Um pequeno herói

Um pequeno herói Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Um pequeno herói

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Fabio 25/03/2024

"O primeiro amor a gente nunca esquece"
Considerada a obra mais luminosa do gênio da literatura mundial, Fiódor Dostoievski, o "Um Pequeno Herói", é uma história sensível e arrebatadora, que foi escrita em 1949, durante o cárcere que antecedeu a clausura na Sibéria, e nos descreve o despertar amoroso e as descobertas lascívias de um jovem menino com pouco mais de 11 anos.

"Um Pequeno Herói", narra história de um garoto que passa alguns dias na casa de um parente aristocrata, e como cenário, uma casa de campo luxuosa aos arredores de Moscou, durante a temporada de verão, onde se realiza uma festa interminável, repleta de eventos, jantares, jogos, teatros e tudo mais que integra a rotina e o entretenimento dos abastados da sociedade russa.

Nesse ambiente voluptuoso, embebido em melífluos de extravagâncias e exuberâncias, o jovem garoto, vive sua primeira experiência amorosa e o despertar de sua sexualidade, sobretudo a descoberta de sua individualidade e da própria dignidade.

O jovem, extremamente tímido, atônito com a atmosfera glamorosa, inicialmente, sente-se atraído por uma jovem dama de cabelos dourados, alegre, espirituosa e provocadora, mas é na belíssima senhora morena, de semblante melancólico, que se enamora. Passa então a observa-la intensamente por todos os lugares, ansiando por cada movimento, palavra ou gesto, que nutre profundamente seus devaneios. Entretanto, sua paixão oculta, é revelada pela loura, que, percebe a fascinação juvenil, e num disparate egocêntrico, vulgariza os sentimentos do jovem a uma plateia ansiosa por inconfidências e escândalos. Não obstante no dia posterior, o protagonista, em ato de bravura, cedendo a provocações da jovem áurea, resisti a um animal violento, e é recebido como herói pelos presentes, e passa a ser notado como um jovem destemido, transformado sua estadia drasticamente. E ao não sucumbir aos percalços e as confusões, toma consciência de si como homem e ingressa ao mundo dos adultos.

Narrado em primeira pessoa, sob forma de memórias, em "Um Pequeno Herói", não há apresentações, os personagens não possuem nomes, e o leitor é inserido em meio aos eventos narrados, sem previa explicações, lançados ao acaso em um turbilhão de sentimentos, no interior do fluxo de pensamentos do narrador. Entretanto, a maior dificuldade da obra, está no fato de não haver maiores informações acerca o protagonista, exceto as escassas e esporádicas lembranças do passado, exaurindo, portanto, os vínculos de familiaridade e identidade com o protagonista, motivo pelo qual, nos leva a crer, que, o intuito precípuo de Dostoievski, era salientar os processos psicológicos e comportamentais do jovem menino, concedendo somente o necessário para o desenvolvimento do enredo. No íntimo desse propósito, Dostoievski, nos elucida os vários mecanismos robustos que compõem o manuscrito, resultando em cenas absolutamente espetaculares, longos períodos de devaneios feéricos, e uma infinidade de analogias literárias dentro da própria composição. A genialidade de Dostoievski, está evidenciada na ilação, não só nos vastos recursos técnicos, mas, na capacidade de imprimir veracidade, realidade e singularidade mesmo em um texto tão lacônico.

Dostoievski, nos revela em três encontros enternecedores, a tragicidade dos embates psicológicos, e as consequências da luta interior de um jovem, mediante as novas descobertas, implícitas no instinto da vida e nas significações da sexualidade. E através dessa vertente, quase um século depois, Dostoievski, inspirou as linhas conceituais do "Eros" de Sigmund Freud.

Habilidosamente, Dostoievski, nos conduz pelos labirintos sinuosos da alma primaveril, e o penetrar nas camadas mais profundas, até o amago do ser, revela o cerne das questões existenciais e de onde elas são insculpidas até o desencadear do estado de latência, posteriormente, o pulsar da vida e a obstinada busca pelos prazeres.

Trata-se de um texto carnavalizado, completamente tangível mesmo àqueles que não estão acostumados com as nuances existencialistas. De escrita sensível, traçado em tons oníricos, "Um Pequeno Herói", sincretiza várias correntes de pensamentos do autor, mas que diverge dos habituais escritos dostoieviskianos, haja vista, ser composto em matizes mais suaves e cristalinas, contraponto os usuais escritos tempestuosos, rascantes, e que reverberam bramidos e fúria.

Em suma, "Um Pequeno Herói", é uma novela cativante, de escrita primorosa, que sequestra o leitor pelas sensações nostálgicas, sobretudo o despertar da paixão e busca pelo amor idealizado na aurora da juventude.

O ser busca avidamente o amor, mesmo que na de reminiscências do passado, visto que, só é feliz aquele que ama, e aquele que não, jamais saberá o valor da verdadeira felicidade, pois a bem-aventurança provém do amor e não sobrevive sem ele, e só aquele que vive o inescrutável sentimento, pode depreender o sentido da verdadeira felicidade.
CPF1964 25/03/2024minha estante
Resenha Maravilhosa, Fábio. ?????

Duda.bae 25/03/2024minha estante
Tenho curiosidade pra ler algo do Dostoiévski, até adicionei Noites Brancas dele na lista, esse parece interessante também, resenha perfeita aliás, Fabio! ?????

