A Menina que Contava Histórias

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Fabi | @almadeanaibaf 01/03/2024

Doloroso
Jodi é uma autora que não cansa de me surpreender. Ela gosta de causar desconforto em seus leitores traçando uma tênue linha entre bem x mal, vilão x mocinho; gerando empatia, onde menos imaginamos que possa surgir.

Nesse relato doloroso sobre a Segunda Guerra, contamos com o ponto de vista de um soldado da SS. É estranho "ouvir" o outro lado, entender algumas coisas. Embora nada justifique as atrocidades daquela época, foi enriquecedor para a trama conhecer este lado da história.

Neste livro, contamos ainda com uma história dentro da história; particularmente, não me agradou tanto, mas fez todo sentido para a narrativa.

A parte narrada pela Minka foi a que mais me comoveu e envolveu. O final me deixou chocada! E, como sempre, saio encantada com mais uma obra dessa autora incrível!!!

Liliane 22/02/2024

Mesmo sendo um livro de ficção, O enredo deste livro trás uma emoção ímpar com relação a alguns fatos dolorosos sobre holocausto e a violência sofrida antes, durante e após a guerra.
Através dos personagens cativantes, o leitor sofre, aprende, cria expectativas e se surpreende com essa narrativa magnífica.
Com um plot surpreendente, é normal ficar preso às quase 500 páginas, praticamente do início ao fim da leitura.
Magnífico! Super recomendo!

sinara.barrosdelima 05/01/2024

História maravilhosa!
Uma história que começa devagar, sem grandes pretensões e que aos poucos vai se tornando intensa, difícil, vai mexendo com muitas emoções do leitor. Adorei a forma como a autora amarra as histórias de cada personagem e a realidade que ela descreve sobre o holocausto. Um livro para se emocionar, refletir, questionar sobre o bem e o mal,sobre ética e sobre o sofrimento humano. Maravilhoso!
Mais uma vez a Jodi não me decepcionou?

Stefany 07/01/2024minha estante
Pois é... E por ela passar o livro todo dizendo que não e acabar fazendo o que fez no fim ?

Rafaela 31/12/2023

A menina que contava histórias
Um livro para quem já leu e gosta de livros que falam da segunda Guerra e do holocausto.

Um livro muito rico em detalhes e contado nas versões de um investigador, da protagonista neta de uma sobrevivente do holocausto, de um soldado da SS e de uma judia sobrevivente.

Relatos muito fortes, embora seja ficção a escritora se baseou em alguns depoimentos de histórias reais, o que fez a história ser bem construída.

gisela.borges.1 31/12/2023

Amei. É um livro com começo, meio e fim. Fala sobre a ambiguidade do ser humano quando se vê em situações que arriscam a sobrevivência
Mostra várias perspectivas duma mesma história sem heróis ou vilões

Pêpe 30/12/2023

Maravilhoso
Eu adoro os livros da Jodi Picoult, e esse não me decepcionou, é maravilhoso.
Sage trabalha em uma padaria a noite inteira fazendo pães e doces para ser servido o outro dia, mas também é uma forma de fugir da realidade, da solidão.Namora um homem casado, que só o vê de vez em quando.
Mas Sage vai arrumar um amigo, um senhor que participa de um grupo de luto, que frequentará a padaria.
Josef Weber tem um passado horrível, ele foi membro SS na Alemanha nazista, então confiando na amizade de Sage, e contando seu segredo, pede a Sage que o ajude a acabar com a sua vida
Então Sage liga para a polícia e o denuncia, mesmo não tendo certeza como agir, pois jamais pensou em tirar a vida de alguém.
Para ganhar tempo, Sage procura a avó, pois sabe que ela é uma sobrevivente do Holocausto.
Mesmo que concorde com o pedido de Josef, Sage sabe que implicará tanto em repercussão moral e legais.
A história é longa, pois a avó de Sage conta com detalhes sobre sua passagem pelos campos de concentração e como sobreviveu, e inclusive que Josef era um dos carrascos da época.
Eu não imaginava que teria no meio da história sobre a segunda guerra, e fiquei surpresa.
É muito bom, a Jodi escreve muito bem eu adoro suas histórias e essa foi muito emocionante.
Eu recomendo

Adriana854 09/10/2023

Apaixonante
Apaixonada por esse livro! Mas um achado no Kindle Unlimited

Mais uma excelente opção para o assinantes do Kindle Unlimited. Que livro maravilhoso!

TÍTULO: A Menina Que Contava Histórias

TRADUÇÃO: Cecilia Camargo Bartalotti

AUTORA: Jodi Picoult

EDITORA: Verus

SINOPSE: Neste romance, Jodi Picoult examina com elegância até onde estamos dispostos a ir para proteger nossa família e impedir o passado de governar o futuro. Sage Singer trabalha a noite toda, preparando pães e doces para o dia seguinte e tentando escapar de uma realidade de solidão, lembranças ruins e da sombra da morte de sua mãe. Quando Josef Weber, um idoso que participa do grupo de luto de Sage, passa a frequentar a padaria, eles começam uma amizade improvável. Apesar de suas diferenças, ambos enxergam um no outro as cicatrizes ocultas que as demais pessoas não veem. Tudo muda no dia em que Josef confessa um segredo vergonhoso e há muito enterrado ? ele foi membro da SS na Alemanha nazista ? e pede a Sage um favor impensável: que ela o ajude a morrer. O que ele não sabe é que a avó de Sage é uma sobrevivente do Holocausto... ou será que sabe? Se Sage concordar em fazer o que Josef pediu, enfrentará não apenas repercussões morais, mas talvez também legais. Com a integridade de seu amigo mais próximo manchada, ela começa a questionar suas suposições e expectativas sobre a vida e a própria família.

