O assassinato de Margaret Thatcher

O assassinato de Margaret Thatcher Hilary Mantel

Resenhas - O Assassinato de Margaret Thatcher

Lau 05/11/2020

Não gostei desses contos. Eu tinha uma expectativa melhor, mas os finais não surpreendem.

Bruno Malini 19/06/2022

Decepcionado
Uma pena, uma decepção. Esperava muito após ter lido Wolf Hall e O livro de Henrique. Infelizmente não me envolvi com nenhum dos contos dessa coletânea. É o mal dos livros com muitos elogios na capa.

fev 23/03/2021

Livros, especialmente de contos, não necessariamente precisam ter uma grande reviravolta para construir boas histórias. Nós, como leitores, precisamos compreender isso. Talvez procurando entender como é construído uma narrativa, personagens e outros pontos para não focar somente no ponto de virada do enredo.

Dito isto, acredito que esse é o caso de O assassinato de Margaret Thatcher. Os contos, em sua maioria, não possuem reviravoltas. O foco fica no enredo e na construção de personagens. Isso traz uma experiência nova. Nem sempre o conto é bom, mas costuma ser bem interessante.

Eu não achei o livro incrível, mas curti a escrita e a profundidade de alguns enredos.

Os meus contos preferidos foram:

Desculpe incomodar;
Vírgula;
Férias de inverno;
O coração para sem aviso;
O assassinato de Margaret Thatcher;
A escola de inglês.

Fêh Zenatto 09/08/2015

Resenha por Fêh Zenatto - Blog CoisaeTal
ASPECTOS FÍSICOS
A capa do livro fez meus olhinhos brilharem na mesma hora em que a vi primeira vez. Acho o trabalho da capa incrível porque é super instigante e desperta na hora a curiosidade do autor e, ao mesmo tempo, também gosto da harmonia da imagem com as fontes.
O interior do livro não tem maiores detalhes. O estilo e o tamanho da fonte são agradáveis assim como margens e espaçamento.

HISTÓRIA
O livro contém 9 contos já publicados anteriormente da escritora (que eu, até então, não conhecia) e 1 inédito, o qual nomeia a obra. Todos os contos, por mais diferente que sejam em suas temáticas, são permeados por um clima de suspense e muita sinceridade sobre fatos cotidianos e nem tão cotidianos, podendo trazer no pacote uma sensação de choque.
Durante o livro, são abordados assuntos como casamento, traição, morte súbita, assassinato planejado, assassinado imaginado e diferenças de classe.

OPINIÃO
Fiquei realmente surpresa de um modo bom com as crônicas de Hilary Mantel. Em 208 páginas, são apresentados 10 contos que podem parecer longos para o gênero mas que fluem veloz e naturalmente; na minha opinião, por dois motivos: as histórias surpreendentes (daquele tipo que não sabemos o que esperar no parágrafo seguinte) e a forma de escrita indireta da autora (que não faz questão de deixar as coisas perfeitamente claras e, com isso, permite que imaginemos parte da história).
Sempre que me perguntam qual o meu gênero preferido de livros, penso em suspense. Mas, ao parar para pensar, vejo que são poucos os livros de suspense que li que realmente estão na minha lista de preferidos. Contudo, acredito que isso se deva ao fato de que é muito difícil escrever um suspense que realmente consiga prender o leitor e deixá-lo tenso. Felizmente, O Assassinato de Margaret Thatcher conseguiu me deixar com aquela sensação de agonia gostosa do suspense clássico e, ao terminar o livro, fiquei morrendo de vontade de ler um livro inteiro da autora pra que essa sensação se prolongasse ainda mais.
Aliás, se puder destacar um ponto negativo - que, ao final, é positivo - é esse: os contos são tão envolventes que, mesmo em poucas páginas, é possível entrar na história e é decepcionante que ela termine tão cedo.
Os meus contos preferidos foram: Vírgula, O QT Longo, Férias de Inverno e O Assassinato de Margaret Thatcher: 6 de agosto de 1983.

site: http://www.blogcoisaetal.com/2015/08/assassinatodemargaretthatcher.html#.Vcd2VnFViko

beatrizkevelly 17/11/2022

Contos de 10 toneladas
quando ganhei esse livro eu não sabia e não imaginava que era um livro de contos até, enfim, começar a lê-lo.

são contos que abordam diversas temáticas, como anorexia, assassinato, estupro, machismo, traição, etc...

o conto que dá nome ao livro foi o menos pesado para mim, mas o último me destruiu. Hilary foi incrível em cada página dessa obra.