Mel 25/03/2024minha estante
Falar o que dessa resenha?! Espetacular, meu lindo!
Sua escrita é ímpar, primordial!
Como sempre, você dá aula com esses registros tão magníficos!!
Parabéns meu lindo!!
???

Mimi Macedo 25/03/2024minha estante
Já tenho Noites Brancas no Kindle, depois de ler a sua resenha dele, agora colocando esse na minha lista de desejo da Amazon ?. Como é bom esse vínculo com leitores como vc, faz a gente abrir para novos caminhos. Ler, realmente é uma terapia, e ver só, adquiri esse hábito pós os 40 anos, e hj aos 50 já li mais de 240 livros. Nunca é tarde para recomeçar. Amooooo tudo q envolve livros!!!!

Luå 25/03/2024minha estante
Nossa, que linda a resenha, amei! Vou adicionar esse à minha listinha, fiquei com vontade de ler, esse livro parece ser do jeitinho que eu gosto.

Fabio 25/03/2024minha estante
Muito obrigado pelo carinho, Cassius, meu amigo!!!??

Fabio 25/03/2024minha estante
Dudinha, minha querida, muito obrigado pelo carinho de sempre!???
Se quiser uma dica, comece mesmo por Noites Brancas, e depois venha para esse aqui Prepare-se, minha querida, pois o Dostoievski vai mudar sua vida como leitora!

Fabio 25/03/2024minha estante
Mel, minha linda, muito obrigado por todo o carinho e paciência que dispõe a mim. Obrigado pelos incentivos e por aí estar sempre presente, mesmo nas situações mais difíceis.
Obrigado por tudo, minha linda!!??
Você é incrível!!!

Fabio 25/03/2024minha estante
Mi, eu agradeço pelas belas palavras e por cortar um pouco da sua história como leitora, aproveito para salientar que, eu faço das suas a minhas palavras, pois, como é bom ter pessoas esclarecidas como você por perto, falando sobre essa paixão arrebatadora, que são os livros.
Agradeço pelo carinho e pela presença de sempre!?
Mi, nunca é tarde para recomeçar, você disse tudo, isso que é exemplo!!!! , Parabéns pela grande marca de 240 livros, minha querida ???

Luá, muito obrigado!???
Fico feliz que tenha gostado da resenha, e mais feliz ainda, que tenha te incentivado a ler essa obra prima do gênio, Dostoievski!!!

Mimi Macedo 25/03/2024minha estante
O elo é importante em cada grupo q compartilhamos.

Concordo plenamente, Mi!???

Mel 25/03/2024minha estante
Eu sempre estarei presente, independente de qualquer situação, seja ela boa ou não, meu anjo! ???

Paula 25/03/2024minha estante
Que resenha incrível. Tenho esse livro aqui, e já vou adicionar nas próximas leituras!!

Fabio 25/03/2024minha estante
Mel, minha linda, faço das suas as minhas palavras!???
Precisamente, recíproco!

Fabio 25/03/2024minha estante
Paula, muito obrigado, minha querida!???
Fico feliz que tenha gostado da resenha!?
Só não esqueça depois de vir aqui comentar o que achou dessa obra prima!!!

Mariana 25/03/2024minha estante
Meu Deus!!! Sempre fico encantada com sua escrita! Que texto fabuloso amigo???????!!! Parabéns por mais essa resenha magnífica! O tom perfeito, as palavras certeiras, a coesão impecável do início ao fim dessa obra majestosa! Maravilhoso como sempre, meu amigo ??????? ??????????

Léo 25/03/2024minha estante
Não conhecia essa obra do autor, já foi para a lista. Resenha perfeita, Fábio!

Fabio 25/03/2024minha estante
Mari, minha querida, muito obrigado, por essas palavras belíssimas !????
Obrigado, por tudo minha amiga, principalmente pela amizade e pela cumplicidade, e por todo incentivo e paciência!???
Gratidão!???

Fabio 25/03/2024minha estante
Léo, meu amigo, muito obrigado!!!
Apesar de não ser uma das mais famosas obras , é de suma importância dentro da filosofia Dostoievskiana, sobretudo no existencialismo e em partes na psicanálise (freudiana)

Mariana 25/03/2024minha estante
Meu amigo???????, quero dizer que é um prazer inenarrável sempre estar por perto! Sua amizade é ímpar e poder desfrutar da sua criatividade é ótimo! Conte comigo sempre!!!!! ??????????????

Mari, digo o mesmo!!!???

Núbia Cortinhas 25/03/2024minha estante
Cadê as editoras que ainda não te notaram??? As suas resenhas são um capítulo à parte! Poderia ser muito bem uma sinopse, um prefácio. Que texto maduro! Adorei! ?? ?? ?? ??

Fabio 26/03/2024minha estante
Aaaaa Núbia minha querida amiga, muito obrigado pelo carinho!!!???
Só você mesmo kkkkkkk
Fico extremamente lisonjeado com sua palavras, minha amiga!???

Mariana 26/03/2024minha estante
Núbia, concordo com você amiga!!! Facilmente um livro nasce dessas resenhas incríveis!!!!!!!!

Regis 26/03/2024minha estante
Sua resenha está incrível, Fábio!!! ???
Tenho certeza que tudo que você resenhar despertará meu interesse, já vai mais um para a lista que está se tornando um verdadeiro monstro. ?

