Destemida

Destemida Jessica Watson

Resenhas - Destemida

Daniel Tard 15/02/2024

Garota de 16 anos navega o mundo com um veleiro
Eu me amarro em livros que falam do mar desde os clássicos como Moby Dick de Herman Melville e O Velho e o Mar de Ernest Hemingway, leituras obrigatórias. Além deste livro, já li outros que falavam de pessoas que velejaram todo o Oceano Atlântico ou outros oceanos e mares como Amyr Klink ( Cem dias entre céu e mar) e Tamara Klink ( Mil milhas).
Destemida nos faz refletir sobre a busca de um sonho, uma garota da qual muitos duvidam se seria capaz de navegar o mundo sozinha, ela conseguiu e relata o seu feito, mas apesar de ser forte ao sofrer sete jibes chineses ( quando o mastro toca na água através de uma capotagem), ela mostra seu lado humano como o choro ao se sentir solitária e o erro ao bater em um navio cargueiro ( nas viagens de teste).

minha4 28/02/2023

Destemida
Não sei se o que estou sentindo é bom ou ruim.
Uma ressaca literária dessas eu não precisa de nada mais para este ano.

Que história linda, que sensação gostosa.
Juro que me sentia no veleiro junto com a Jessica a cada história.

Amarei, daria 10 estrelas se fosse possível.

Arca Literária 27/06/2018

resenha disponivel a partir do dia 01/07/2018 no link - http://www.arcaliteraria.com.br/resenha-do-livro-destemida-jessica-watson/

Flávia 07/06/2018

O Título descreve tudo: Destemida
Depois de 1 mês eu consegui terminar esse livro... não porque ele é ruim, muito pelo contrário é fantástico!!!! Mas porque quando mudo... demoro pra conseguir encontrar meu cantinho pra ler!!!!
Esse livro foi minha escolha para o Desafio do mês de maio da página ?Portas Literárias? - ler um livro baseado numa história real - o qual eu não cumpri! Mas tá entregue mesmo assim, com 7 dias de atraso!!!! ? É a história de uma garota de 16 anos que realizou seu sonho dando a volta ao mundo num veleiro... sozinha... sem atracar em lugar nenhum... iniciando e terminando na Austrália!!!! Baita guerreira... e toda a história mostra que quando temos um sonho... e temos vontade de realizá-lo ninguém nos impede!!!!! O livro é muitoooo bom!!!!!! E junto com sua história ela nos conta em muitos capítulos pequenas histórias de outras pessoas e suas superações... ao contar a história de Bethany Hamilton uma surfista teve seu braço arrancado por um tubarão aos 14 anos e voltou a surfar 1 mês depois ela falou uma frase dessa surfista que coloco entre as minhas prediletas a partir de então: ?Coragem, sacrifício, determinação, comprometimento, dureza, coração, talento, colhões. É disso que as garotinhas são feitas; dane-se essa história de doçura!? ??? #amoler #livros #books #bibliotecaparticularfláviaschütz #destemida #jessicawatson #bethanyhamilton #portasliterárias #desafiodemaio #lerumlivrobaseadonumahistoria

Alyssa @culpadoslivros 23/03/2017

Destemida (Free Spirit), é um relato autobiográfico da jovem Jessica Watson, que aos 16 anos foi a pessoa mais jovem a dar a volta ao mundo, sozinha em um barco.
O livro é dividido em 3 partes:
A parte 1 – o ponto de partida, conta um pouco sobre a infância da Jessica, sua família, como ela começou a navegar. Aliás, a família toda dela é aventureira. Num determinado momento da vida, eles venderam a casa na Austrália, compraram um barco e ficaram navegando e morando no mar durante alguns anos.

Com 12 anos ela teve a ideia, de viajar sozinha num barco, ao redor do mundo. E até conseguir partir aos 16 anos, foram anos de preparo e aprendizado. Foi preciso convencer seus pais, planejar a rota, saber manejar o barco sozinha e estar preparada para vários tipos de situações, saber lidar sozinha com as adversidades e emergências. Além disso, ter um barco era imprescindível!

