O alienista

O alienista Machado de Assis

Resenhas -

Ikaro Uzumaki 20/02/2021

O ALIENISTA, NA VERDADE É O ALIENADO.
Em outra ocasião eu iria adorar esse livro, já que foi uma leitura obrigatória da escola. É uma leitura diferente. Gostei do final e pretendo reler esse livro.

Isabela.Ruthyele 04/06/2021

É o Machadão neh!!?
Para começar, eu iria dá 4 estrelas...
Porém eu mudei o método de leitura e isso me fez entender um pouco melhor a história então dei 5 estrelas mesmo!!

Sinceramente eu deveria ler mais clássicos brasileiros!!
Acho que todos devíamos!

Achei o final do livro muito interessante!
Agora vou ler a versão em quadrinhos pra entender 100% ou quase isso, o que acontece na história!

Herland.Augusto 14/02/2018

O alienista
O livro em si é muito bom, porém tem muitas palavras complicadas que eu nunca ouvir falar, mais pesquisando conseguir entender um pouco o livro. O livro fala sobre a volta do dr. Simão a sua terra natal, o objetivo dele é dedicar-se inteiramente a ciencia
Ana Paula Paim 28/02/2018minha estante
O conto é um dos meus favoritos, realmente a linguagem é uma característica de Machado, ele tem um apurado cuidado com a palavra, por isso, muitas vezes sentimos um certo obstáculo, uma certa dificuldade. Porém, com o passar das leituras essa dificuldade será ultrapassada. Vale muito a pena ler Machado e ser mobilizado a considerar que nossas verdades e julgamentos não são irrevogáveis e definitivos, afinal tudo tem dois lados. O texto também é muito atual (apesar do vocabulário) e divertido. E viva Machado!! Continue as leituras. Abraços,

boemica 11/01/2023

bastilha da razão humana.
Na segunda metade do século XIX, antes da explosão dos primeiros meios de tecnologia, veio a explosão da ciência em diversas de suas facetas, uma delas sendo a psicanálise, que ainda estava em seus primórdios.

Machado de Assis, um gênio da literatura brasileira e homem com pensamentos à frente de seu tempo, produziu o conto com sua magnânima fórmula que o torna tão bom quanto é. Sendo assim, a obra lançada primeiramente em 1882, é repleta de sátiras, ironias, e situações ambíguas, com seu principal trunfo sendo a crítica aos manicômios da época, aos quais Machado questionava a utilidade e eficiência.

O conto é bem curto e os acontecimentos ocorrem de maneira rápida e fluida, o protagonista ? sendo este "o alienista" em si ? é um homem com conotação e ações que geram humor no leitor, e questionamentos sobre quem realmente são os alienados dessa história ? se é que existe mais de um.

Rafa Freitas 05/02/2023

Afinal, o que é a loucura?
Me diverti demais, do início ao fim da leitura. O protagonista, médico de loucos, se perde em sua propria teoria, logo não se sabe mais o que de fato é loucura. Machado escreve com ironia e inteligência. Vale a pena, uma leitura cômica e crítica.

Ana Paula Paim 28/02/2018minha estante
Indiara,
O conto é um dos meus favoritos. Machado nos mobiliza com sutileza a considerar que nossas verdades e julgamentos não são irrevogáveis e definitivas, afinal tudo tem dois lados. O texto também é muito atual (apesar do vocabulário) e divertido. E viva Machado!! Continue as leituras. Abraços,

Aline220 02/03/2024

O Alienista conta a história de um brasileiro que queria descobrir os motivos da loucura, a história apesar de ser escrita antes se assemelha ao caso do hospital psiquiatrico de barbacena, apesar de ter tido um final melhor, ao meu ver o Alienista era o alienado, que se deixava levar pela ciência e pelas coisa padrões da época como lei, e que enxergava qualquer pessoa com gostos ou comportamentos diferentes do padrãos como loucas, quando na verdade ela só não era igual ao resto, acabando a internar todos como se fossem loucos.

" portanto, que se devia admitir como normal e exemplar o desequilíbrio das faculdades mentais "

" Nada tenho que ver com a ciência; mas, se tantos homens em quem supomos são reclusos por dementes, quem nos afirma que o alienado não é o alienista? "

Kamilly76 12/04/2024

Legalzinho
Eu gostei do livro, mas confesso que fiquei confusa com a história, mas a achei interessante, e bom pra citar no ENEM então tá maravilhoso, alias o final foi icônico, gosto do jeito ácido que o Machado de Assis lida com as coisas.