Mimi Macedo 26/03/2024minha estante
Esse seu cuidado, faz bem Fábio. É bom ver q vc respeita cada um q aqui compartilha seus pensamentos.

Fabio 26/03/2024minha estante
Aaaa Mari, minha querida, olha vocês nesse complô!
Brincadeira a parte, vocês são amigas maravilhosas!!!?

Fabio 26/03/2024minha estante
Regis, minha querida, fico lisonjeado com suas palavras!???
Vindas de uma resenhista como voe é um elogio e tanto!
Muito obrigado minha querida, pelo carinho!???
Essa listas, só aumentam, mais e mais, nem sei se daremos conta kkkkkk

Isso, sempre Mi!
Carinho e cuidado com as pessoas a nossa volta, nunca faltarão por aqui!???

Mariana 26/03/2024minha estante
Fabio, um complô inteligentíssimo e maravilhoso heim ??! Ahahahahha. Fechadas no complô!

Bota inteligentíssimo nisso!???
Vocês duas kkkkk??????

Mariana 26/03/2024minha estante
Olha a minha virada de olho ????... nós somos a força e você o cérebro ok querido? Nada de terceirizar essa inteligência, aí não ahahahahahhahaha?????

Fabio 26/03/2024minha estante
Kkkkk só você Mari... só você kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ??????

amarxhi 26/03/2024minha estante
Belíssima resenha, Fábio!

Fabio 26/03/2024minha estante
Ana, minha querida, muito obrigado pelo carinho!!!???
Feliz que tenha gostado da resenha!??

Wendy 04/04/2024minha estante
Uma resenha dessa dá uma vontade enorme de viver essas emoções narradas por ti e tão bem escritas.
Parabéns!?

Fabio 04/04/2024minha estante
Wendy, minha querida, muito obrigado pelo carinho!!!???
Espero que a resenha tenha te incentivado a ler este livro?

Mimi Macedo 04/04/2024minha estante
Já adquiri no Kindle, próxima leitura Fábio.

Fabio 07/04/2024minha estante
Mi, vai adorar esta novela!
Só.nao esquece depois de me contar sobre o que achou! ?

Mimi Macedo 07/04/2024minha estante
Pode deixar!!!!

Cami 04/09/2022

Um menino de onze anos apaixonado por uma mulher mais velha.

Eu achei até que fofo, foi meu primeiro contato com o Dostoievski e eu gostei bastante.
É uma história simples, mas encantadora, foi uma visão muito interessante desse tipo de situação.

Cinara... 17/02/2022

" ...e só de pensar nela a sós, com a minha cabeça perturbada, em algum canto escuro e misterioso onde o olhar zombeteiro e inquisitorial de nenhuma marota de olhos azuis pudesse me alcançar, só de pensar nesse objeto, eu quase sufocava de aflição, vergonha e medo - em suma, eu estava apaixonado..."

Quem quando criança não se apaixonou por uma figura mais velha? Nosso pequeno herói vive o que vários de nós já vivemos, um amor infantil e impossível.
Bem curtinho, bem leve!

Iara 24/09/2020

Um amor
Sentimentos de um garoto descobrindo a sexualidade pelo ponto de vista de Dostoiévski!

É sutil, é dócil, é fofo, é impactante, é engraçado.

joaoggur 01/09/2023

Um pequeno Dostoiévski.
Narrado em primeira pessoa, acompanhamos a história de um pequeno jovem de apenas 11 anos, que se vê perdidamente apaixonado por uma mulher mais velha.

O protagonista, mesmo sendo uma criança, segue os princípios de um personagem ?Dostoiévskiano?: sozinho e completamente aturdido por desilusões amorosas. É interessante acompanharmos a mente de uma criança, seus pensamentos e devaneios em meio aos adultos em seu redor.

Diego Alves Z 28/05/2022

A desorientação do livro no inicio é instigante e o próprio protagonista, que não é tão "explicado", me parece ter razão de ser na intenção do autor em falar mais sobre o que está ao redor do personagem do que sobre ele mesmo. Curioso que é um homem adulto comentando sobre as desventuras descritas quando criança, revisitando suas angústias de menino em um momento em especifico, perdido em uma grande festa, fora de sua casa, perdido como um entre outros desconhecidos em um mundo de brincadeiras adultas.

Escrito enquanto Dostoiévski se encontrava na prisão e ao se ler e pensar a respeito desse fato, o texto se torna mais tocante ainda.

Raquel 14/01/2021

Narrativa curta, fluida, com toques de humor e doçura.

Paloma 03/10/2023

Li pouco e já considero pacas
Pelo posfácio da tradutora a gente descobre que Dostoiévski escreveu esta novela enquanto estava preso, aguardando a sentença que o mandaria para a Sibéria. Tal informação me suspendeu, pois como conseguiu escrever uma história tão fresca e luminosa, cheia de vida e descoberta, enquanto estava num lugar tão sombrio e opressor da existência humana?

Aí é que tá!: esse foi também um período de transformação do próprio autor, que passa a ver a vida com outros olhos e coloca isso na sua escrita e literatura, sendo estas (pelo que entendi a partir dos trechos de cartas suas que também constam no posfácio desta edição) o alimento da sua alma, sem a qual não conseguiria existir.

