Lírio Azul, Azul Lírio

Lírio Azul, Azul Lírio Maggie Stiefvater

Resenhas - Lírio Azul, Azul Lírio

ihsoyk 31/12/2023

? Acordem.
Como em todos os livros dessa saga maravilhosa, eu preciso enaltecer essa escrita. A escrita que continua sendo definitivamente a minha favorita. Que escrita sensacional, de verdade. É uma escrita que deixa os personagens mais vivos do que eles já são, e não só os personagens, a escrita da Margaret é uma escrita que traz vida a tudo que toca e é tão delicioso de ler.

A qualidade como sempre tava altíssima. Meu Deus, essa mulher realmente sabe escrever. Esse livro não foi tão longe dos outros, ele continuou com a vibe gostosa dos outros, ainda com muitos momentos cômicos e leves, mas outros... que definitivamente não foram leves ou cômicos. Além disso, a narrativa seguiu muitos focos muito particulares em personagens, como o Adam e focou um pouco menos no coletivo, o que foi uma falta pra mim, já que eu odeio o Adam e amo todo o resto. Mas até eu tenho que admitir que a evolução dele de autoconsciência até agora é digna de nota.

Os acontecimentos foram a coisa mais dolorosa do livro pra mim, pq assim, só me diz POR QUÊ???? PQ, MAGGIE STIEFVATER??? Foi uma sessão de soco e chute em menos de 5 capítulos que eu até fiquei tonta. Esse livro foi uma aventura, cheio de exploração e mistério e loucura e um monte de coisa junta.

Os personagens ainda são meus nenéns. Ai, eu amo quase todos os corvos e os momentos deles, o amor que sentem um pelo outro me deixa boba, sua amizade e suas outras relações são muito fofas, sempre cheias de significado. Uma das coisas favoritas nessa saga é a exploração dos sentimentos dos personagens, eu amo o quão humanos eles são.

O final (sem spoiler) é tipo: MENTIRA

Foi um ótimo livro.

? Agora não, Cheng. O rei está um pouco ocupado.
sabela0 07/01/2024minha estante
EU LITERALMENTE GRITEI ?MENTIRA? QUANDO LI O FINAL

Estef3 31/12/2023

Fechando o ano de 2023 com chave de ouro, leitura obrigatória.💙
Okay, vamos com calma, o que foi esse volume???? Muita informação para ser digerida, surtos com Blue e Gansey, foco mais em Adam e Ronan, sumiço, dor, mort3s, romance???? Personagem que eu não esperava ir de arrasta, três sempre é bom, mas agora só tem duas. QUEM É VIVO SEMPRE APARECE. Eu não sei descrever o que aconteceu aqui só sei que aconteceu tipo oi pai da Blue, encontramos Maura, novo prof de latim é perigoso e meteu o pé depois de certas coisas. Eu tô ansiosa elas vão despertar ele? Gostei bastante desse livro, não sei descrever o que aconteceu aqui, o livro para fechar 2023 com gosto, eu estou muito animada para o próximo. O final do livro foi surpreendente, a autora entrou tudo nesse livro, Noah como sempre adorável, enfim, não me decepcionei até agora. Segue os trechos que mais gostei.

"Persephone disse a si mesma, você não substitui amigos."

"Ela não estava com medo ainda. Era preciso muito para aterrorizar alguém que brincava no tempo e no espaço como em uma banheira."

"Mas às vezes não era energia que faltava a Noah - era coragem."

"Havia dois tipos de pessoas: as que conseguiam ver Noah e as que não conseguiam. Blue geralmente só se dava bem com as primeiras."

"Noah não podia comer, mas gostava da sorveteria na cidade por razões que escapavam ao entendimento de Blue."

"A questão é que o fato de passar tanto tempo com Gansey e os outros a fez pensar que o impossível poderia ser mais possível do que ela pensara antes."

"Adam não entendia como eles haviam conseguido brigar com tanta frequência durante o verão. Gansey, seu melhor amigo, seu idiota e gentil e maravilhoso melhor amigo."

"Acho que é loucura você estar apaixonada por todos aqueles garotos corvos."

"seus garotos era que todos estavam apaixonados uns pelos outros. Ela não estava menos obcecada por eles do que eles por ela, ou uns pelos outros."

"o medo machuca, também."

"Vejam, Adam Parrish é desejável, vale uma paixão, não da parte de qualquer pessoa, mas de uma pessoa como Ronan, que poderia querer Gansey ou qualquer outro, mas escolheu Adam para seus olhos famintos."

"-Ouvi dizer que, se você quer que magia seja feita -ele disse -, deve pedir para um mágico fazer."

"Rainhas e reis Reis e rainhas Lírio azul, azul lírio Coroas e pássaros Espadas e coisas Lírio azul, azul lírio."

"e ele estava certo, porque, estranhamente, Ronan sabia bastante sobre como Adam funcionava."

