Galveston

Galveston Nic Pizzolatto

Resenhas - Galveston

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

huntero 04/05/2023

A mulher, uma prostituta de 18 anos chamada Rocky, é jovem, durona e sexy demais, e trará para Roy problemas demais. Alternando passado e presente, Galveston é um romance noir cru, brutal e envolvente. A trama é desenvolvida com uma sutil reflexão filosófica.

Bruno Malini 15/05/2023

Até que é interessante, embora os diálogos, por vezes, sejam um pouco cansativos. Começa bem, mas esfria. O personagem principal não cativa.
Artthur0 17/05/2023minha estante
O problema desse livro é que ele não é o True Detective haha

Bruno Malini 17/05/2023minha estante
Kkkk verdade

Arrobamimiu 10/06/2023minha estante
Nossa, sim! Comecei o livro hoje e vou terminar com a força da curiosidade, porque pelo personagem principal... sinceramente.

Marcianeysa 15/08/2021

O livro é meio lento no começo e depois fica bastante acelerado até a parte final. Alterna entre períodos na vida de Roy, um "capanga" que tem que fugir com medo de ser morto. Vemos uma certa "humanização" e mudança nas atitudes do protagonista. Somente depois disso é que consegui me apegar e torcer por ele.

Drics 04/08/2015

Galveston, um romance policial com viés existencial
Olhando a bagagem de Nic Pizzolatto, eu sabia o que esperar de Galveston ao me deparar com a premissa: um matador de aluguel com câncer terminal no pulmão. Sacou?

Publicado originalmente em 2010 e trazido pela Intrínseca mês passado (junho/2015), Galveston traz alguns aspectos da série da HBO, destaques para a história envolvente e melancólica e para a escrita crua e dura.

Personagem bruto, porém de carne e osso; escrita dura, história orgânica, livro intenso, introspectivo e viciante.

Com pouco mais de 230 páginas, o livro é dividido em 5 partes, alternando eventos que ocorreram no passado (ano de 1987) com o presente de Roy (20 anos depois, ano de 2008).

Narrado em primeira pessoa, temos uma relação mais profunda com Roy Cady, que apresenta dualidades ao leitor: sua história no aspecto de "condenação" em paralelo à "redenção"; e sua humanidade ora dolorida, ora empática. O autor não tem uma narrativa completamente niilista por conta disso, o texto tem ar de poesia cruel - se é que posso assim dizer - é ágil, direto e com diálogos marcantes.

Difícil, talvez, seja classificar o livro em um único gênero. Galveston tem uma inegável atmosfera noir, elementos de literatura criminal e desenvolve a trama para uma reflexão filosófica de forma sútil. Pra mim, um prato cheio.

Depois de toda a intensidade do personagem Roy Cady e sua história, a última frase do livro me deixou olhando pro nada por uns 10 minutos. Fiquem curiosos ou leiam.

site: http://redatorademerda.com.br/2015/08/resenha-galveston-nic-pizzolatto/

Rafael 14/08/2020

Emocionante
Uma leitura rápida com um enredo realmente ótimo que leva a um final inesperado e emocionante

Brenda Hévene 09/04/2020

Bem legal! O Roy, um matador/protetor, chega até ser irônico, mas este é o cowboy. Gostei bastante do livro. Do meio para o final ficou melhor ainda. Me surpreendi muitooo com o final, inesperado!

Bianca Martins 25/07/2020

Li sem muitas pretensões e me surpreendi
Peguei pra ler sem conhecer o autor e sem muitas expectativas.
Me surpreendi.
A história foi gostosa de ler, a profundidade dos acontecimentos foram o necessário, o romance foi na medida certa.
Vale muito a leitura.

Maria 31/05/2020

Dessas leituras que fluem bastante e nos faz amar personagens cheios de defeitos e problemas!

Fred Zanitti 07/06/2020

Emocionante e empolgante
O livro começa um pouco atestado mas depois o desenrolar da história nos prende e nos faz querer ler mais e mais até saber o desfecho de tudo. Emocionante pelas diferentes histórias que se cruzam de Roy e Rocky. Empolgante pelas constantes situações em que ambos precisam ser encontram. O final é de chorar.

brunapcorreia 28/12/2021

Decepcionadíssima com esse livro, foi indicação do canal do YouTube "Redatora de m****", como uma obra perturbadora, fala sério, precisa de muito mais para perturbar alguém. Tô achando que nem vou ler as outras indicações dela, não sei se vale a pena.

