Caçada às Cegas

Caçada às Cegas Lee Child

Resenhas - Caçada às Cegas

Francisco 04/01/2023

Jack Reacher: andarilho e investigador
Jack Reacher é um ex-major do Exército famoso e condecorado por seus muitos feitos em serviço militar. No entanto, agora leva uma vida de andarilho por todo o país por não desejar estar apenas em um local, o próprio autor o descreve como "hotéis, pousadas e hospedarias são sua casa...".

A principal característica de Reacher é seu senso por justiça que muitas vezes o obriga a enfrentar situações perigosas em combates contra criminosos. Então, quando o FBI tenta capturar um assassino de ex-militares envolvidas em casos de abuso sexual, Reacher é convocado a ajuda-los. Todas as vítimas são deixadas em uma banheira de tinta verde oliva e sem sinais que permitam a a descoberta das causas da morte.

Resolvi ler esse livro após assistir a um podcast em que Stephen King e Lee Child participam juntos e não me arrependi. Além disso, já havia assistido às duas adaptações para o cinema em que Cruise é Reacher. Posso dizer que é um livro de suspense de alta categoria, com muitq ação, suspense e alguns toques de romance. Mas o que mais torna a história toda muito boa é que o senso dedutivo de Reacher não é "tão ficcional" como o de Holmes ou Poirot. Em tudo há um toque de realidade. Recomendo sem hesitação alguma e mal posso esperar para ler os outros vinte e cinco livros da série.

otxjunior 12/10/2021

Caçada às Cegas, Lee Child
Pelo histórico, eu confiei em Lee Child. Mas nem ele resolveria o problema complicadíssimo que propôs aqui, de maneira ambiciosa quase passando o limite do ridículo, satisfatoriamente. A saber, como matar uma série de mulheres, todas de passado do serviço militar, sem deixar nenhum vestígio. O bizarro e elaborado modus operandi é uma dificuldade à parte, que representaria algum desafio para alguém mais capacitado que a inepta e obtusa equipe do FBI responsável pelo caso. E Jack Reacher não tem escrúpulos em zombar de seus métodos, especialmente de uma agente em especial, que não por acaso é mulher, e ainda por cima, feia. Qualquer semelhança com James Bond não é mera coincidência. Mas o politicamente incorreto é menos perdoável para os leitores do século XXI.
A caçada às cegas do título se dá em sua maior parte em círculos e em ritmo lento, quase a induzir hipnose. As voltas que Reacher dá nas autoridades que acham que o têm sob controle e até a subtrama de extorsão, levando mais à ação habitual, envolvendo gangues de imigrantes em Nova York, divertem muito mais que o caso principal, de aspectos clássicos incompatíveis com o herói errante e justiceiro. Reacher não é um detetive, apesar das diversas referências a Sherlock Holmes. Além disso, por motivos óbvios, ele não está realmente investido e isso reflete na dinâmica da leitura.
Por um lado mais pessoal, seu espartanismo ainda é presente e fonte inesgotável de humor na série. Aliás, não lembro de outro romance da série, ou qualquer um realmente, com tantas milhas percorridas. Reacher basicamente não sai de um meio de transporte cruzando pontos longínquos dos Estados Unidos, com menos banhos e refeições que recomendam os limites da suspensão da descrença. Diferente de sua inspiração nos thrillers de espionagem clássicos, aqui os destinos exóticos são substituídos por academias de treinamento e bases de operações militares. Mas ainda acho que Lasalle Kruger seria um nome perfeito de um vilão 007 e também estendo minha antipatia para as reacher girls, embora isto deve dizer mais sobre mim do que elas.
Em suma, não importa muito se é mirabolante demais ao ponto de inspirar risos involuntários; ou se é possível antecipar a resolução, embora não se queira acreditar ou associar com mistérios infanto-juvenis da Coleção Vaga-lume; ou pareça muito sistemático, deixando pouco espaço para o acaso e subjetividade; ou ainda, indo contra tudo o que acredito, estimule um respeito às forças militares; um livro desta série ainda representa entretenimento de qualidade. E eu sou muito millennial para não entender o apelo de Reacher e sua filosofia de peregrino. E antes de tudo, um fã.

Leandro 19/07/2023

Quarto título da série Jack Reacher
Esse é o quarto livro da série protagonizada pelo personagem Jack Reacher (os anteriores são "Dinheiro Sujo", "Destino: Inferno" e "Alerta Final"). O título original é "The Visitor" e o livro foi originalmente publicado no ano 2000, mas saiu aqui no Brasil apenas em 2015. O título original remete ao assassino em série em cuja caçada consiste a trama e da qual Jack Reacher participa como uma espécie de consultor para o FBI. Lee Child tem um estilo bem característico de narrativa, que consiste numa descrição minuciosa de detalhes e ações. Às vezes empolga e às vezes pode parecer chato, dependendo do estado de leitor. Mas, no geral, ele consegue prender a atenção com o suspense e seus desfechos costumam surpreender, então acho que vale à pena!