Ronan 12/09/2023

Esse foi um livro bem morno, tem umas surpresas, algumas coisas que eu não esperava encontrar nessa leitura, mas no fim é okzinho...

😕 😕 😕

Nicolly 30/03/2023

Que livro maravilhoso, que escrita maravilhosa!
Devorei o livro e já quero ler os outros da autora. Escrita sem enrolação e que te prende. Me peguei várias vezes querendo um tempinho para continuar a leitura.

Adorei acompanhar Sage e Minka nessa jornada.

Mona 17/12/2022

Pra fazer você pensar...
O livro conta a história da Sage. Ela trabalha durante a noite fazendo pães e doces para o dia seguinte e tentando escapar de uma realidade de solidão, lembranças ruins e da sombra da morte de sua mãe. Um dia Josef Weber, um idoso que participa do grupo de luto de Sage passa a frequentar a padaria, eles começam uma amizade improvável. Apesar de suas diferenças, ambos enxergam um no outro as cicatrizes ocultas que as demais pessoas não veem. Tudo muda no dia em que Josef confessa um segredo vergonhoso e há muito enterrado — ele foi membro da SS na Alemanha nazista — e pede a Sage um favor impensável: que ela o ajude a morrer. O que ele não sabe é que a avó de Sage é uma sobrevivente do Holocausto.
Comecei esse livro sem saber do que se tratava. Estava disponível no Kindle Unlimited e ja tinha ouvido falar que a escrita da @jodipicoult era incrível então peguei pra ler. E que surpresa! Li 700 páginas em dois dias, não conseguia largar a história, queria saber o que ia acontecer, queria saber como tudo ia terminar: A Sage ia mesmo matar o Josef? Ela ia chamar a polícia? Ela iria contar isso pra alguém?
Não é uma história fácil de ler, os horrores do holocausto narrados embrulham o estômago e afloram os sentimentos de injustiça durante a leitura. O livro te faz parar pra pensar como que quase de um dia para o outro as coisas mudaram tão rápido e por conta de um ódio completamente infundado pessoas simplesmente se viraram contra outras com a desculpa de que determinadas pessoas valiam menos e por isso não deveriam ter direito a nada (isso lembra algum governo atual por ai???👀). Apesar disso, Jodi consegue amarrar muito bem as três narrações de diferentes personagens e te faz querer sempre mais.
Recomendo demais a leitura e pretendo seguir lendo outras coisas da autora.

site: https://www.instagram.com/p/Cj-gYzNLCSc/?utm_source=ig_web_copy_link

Katharina 26/10/2022

"Nesse romance, Jodi Picout examina com elegância até onde estamos dispostos a ir para proteger nossa família e impedir o passado de governar o futuro

Ale Lima 14/10/2022

Não decepciona!
Essa é a terceira obra que leio dessa autora com satisfação garantida. Com temas fortes que misturam ficção e momentos históricos, leituras como essa trazem a tona um verdadeiro deleite de sentimentos e sempre acho que saio diferente depois de me permitir tais experiências. Nesse livro, temos como ponto de partida o auxílio ao suicídio de um idoso por parte de uma jovem que tem dificuldade social e que convive com a solidão, nutrida por uma deformidade facial procedente de um acidente automobilístico e o luto pela mãe. A razão para o pedido de morte é a culpa que permeia o ancião por ter pertencido ao exército alemão e consequente, seu serviço prestado em um campo de concentração nazista. Com um plot twist comovente e créditos de uma vasta pesquisa realizada para criação da história, a leitura tornou-se mais um livro favoritado esse ano.

Limoraiis 25/08/2022

Livro maravilhoso, superou todas as minhas expectativas, nunca tinha lido nada da Jodi a escrita dela me surpreendeu, e um livro muito pesado, a escrita te imerge na história, o que os Judeus passaram no Holocausto, um livro muito descritivo.

montegromery 04/07/2022

um dilema moral
Um livro pesado e denso, mas com uma escrita boa que te imerge na história. Vale a pena a leitura pela reflexão trazida.

No início pensei em desistir dele, a personagem principal me irritou muito. Após algumas páginas somos apresentados a um velhinho gente boa que se revela nazista e pede para a nossa mocinha (ou vilã?) matá-lo -um adendo importante: a avó dela é judia que sobreviveu ao holocausto. A história fica cada vez mais interessante à medida que a história é narrada pela Minka e pelo Josef. A todo momento lembrei de Hannah Arendt e da Banalidade do Mal.

As estrelas tiradas foram pelos capítulos narrados pela Sage e pelo Leo, realmente não gostei dos personagens

1 | 2 | 3 | 4 | 5