Segue um trecho que exemplifica o que quero dizer.
Se referindo à sentença de prisão na Sibéria:
"Meu irmão, não esmoreci, não perdi o alento. A vida e a vida em qualquer lugar, a vida está em nós mesmos, e não no exterior.
Haverá outras pessoas comigo, e ser gente entre outras pessoas e permanecê-lo para sempre, seja em que infortúnio for, sem se deixar esmorecer e perder o alento - é nisso que consiste a vida, é nisso que consiste sua tarefa. Eu me conscientizei disso. Essa ideia entrou no meu corpo e no meu coração.
... Fui ferido, é verdade! Mas restaram-me o coração e o mesmo corpo e sangue, que também são capazes de amar, de sofrer e de lembrar, e isso, apesar de tudo, é vida!"
Linda Resenha, Palominha...???

Paloma 03/10/2023minha estante
Depois desse posfácio me deu muito mais vontade de ler mais do Dostô. Só tinha lido Noites Brancas, mas há muitos anos, lembro muito da história. Agora com acessos à biblioteca do Sesc vou poder ler mais, pois comprar editora 34 no momento está difícil kkkk. Mas tem dois dele que quero ler e ter pra mim: Crime e Castigo, Irmãos Karamazov. Nem sei se vou gostar tanto, mas sei que vão valer a pena ?

CPF1964 03/10/2023minha estante
Eu tenho pouquíssimos livros da Editora 34. Acho que não chega a 10. São caros e raramente aparecem no sebo. Você leu os primeiros dele. Karamazov foi o último. Acho que você deve ter estes 2 na estante. Paguei caro nos 2 porém depois comprei ótimas edições de capa dura da década de 80 em ótimo estado e qualidade do papel por 1 real.

CPF1964 03/10/2023minha estante
Hoje comprei mais uma edição de Moby Dick. Capa Dura. 2 volumes. 1 real cada volume.

CPF1964 03/10/2023minha estante
Tenho 3 edições... porém aquela linda da Amazon custa 90 reais....

Nath 03/10/2023minha estante
O meu primeiro e único livro lido do Dostô foi o Noites Brancas tb, li na edição da Penguin. Gostei. Achei o protagonista um querido. ? Mas já me alertaram q ele é o ÚNICO livro "fofo" dele, rs. Também tenho o Crime e Castigo na estante, na edição da 34. Ganhei de presente há anos e ainda não liv?Tomando coragem aindA!! Pois sou do time do Tolstói, e tenho medo de desgostar do Dostô hihihi Massa a resenha, Paloma!

Paloma 04/10/2023minha estante
Pois eu sinto que tem fortes chances de eu gostar mais do Dostô, mas não vamos nos precipitar kkkkk.

Paloma 04/10/2023minha estante
Eu queria era morar perto de você Cassius, pra poder pegar esses 10 da 34 emprestado kkkkkk. Já é um grande acervo ?
Por enquanto vou me arranjando com os da biblioteca do Sesc.

Paloma 04/10/2023minha estante
Eu sei que pra comprar os da 34 uma boa promoção é na feira da USP com 50% de desconto.

CPF1964 04/10/2023minha estante
Sim, Palominha... Porém o frete é caríssimo. No seu caso inviável.

CPF1964 04/10/2023minha estante
Preciso ir no Sesc...... daqui ...

Paloma 04/10/2023minha estante
Verdade, com o frete já não vale a pena

Nath 04/10/2023minha estante
O meu coração já foi totalmente fisgado pelo Tolstói, Paloma! ? O meu livro favorito da vida é o Guerra e Paz! Já comprei até a biografia do Tolstói, q q saiu pela editora Biblioteca Azul (hoje esgotada! Dei sorte de comprar a tempo).??? Quanto a editora 34, eu só tenho 6 livros deles.. mas a 34 não é uma editora q eu faço questão de colecionar. ? Acho q eu sou mais o tipo de leitora q prefere colecionar os livros dos autores favoritos, do que das editoras x ou y.. mas gosto muito da editora Zahar. Sempre q posso gosto de comprar livros deles

CPF1964 04/10/2023minha estante
Estou faz 3 anos tentando comprar esta biografia do Tolstoi... Livro Raro....????

Nath 04/10/2023minha estante
Eita! Eu sei! ? Que pena vc não ter conseguido comprar! Eu comprei essa bio do Tolstói na livraria física, há uns 6 anos, lembro q comprei assim q finalizei a leitura do meu AMADO Guerra e Paz ? Tão arrebata eu fiquei com o livro! Eu queria já saber tudo do Tolstói! Lembro q na época só tinha ele na livraria e comprei no ato! Mesmo caro o preço cheio de livraria, não me arrependi nem por um minuto de ter comprado a bio. Outra biografia q eu comprei no tempo certo e hoje tb esgotou foi a biografia do Leonardo da Vinci. Também consegui comprar a tempo a fotobiografia da Clarice, um tesouro! Hoje tb esgotada ??? Enfim, quando são autores q eu realmente gosto, eu faço de tudo para comprar antes de esgotar, independente da editora. Mas sei q são livros caros e q as vezes esgota antes do previsto

CPF1964 04/10/2023minha estante
Fico muito feliz por você, Nath. Eu tenho várias biografias. Uma das últimas que comprei foi a do Dosto. Paguei 112 reais. Para evitar o que aconteceu com a do Tolstoi. 6 anos atrás eu não era leitor..... Com relação a Guerra e Paz... Comprei 2 livros para complementar a releitura que farei em breve. 1812 e Outro sobre a visão russa da guerra. Lerei também uma das biografias de Napoleão. Com relação a Tolstoi... comprei 2 livros recentemente... Um da filha dele e um romance chamado A última estação.

