Theus

Theus Fabrício Viana

Resenhas - Theus

Apollo Souza 13/01/2016

Por que Gabriel?
Neste livro, o autor aborda temas polemicos e atuais mostrando de forma clara simples e objetiva um universo desconhecido por muitos. A temática LGBT mostrada aqui é (para mim) um detalhe sem importancia devido as inumeras informaçoes importantes apresentadas na obra tendo como papel principal alertar o leitor para os perigos que assolam o sexo e a sexualidade humana (sendo hetero ou gay)
A forma como o protagonista desenvolve sua tragetoria na trama é a realidade de muitas pessoas, que na maioria das vezes não tem a mesma "sorte". O leitor acaba torcendo para que um certo fato aconteça e termina por se surpreender com um final incrivelmente inesperado.

site: http://anjoenerd.blogspot.com.br/2016/01/theus-do-fogo-busca-de-si-mesmo.html
Fabrício Viana 24/02/2016minha estante
Muito obrigado pela resenha meu querido Apollo. Sempre muito atencioso! S2

Thi Acrisio 04/05/2022

200500011315
A estória começa interessante, transita entre os gêneros hot e urbanístico, com uma cara de conto de fórum, porém aos poucos caminha pra um drama bizarro, terapia de reversão, pais extremamente homofóbicos, assuntos hoje muito ultrapassados. A amizade "amor" do Júnior com o Gabriel é linda, mas nem nisso o autor investiu. No fim é só mais uma história sofrida, triste e traumática LGBT.
Gatita 12/01/2023minha estante
Olha, não acho que esses assuntos são ultrapassados não (infelizmente). Mas o problema foi a execução, sei lá.

Fred Livros Gays 01/03/2021

Uma visão muito triste do amor e das relações
Sinceramente, esse livro me deixou triste.
Não gostei da visão pessimista em relação às relações e ao amor.

Há até algumas teorias, que mesmo eu não concordando, são interessantes e valem a reflexão, mas o restante é sombrio e muito triste.

Talvez a intenção do autor tenha sido dar um choque de realidade, mas não funcionou para mim.

Na minha opinião, o autor poderia narrar as desventuras que todos vivenciam, mas ele pesou a mão ao focar de forma tão negativa as relações.

Sinceramente, não gostei.
Gabriel1610 15/02/2022minha estante
Esse livro é um TERROR!!! Quando eu achei que ia vir um momento emocionante, vieram com explicação pro menino nunca ter se declarado de uma forma mesquinha. E esse é o menor dos problemas

Gabriel1610 20/02/2022minha estante
No final perderam novamente uma oportunidade. O pior que além dele não se declarar pra não estragar o amor, ele ainda estava namorando com outra enquanto amava ele. Cada capítulo eu ficava mais chocado em como isso piorava

Rodrigo 21/11/2016

Forte, intenso, vibrante
Cada livro que leio é uma experiência, um aprofundamento, um esquecimento de onde estou e do que sou pra viver que seja por momentos, dias, algo que se insere em mim. E marca. Theus não foi diferente. Não sei qual emoção exprimir. Fato é que muitas experiências que Junior viveu são tão próximas das que já tive que não consigo exprimir emoção correta. Se é que tem. Houve momentos de choro, de raiva, de compaixão, de frustração. Emoções essas que só quem é gay sabe o que sente. Só nós sabemos o peso do desprezo dos pais, só nós sabemos a dor que surge ao se relacionar com um otario que só se preocupa com seu próprio ego, só nós sabemos os enormes sapos e leões que precisamos engolir diariamente pra sobreviver. Unicamente pra existir, pra ter direitos, pra viver. Fabrício Viana não narra aqui algo desconhecido de nós, mas algo tão próximo, tão seco que dói, arde, queima... Ainda mais da forma que termina. A literatura brasileira precisa dar olhos para essas pérolas que saem da dor, do sofrimento e que traduzem milhares de corações que como o meu lutam todos os dias para sobreviver, pra serem tratados com o mínimo de respeito. A sensação de choque em mim revela que ficarei dias a digerir essa incrível história. Olha lá se eu não ler outra vez. Super recomendado.

DandySSouza 17/04/2017

Livro que utiliza análise psicológicas, superficiais, para aumentara a visão do leitor.
Alguns livros nos surpreendem não apenas com suas histórias, mas por seu conteúdo rico em materiais de reflexões. E esse é caso de Theus: do Fogo à Busca de Si Mesmo.

O universo do entretenimento realmente precisa ser cada vez mais explorado. Tantos filmes, quanto livros e séries possuem materiais bastante ricos em termos de intepretações. Se repararmos bem, em todos eles possuem uma moral da história. Já perceberam isso?

E é justamente com essa temática “moral da história” que o blog #tas irá falar sobre o livro Theus: do Fogo à Busca de Si Mesmo do autor Fabrício Viana.

Se engana quem pensa que irá se deparar com um daqueles livros de autoajuda que usam termos técnicos e utilizam uma escrita lenta e enfadonha. Aqui você irá encontrar uma história forte, de superação e, como o título já diz, de autoconhecimento. Sendo este último abordado de uma forma semelhante ao nosso cotidiano.