Edu Ribeiro 04/08/2015

Achei chato...
A autora possui um maneira bem interessante de escrever, mas não é boa de estória. Em resumo, é um livro de conto bem escrito e com qualidade técnica, mas que carece de bons enredos. Seria perfeito se um bom contador de estórias passasse suas idéias para que Hilary Mantel as colocasse em palavras.

Nathalie.Murcia 21/01/2021

Contos pungentes
Onze contos compõem o livro, sendo "O Assassinato de Margaret Thatcher", um deles. Apesar de muito diferentes entre si, a questão migratória, abismo social, casamento, e família, constituem a temática subjacente deles.

Gostei da forma da escrita, direta e cortante. Desfechos imprevisíveis e pungentes, com pitadas de violência.

"Férias de Inverno", "Delitos Contra a Pessoa", "O Coração Para Sem Aviso", " O Assassinato de Margaret Thatcher", e "Escola de Inglês" foram os meus preferidos.

Ótima pedida para quem gosta de contos.

Rosy Sales 15/06/2021

Eu não sei se entendi bem a proposta desse livro mas fiz o possível para q isso acontecesse
Mas de tudo oq li eu só gostei da última história, pra mim foi a única q fez sentido

bearaujotriz 11/01/2022

Fraco demais
Sinceramente o livro mais fraco que li em toda a minha vida.
Não segue narrativa linear, e mal consegue se estabelecer em uma visão sem usar de elementos de outras histórias literárias. Sua construção é baseada em achismo, crendo que o leitor verá tudo que está sendo dito ali por mais inimaginável que seja, o autor deseja implicar a ideia de que é possível, tudo é possível.
A ideia de se criar vários contos da mesma história foi interessante nos dois primeiros capítulos, e é como se o resto estivesse desconstruindo toda uma narrativa (mesmo que fraca) presente naquele momento. Me vi forçando às folhas finais. É triste.
A imagem da capa compra uma história que não se conta em momento nenhum em nenhum conto, é um emaranhado de ideias jogadas num livro longo e desgastante.
Desgastante define.

Laryssa Barros 25/09/2022

Bom!
Esse foi meu primeiro contato com a autora e embora eu esperasse mais, fiquei satisfeita com a leitura. Os contos tem temas diversos, mas confesso que em alguns deles eu fiquei perdida, me perguntando se estava faltando algumas páginas, não me entenda mal, eu sei que os contos geralmente tem finais abruptos, mas no caso desse livro, o que você não entende é a motivação para ela escrever aquela estória em questão pois você não consegue enxergar nada de relevante. Contudo, tem alguns contos bons nesse livro e eles são, na minha opinião: desculpe incomodar, o QT longo, férias de inverno, a escola de inglês.

Van_woods 18/02/2020

null
Visceral, ácido. Um tapa na cara de nossa hipocrisia cotidiana.

Jully37 09/08/2023

Como saberei que é você?
Comprei o livro somente pela capa e nem a sinopse eu li, mas as histórias contadas nele me chamaram atenção e me surpreendeu.
O livro se baseia em acontecimentos traumáticos que podem acontecer com qualquer um, do menos assustador ao mais assustador, além de trazer relatos de insatisfação com o governo de Margaret.

Ariadne.Lucas 23/09/2017

O assassinato de Margaret Thatcher e outras histórias
O livro tem uma capa instigadora e design curioso.
É composto de 11 contos de fácil leitura, boa escrita e um suspense gostoso que te faz ler até perder a hora.
Os contos que mais gostei foram Desculpe Incomodar e Delitos contra a pessoa.

Isis 30/09/2021

Quando comecei o livro eu só via capa e o titulo, o que me chamou a atenção então mergulhei de cabeça sem querer saber de nada.
Mas quando acabei o livro um grande ponto de interrogação ficou plantado ali, eu não tinha respostas, eu não tinha nada.
É um livro de contos, ou seja, sai daquilo que eu estava acostumada a ler, não sei se por isso ou se foi por algum outro motivo, o livro em si não me marcou, eu sempre li esperando por mais. Talvez se eu tivesse preparada para os contos, minha visão fosse outra.

emy sp 23/09/2022

O ASSASSINATO DE MARGARET TATCHER
Este livro apresenta 11 coletânea de histórias que Hilary Mantel escreveu. Algumas histórias prenderam a minha atenção, outras me deixaram confusa com o contexto. Esse livro é bom para quem gosta de algo leve com uma pitada de suspense, assuntos "polêmicos".

"É só o que os fortes pregam aos fracos: nunca se ouve o outro lado;os fortes nunca baixam suas armas - O Assassinato de Margaret Thatcher: 6 de agosto de 1983"