Tudo é eventual

Tudo é eventual Stephen King

Resenhas -

Lucas.Rocha 12/12/2023

Nem Tudo aqui é Eventual.
Nem tudo aqui é eventual, a coletânea possui contos formidáveis, bons e péssimos. Já adianto que ''1.408'', ''O homem do terno preto'' e ''O vírus da estrada vai para o norte'', são os melhores contos do livro, e são os melhores contos do autor que eu li.

1.408 dispensa comentários, é um conto formidável, no melhor estilo de King. a tensão gradativa e a narrativa densa e com pitadas lovecraftianas, engrandece o conto. (A adaptação é ótima também). Para mim o melhor conto de king até o momento. O homem do terno preto consegue trazer uma carga dramática muito densa e melancólica. Traz também um terror denso e descarado, a narrativa direta, o que raramente acontece com king, ajuda prender o leitor. O vírus da estrada vai para o norte é tensão do começo ao fim, a história assusta e muito, lembro-me de ler boa parte do conto, em um ónibus durante a noite, ao descer do ônibus, me virei umas duas vezes olhando para trás, me certificando se o jovem canibal não estava me seguindo.

Andando na bala, é o queridinho de muitos leitores, eu gostei do conto, a narrativa e a atmosfera, são clássicas do king, esse conto reúne elementos fundamentais de uma boa historia aterrorizante, king ainda usa sua afiada carga dramática, enriquecendo ainda mais o notável conto.

A morte de Jack Hamilton é um belo exemplo de como king é genial em contar histórias, que conto esplendido meus amigos, que conto!

Menções honrosas: Tudo o que você ama lhe será arrebatado, Sala de autópsia, Na câmara da morte e Tudo é eventual.

Nem Tudo aqui é Eventual : A teoria de L.T. sobre animais de estimação, As irmãzinhas de Eluria, Você só pode dizer o nome daquela sensação em francês e A moeda da sorte.

(lidos só 2021 em diante) 19/12/2023minha estante
Então é bem equilibrado

Lucas.Rocha 19/12/2023minha estante
Mais pro bom

Lilo Dias 14/10/2021

Mais uma coletânea de contos do Rei, em minha humilde opinião, a mais fraca que li até agora.
Para mim, os pontos altos do livro, foram os contos "O homem do terno preto", "Tudo é eventual", "A teoria de L. T. sobre animais de estimação" e "Andando na bala", o favorito de inúmeros fãs de King. Mas não o meu.
"A morte de Jack Hamilton" é o melhor conto do livro para mim, curto mas completo, simplesmente fantástico. Seu leve desenvolvimento me lembra "A espera de um milagre". O conto remonta aos EUA em crise na década de 1930, onde um grupo de ladrões se vê em crise quando um dos homens do bando é atingido por um disparo. Paro por aqui, deixo o resto da história para aqueles que se aventurarem com "Tudo é eventual".

P.S.: Não recomendo este livro para iniciantes no mundo de King.

Paulo Silas 13/01/2022

"Tudo é Eventual" é mais um bom livro de contos do mestre do terror, reunindo aqui 14 histórias que contam com mistérios, assombrações, medo, sangue e tudo mais que a literatura de Stephen King tão bem proporciona aos seus leitores. Mesmo não sendo um dos mais famosos compilados de contos do autor, tão menos um dos melhores, o livro agrada e convence com as suas histórias, cuja disposição capitular foi feita a partir de uma espécie de sorteio realizado pelo próprio autor - conforme explica no sumário - com cartas de baralho, resultando em uma ordem que "criou de fato um equilíbrio muito bom entre as histórias literárias e aquelas escritas obviamente para assustar".