A família não tinha dinheiro para comprar um barco, mas Jessica nunca desanimou. Sempre partiu em busca de patrocínios, pediu orientação a navegadores mais experientes e foi acumulando milhas de navegação. Quando finalmente conseguiram o barco, batizado de Ella´s Pink Lady, foi necessário reformá-lo e adaptá-lo com isolamento térmico, equipamentos de segurança, GPS, telefone via satélite, baterias, enfim... todo o suporte necessário para a viagem e de maneira que a garota conseguisse manusear tudo sozinha.

A parte 2 – a viagem, engloba a maior parte do livro; é escrita na forma de diário. Jessica vai narrando suas experiências diárias
A parte 3 – chamada casa, é o finalzinho do livro. Após passar 210 dias sozinha em alto mar, também é necessário se adaptar a vida em terra novamente. Por que antes da viagem, existiram todos aqueles anos de preparo e planejamento e depois a própria execução do sonho. Agora que ele foi realizado, Jessica tem que voltar à realidade.

Sem dúvida, Destemida é uma história sobre coragem, persistência e atitude! "Para mim, navegar não é uma questão de força, mas de sabedoria, e gastei todo o meu tempo livre aprendendo sobre navegação, fosse na prática ou conversando com navegantes excelentes e escutando o que eles tinham a dizer"

site: http://www.instagram.com/culpadoslivros/

Livros Encantos 08/12/2015

Uma vontade imensa e um sonho realizado.
Uma vontade imensa e um sonho realizado.

Acredito que o título do livro seja perfeito para a trajetória de Jessica, Destemida e uma força de vontade enorme.

Desde pequena através do Clube de seus pais começou o curso para aprender a velejar e ali nascia uma grande paixão.
Um sonho já habitava, a conquista de "Everest da navegação", começa nesse ponto a se formar ideias e muita dedicação foram muitos cursos, muita dedicação, horas de estudo.

O livro conta toda a trajetória de Jessica, desde o início, com detalhes, a busca por patrocínios, o apoio da família foi fundamental em todo processo, seus pais que também amam velejar estiveram sempre ao seu lado.

Jessica viajou sozinha algumas vezes, antes de encarar seu maior desafio, e foi adquirindo experiências, viveu situações tensas, afinal o mar nunca é certo.
Aprendeu a viver com a solidão afinal 210 dias, navegando exige muito, ela aprendeu a conviver consigo mesmo.

Enquanto navegava matinha o rádio como contato, seu blog contando dia a dia de sua viagem, fez um grande sucesso, conquistando grandes admiradores, assim como pessoas que não acreditavam que poderia dar certo, Jessica foi e mostrou o quanto é possível realizar nossos sonhos.

Em alguns capítulos ela narra dia a dia de sua navegação como em seu blog, nem todo dia eram de aventuras, mas em nada atrapalhou esse relato que muitas vezes poderia ser repetitivo.

Uma leitura gratificante e incentivadora, quando vi o lançamento me chamou muito a atenção a coragem e empenho de Jess.
Afinal uma garota de 16 anos normalmente tem seu foco voltado em outros temas como baladas, namorados, o que mais me surpreendeu foi todo a roteiro foi planejado, o quanto ela se dedicou a melhorar e aperfeiçoar sua técnicas.

Em sua chegada Jessica era uma celebridade, conquistou muito a média e todos queriam conhecer a garota Destemida cheia de coragem.

Sua vida após a volta foi cheia de entrevistas e relatando sobre seu grande sucesso.

Um ótima leitura para todos e um grande incentivo para que nunca desistamos de nossos sonhos, somos capazes de realiza-lós basta acreditar assim como Jessica.

A capa está linda, diagramação simples e sem erros.

O livro tem várias fotos de Jessica, vale a pena conferir.

site: http://www.livrosencantos.com/2015/11/destemida-jessica-watson.html

Fernanda 06/11/2015

Resenha: Destemida
CONFIRA A RESENHA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/11/resenha-destemida-jessica-watson.html

@retratodaleitora 04/11/2015

Não existiam limites que não poderiam ser quebrados por um barco rosa cruzando o oceano...