"- A aura dela é como a sua: é azul - ele disse. -A aura de uma vidente!"

"Cabeswater não manda em você , a voz de Persephone dissera."

"Só porque ele tem uma crise de birra, não quer dizer que esteja mais certo que você."

"Blue se sentia um pouco como se tivesse sido trancada em um manicômio."

"Ela sabia, academicamente, que, só porque algo parecia assustador, não significava que queria machucá-la."

"-Casa comigo? — ela perguntou.
-Eu me amo mais, sabe. Tudo bem para você vir sempre em segundo lugar?"

"Gansey pensou como era estranho conhecer aqueles dois rapazes tão bem e, no entanto, não conhecê-los de verdade."

"Persephone havia lhe dito que ninguém precisava saber do seu passado se ele não quisesse que soubessem."

"E algo mais: amizade do tipo inabalável. Uma amizade que você podia contar para valer. Que poderia passar pelas maiores dificuldades e voltar mais forte que antes."

"Era impressionante que Blue e Ronan não se dessem melhor, pois eram marcas diferentes da mesma matéria impossível."

"Quão frágeis eles eram, quão facilmente abandonados, negligenciados, surrados e odiados."

"-Três — disse Persephone -é um número muito forte."

"- Trata-se de um número estável, três. Cinco e sete são bons também, mas três é o melhor. As coisas estão sempre crescendo em três ou diminuindo para três. Melhor começar aí. Dois é um número terrível. Dois é para rivalidade, luta e assassinato."

"-Na verdade, nós estamos melhor na companhia de nós mesmos - disse Persephone. -Isso torna as coisas difíceis para os outros às vezes, quando não conseguem nos compreender."

"Era inacreditável, realmente, que ela estivesse confiando na sabedoria de uma pessoa maluca."

Tayane. 31/12/2023

#O5 ? lírio azul, azul lírio; maggie stiefvater.
Podemos dizer que o ronan e adam pegaram esse livro inteiramente pra si, de longe são os melhores personagens com as partes mais interessantes, mas o apunhado geral é muito bom.

letAcia203 30/12/2023

"Solitário significa um estado de estar aparte. De ser outro. Um tanto só."

Gostei muito desse livro, gostei do desenvolvimento de cada personagem e a história em si foi muito boa e gostosa de ler, senti um pouco que todos os acontecimentos não tiveram uma interferência real no plot principal, mas foi tão interessante tudo que não me importei com isso!!
Vejo muita gente falando que o último livro não é muito bom então estou muito curiosa e apreensiva em como tudo vai se desenrolar, principalmente porque não consigo imaginar o que vai acontecer!!

Natália 29/12/2023

E estamos na reta final dessa serie cheia magia e sonhos com o livro 3!

Nesse volume parece que, ao mesmo tempo que o grupo está mais próximo, também está mais distante. Cabeswater os une, já que de um jeito ou de outro esse acabou se tornando um "ponto de encontro" para onde vão juntos. Mas ela também os separa, pois cada um tem uma ligação única com a floresta, e agora eles estão bem focados em entender e fortalecer essa ligação.

Noah acabou se tornando um ponto "focal". Ele faz com que que aflore uma inocência no grupo quando estão juntos. Como se esquecessem dos problemas mundanos, ficando mais leves, baixando a guarda e até expondo seus sentimentos. Até mesmo Ronan, que parece estar sempre escondido atrás de suas paredes. Noah também parece estar mais consciente de sua condição, e estar entendendo algumas coisas sobre isso, a gente só não sabe como ainda... Será que teremos alguns esclarecimentos sobre o assunto no próximo livro? Aliás vemos um lado do Noah até então não mostrado que é um pouco assutador... Mas a maneira como cada um dos personagens lida com esse lado dele é bem interessante de ver, e mostra como cada um está lidando com todos os acontecimentos até então.

Ronan está um pouco mais "manso". É como se até agora ele tivesse um tantão de energia acumulada, e a partir do momento que aprendeu a como ser um sonhador e a treinar sua habilidade, essa energia começasse a se dissipar, deixando o verdadeiro Ronan aparecer.

Adam ainda tem os seus momentos equanto aprende a usar e entender sua ligação com Cabeswater, mas Gansey e Blue ainda estão no empata quanto a seus sentimentos e pra mim, e estão bem low profile nesse livro... Ahh espere algumas boas risadas com um novo personagem, velho amigo de Gansey, que chega pra dar um certo alívio comico!

O mundo dos Garotos Corvos está ficando cada vez melhor! O que será que nos aguarda no último livro da série?

Ana Heloísa 28/12/2023

Exercício para o cérebro
Sempre achei que poderosos eram aqueles que conseguiam ler e entender os garotos corvos, porque eu não era poderosa kkkkkk
normalmente eles me prendiam até o final e me faziam logo engatar no próximo livro da série, mas não foi o que esse me deixou.

czewny 28/12/2023

Esse é o meu livro menos favorito da saga, acho alguns acontecimentos parados demais. Os principais sempre me agradam e cada vez mais, mas os segundários desse livro são outros quinhentos (menos você, sr. cinzento, você eu amo (também incluo a persephone nisso)).