Dentre os tantos contos que a obra conta, destaque digno de registro é "Almoço no Café Gotham": um casal em fase de divórcio marca um almoço com seus advogados para discutirem alguns termos do processo, jamais imaginando que o enlouquecido maître tornará aquela reunião bastante sanguinolenta. Também "1.408" é um dos pontos altos da obra, cuja história recebeu inclusive uma adaptação cinematográfica: um escritor que se aventura em lugares mal assombrados se hospeda no temeroso quarto de um hotel que conta com um vasto currículo de mortes, doenças e fenômenos sobrenaturais a fim de tomar nota para o seu próximo livro. Os fãs da obra de King também certamente ficam muito contentes com o conto "As irmãzinhas de Eluria", o qual se passa no universo de "A Torre Negra" em mais uma das aventuras de Roland.

Stephen King mantém firme e viva a arte dos contos. Na introdução da obra, o autor lamenta que os contos representam um gênero que está em declínio, pontuando não se tratar de uma arte perdida, mas que está na beira do poço da extinção. Concorde-se ou não com sua opinião, fato é que essa forma de narrar histórias pulsa solidamente nas linhas de King, pois cada uma das histórias presentes no livro é uma prova disso. Outro ponto interessante são as eventualmente costumeiras notas do autor em cada um dos seus contos, onde conta alguma coisa sobre como e quando escreveu ou teve a ideia para aquela história. Enfim, um bom livro para de King para ser lido - válido para os fãs e para os leitores de primeira viagem.

Dai 14/07/2023

Contos
Um livro com vários contos de Stephen King, gostei do conto das irmãzinhas de Eluria que me recordou novamente o universo de A Torre Negra.

LuisIV 29/11/2022

Um aperitivo do mestre King
Primeiro contato com um livro de contos

Comecei não gostando e terminei aprendendo a gostar, experiência interessante. King é conhecido por ser prolixo e aqui ele mostra o outro lado dele, só dando alguns aperitivos da sua imaginação e criatividade.

Se você nunca leu, recomendo.

Marcelle.Abreu 27/12/2022

Contos muito bons
Tem vários contos excelentes! Meu favorito foi 1408, sem dúvidas o melhor! Os outros contos Tb são muito bons e rápidos de ler!

Wania Cris 18/06/2020

Stephen é King!
Se já não fosse amplamente provado que Stephen King é o gênio da escrita esse livro serviria de prova irrefutável!

O livro arrasa desde o sumário quando o Mestre fala sobre a forma utilizada para definir a ordem dos contos (baralho de cartas) dizendo que o próximo seria decido no tarô.

O primeiro conto, Sala de Autópsia 4, é desesperador! Conseguimos nos colocar na situação do narrador e sentir todo a angústia que ele sente. Imensa, mas, que nada é perto da que é narrada em O Homem de Terno Preto. Não me envergonho de dizer que me borrei de medo. Tudo É Eventual tem um quê de Torre Negra, aquele climinha estranho do Mundo Médio, de não se saber se o que se vê é aquilo mesmo. 1408, famoso pela adaptação cinematográfica, não perdeu sua magia com isso. Entrega um conto assustador com toda maestria do Mestre. Andando na Bala é coisa para os fortes. Só a ambição de saber como terminaria me levou adiante porque o horror tava quase me tirando o livro das mãos.

Eu poderia falar de cada conto aqui que não faria justiça ao livro. Magistral, genial, maravilhoso, envolvente... um King de mão cheia!!
Pedro Neto 21/07/2021minha estante
Caramba! Fiquei até sem fôlego... Excelente resenha... Parabéns...

Já quero ler... ??????

Wania Cris 21/07/2021minha estante
É uma leitura sensacional, Pedro. Um King puro, eu amei a experiência e recomendo muito!

Lerei... Com certeza!

Obrigado!