CPF1964 04/10/2023minha estante
A bio do Da Vinci eu comprei... Linda... Van Gogh também...

Nath 04/10/2023minha estante
Nossa! ? Vc disse q há 6 anos vc ainda não era um leitor.. então vc é leitor recente e já tem esse acervo grande de livros, parabéns ? Eu sou leitora desde a infância, desde os 9 anos, (hoje tenho 38) . Tb curto biografias (especialmente de autores q amo e dos artistas das artes visuais q me identifico), mas eu curto demais é literatura clássica e literatura de horror. Ao todo acho q tenho uns trezentos e tantos livros na minha estante, atualmente. Meus xodós todos ? E o Tolstói foi o meu primeiro Russo lido há uns 6 anos, e já arrebatou meu coração! Tb pretendo reler Guerra e Paz em breve, morro de saudade de reencontrar meus personagens do coração o Andrei, a Natasha, Pierre ?
Enfim, esse livro escrito pela filha do Tolstói, eu não tenho. Parece q ele só tem em sebo né? Do Tolstói eu tenho o box da Cia das Letras do Guerra e Paz, Anna K. da editora 34, as Novelas Completas pela Todavia, o box Todos os Contos e a biografia dele.

CPF1964 04/10/2023minha estante
Comecei a ler em 2020. Comprei um Kindle. A partir de Julho de 2021 comecei a comprar livros físicos. Atualmente tenho 2.100 livros físicos. No Kindle não saberia dizer. Eu não conhecia o livro da filha do Tolstoi. Fiquei sabendo no canal da Bruna e Livros no YouTube. Comprei de um sebo no Shopee. Paguei 20 reais. Tenho alguns do Dosto e do Tolstoi. Os principais são de capa dura da Cia. das Letras.

CPF1964 04/10/2023minha estante
Praticamente comprei todos os livros Clássicos mais famosos. Este do Tolstói é o livro número 1 da minha lista apesar de ter no Kindle.

CPF1964 04/10/2023minha estante
Agora preciso é ler. Espero pelo menos ler uns 30% dos livros que comprei....???

CPF1964 04/10/2023minha estante
Não tenho a esperança de ler todos.

Nath 05/10/2023minha estante
Ah! Vc começou a ler como leitor assíduo no período da pandemia ?? Legal! Muita gente começou nesse período de isolamento tb. Aliás, a filha adolescente de 15 anos da minha prima começou a jornada dela de leitora na pandemia tb, assim como vc, e hoje ela pega dicas de livros comigo ?

Nath 05/10/2023minha estante
Mas vc me deixou chocada! Em tão POUCO TEMPO vc adquiriu 2 mil livros físicos! ?
PASSADA! Realmente, vc se "empolgou" nas compras literárias ?

Nath 05/10/2023minha estante
Eu como leitora das antigas o meu gosto literário amadureceu e desenvolveu com o passar dos anos da minha vida junto comigo, saca!

E assim a minha estante de livros físicos é hoje uma estantviva", pois ao longo das décadas da minha vida de leitora, eu doei livros que eu lia na adolescência, depois os livros q eu lia nos 20 anos, e já não tinham mais a ver com o meu gosto atual de leitura; daí com as décadas eu fui comprando novos livros acompanhando o meu desenvolvimento de leitora.

E hoje com 38 anos de idade e 28 anos de leitura, eu posso dizer que os 300 e tantos livros físicos que eu tenho na minha estante são todos livros que conversam sobre a pessoa que eu sou hoje como mulher, como leitora, como fotógrafa, artista, que sou. Os meus livros físicos falam do meu crescimento de leitora, e isso me dá um baita orgulho. ? Ver através dos meus livros o meu próprio crescimento e amadurecimento ?

Nath 05/10/2023minha estante
Enfim. Por outro lado, eu não almejo extrapolar o limite de mais de 500 livros na minha estante, pois o espaço na minha casa não é tão grande para aglomerar mais que 500 livros físicos kkkkkcrying ?
Mas desejo boa sorte na sua jornada de leitura.

No final, lembre-se, o importante não é ler todos os livros que vc tem.. o importante é ler os livros "certos" aqueles que vão tocar o seu coração como ninguém e vão levar ensinamentos para vc como pessoa até o último dia de vida aqui na Terra ???

CPF1964 05/10/2023minha estante
Muito Obrigado pelos comentários, Nath. Você está correta no que disse. Desejo ótimas leituras para você também.

CPF1964 05/10/2023minha estante
Eu jamais teria um acervo deste tamanho. Porém por sorte ou infelicidade financeira ??? aqui perto da minha casa existe uma entidade pilantropica digo filantropica que recebe livros de doações. Eles vendem a grande maioria por 1, 2, 5 reais no máximo. Alguns praticamente novos. Aí eu não resisto....???

Paloma 05/10/2023minha estante
Tbm fiz muito isso Nath, já tirei vários que foi de outra época minha como leitora, e provavelmente vai acontecer tbm mais pra frente, a gente vai crescendo e mudando. ??

