A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen

A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen Eugen Herrigel

Resenhas - A arte cavalheiresca do arqueiro Zen

Luz 20/04/2024

Iniciação ao zen
Bela narrativa sobre a experiência da arte zen. Leva a reflexão sobre a arte presente em diferentes atividades humanas.

Bia 22/02/2024

Um livro para começar a conhecer o que é o Zen
Sinceramente, achei a leitura densa. O livro tem apenas 104 páginas, mas eu demorei muito para ler, pois durante o processo fiquei tentando compreender direitinho o que o autor queria dizer. Foi uma experiência interessante.

Daniel.Taketa 17/02/2024

Leitura rápida mas nada superficial
Conceitos profundos e complexos. Talvez de alguma forma nos faça refletir o porquê de algumas flechas ?acidentais? atingirem o alvo enquanto outras nas quais nos esforçamos ?demais? são disparos menos certeiros.

MaurAcio1 02/09/2023

Livro explora, através da prática do autor, a ideia espiritual (O Zen) que contém no aprendizado das artes. Neste em específico, a arte do arqueiro.

São metáforas e pensamentos profundos nesse livro bem breve. Gostei muito porq é fácil se identificar com as dúvidas e dificuldades que o autor teve no decorrer da experiência com o aprendizado. Sou praticante de artes marciais e me identifiquei com os diálogos do autor com o mestre dele, são como os meus.

Uma leitura rápida e com mtoooooo ensinamento.

Ingrid145 12/04/2023

O Zen
"A arte genuína - afirmou o mestre - não conhece nem fim nem intenção. Quanto mais obstinadamente o senhor se empenhar em aprender a disparar a flecha para acertar o alvo, não conseguirá nem o primeiro e muito menos o segundo intento."

luizfsricardo 07/02/2023

Bom livro
O autor descreve a sua experiência de aprendizado da arte do tiro com arco nos anos que passou no Japão e compartilha ensinamentos do Zen que são aplicados ao tiro com arco.

AiedailGuine 31/12/2022

A arte sem arte do Kyudo e dos mestres zen é, além de inspiradora, um convite para uma jornada interna de evolução e de busca da anulação do eu. Me sinto leve. Me sinto em sintonia.

_yagohebling 16/06/2022

Bom livro, não diria maravilhoso, mas é bem fluido e com reflexões para serem feitas ao longo da leitura.

Flavia Sena 09/06/2022

Maravilhoso. Segunda vez que leio e ficou ainda melhor, merece mais releituras. O mais relevante pra mim é a ideia da intenção sem intenção, internalizar algo sem o peso da racionalização, que acaba atrapalhando o processo.

"[...]esquecidos por completo de nós mesmos e livres de toda intenção, nos adaptemos ao acontecer: a execução de algo exterior desenvolve-se com toda a espontaneidade, prescindindo da reflexão controladora."

Luis Henrique 10/05/2022

Zen de um modo prático
O autor comenta sua caminhada na arte milenar do arco e flecha. O que ele tenta descobrir é como isto se relaciona com o Zen Budismo, sei treinamento é intenso até que um dia algo atira a flecha e com isto aos poucos o autor se transforma.

David Premaor 24/03/2022

O Nada que é Tudo
Definitivamente a profundidade de uma obra não se mede pelo número de páginas ou simplicidade na escrita. Eugen Herrigel consegue em poucas e belas palavras descrever com maestria a arte do tiro com arco...e a compreensão da Doutrina Magna. Arte essa "...que não tem como objetivo nem resultados práticos, nem o aprimoramento do prazer estético, mas exercitar a consciência, com a finalidade de fazê-la atingir a *realidade última*". Para tanto o aprendiz deve perceber que só progredirá se se desprender de toda intenção e do seu próprio eu. Das últimas linhas da obra, quero destacar essa passagem: "Se sair vitorioso dessa longa jornada, então seu destino se consumará no encontro com a Verdade inquebrantável, com a Verdade que está por cima de todas as verdades e com a amorfa origem de todas as origens: o Nada que é o Tudo. Que ele o devore e dele receba uma nova vida!"
Gratidão!

Igor.Banin 03/03/2022

Perfeito
Ótimo texto narrando a experiência pessoal de Herrigel no arco e flecha, pontuando as interseções com o Zen.

Isis243 18/01/2022

Sobriedade e elegância
A narrativa é delicada, suave ? intencionalmente desacelerado e repleta de eufemismos. Você precisa estar atento. A experiência dessa leitura foi como uma meditação para mim. Respire fundo, solte o ar vagarosamente e mantenha-se atento, focado e seu tempo será incrível.

Boa leitura e divirtam-se :)

la_maia 26/12/2021

Profundo.
BEMMM PROFUNDO, Tem que se ler com calma e atenção, pode ser interpretado de várias maneiras por ser bem reflexivo, mas muito bom, faz você pensar no interior, se controlar e meditar e etc. Bom.