Diego Rodrigues 01/08/2020

Uma coletânea bem diversificada e propensa a boas discussões
**Livro lido em leitura coletiva organizada pelos igs: @blogdiscolivro e @leitormaldito**
Publicado em 2002, "Tudo é Eventual" é uma coletânea que reúne quatorze contos escritos por Stephen King no período de 1994 a 2001. Como é de praxe dessas compilações do autor, temos aqui histórias com temáticas bem variadas que vão desde o terror clássico ao thriller, passando pelo drama e pela fantasia. Além de várias homenagens e referências a autores clássicos do horror, o livro também é, de certa forma, uma homenagem a própria carreira do King. Alusões a várias de suas obras clássicas podem ser pescadas facilmente aqui e ali durante a leitura. Abaixo deixo breves comentários sobre cada um dos contos que compõem o livro.
"Sala de autópsia 4", conto que abre o livro, trata a ideia clássica do enterro prematuro. Clichê do qual o autor foge usando de seu humor característico. "O homem de terno preto" é um conto clássico de lenda urbana / creepypasta. Em "Tudo o que você ama lhe será arrebatado", King deixa o horror de lado e mostra o quanto a rotina imposta pela vida real também pode ser nociva.
Após três contos mornos, o livro da uma guinada e consegue entregar uma sequência de boas histórias que começa com "A Morte de Jack Hamilton". Nesse conto, repleto de humor e muito bem ambientado, vamos conhecer uma gangue de ladrões composta por personagens reais que assombraram os EUA nos anos 30, época da Grande Depressão. Na sequência, temos "Na câmara da morte". Um thriller com referências ao narcotraficante colombiano Pablo Escobar, e que proporciona uma das leituras mais intensas dessa coletânea.
O nível é alto, mas continuamos subindo e chegamos ao ápice do livro, pra mim, em "As irmãzinhas de Eluria". Esse conto é um spin-off da série "A Torre Negra". Aqui vamos acompanhar a visita de Roland a misteriosa cidadezinha de Eluria e, numa mescla de fantasia e horror, seremos tragados para o universo da Torre. Em seguida temos o conto que da título do livro. "Tudo é eventual" também faz alusões a Torre mas não chega a ser um spin-off. Drama? Mistério? Ficção científica? Acho que esse é um daqueles contos inclassificáveis e um dos mais intrigantes do livro.
"A teoria de L.T. sobre animais de estimação" é mais um daqueles contos que traz o humor clássico do King, mas que vai se tornando obscuro conforme avançamos na leitura. "O vírus da estrada vai para o norte", assim como o primeiro conto, trata de um clichê do terror. Mas claro, com aquele toque especial que só o King nos proporciona. Subindo na escala de carnificina, chegamos ao "Almoço no Café Gotham", uma história trash que vai agradar os leitores mais carniceiros.
"Você só pode dizer o nome daquela sensação em francês" funciona como um contraponto. Depois de contos mais intensos, esse nos leva em direção a contos menos substanciais e mais sensoriais. "1.408" segue nessa mesma pegada usando de mais um clichê do horror, nesse caso o quarto mal-assombrado de um hotel. "Andando na bala" é o queridinho de muitos leitores e logo entendemos o porquê. O conto é uma homenagem a própria carreira do autor e traz inúmeras referências a outras obras clássicas do mestre, tudo de uma forma muito bem orquestrada e nada jogado ao acaso. Por fim, temos "A moeda da sorte", uma história tão curta e ofuscada pelas outras que acaba passando batida. Acho que o livro merecia um conto mais digno de encerramento.
Além da diversidade de gêneros, o que vai agradar a diferentes tipos de leitores, "Tudo é Eventual" tem como principal característica os finais abertos. Os contos, em sua maioria, são cabíveis de diferentes interpretações e teorias, o que acabou contribuindo para movimentar o nosso grupo de discussões. Inclusive, gostaria de deixar aqui meu sincero agradecimento aos igs e amigos que participaram desse grupo. A participação de vocês foi essencial para engrandecer a leitura!

site: https://discolivro.blogspot.com/

Pandora 02/11/2021

Adoro contos e nunca tinha lido contos do King. Primeiro, li três histórias que me tinham sido recomendadas: Andando na bala, 1.408 e O homem de terno preto, das quais gostei muito. Mas foi ao ler o primeiro conto, Sala de autópsia 4, que fiquei realmente mexida, provavelmente porque trata de um temor particular meu.

Para ter o melhor de King, hay que tener paciência com o pior. Às vezes ele é chato, detalhista ao extremo, prolixo e faz umas piadas sem graça, mas constrói cenários e personagens tão críveis, que a gente acredita no que não existe. Tem o domínio da palavra e uma criatividade sem limites. E muito, muito conhecimento da mente humana.

