Fogo da Fúria

Fogo da Fúria T.A. Barron

Resenhas - Fogo da Fúria

Nilo10 09/04/2023

Fogo da fúria
De longe, o melhor livro até aqui.

Não que isso signifique que seja brilhante, mas é um livro menos infantil. Leitura é sempre fluida, mas tudo acontece muito rápido, como em todos os livros até aqui.

Uma das minhas críticas é que já foram três livros e o Merlin continua um mago fraco, aprendiz. Muito longe do tão famoso mago conhecido.

Vou para o próximo livro apenas por questões de finalizar a saga. Talvez para o público infantojuvenil funcione bem melhor.

Pedro 19/08/2015

Ótimo
Mais uma ótima continuação da saga de Merlin, o livro atende as expectativas e o único defeito é ter menos páginas que os anteriores :)

Fernando Lafaiete 30/06/2017

A Saga Merlin: Vale a pena a leitura?

Devo começar essa resenha sendo justo. Este livro é bem melhor do que o livro anterior (As sete canções), mas T. A. Barron ainda deixa a desejar e eu ainda continuo achando tanto o autor quanto a série medianos.

Fogo da Fúria é o terceiro livro de uma série composta (pelo menos até agora) por 12 livros. O primeiro arco intitulado "Os anos perdidos de Merlin" é composto por 5 livros e os demais livros são séries complementares. Porém, os 12 livros devem ser considerados uma única série que foi intitulada pelo autor como A Saga de Merlin.

T. A Barron tem por objetivo nos apresentar toda a infância e juventude do famoso mago Merlin até o momento que ele conhece e vira mentor do Rei Artur.

O problema é que esta série tem sérios problemas que prejudicam totalmente o desenvolvimento dos livros. O primeiro deles é a escrita do autor, que é muito pobre. Os diálogos são ruins e infantilizados, o que evidencia demais toda a pobreza e talvez inexperiência da escrita de Barron.

O segundo problema é a construção de personagens que deixa muito a desejar. O desenvolvimento tanto do protagonista quanto dos personagens secundários é extremamente precário. O autor nos apresenta um personagem novo em um capítulo de 5 páginas e no capítulo seguinte assassina o mesmo personagem. Fica evidente que o autor tenta criar uma emoção na cena e fazer com que o leitor sinta a tristeza do protagonista diante de tal situação. Mas eu não sei vocês... eu dificilmente crio uma conexão com um personagem em apenas 5 páginas. Portanto, ele morrer ou não no capítulo seguinte, não fará a miníma diferença pra mim. Para que eu crie um elo com qualquer personagem em tão poucas páginas, o escritor precisa ser um mestre, o que infelizmente não é o caso de T. A. Barron.

O terceiro motivo é a construção de mundo. A história se passa em Fincarya, uma ilha mágica, onde vivem diversos tipos de seres. Mas a descrição e apresentação dos locais desta ilha são tão mal desenvolvidos e entregues ao leitor, que fica difícil imergir no livro e achar esta ilha tão mágica e fantástica como o autor deseja.

Eu não desejo e nem espero que Barron tenha um nível de descrição como a do Tolkien; até porque não gosto das descrições exageradas do famigerado criador da Terra Média. Sou apaixonado por Senhor dos anéis, mas acho que muitas descrições dos livros são cansativas e desnecessárias. Por este motivo, fico feliz de não encontrar este tipo de descrições nesta série. Mas também não fico feliz quando o autor tem um excelente mundo nas mãos e o entrega de maneira rasa. As descrições que encontramos são breves demais e o escritor não consegue transparecer em sua escrita a magnitude desta ilha.

O quarto motivo é a estrutura dos livros. Todos os livros se iniciam com um problema que é solucionado no mesmo volume. Não existem ganchos de um volume para o outro. Eu gosto de terminar um livro com vontade de pegar o próximo imediatamente. Isto não acontece com esta série, o que me deixa bastante desanimado.