Isabela 27/12/2023

É
Gostei bem mais do q o segundo. Não tenho muito oq falar, acho q o livro tá se arrastando bastante mas pelo menos teve mais cenas interessantes do que o segundo.

Fabi 25/12/2023

O que foi isso?
Falar que esse livro não me pegou, eu vou estar mentindo. Claro, tinha momentos que eu dava uma desanimada, mas logo aconteceu alguma coisa que fazia eu voltar. Uma coisa que me incomodou um pouco foi o final, pois sinto que colocaram muita coisa acontecendo nele, mas mesmo assim, foi um final que eu achei bom, nos surpreendeu, nós deixa doida para ler o próximo e me fez surtar muito, mas muito mesmo a ponto de gritar, xingar, levantar da mesa e tudo mais.
Eu amei como a gente pode ver mais ainda a evolução da personalidade do Adam. Dele notar que precisa sim dos amigos, de procurar ajuda e companhia, vemos mais a aproximação dele com o Ronan e vemos como os quatro se completam.

mariisreadingg 24/12/2023

Eu amo os garotos corvo ?
Não sei falar sobre coisas que eu gosto muito
Mas assim como os outros esse livro é uma perfeição!
Adam cada vez mais determinado (meu protegido lindo maravilhoso)

Paixão 24/12/2023

Abram caminho que a rainha Blue chegou
Vou fazer uma resenha um pouco mais resumida dessa vez porque minha vida ta uma loucura e só consegui parar para escrever isso uma semana depois que já terminei ele.

Coisas que eu tenho muito vivas na minha mente: Eu amo a relação que o Senhor Cinzento e a Blue construíram juntos. Como ele é um apoio pra ela, como eles parecem se dar naturalmente bem e se entender. Eu queria ver mais disso, inclusive.

Eu amo como a Blue teve seu psicológico desenvolvido, como ela se prova tão independente e como ela tá lidando com todas as merdas que estão acontecendo com ela. Eu amei isso porque, junto com o Gansey, a Blue é minha personagem favorita. Ter ela aparecendo mais, movendo a história, se descobrindo, foi fenomenal.

Sobre o final, spoilers pra que não leu: A Piper foi a primeira vilã que eu fiquei muito irritada com. Eu não esperava que ela fosse de fato ser a vilã, e isso me pegou desprevenida. Eu pensei que ela tava ali mais pra construir uma dinâmica ?familiar? com o Greenmantle. Mas o real perigo sempre foi ela. E ela é realmente um perigo. Como ela não mede esforços pra conseguir o que quer, como ela lida como uma morte como se não fosse nada. Eu fiquei torcendo muito pra alguém matar ela porque eu tava realmente assustada com o que ela podia fazer. Isso foi um ponto muito positivo pra uma vilã, porque os vilões dos outros livros não me passavam uma sensação de perigo.

Eu li os últimos capítulos do livro sem nem perceber que tava lendo, tava super imersa, desesperada, torcendo pra que nada de ruim que eu estava pensando acontecesse. De longe, foi a melhor finalização dos 3 livros.

Eu ainda não sei se esse é meu favorito, mas eu sinto que sim. Enfim, 5 estrelas favoritado!

Speedy1 23/12/2023

Assim...
Eu pessoalmente gosto muito da escrita da autora, ela escreve de um jeito bastante envolvente e enigmático, porém sobre o final eu esperava um pouco mais, eu acredito que não seja nem a questão de eu ter esperado mais, mas sim a questão de que não foi executado da maneira "correta" ( na minha opinião), me deixando com algumas dúvidas ( mas talvez a autora explique no próximo livro)
As coisas que eu mais gosto no livro são a escrita, a Blue e o Gansey, a amizade em geral dos personagens e a da fantasia e mitologia por trás de tudo.

Tharcila.Fernandes 20/12/2023

Esse livro foi ok tipo não teve muita coisa que me surpreendeu sabe mas foi um tempo bem gasto e gostei que nesse se aprofundou um pouco sobre a questão do adam com sua ligação com a cabeswater e rolou umas duas mortes que até fiquei um pouco triste mas as cenas da caverna teve umas partes que eu nem tava conseguindo imaginar em que parte eles estavam mas enfim foi um livro ok

sol 17/12/2023

Livro bonito com momentos bonitos
?Mas o que ela não tinha percebido a respeito de Blue e seus garotos era que todos estavam apaixonados uns pelos outros.?

essa foi minha leitura mais rápida da série, adorei o desenvolvimento dos personagens (principalmente o de Adam, meu favorito do grupo) e a Blue arrasando nos últimos capítulos foi muito satisfatório.
sinto que conheci Noah melhor neste, o que é muito bom porque ele é um cara muito divertido (também extremamente deprimente)