Paloma 05/10/2023minha estante
Cassius do céu ? 2000 livros kkkkk mas tbm, os livros valendo 1 real kkk até eu iria montar uma biblioteca desse nível ?
Tbm dá uma sensação boa, estar rodeada de histórias... que a gente pode escolher de acordo com o momento... queria ter mais livros pra isso.

Nath 05/10/2023minha estante
Ahhh! Tá explicado, Cassius! Quando vc falou ter centenas de livros em tão pouco tempo, eu imaginei q vc "traça" de sebo, saca? Daqueles que faz amizade até com o dono do sebo para ter mais descontos hihihi ? (não julgo se fosse, eu até faria igual rs) Mas o seu "barriu do tesouro" foi essa ong filantrópica, muito legal ?

Nath 05/10/2023minha estante
Essa sua história me lembrou muito uma outra história de um outro leitor daqui do skoob, tb conhecido como Craotchky/Filipe/PETULANTE, que comprou vaaarios livros por esse mesmo valor irrisório num Sebo chamado Sebo da Morte ?? E hoje ele conseguiu entrar numa "máfia" de conseguir livros novíssimos de graça hihihi ?

Nath 05/10/2023minha estante
Já os meus livros físicos eu sempre tive costume de comprar em livraria física, e antes da Amazon vir para o Brasil, eu comprava vários no site submarino.. eu lembro até qual foi o primeiro livro q eu comprei no site da Amazon quando ela estreou no país, há uns 10 anos rs

Pois somos duas, Pa! ?
O que eu mais gosto da ideia de ter milhares de livros físicos comigo é justamente essa sessão boa q vc descreveu! Quês uma sessão de conforto né? De poder escolarmente livremente sem se preocupar em comprar mais

CPF1964 05/10/2023minha estante
???. Vou na entidade pilantropica todos os dias. Já tenho quase crachá... Aliás daqui 20 minutos estarei lá. Na realidade eu vou em 3 entidades daqui. O livro da Carla Madeira que estou lendo paguei 5 reais. Novinho.

CPF1964 05/10/2023minha estante
Já comprei Cosac Naify por 5; reais.

CPF1964 05/10/2023minha estante
Já comprei livro de 1.000 reais na Amazon por 2 reais. Muitas histórias.

CPF1964 05/10/2023minha estante
Quando você for doar o do Tolstoi me avise.....???

CPF1964 05/10/2023minha estante
Palominha... Infelizmente moramos longe um do outro. Caso contrário meus livros estariam a sua disposição.

Nath 05/10/2023minha estante
Oxeeee! Vai de reto, s@t@n@as! Cruzes!! Não! Nuncaaa! JAMAIS ! ???????? Jamais doerei minha preciosa bio do Tolstói kkkkkk É o meu xodó máximo da minha estante junto a fotobio da Clarice ??kkkkkkkk

Nath 05/10/2023minha estante
Mas, Noss. Fiquei curiosa para ouvir essas suas histórias de aquisição da cosac por $5! ?????

CPF1964 05/10/2023minha estante
Comprei Os Trabalhadores do Mar de Victor Hugo...Um box pequeno azul da Cosac por 5 reais.

CPF1964 05/10/2023minha estante
Já que você não quer doar... Farei uma singela oferta pelo livro do Tolstói... Pesado.. Pode entortar a estante... Ocupando espaço... Trabalhoso de limpar... Pensando no seu bem estar ofereço 5 reais nele e frete por sua conta....????. Não precisa me agradecer...

Alan kleber 05/10/2023minha estante
Crime e Castigo é espetacular. Tem um documentário sobre ele chamado, "Discovery: grandes livros", que vale a pena. Tem no youtube, mas recomendo assistir depois de lê o livro.

Nath 05/10/2023minha estante
Kkkkkk Esse Cassius coringou de vez! ?? NUNCA! JAMÉ! NEVER! Pode tirar o olho gordo meu Tolstói! Meu Muso! ? hahahah

???????

CPF1964 05/10/2023minha estante
Coringou.... Procurando no Google Translator... Esta palavra não faz parte do meu vocabulário....

??

CPF1964 05/10/2023minha estante
Eu conheço Coringão... O The Best....

Nath 06/10/2023minha estante
Kkkkkkkk "Conringou" é uma gíria usada atualmente para se referir às pessoas que "surtam", "deliram", "viajam na maionese" ! Kkk
Tipo vc de olho gordo em algo IMPOSSÍVEL, o meu Tolstói ?? O termo Coringar vem do personagem Coringa do Batman, o qual é um personagem insano e sem noção kkkk ??

CPF1964 06/10/2023minha estante
Sem noção..... Eu assisti todos os filmes do Morcegão e já desconfiava desta resposta... Com relação a palavra impossível.... e trazendo para o mundo literário e cinematográfico.... Fique esperta !!!! Já falei com 3 amigos.... Falei com o Tom Cruise..... Com o Indiana Jones... e conversei 2 horas com o Lupin... No seu lugar eu estaria muito preocupado... Acho melhor levar este livro do Tolstoi para o Forte Knox... Fica a dica.. Espero que o livro não tenha marcações de texto e nem rasuras....????

Etiene ~ @antologiapessoal 14/10/2020

Um pequeno herói, Novela Russa, Dostoiévski.