Jessica Watson tinha apenas 16 anos quando viu seu maior sonho se tornar realidade. Aos 12 anos ela já sabia o que queria e dali por diante lutou com todas as forças para realizar um grande feito: ela velejaria ao redor do mundo sozinha, desassistida e sem paradas; se tornando a pessoa mais jovem a fazer isso.

E, depois de muito correr atrás e ultrapassar as barreiras que insistiam em aparecer, ela conseguiu. Jessica passou 210 dias no mar. Enfrentando todas as rebeldias da natureza e lutando para se manter fisicamente e psicologicamente saudável em mares revoltos e climas variados.

Apesar de terem sido muitas as provações que ela passou durante esses meses sozinha, a vida no mar para Jessica foi incrível. Ela teve tempo para conhecer seus limites, suas habilidades e treinar seu raciocínio.

Difícil, no entanto, foi convencer as pessoas de que ela seria capaz. Aquela garotinha magrela e de aparência frágil não podia ficar sozinha no mar por tanto tempo, poderia?

Críticas pesadas e comentários maldosos começaram a surgir, mas nada disso conseguiu parar a garota. Ela tinha um sonho e iria alcança-lo; independente do que iria acontecer, ela pelo menos teria tentado. E ela provou ser capaz. Mesmo ondas de quase 12 metros não acabaram com sua viagem, apenas serviram para que ela ficasse mais forte.

Seu barco, o Ella's Pink Lady, sofreu maus bocados junto a Jessica. Todo pintado de rosa ele foi um simbolo de sua feminilidade unida a sua força e perseverança. Uma garota estava fazendo aquilo. Não existiam limites que não poderiam ser quebrados por um barco rosa cruzando o oceano.

A infância de Jessica não foi como a da maioria. Seus pais sempre amaram viajar, e continuaram fazendo isso mesmo depois dos 4 filhos. Ainda bem criança eles abandonaram a escola para serem educados em casa; e o lar deles poderia ser um barco ou um ônibus em movimento explorando a cidade de Sydney, para onde resolveram se mudar depois de um tempo vivendo como nômades. Jessica sempre teve muita dificuldade na escola, logo diagnosticada com dislexia.

A vida imprevisível junto à família não a afetou de forma alguma, como poderiam achar algumas pessoas. Jessica sempre teve um espírito livre e sonhava grande. Seus país nunca interferiram em seu desejo de velejar ao redor do mundo, nem insistiram para que fizesse isso. Ela foi livre para fazer as próprias decisões, e mesmo com os pais preocupados com sua segurança e seu emocional, ela não pensou em desistir.

Quando, em uma comemoração pelo seu feito, foi chamada de heroína, Jessica logo fez questão de dizer que não, ela não era. Era apenas uma pessoa normal que correu atrás de seus sonhos com muita ajuda de seus apoiadores e patrocinadores. Ela fez o que qualquer pessoa com um sonho e com ajuda para realizá-los faria; Jessica o realizou, inspirando milhares de pessoas ao redor do mundo a fazer o mesmo.

Durante sua viagem ela passou por vários momentos de aceitação. Primeiro veio a excitação por estar finalmente onde sempre sonhou; depois veio a saudade de casa e de ter pessoas por perto para conversar; por fim veio a confirmação de que seu maior desejo tinha se realizado e que de ali por diante ela já não seria mais a mesma. Algo mudava dentro de Jessica, e ela estava pronta para isso.

Ler a trajetória de uma garota comum até a realização de seu maior sonho foi uma experiência interessantíssima e que me trouxe um misto de sentimentos. Por já começar a leitura tendo consciência de que ela conseguiu o que queria, eu cheguei a achar que seria uma leitura enfadonha, mas logo nas primeiras páginas vi o quão bom seria acompanhar sua caminhada desde o começo, em sua infância. Foi inspirador.

