Ventos de quaresma

Ventos de quaresma Leonardo Padura

Resenhas - Ventos de Quaresma

Carolina 03/05/2020

Conde e o Jazz
Nesse segundo livro da série Estações Havana, Conde revela sua paixão pelo jazz, por Salinger e por uma ruiva e seu sax.

Literatura Policial 27/07/2015

Ventos de Quaresma, de Leonardo Padura
O detetive cubano Mario Conde é um personagem criado por Leonardo Padura, jornalista e escritor nascido em Havana, em 1955. Padura é o autor de uma série com esse policial, que inicialmente foi publicada no Brasil pela Companhia das Letras e que deve ser reeditada pela Boitempo Editorial, seu selo atual. Ele ainda é autor de “O Homem Que Amava os Cachorros”, romance (que não é policial) sobre Leon Trotski e seu assassino, o catalão Ramón Mercader, e esse talvez seja o livro de maior sucesso do autor no Brasil.

“Ventos de Quaresma” é o segundo romance policial da série, e foi originalmente publicado em 1994, pertencente a uma realidade cada vez mais distante dos ventos cubanos atuais. Aqui Conde deve descobrir quem matou uma jovem professora de química que leciona em uma escola de Havana, encontrada asfixiada no próprio apartamento ao lado de cigarros de maconha e álcool. Restam poucas pistas para os policiais, não há internet nem profundos recursos tecnológicos e ocorre que ninguém revela inconfidências sobre a vítima assim tão fácil. Isso dificulta o trabalho de Conde e do detetive Manolo, uma investigação tão complicada quanto a própria vida afetiva do detetive revela ser.

Mas quem é o detetive Mario Conde? Definindo em poucas palavras, é um homem galanteador, amante das mulheres e da vida noturna, beberrão e incrivelmente saudosista. Queria ter sido escritor, mas acabou virando policial. Tem um peixe chamado Rufino e uma vontade louca de achar uma alma gêmea. Os ventos de quaresma são também uma referência às mudanças que a vida operou na sua trajetória e dos amigos, uma lembrança das paixões que perdeu, dos caminhos que preferiu não seguir, das mulheres que deixou de amar. Quem sabe o que esses novos ventos trarão, senão tempos de renascimento?

É por isso que o livro é muito mais detetive e muito menos enigma, muito mais uma história que usa como desculpa o crime da professora para contar o que acontece na vida deste cubano que enxerga o mundo mudar diante de seus olhos, e que não vê os tempos e a juventude melhores que os do seu passado. Viver a solidão com Rufino, a nostalgia dos momentos, a fidelidade às amizades, a carência afetiva que praticamente toma conta do seu norte nos picos de fragilidade e as memórias da infância e suas simplicidades são a alma da história. E tem ainda as belas metáforas que Padura presenteia o leitor, nos transportando para a Havana dos anos 1990.

Leonardo Padura esteve no segundo semestre de 2015 no Brasil para promover seus livros (o literaturapolicial.com fez uma entrevista com ele na Feira do Livro de Canoas), e falou sobre a adaptação deste livro para o cinema. Se for bem adaptada, certamente será uma excelente versão para as telas e espero que chegue ao Brasil. Por enquanto, recomendo o livro!

site: http://literaturapolicial.com/2015/07/22/ventos-de-quaresma-de-leonardo-padura/
Zé Pedro 15/01/2017minha estante
Virou série na Netflix...

Literatura Policial 16/01/2017minha estante
Assisti semana passada! Bem interessante.

Márcia Naur 11/03/2017minha estante
Parabéns pela resenha.

Bruno T. 26/07/2017minha estante
"O homem que amava os cachorros" é, sem dúvida, a melhor obra de Padura. Mas os romances protagonizados por Mario Conde também são muito bons, assim como esta sua resenha.

Daniel263 17/12/2020

Uma primavera com Mario Conde
Publicado em: @curadorliterario

50° livro lido em 2020.

O 2º livro da série “Quatro estações” de Leonardo Padura. E é bem melhor que o 1º - e gostei mais do que do 3°, que vou reler agora.

Protagonizado pelo detetive Mário Conde, o livro é uma excelente sequência. Com “as cartas já dadas”, cada personagem tem um papel a cumprir e o entrosamento entre eles e Conde é sensacional!

Com a missão de solucionar um crime em sua antiga escola, o herói revela toda sua sagacidade como policial, bem como mais algumas razões de sua melancolia crônica.

E Padura é genial! A trama é toda bem amarrada. Difícil não devorar a série de uma vez só...

site: https://www.instagram.com/p/CCbOwX-jzMx/

Bruna.Patti 05/12/2017

Ventos de Quaresma
Resenha
Livro: Ventos de Quaresma (Primavera)
Autor: Leonardo Padura
Segundo livro da tetralogia Estações Havana, Ventos de Quaresma se passa na primavera do ano de 1989, ano da queda do muro de Berlim, evento que trouxe muitas mudanças para Cuba. Diante desse fato, acompanhamos mais uma das investigações do detetive Mário Conde, um saudosista e romântico policial, que queria ser escritor.
Nesse segundo volume, Conde precisa desvender o mistério do assassinato de uma professora de química de 24 anos do antigo colégio dele, La Víbora, ao mesmo tempo que investiga o tráfico de drogas crescente em Cuba. Em contrapartida , Conde vive um momento mágico em sua vida pessoal: se apaixona por uma engenheira química tocadora de saxofone, com quem imagina possuir no futuro uma vida, casar e ter filhos.
Assim como no primeiro livro, temos descrições muito detalhadas da história, o que nos faz estar quase presente em todo o enredo, nos envolve de maneira deliciosa. Acompanhamos o Vento de Quaresma, que traz um prelúdio de uma nova era em Cuba. Pelo país e o mundo estarem atravessando momentos de mudanças, Conde se mostra cada vez mais nostálgico e melancólico, lembrando sempre do passado, do que já aconteceu.
Podemos perceber uma Cuba diferente daquela que conhecemos, através dos livros de Padura: longe de um romance imparcial, conseguimos entender um pouco as contradições desse país que inspira tantos debates apaixonados. Não temos em nossa frente uma defesa acrítica do regime cubano de governo. Em seu lugar, observamos, através das descrições do cotidiano dos personagens, uma visão nada maniqueísta da vida em Cuba, com todas as suas alegrias e seus agrures, numa narrativa cada vez mais sórdida e comovente.

Link do meu blog abaixo:

site: http://abiologaqueamavalivros.blogspot.com.br/2017/12/ventos-de-quaresma.html