E o quinto e último problema que irei apresentar é o personagem principal. Eu ainda não consigo acreditar que o garotinho apresentado até agora realmente é o lendário mago Merlin. Entendo que ele ainda está aprendendo a controlar seus problemas; mas o autor enrola demais e na minha opinião, já está mais do que na hora do personagem dominar logo seus poderes para que a estória passe a ficar mais interessante e dinâmica. O fato dele toda hora achar que não é capaz de fazer algo, além de a todo momento ser enganado por alguém, já deu o que tinha que dar.

O que se salva neste livro é um capítulo específico em que Merlin conhece dois personagens que possuem o domínio de uma magia bem interessante. Este é o único capítulo em que os diálogos são bacanas e bem construídos.

A última batalha do livro também é bacana. Não chega a ser excelente (está bem longe disso), mas chega a ser um pouco mais que mediana.

Sei que disse que o quinto era o último problema que iria apresentar; mas não posso esquecer de mencionar os vilões, que são péssimos e porcamente trabalhados.

Se ainda não ficou claro, então irei falar sem meias palavras. Esta série é mediana/ruim e não vale o tempo investido. Portanto, como a vida é curta, eu super os aconselho a não perderem tempo (como eu) lendo a mesma. Embarquem em outros livros e sejam felizes. Pois investir na Saga de Merlin não é só perda de tempo como é garantia (acredito eu) de estresse e decepção!
JonLiberato 18/02/2018minha estante
Amigo, só foi lançado 3 volumes do livro fisicamente certo? Sabe me dizer quando será lançado os dois restante que fecha o ciclo principal? Ou se também será lançado os outros 7 que completa os 12?

Fernando Lafaiete 18/02/2018minha estante
Então Jon, quando descobri que eram 12 livros entrei em contato com a editora (quando ainda tinha interesse de terminar esta série) para saber se todos os livros seriam lançados por aqui. A resposta que recebi foi: "Os livros lançados não tiveram a visibilidade desejada. Ou cancelaremos os lançamentos físicos e terminaremos lançando apenas os e-books ou desistiremos da série." Depois disso não fui mais atrás de informações porque abandonei de vez a série. Mas tudo indica que não serão lançados... Vai saber!! Uma pena pra começou a ler e gostou. :/

JonLiberato 25/02/2018minha estante
Poxa vida, que pena! Eu amei a série! :(

Fernando Lafaiete 26/02/2018minha estante
Então Jon... Se você souber inglês, lhe aconselho a dar continuidade na leitura lendo no original. :)

J. K. Martins 01/01/2020

2020 com o Merlin
Calhou de iniciar o ano com o término do terceiro volume sobre a infância de Merlin.
Nesse volume Merlin já passou pelo processo de aprendizagem do segundo volume, mas agora precisa enfrentar o medo de estar sem os poderes - que ainda estão crescendo em seu interior juvenil.
A sombra de Rhita continua a perseguí-lo, porém Merlin precisa enfrentar seus próprios receios antes de se preocupar com o vilão.

Eron 04/01/2022

Fogo da fúria é de longe o melhor o livro da saga de Merlin. Desta vez, Merlin viaja a maior parte do tempo longe de Rhia e conhece novos companheiros, Hallia e Eremon, que também são seres mágicos e ajudarão Merlin.

Mesmo avançando rapidamente no domínio da magia, um golpe inesperado faz com que "perca" seus poderes e por este motivo que os perigoso agora enfrentados parecem muito mais reais e que te deixam realmente em dúvida de como ele sairá dessa.

Neste livro ainda há, na minha opinião, um dos capítulos mais emocionante, a escrita consegue passar a emoção do momento e deixa o momento bem bonito.

De maneira geral, mesmo menor que os anteriores, a história tem muito mais profundidade e pontos interessantes até agora.

Jefe 26/05/2023

3 livro da saga do jovem Merlin apresentou novos e interessantes personagens. Merlin teve novos companheiros para sua aventura e muito legal a forma como termina a "batalha final".