#Sobre o que é?

Prometheus, mais conhecido como Junior, é uma rapaz que, apesar de seu nome e porte físico serem fortes, possui uma alma fragilizada. Após um evento desagradável numa balada gay, o qual lhe deixou decepcionado, vem à tona várias questões do passado que o assombram até hoje. Para entendermos o que há por trás de sua armadura, precisamos nos reportar alguns anos atrás, onde Junior passou por alguns eventos traumáticos que ainda não foram totalmente cicatrizados.

Descobrimos que nosso herói foi expulso de casa, após ser flagrado pelo pai durante uma relação íntima com um amigo da família, na cidade onde morava. O fato provocou uma fúria enorme de seus pais que, ao descobrirem que Junior era gay, o internaram numa fazenda que prometiam a “Cura Gay”. Após seis meses, ele foge do local ao descobrir que nem tudo era o que aparentava ser. Então parte para São Paulo sem rumo algum. Porém o destino coloca em seu caminho Gabriel que, após ser salvo por Junior, resolve ajuda-lo por uma questão de honra e gratidão.

O rumo da vida de Junior muda completamente, porém algumas questões precisam ser trabalhadas para garantir a paz dentro de seu coração. Além de outros fatores que irão acontecer.

#O que esperar?

Theus: do Fogo à Busca de Si Mesmo é um romance que possui uma narrativa psicológica. Os fatos vivenciados por Junior todos são de cunho interpretativo, passando por diversos assuntos de uma forma clara, objetiva e esclarecedora. Dentre elas destacamos:
-A cura gay;
-A falsa Moral;
-A hipocrisia;
-O fanatismo religioso
-A fisiológia discriminada pela igreja;
-As doenças psicossomáticas;
-A transfobia;
-O autoconhecimento;
-A homofobia internalizada;
-O desinteresse da leitura por questões traumáticas;
-Entre outros.

Todos abordados de uma forma comparativa e sem a imposição do certo e do errado, cabendo ao leitor o levantamento de debates em torno de tais assuntos.

Um destaque que merece ser compartilhado é o capítulo em que Junior está em sua sessão de terapia. A qual é deixado bem claro a dinâmica e os benefícios de realiza-la, mesmo não estando com um quadro crítico, mas como um auxílio de autoconhecimento.

“Eu sou terapeuta. Não posso decidir coisas por você. Minha função é apenas mostrar caminhos que você não consegue ver sozinho, e assim promover seu crescimento ou o que chamamos de psicologia analítica" – Francisco (Theus: do Fogo à Busca de Si Mesmo)

Outra característica peculiar do livro é o mistério das sequência de números presentes tanto na capa, quanto em seus capítulos. O que fazem todo o sentido ao ser revelado. Ficou curioso? Descubra você também.

E lembra que lá no início comentei sobre a "moral da história"? Pois então, aqui no livro vamos descobrir que: Os ciclos da vida precisam ser encerrados para prosseguirmos e escrevermos uma nova história.

Agora quero saber sua opinião sobre Theus: do Fogo à Busca de Si Mesmo, o que você achou da história? Conseguiu descobrir outros elementos que não mencionei aqui? Deixe seu comentário.

Se você gostou desses artigo, compartilhe com seus parentes e amigos. Ajude a aumentar a interação de todos aqueles que leram Theus: do Fogo à Busca de Si Mesmo.

Até o próximo post!

site: http://www.blogtas.com.br/2017/03/resenha-theus-do-fogo-busca-de-si-mesmo.html

Rodrigo Coxta 05/03/2016

Além de um romance homoerótico
O Livro já inicia com o autor nos apresentando o tipo de narrativa característica que preparou para esse livro. Nunca havia lido romance erótico, mas calma, não posso dizer que é o foco principal, pois definitivamente não é só disso que o livro se trata.

Júnior é um rapaz vindo do interior de São Paulo, agora na Capital, que enfrenta as dificuldades e responsabilidades de todo adulto. Mora de favor no apartamento de seu amigo Gabriel, praticamente um anjo, que lhe ajudou no momento mais difícil de sua vida, no qual têm um relacionamento de amizade ímpar. Se cuidam e se ajudam como toda amizade deveria realmente ser. Michele, namorada de Gabriel também tem uma amizade super saudável com Júnior.

Um Dia depois de uma balada "mal curtida" onde teve mais uma desilusão amorosa, Júnior começa a relembrar e refletir sobre seu triste e conturbado passado. Onde descobriu o sexo e sua homossexualidade. Foi seduzido por um homem mais velho, Ronaldo, que trabalhava para seu pai e não poupou Júnior ao mostrar os pecados da carne. Sua Família e comunidade altamente religiosa ao descobrirem, o internaram num sítio que tratam jovens e adultos com a "doença do homossexualismo".

Depois dessas lembranças Júnior sente uma vontade imensa de visitar seus pais. Pois desde sua internação na "reabilitação", ele não os vê. Pensa se eles já o perdoaram. Se sentem saudade tanto quanto ele sente. Há um bom tempo Júnior faz terapia, por indicação de um amigo, já que os traumas eram tantos : A Descoberta confusa de sua sexualidade, o tratamento falho, o abandono dos pais. Sua carga emocional é tão pesada quanto as experiências que carrega mesmo sendo tão novo.