Lavinia Simoni 01/03/2024

Esperava mais
O livro começou prometendo uma narrativa de ação, e eu esperava que tivesse cenas de lutas, fugas, coisas desse tipo, mas ele foi arrastado por inteirooo. Pensei várias vezes em largar ele porque simplesmente não acontecia nada, mas me forcei a ler porque queria terminar ele em fevereiro. Enfim, o livro só teve alguns acontecimentos "interessantes" nas últimas 40 páginas, mas achei que foi bem triste até, não esperava aquele final. Os personagens não me cativaram em nenhum momento, apenas a Tiffanny, mas ela era uma criança de 3 anos, então já dá pra ter uma noção de como é né...

Fernanda 27/03/2022

Decepcionada
Detestei o livro, a historia é extremamente fraca.
O motivo de tudo ter acontecido não fez o menor sentido para mim, achei os personagens fracos (o único que me importei um pouquinho foi a Tiffany),o ritmo é extremamente lento ( o que deixou um pouco menos pior foi a alternância entre o passado e o presente)
Pela descrição do Roy ele parece ser esperto e experiente o que não condiz com as decisões que ele toma ao longo do livro.

Não recomendo para ninguém.

Brenda Leticia 30/03/2022

Sinceramente
Eu fiquei esperando tudo que a sinopse indicava que iria ser, esperei ação, tiro, briga e não obtive nada. Achei lento, muito lento, sem um problema em cima do problema pra dar uma emoção. No final até parece que vai, mas não vai não.

Eduardo Mendes 07/01/2022

Personagens sem perspectiva
Quem me indicou Galveston foi um amigo que também adorou a primeira temporada de True Detective na HBO. Dito isso, vale a pena citar que o livro foi escrito por Nic Pizzolatto, criador e roteirista da série.

Em Galveston você encontra mais ou menos o mesmo tom de True Detective: uma história melancólica, personagens sem esperanças e diálogos filosóficos que te fazem pensar sobre o bem e o mal de uma forma bastante crua. A sensação que se tem é de embarcar numa viagem rumo ao inevitável ao lado do personagem principal, Roy.

Roy é um assassino profissional que descobre um câncer terminal e de uma hora pra outra vê sua vida se entrelaçar com a da jovem e problemática Rocky, uma prostituta de 18 anos de idade. Ambos tiveram uma vida difícil e o autor dá um tom extremamente humano pros seus personagens, de modo que você pode até não concordar com suas decisões, mas sente com eles todas as dores e arrependimentos dos caminhos que foram obrigados a seguir, porque a vida é assim mesmo.

Na trama, a dupla faz um longa viagem rumo à pequena cidade de Galveston, rodando por paisagens bucólicas do interior dos Estados Unidos enquanto tentam fugir de um chefão do crime. É um suspense bem peculiar com andamento cadenciado, e o mais interessante é que você não fica torcendo ou esperando a resolução da história. Roy não tem a menor ideia do que vai fazer ou do que o espera quando chegar em Galveston, ele só vai e nos leva de carona no banco de trás do seu carro.

O grande destaque do livro pra mim é a capacidade do autor de nos fazer sentir dentro das paisagens, acompanhando o céu mudar de cor, sentindo o cheiro do mar… Além disso, histórias onde os personagens não têm a mínima perspectiva de um final feliz sempre me chamam atenção. Um romance policial diferente de tudo o que você já viu.

site: https://jornadaliteraria.com.br/galveston/

Barbi.Lopes 01/04/2020

A temporalidade e a angústia.
A última página lida de Galveston deixou o gosto amargo do tempo sobre nossas vidas.

Em suas cinco partes nos confrontamos com a dimensão da temporalidade. Seja em reminiscências, onde a saudade de um tempo vivido predomina, ou na incerteza que o futuro transmite. A angústia, sentimento inerente ao ser humano, se faz sentir nas palavras de Roy.

A historicidade dos personagens é rica, sendo possível compreender seu contexto atual ao nos depararmos com os caminhos que os levaram até o presente.

Ressalta-se a relevância do contexto, de se ter uma figura de apego e relações afetuosas para a vida de qualquer indivíduo.

Por estes, e outros motivos, Galveston conversa com o existencialismo, e se configura como uma leitura real demais para ser lida sem se sentir, minimamente, tocado.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6