Ex-Agente Abre a Caixa Preta da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência)

Ex-Agente Abre a Caixa Preta da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) Cláudio Tognolli

Resenhas - Ex-Agente Abre a Caixa Preta da ABIN (Agência Brasileira de Inteligência)

André Figueiredo 21/09/2015

Útil, mas é uma leitura que requer cautela
Livro denúncia que, para mim, se ocupou demais em denunciar irregularidades com o autor do livro em detrimento de mostrar os detalhes do que há de errado dentro da instituição de forma geral.

Do ponto de vista literário é uma escrita relatorial demais para empolgar.

Fico sempre de pé atrás quando alguém conta acontecimentos nos quais esteve envolvido e, da parte do narrador, só há acertos e nos outros existem erros e torpezas em profusão. Quando quem fala é dotado de muitas virtudes e os demais de muitos vícios. Ou o autor é um ser humano excepcional, o que é possível, ou a história é contada de forma bastante tendenciosa.

Muito do que é relatado faz bastante sentido, pois condiz com o que vemos a respeito do serviço público todos os dias na televisão: má utilização de recursos, incompetência, negligência, uso da máquina público para fins particulares, uso para fins políticos, uso criminoso, desvios de verbas, etc., etc.
Já outros relatos não. Por exemplo: diz o autor que o massacre na escola de Realengo, no Rio de Janeiro, foi um ataque terrorista. Literalmente. Sem dar maiores explicações para embasar esse ponto de vista.

No geral, não acho que foi uma perda de tempo a leitura. Acrescentou. Mas não chego a recomendar.

Matheus.Wanderley 23/01/2017

Bem razoável.
O livro é repetitivo em suas passagens e se apresenta mais como um desabafo pessoal das situações que vivenciou, do que efetivamente um relato sobre as irregularidades ocorridas na agência ou sobre duas operações da polícia federal que o autor se propõe a esclarecer.

Há informações úteis, porém, poderiam ser relatadas em 1/3 do livro, tornando-o prolixo e de leitura cansativa em alguns momentos.

Rafaelly.Alves 18/05/2022

Pra quem curte o tema é ótimo
Particularmente achei a leitura um pouco arrastada e com muitos termos tecnicos q tornavam a leitura mais cansativa, porem esses termos eram necessários, quem se interessa pelo tema e está mais por dentro de como funciona a organização vai gostar muito