Stephen King vai muito além do terror, explorando ao máximo as fraquezas e conflitos de seus personagens. É capaz de escrever um tratado de amizade como A morte de Jack Hamilton, trazer uma discussão ética em Tudo é eventual e mostrar o pesadelo da repetição em Você só pode dizer o nome daquela sensação em francês.

Posso dizer que só não gostei de Almoço no Café Gotham e deixei de ler até o fim A câmara da morte pela previsibilidade da narrativa onde o americano sempre é o mais esperto. Porém… fiquei chocada ao saber que o quadro que é o mote de O Vírus da Estrada vai para o norte (um de meus contos preferidos) existe e pertence ao King. Ele mesmo pergunta: “Não é muito estranho?”. Sim, Stephen. Bota estranho nisso.

CONTOS NESTE LIVRO:
12. 1.408;
13. Andando na bala;
14. A moeda da sorte.

Thomaz.Barros 13/03/2021

Stephen King é um mestre e aqui ele não decepciona. Cada conto nos faz mergulhar em sua história

graci 18/01/2023

me tirou do buraco mesmo que não amando
esse ano quero me propor a escrever mais resenhas das coisas q eu leio, pois bem, apesar de essa não ser a primeira resenha de 2023, esse foi o primeiro livro concluído desse ano. considero uma vitória pessoal.

eu costumo dizer que o king nunca erra comigo, o tamanho da minha coleção denuncia o meu amor e favoritismo com ele, pois como seu próprio nome diz, ele é o rei e eu sou uma fiel súdita. esse foi o meu segundo livro de contos dele, sendo o primeiro "quatro estações" q considerei irretocável. logo minhas expectativas para com essa obra (altamente recomendada) eram altíssimas. vejam bem, ainda não acho que errou comigo mas fiquei frustrada. estou tão acostumada a amar o king que somente gostar ou aceitar não me é suficiente, e isso aumenta a minha amargura.

são 14 contos e amei 2. gostei de alguns e posso esquecer o restante. espero reler em algum momento, mais do jeito certo. 1 conto separadamente por mês, ler como quem não quer nada e absorver melhor o material. li o livro de forma muito rápida pq vinha de um hiato muito grande de leitura e talvez isso tenha sido meu pecado.

mas quando o assunto for Stephen Edwin King, independente de qualquer coisa, estarei na primeira fila contemplando o rei. tenha mais a agradecer do que criticar.

ToniBooks 11/01/2021

O eventual é surreal.
Esse conto de King não foge da regra: é sensacional. São quatorze histórias curtas e intensas.
Tem de tudo, desde uma necrópsia apressada até um quarto de hotel com vida própria.
É demais; King em sua plenitude.

Nandda 06/12/2021

Stephen King não decepciona
Eu amei essa coletânea com 14 contos de Stephen King. Cada conto tem uma nota explicativa do próprio autor.Gostaria de poder falar de cada conto aqui. Quero destacar a angústia do começo ao fim do primeiro conto Sala de autópsia 4 - é incrível como o leitor se transporta para aquela sala e sofre com o protagonista . O homem de terno preto é um horror de deixar os mais medrosos pensativos por uns dias , pois ninguém merece olhar aquela criatura que não se deve pronunciar o nome num momento de lazer . Enfim, os contos seguem num ritmo excelente . Indico este livro para os leitores que gostam de contos e indico também para os apaixonados pela escrita de Stephen King.

Helena979 27/05/2022

Foi uma leitura bem intensa e demorada, acho que foi o livro que eu mais demorei pra ler esse ano, confesso que pulei uma dos contos por não gostar da narrativa e não achar interessante o enredo inicial, talvez um dia volte para ler. Os contos que mais me chamaram a atenção foram ?O homem de terno preto?, ?O vírus da estrada vai para o norte, ?Andando na bala? e ?A moeda da sorte?, sendo o último um final bem inesperado pra coletânea.