A Menina que Contava Histórias

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Larissa.Giorgetti 28/05/2022

Perfeito como sempre
Como tudo que Jodi escreve ele é maravilhoso e diferente, nos faz pensar nos dois lados da moeda.
Nunca tinha lido um livro em que o nazista narra em primeira pessoa e expõe o quanto eles são cruéis. Josef, ou Reinner foi soldado da SS que atuou em Auschwitz e conta seu lado, mas não se fazendo de vítima e sim contando o que foi de fato, um soldado cruel, que matou judeus e não se arrepende por isso
Temos Sage uma judia atéia, que foi "escolhida" para o desabafo de um ser humano que pra mim foi a escória da sociedade. Cabe a ela decidir se perdoa ou não os atos dele e o ajude em um suicídio assistido. Mas as coisas mudam quando Sage descobre que sua avó é uma sobrevivente do holocausto que teve contato direto com esse verme e passou por muita coisa em sua mão.
Esse livro é perfeito, temos primeira parte no presente e a segunda parte dos dias que Minka passou em Auschwits, meu tipo de livro favorito onde temos presente e passado juntos.
O final tem meio que um plot, porém um mínima dica imperceptível no meio me fez adivinhar qual seria esse plot, mas mesmo assim quando aconteceu não deixou de me abalar
Terminei com vontade de voltar tudo outra vez só pra ler a força de Minka que pra mim é uma das melhores personagens que já li.

Malu 21/04/2022

Surpresa
Apesar de ler um livro extenso, a história prende muitos e as reviravoltas me pegou de supresa (apesar que eu podia ter adivinhado ?)
A nota é pelo simples fato de não ter me dado mais sobre o casal que passei o livro inteiro torcendo, como cada um falou do outro imaginei que teria um romance no livro poxa. Só queria saber se ficaram juntos ?

André Marques 13/01/2022

Livro forte e intenso, como um bom expresso em uma padaria cheirando a pão fresco
Esse livro não é só sobre o Holocausto e suas feridas que ainda ardem. É sobre vários temas que se sobrepõem em uma narrativa as vezes surpreendentes, as vezes densas e sofridas demais. Como acabei de ler, ainda estou mastigando e sentindo os sabores doces e amargos da história. Recomendo e muito, virou um dos meus favoritos.

Miry 14/11/2021

Essa história é tensa demais
Todo mundo sabe o quanto o holocausto foi um evento tenebroso na história do mundo. Mas é se você descobrisse que a sua avó era uma sobrevivente do campo de concentração é um velhinho simpático e gentil na verdade era um comandante da SS, responsável pelo sofrimento da sua avó?

A Sage tinha uma decisão difícil pra fazer durante o livro inteiro. E a autora mostra que o que é certo e errado às vezes não estão muito claros. Pode ser que você veja as coisas numa escala gradual de cinza.

Mas eu gostei do nível de imersão que a autora proporciona. Especialmente no passado quando acompanhávamos as amigas no dia a dia do campo de concentração.

Joi Coimbra 13/10/2021

Incrível e Sensível
?Perdoar não é algo que se faça pelo outro.
É algo que se faz para si mesmo.?

De todos os livros lidos da Jodi, não tenho dúvida que este é o meu favorito. O contexto histórico, o assunto abordado, as reflexões, as questões morais, tudo torna esse livro incrível e de uma sensibilidade grandiosa.

Durante a leitura, tive vários momentos de incômodo, me colocando no lugar da avó, da neta, pensando em como agir, o que fazer. O tanto de dificuldade enfrentado nesse período tão difícil na história.
Não imaginei um fim, e o que foi apresentado eu achei válido por tudo que vinha se desenvolvendo. Lógico que esperava algo bom, mas isso estava longe de acontecer.

As descrições muito comum nos livros da Jodi, aqui não me incomodaram, aliás, reforçaram e amarram o quanto o detalhe é importante, o detalhe de no luto você não esquecer pequenos sabores, lembrança da pessoa amada, tudo isso reforçando o medo do esquecimento com o passar dos anos. Achei fluída, me prendeu muito.

A parte narrada pela Minka, foi a mais difícil e a que mais tocou na leitura.

É daqueles livros que você termina, e fica por tempos reflexiva. Assim estou. Apenas leiam, vale muito a leitura.

