Bem-Vindo ao Inferno

Bem-Vindo ao Inferno Cláudio Tognolli

Resenhas - Bem-Vindo ao Inferno

Kátia Beal 03/06/2015

Um horror!!!
Li em menos de 2 dias, com náuseas! Quanta monstruosidade, quanto sofrimento físico e emocional Vana passou! E honrou as vítimas do monstro caçando-o dia após dia, com parceiros fiéis, até conseguir mandá-lo para trás das grades, para o inferno... Mais do que uma biografia, uma história de uma mulher de muita fibra, e uma demonstração do que o desejo de fazer justiça com as próprias mãos pode fazer! Recomendo!!! Mas é bom eu avisar: tive vontade de vomitar, dor abdominal e muito nervoso lendo... Quem é mulher e mãe vai entender... Vana merece todo meu respeito e admiração pela mulher guerreira que é!!!! Mesmo convivendo com tanto sofrimento, nunca abaixou a cabeça!

Arca Literária 04/11/2015

leia resenha no link http://www.arcaliteraria.com.br/bem-vindo-ao-inferno/

site: http://www.arcaliteraria.com.br/bem-vindo-ao-inferno/

Viviane.Dias 15/01/2018

Resenha | Bem-Vindo ao Inferno - A história de Vana Lopes, vítima que caçou o médico estuprador Roger Abdelmassih
A leitura de hoje é uma não-ficção que conta pra nós, com riqueza de detalhes, o que viveu Vana Lopes, estuprada em 1993 pelo ex-médico especialista em reprodução humana, Roger Abdelmassih. Nessa obra entramos no universo em que essa mulher se viu submersa por mais de 20 anos, enquanto buscava ávidamente encontrar seu algoz e vê-lo atrás das grades.
Eu vi nessa obra um documentário, muito mais que uma simples história, pois tudo o que nele é contado acompanha documentos, conversas e anexos judiciais que fazem sua comprovação. Bem Vindo ao Inferno é muito mais que um relato da vida de alguém, ele é um exemplo de luta por justiça, por honra e por um tratamento digno à mulheres que sofrem abuso.

Vana Lopes é uma mulher que merece ser lida, não só por tudo o que viveu, mas principalmente por tudo o que lutou.
Se você quer conhecer uma mulher que lutou pra que a justiça fosse feita, precisa conhecer essa história. Eu dei de cara com esse livro em uma banca de promoção de uma livraria e indiquei pra uma amiga comprar, pois eu não podia mais colocar um livro novo na minha estante. Ela comprou, começou a ler e tudo o que ela me falava do livro rendeu meu desespero em voltar pra livraria e comprar todo o estoque que ainda havia lá na promoção. Sim, eu comprei 3 livros desse, um pra eu ler, um pra vocês, meus leitores lindos (o sorteio vai acontecer no instagram, então me segue lá @litegatura ), e outro pra eu presentear uma outra amiga.

Confesso que é um livro bem pesado, é difícil, sendo mulher, ler essa história e não se identificar. A Vana procurou o Abdelmassih em uma época delicada de sua vida, uma fase em que a gravidez era um sonho e ela não conseguia pelos meios naturais.

Então, em um dos procedimentos de inseminação, Vana acordou antes do tempo da anestesia e deu de cara com seu algoz tendo relações sexuais com seu corpo ainda inerte pelo efeito da medicação. Essa relação resultou em uma infecção generalizada que fez Vana ficar 40 dias internada em um hospital e perder completamente seu órgão reprodutor.

A partir daí, essa mulher perde tudo o que tem e apenas consegue manter em si o desejo de ver o monstro atrás das grades. Ela passa anos de sua vida tentando provar o que havia acontecido, sofrendo as consequências de ser uma mulher que se dizia abusada sexualmente e de seu agressor ser um homem influente, famoso e cheio de pessoas do meio artístico que o procuravam para os procedimentos de fertilização. Ela passou por muita coisa e nos conta todas elas em detalhes.

Depois de condenado, Abdelmassih foge com a esposa e desaparece. Então, Vana passou a investigar com afinco a vida do médico e de sua família pela internet, criou grupos e mais grupos de apoio em que as pessoas lhe enviavam pistas de onde ele poderia estar. Até que, 20 anos após a primeira denúncia de Vana contra o ex-médico, eles o encontram em outro país e o trazem de volta pro Brasil sob custódia.

Recomendo que vocês leiam e que pesquisem as entrevistas de Vana na internet, existem muitas, para que vocês vejam que exemplo, que pioneirismo teve essa mulher em falar de estupro e em buscar justiça em uma época em que as mulheres não tinham voz!

Foi uma leitura incrível pra mim e que me deu mais força ainda na crença de que as mulheres precisam se unir e se ajudar na busca pela igualdade e justiça!!

Fica minha dica dessa obra incrível e dessa mulher exemplo de luta e de persistência!

site: http://www.litegatura.com.br/2018/01/resenha-bem-vindo-ao-inferno-historia.html

Thuani.Cristina 21/09/2021

Recomendo a leitura
Mais do que uma biografia, uma história de uma mulher de muita fibra e coragem. Mesmo sendo cruel, vale a leitura.

Vanessa Aragao 24/01/2024

Esse livro é a prova viva da determinação e persistência de uma mulher que teve sua vida, sua integridade e principalmente seu psicológico destruído por um ser que jurou cuidar e salvar vidas. Leitura indispensável.