Durante sua viagem ela manteve seu blog sempre atualizado com pequenos diários de bordo. No livro acompanhamos esses "diários" e também alguns comentários que ela faz sobre o dia em que escreveu aquilo e coisas que resolveu não publicar no momento.

Alguns desses textos foram muito repetitivos, o que depois de um tempo acabou se tornando um pouco entediante. Isso me incomodou, mas não atrapalhou em nada minha compreensão.

A diagramação do livro é belíssima e possui muitas imagens do acervo pessoal de Jessica e também fotos de momentos importantes de sua vida, com sua família e amigos. Todas essas imagens foram escolhidas a dedo e com consentimento dela.

Como ela mesma conta em alguns momentos, todo o livro foi escrito por ela, mas por ter dislexia Jessica precisou da ajuda de editores para deixar o texto mais conexo.

Eu gostei da leitura. É válida e, como disse antes, é inspiradora. Apesar dos trechos repetitivos que me cansaram de certa forma, realizei a leitura em pouco mais de um dia. Sem dúvidas uma leitura bem-vinda para quem gosta de biografia ou relatos de viagem.

Veja mais detalhes do livro no blog clicando no link abaixo.

site: http://www.osnosdarede.com/2015/11/resenha-destemida-jessica-watson-belas_4.html#more

Portal JuLund 31/08/2015

Destemida, @belasletras
Hey Pessoas! Quem de vocês deixaria de boa vontade uma adolescente de 16 anos dar a volta ao mundo velejando sozinha, sem paradas? Pois é, a princípio eu também seria contra. Destemida, cortesia da editora Belas Letras ao Portal, é a história de Jessica Watson, que aos 16 anos se tornou a pessoa mais jovem nesse feito, e é contado pela própria Jessica, mostrando seus sentimentos desde o início do sonho até sua conclusão.

Como eu disse, de início eu também fui bem contra quando li a sinopse, porque a ideia é um pouco assustadora, mas aos poucos eu entendi que ela realmente era capaz. Entendi isso porque não foi uma decisão tomada da noite para o dia, levou muito tempo de dedicação, tempo suficiente para ela esquecer essa ideia.

Leia a resenha completa em nosso portal!

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/destemida-belasletras

mairla 29/07/2015

‘Você é tão grande quanto os sonhos que ousa viver’
Uma menina. Um barco rosa. Um sonho e o oceano.

No livro de Watson ela conta como foi sua experiência de viajar sem paradas dando a volta no mundo, desde sua preparação física, psicológica, com a família e com barco até sua chegada. A obra é principalmente composta por posts feitos no blog de Jessica enquanto ela ainda navegava, com alguns complementos. Reconheço que não sou o público ideal para obras desse gênero, achei a leitura desinteressante diversas vezes por não me identificar ou me interessar pela rotina de Jessica em alto mar, o que ela trazia está muito longe da minha realidade, os nomes que ela usava como referência não significam nada pra mim. Acredito que se mais curto, eliminando algumas passagens do blog a obra seria menos cansativa e poderia entreter e inspirar o leitor um pouco mais. A não ser que você seja um apaixonado por barcos, mar e aventuras. Se sim, você vai gostar das páginas desse livro.

Embora o livro seja majoritariamente em forma de diário rotineiro, consegui extrair algumas reflexões do que Jessica colocou em suas palavras. A começar pelo seu barco rosa representando sua feminilidade, em momento algum ela deixa de ser uma garota ou pensar como garota, e expressa, diversas vezes seu descontentamento com as pessoas que a julgam não capaz de seguir em frente com algo desse tamanho por ser uma mulher. Seu barco cor de rosa chamado de “Ella’s Pink Lady” é uma bandeira. “Sim, eu sou mulher. E sim, eu posso fazer isso. Tanto quanto você”. O título nacional estampa a coragem de Jessica, destemida, em seu barco cor-de-rosa, pequeno no meio de um oceano dominado por homens, todo azul.
Resenha Completa:

site: http://www.cinemundo.net.br/resenha-destemida-jessica-watson-belasletras/