Mas a visita traz descobertas inacreditáveis para Júnior, revelando muita história mal contada de seu passado e acontecimentos dos últimos anos que partem seu coração. Já adulto, precisa tomar sérias decisões e seguir não somente seu coração, ele já tem personalidade bastante para usar a razão.

Dias depois de voltar para a capital acontece algo inesperado envolvendo Gabriel. Nesta altura a trama torna o livro impossível de desgrudar e a mania de Gabriel sair escrevendo números por todo lugar será lindamente revelada. Obviamente não vou me estender. Cabe ao leitor matar sua curiosidade lendo a obra. Quem conhece minhas resenhas sabe que não costumo dar spoilers e viso mais fazer entender do que o livro se trata. Até porque o enredo foi muito bem resumido já na Sinopse.

+18 ?

O Autor Fabrício Viana tem uma escrita muito fluída, que se faz entender sem nenhuma dificuldade. Theus é um romance gay sem tabus. Trata o sexo de forma comum, como para muitos realmente deve ser tratado. É necessário que o leitor tenha a mente aberta e entender que muitas expressões e atitudes explícitas no livro são comuns na realidade. O Universo LGBT não é segredo pra ninguém, mas muita gente trata como se fosse coisa de outro mundo. O fato é que algumas pessoas são ignorantes e outras são simplesmente preconceituosas. No Livro há erotismo sim! Há amor sim! Há educação sim! Há conhecimento sim!

Temas como : relacionamento aberto, encontros virtuais e DST também são abordados no livro, assim como os que já citei. Então deixe sua hipocrisia e preconceito de lado e abra seus horizontes à leituras diferenciadas. Se você adora ler aqueles romances eróticos que vemos em todo lugar, mas faz cara feia pra um romance gay, PARABÉNS! Você é mais um preconceituoso e falso moralista na sociedade. Deveria mas nem merece ler esse livro.

site: http://estantelivrainos.blogspot.com.br/2016/03/resenha-theus-de-fabricio-viana.html

Caroline.Factum 28/03/2016

Theus - Fabrício Viana
Eu não ia escrever coisa alguma, mas o fato de ter olhado as resenhas (após a leitura do livro) e ver que seria a primeira mulher a fazer, fui "obrigada" por força maior.
Primeiro não ia fazer, não por não ter gostado ou gostado do livro, mas sim por não me sentir capaz.
Bom, tentarei me expressar da melhor forma possível.

Primeiro que nunca leio resenhas, compro livros pela capa, titulo ou indicação e quando vi o blogueiro Rodrigo Costa postar que leu esse livro, me interessei e entrei em contato com o autor, comprei dele pra ganhar autógrafo, sim eu coleciono autógrafos, e ganhei 2 lindos marcadores.

Quanto ao livro em si, a primeira coisa que notei foi a inteligência do autor se "colocando" na história juntamente com a editora. Foi uma leitura prazerosa, tanto que li em um único dia. A única coisa que acho que limitou um pouco o publico são certas expressões que não consigo ver alguém que não faça parte da comunidade GLBTT (não sei se existem mais letras) possam compreender completamente.
Mas isso é um detalhe quase insignificante perante a trama toda.

Quando ouvi falar na cura gay, imaginei que o livro se concentrasse exclusivamente nisso, e foi uma prazerosa surpresa ver demais temas abordados.
O principal motivo em resistir em fazer a resenha é que eu com certeza acabaria soltando alguns spoilers, acho que até agora fui bem.

Concluo esse depoimento dizendo que o mais gostei no livro foi a dedicação do autor de mostrar duas opiniões, nesse caso, Gabriel x Junior sem deixar evidente sua opinião particular, isso enriquece o livro em minha opinião.

Parabéns pelo livro e novamente eu acertei mais uma vez em comprar no escuro (eu sempre acerto)

Irei recomenda-lo na página do meu livro , se assim o autor desejar.

site: https://www.facebook.com/seriecicloseternos/?fref=ts

Gatita 18/02/2022minha estante
Também fiz uma resenha para esse livro, e super concordo com a sua...

Gabriel1610 20/02/2022minha estante
Eu só terminei pra fazer essa review mesmo pq a vontade foi de desler cada página já no início

Marcos478 07/06/2023

Eu recomendo a leitura, acredito que daria pra aprofundar em alguns assuntos, quem sabe uma continuação?

Gostei como a história abordou a religiosidade dos pais e a criação do personagem principal, e em alguns momentos me peguei lembrando de coisas que vivi na minha vida, inclusive a vivência com a ?cura gay?. E minha experiência não se limitou apenas ao protagonista, mas tbm ao seu amigo Leandro, onde me identifiquei, hoje tbm sou casado e com um relacionamento aberto.

Foi perceptível a pesquisa elaborada pra construção do livro, parabéns! E confesso que rolou uma lágrima quando li ?? Não! Não! Eu preciso vê-lo, doutora, eu preciso falar com ele...?