Provavelmente melhor que pesquisar e escolher sozinha um livro - e ulteriormente perceber como aquela foi uma boa escolha -, seja confiar num amigo e acatar indicações de olhos fechados. Quantos amigos literários nós temos que estão nessa segura posição? Para mim, poucos. Um Pequeno Herói é um belo caso em que a indicação tomou a decisão para mim. Sorte a minha!

Famoso por inserir em seus livros os problemas eternos da civilização, Dostoiévski é capaz de narrar ações simples de modo fascinante. Obviamente, sua origem plebéia influenciou o posicionamento do escritor em suas histórias, nas quais sempre critica a camada burguesa da sociedade e trata seu protagonista como o herói - ou anti-herói - da história.

Tendo em vista que o existencialismo é uma das correntes filosóficas abordadas por Dostoiévski, certamente foi um exercício de aprendizado sobre ela me encontrar diante de uma obra que trata do amadurecimento de um menino, sua descoberta amorosa e a decepção frente à futilidade (nasceu aqui o ?homem supérfluo??) dos adultos da elite social russa. As ideias são parte essencial da personalidade dos personagens dostoievskianos, portanto a conexão entre tais e os leitores é inevitável.

Um paradoxo intrigante em relação a esta obra é o fato de que foi escrita enquanto Dostoiévski estava preso à espera da sentença do Tsar: a narrativa leve e alegre manifesta o agudo contraste com a condição de cárcere do autor.

Para mim, essa novela foi uma acertada escolha de leitura entre livros mais volumosos e, também, mais um título logrado na vasta produção do ?romancista ideológico?. Fácil indicação para os que desejam conhecer a Literatura Russa. Adorei!

Edu 03/10/2022

Fiódor Mikháilovith Dostoiévski(1821-1881) quando foi preso 1849 estava desenvolvendo um grande romance de época, Niétotchika Niezvânova (resenha no Feed). Na época da prisão, Dostoiévski pertencia a um ciclo de intelectuais que ladeavam um militante socialista chamado Mikhail Petrachévski(1821-1866), um grupo que era um tanto controverso, mas que tinham um ideal em comum, a mudança social. Dentre os motivos que levaram Dostoiévski a prisão, está o compartilhamento de um artigo chamado ,?Carta a Gogol? escrita pelo grande critico literário da época, Bielínski.
Preso na fortaleza de Pedro e Paulo, Dostoiévski aguardava o dia de sua execução, que foi cancelada e sua pena modificada para trabalhos forçados na Sibéria. O então prisioneiro vai aguentando os dias na prisão trocando cartas com o irmão, Mikhail. Nas cartas enviadas o Dostoiévski fala de problemas de saúde e das ideias que surgem enquanto está isolado.
Em um cenário inóspito, insalubre e até sem esperança, surge uma pérola. Um texto em que tudo que acontece é a partir do ponto de vista de uma criança de onze anos. Ha quem diga que a ideia que Dostoiévski tivera no romance interrompido por sua prisão, ganha vida nessa novela, maravilhosa em que é retratado de forma muito elegante e delicada a primeira experiência amorosa do personagem principal.
Diferente de quase tudo que Dostoiévski escreveu, Um pequeno Herói, é de uma leveza contagiante, mostrando a nobreza do jovem apaixonado, que está sempre disposto a defender a honra da sua amada, mas também ácido quando tesse críticas à sociedade, que é muito bem retratada pelo autor nessa novela, e ao homem supérfluo que é representado por Monsieur M*( esposo de Madame M*, a mulher por quem o protagonista se apaixona).
Nas Palavras da tradutora Fátima Bianch sobre o caráter inovador de Um Pequeno Herói:
? Ao longo de todo livro é evidente a preocupação de Dostoiévski com a psicologia infantil, em particular com o despertar da sexualidade na criança, tema que retoma de Nietotchka Nievânova. A próposito das duas obras, segundo Boris Shnaiderman, ? Torna-se quase inacreditável, por exemplo, que Nietotchka Nievânova, com sua visão clara do erotismo infantil, ou um conto como Um pequeno herói tenham sido escritos muito antes da existência de Freud?.(p.79)

Marcos.Ruppelt 26/07/2020

Um livro simbólico
O melhor retrato da luta existencial de Dostoiévski talvez seja essa discreta novela. Escrita durante os meses de prisão na Fortaleza de Pedro e Paulo, em 1849, sem saber qual seria o seu destino (tortura, isolamento, morte?), o autor russo releva para o seu irmão o espírito que o guiou nesse período e que se reflete no livro:

"Eu lhe juro que não perderei as esperanças e que conservarei puros o coração e a alma. Renascerei para melhor. Nisso está toda a minha esperança, toda a minha alegria."

É possível ler as deliciosas 60 páginas de "Um Pequeno Herói" e observar uma clara tentativa de não sucumbir à escuridão da experiência pessoal do autor: a prisão e a dor do isolamento. As lembranças do narrador projetado por Dostoiévski injetam esperança nos leitores. O heroísmo do jovem de 11 anos aparece como um resultado natural da sua descoberta sexual e amorosa. É como se o mais puro sentimento humano fosse o condutor da vida humana. Muito diferente do sentimento dos 'juízes' que conduziram o Círculo Petrashevski para a cadeia e para o sofrimento. É por isso que a novela é tão interessante. Tão simbólica. Mesmo quando há uma clara tentativa de se afastar da experiência pessoal nos projetos literários, o autor deixa seus resquícios justamente nessa tentativa de escape.