Lilian.Ladeira 06/10/2021

Uma viagem histórica
Este com certeza é o melhor livro de Jodi que li até o momento.
Jodi faz um relato muito chocante e muito sensivel ao mesmo tempo sobre todos os horrores do holocausto.
A descoberta de que aquilo que nos causa dor pode ser apenas um grão de areia perto do que muitos passaram.
Uma pesquisa histórica incrível e uma certeza de que, independente da escolha de Sage, não há como terminar bem.
Dos meus favoritos sem duvidas.

Renata 18/09/2021

Que livro incrível. Eu virei uma fã da Jodi, sua escrita e a maneira com que ela trata temas tão profundos.

A menina que contava histórias é, como outros livros da autora, cheio de questões morais e complexas. Ele nos leva aos acontecimentos do holocausto e aborda o perdão, a perda e o amor.

Como disse minha tia, que me fez essa indicação, vale muito a pena a leitura!

Thalita.Romolu 15/09/2021

O livro começa com uma jovem solitária, que se exclui da vida social por vergonha de sua cicatriz no rosto. Trabalha de padeira durante a madrugada e dorme durante o dia. Frequenta um grupo de luto.
Até aí achava que seria um romance... Mas derrepente começa a história sobre a família, sobre amizade e sobre o passado.
Livros sobre a Segunda Guerra Mundial sempre me chocam, me emocionam e me revoltam. Com esse não foi diferente.
Muito boa a leitura e muito reflexiva em diversos aspectos.

Carol 09/09/2021

Um livro emocionante
Tenho esse livro no kindle a algum tempo, e acredito que tenha sido uma recomendação da Pam Gonçalves, embora minha memória seja péssima. Acontece que por esse motivo eu esqueci sobre o que se tratava o livro, guardei somente a curiosidade para ler.
Quando comecei, achei o livro massante, a mudança entre as várias narrativas em primeira pessoa da história e uma outra história de ficção me deixaram muito confusa a princípio. Sage não é uma personagem carismática logo de cara, mas isso tem a ver com as características da personagem. O livro só começou a acontecer pra mim lá pelos 20% e que bom que eu não desisti! São tantas reviravoltas sutis, até o último momento, e o modo como a autora retratou um momento histórico real, cruel e triste tão claramente, que esse livro me emocionou e cativou.

Leandra 20/07/2021

A menina que contava história!
Esse livro é muito forte, fala sobre o holocausto meu Deus que tristeza ler esse tipo de história e saber que realmente aconteceu é uma ficção mas sabemos q é baseado em algo q aconteceu, fiquei com um sentimento estranho depois q terminei, e esse final sem comentários!

Laura Lima 09/04/2021

Comprei este livro com muito expectativa sobre a história, e agora, depois de terminá-lo, posso afirmar que toda a expectativa criada foi superada. Que livro maravilhoso!
Me prendeu do início ao fim, me trouxe diversos sentimentos e reações a cada capítulo lido. Com certeza é mais um livro que entrou para a minha lista de favoritos.
A recomendação é certa!

Sol 08/04/2021

Não sabia muito bem sobre o que era o livro e tive uma ótima surpresa.
Tem tristeza, muito material para reflexão, tem uma pitada de romance e tem plot twist.
Acho que saber pouco sobre a história faz a experiência ser mais surpreendente.

07/04/2021

Mais um favorito pra conta
Jodi saiba que você destruiu meu coração com esta história. Segundo livro lido desta autora e segundo favoritado, será que temos um padrão aí. Por favor, leiam está história. Não foi nada do que eu esperava e foi exatamente do que eu precisava.

Flavinhat18 04/04/2021

Um livro profundo e questões complexas
Comecei essa leitura graças a uma série de coincidências, o que torna tudo mais especial pra mim. Esse livro entrou pra lista dos meus favoritos da VIDA.

O começo é lento, o que não me incomoda. Conta com uma padeira, nos dias atuais, que se esconde das pessoas a qualquer custo, que tem uma questão complexa com sua aparência. Certo dia, um cliente da padaria, um senhorzinho, a surpreende com um pedido bizarro.
A partir daí é só sofrimento, chorei até minhas lágrimas secarem. É narrada a história do holocausto pelo ponto de vista de uma sobrevivente e de um nazista. E sim, é terrível.

Mas o que mais me surpreendeu em tudo isso, foi a questão mais "filosófica" que esse livro aborda. O perdão.

Enfim, mexeu demais comigo e achei incrível. E o plot final me deixou de boca aberta ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5