Ray C G 27/10/2015

caçada imprevisivel
Caçada as cegas foi o primeiro livro de Lee Child que eu li, e devo dizer que se os outros forem iguais a este estarei muitissimo feliz e satisfeita com as historias. Lee Child nos prende nessa caçada e ficamos tentando sempre descobrir quem seria esse serial killer implacavel. sempre parecendo tratar-se de uma outra pessoa que não o serial. A trama toda é muito intrigante e é aquele tipo de livro que não te deixa larga-lo. Jack não tem nada de um mocinho ou bom moço da maioria livros do gênero, pelo contrario é bem humano e real.

Quemlefazfilme 22/07/2015

Caçada às Cegas
Para Jack Reacher sair limpo dessa história ele só tinha uma opção : pegar esse assassino !

Lee Child nos mostra um Jack Reacher incomodado com a idéia de ter um endereço fixo. Ele reconhece Jodi como o "mais próximo de amar" que já aconteceu em sua vida, mas nem por isso deixa de despertar a loucura nas mulheres. Reacher chega muito próximo de estar encrencado e vê suas ex colegas na lista de um terrível serial killer. Mais do que uma xícara de café, agora ele precisava era sair dessa, salvar suas ex colegas e voltar para Jodi.

Como quem lê faz seu filme, Reacher tem mesmo uma parabólica para encrencas. Estabelecer-se em um lugar, namorar sério e quem sabe ter uma família ? Ah ! Acho que são coisas completamente contraditórias ao estilo Jack Reacher de ser.
Quanto a trama, é possível formular mil e uma teorias durante a leitura. Uma ilusão frenética criada pelo autor para mascarar uma coisa tão banal como inveja e cobiça.
Muitas reviravoltas te induzem ao erro e no final é impossível não se sentir traída com pensamentos contínuos do tipo : Como foi que eu não percebi isso ?
Para as piriguetes de plantão, eu só digo uma coisa : - O Reacher continua lindo !

Leia o texto original no blog Quem lê faz seu filme.
Por Simone Santiago (Luka) .

site: http://www.quemlefazseufilme.com.br/2015/07/cacada-as-cegas.html

Eder.Machado 16/05/2022

Surpreende...
Mais uma ótima aventura para quem é fã do gênero e também do protagonista. Do começo ao fim fica um certo desconforto por não ter idéia de quem é o vilão, algo que só é revelado bem na conclusão do livro.

Nanda_ELivros 16/01/2023

O Reacher não vale o pão que come....
O que falar das aventuras do Jack Reacher??
Jack é um ex militar que vive a vida como ex andarilho (agora que tem uma casa e uma namorada) no puro tédio sem ter muito bem o que fazer e sem ser um andarilho em busca de confusão até que o FBI aparece em sua porta e o acusa de assassinato (nada de novo sobre o sol, todo mundo acusa esse homem de assassinato) e ele fica intrigado o bastante não só para se inocentar mas para também provar que é um excelente investigador e que o FBI não tá com nada kkkkkkkkkk (o Myron Bolitar me ensinou a odiar o FBI).
O jeito que esse livro me prendeu não está escritooooooo. O tanto que bati a cabeça e errei em todas as teorias foi demais pra mim. Acertei só a pessoa mas o motivo neeeem passava pela minha cabeça. Que livroooooooo incrível

Hester1 28/04/2017

Primeiro livro que leio do autor, nao direi que nao gostei. Tb nao achei tudo isso. Muitas páginas, assim achei muito chato em alguns momentos. O Jack Reacher tb me pareceu muito bonzao em tudo, sem ele nada se resolveria. Arghhhhh. Muito "banda do eu sozinho", Nao sei se lerei outro livro do autor, caso o faca vai demorar.

Debyh 26/05/2023

Assim como os outros livros que li, em Caçada às Cegas Reacher tem esse ar de herói, mas não daquele que nunca fará nada fora da lei ou que sempre seguirá o correto, ele é uma boa pessoa mas está bem longe de ser perfeito, e gosto disso nele. A investigação desta história chama muito atenção, justamente por se mostrar complexa e tive a sensação que foi priorizado mais a investigação do que a ação do livro, e foi uma boa decisão por conta do desenrolar da história.

resenha: https://euinsisto.com.br/cacada-as-cegas-jack-reacher-4-lee-child/

site: https://euinsisto.com.br/cacada-as-cegas-jack-reacher-4-lee-child/