda todo o significado do homem e sua finalidade.
Um dos maiores nomes da filosofia, Sêneca procurou pensar além do espelho, e se aprofundar na alma.