Diego Rodrigues 13/05/2021

Uma importante peça na biografia de Dostoiévski
Publicada pela primeira vez em 1857, a novela "Um Pequeno Herói" pode não ser das mais famosas, mas é, sem dúvida, uma das mais importantes peças que compõem a biografia do escritor russo Fiódor Dostoiévski. Preso em 1849, acusado de participar de um grupo revolucionário e de conspirar contra o tsar Nicolau I, Dostoiévski passou oito meses confinado na Fortaleza de Pedro e Paulo, em São Petersburgo, onde teve sua pena de morte decretada e, mais tarde, comutada para trabalhos forçados. No período de cárcere, Dostoiévski se dedicou à leitura e à escrita, mas, infelizmente, a maior parte do material redigido acabou de perdendo, sendo "Um Pequeno Herói" e algumas cartas dirigidas ao irmão, Mikhail, os únicos sobreviventes desse obscuro período da vida do escritor.

Ao contrário do que se imagina e em contraste com o terrível momento no qual foi escrita, temos aqui uma novela mais delicada e colorida, centrada nos sentimentos de um garoto de onze anos que vive sua primeira experiência amorosa em meio a um ambiente festivo moscovita, regado a jantares luxuosos, passeios a cavalo, bailes de gala, grandes teatros e, é claro, belas mulheres. E é uma dessas beldades que vai chamar a atenção do nosso pequeno herói, a enigmática Madame M. Mesmo em poucas páginas, Dostoiévski consegue dar profundidade, como só ele sabe, ao estado psicológico e de espírito do protagonista. Aos onze anos, nosso pequenino entra em contato pela primeira vez com uma miríade de sentimentos como amor, solidão, vergonha e raiva. Sentimentos esses que o guri, em toda sua inocência, tenta compreender e assimilar. Tarefa árdua para alguém tão novo, não é? E o livro ainda possui outras camadas. Embora não desprovido de críticas sociais, essas se encontram de forma bem mais sutil aqui em do que em outras obras do autor. Outra coisa que chama a atenção é a rica descrição dos elementos da natureza, novidade na escrita de Dostoiévski até então.

Mas por que Dostoiévski escreveu uma obra tão diferente enquanto esteve na prisão? Suas cartas enviadas ao irmão durante esse período, e das quais podemos conferir alguns trechos no rico posfácio dessa edição, nos dão algumas pistas em relação a isso e ajudam a entender um pouco melhor os motivos que o levaram a escrever uma novela voltada para a infância. Lembranças de sua juventude eram recorrentes enquanto estava encarcerado e reviver o passado foi uma das formas que Dostoiévski encontrou para amenizar seu sofrimento. O cárcere e a quase execução de sua pena de morte acabaram se revelando uma espécie de despertar espiritual e de renascimento para o autor. Talvez por isso Dostoiévski tenha se voltado para uma das fases mais reluzentes da vida, aquela em que o mundo ganha novas cores, e que é também a fase das descobertas, sejam elas prazerosas ou desagradáveis. Dois séculos depois, a passagem da infância para a vida adulta não é tão diferente assim da relatada em "Um Pequeno Herói". Nessa conturbada fase da vida, e às vezes ainda depois dela, nos vemos, muitas vezes, face a face com os mesmos medos e inseguranças que assombraram o nosso pequeno herói.

site: https://discolivro.blogspot.com/

Alana 28/06/2021

"Um Pequeno Herói" retrata a passagem da primeira à segunda infância do personagem principal, através das descobertas do primeiro amor. Tal obra foi escrita durante o período de cárcere vivido por Dostoiévski, na Fortaleza de Pedro e Paulo, mas mesmo nesse momento difícil, Fiódor conseguiu escrever de forma leve. O livro, como disse, é leve, fluído e de fácil compreensão. Arrisco a dizer que a melhor parte do livro (na referida edição, apenas, acredito eu) está no final, nas notas após a estória, onde é possível ler trechos retirados de cartas que Dostoiévski escrevia durante o período já citado.
Em um desses trechos, ele fala ao seu irmão, após a declaração de sua sentença de prisão na Sibéria, o seguinte "Meu irmão, não esmoreci, não perdi o alento. A vida é vida em qualquer lugar, a vida está em nós mesmos, e não no exterior." (p.73)

Dostoiévski was strong!

Hofschneider 04/07/2020

identifico-me muito com a escrita de dostoiévski. neste conto que li, sendo o primeiro, um garoto de 11 anos se apaixona por uma menina mais velha e casada, uma colegial.
as descrições de sentimentos e perturbação do personagem principal é uma marca registrada dele, que faz lembrar muito shakespeare também, é apresentada com maestria neste conto também, do qual não poderia faltar.
o personagem sofre humilhações e no fim se rende a um tipo de bondade que acalenta sua dor, mas não à anula

Calebe 08/09/2021

O mundo através dos olhos de uma criança
como foi um livro que o Dostô escreveu quando estava preso achei que iria ser algo seco, triste ou cruel, mas acabei sendo surpreendido com uma história muito fofaaa de um menino de 11 anos descobrindo o amor. Vale muito ler e é super curtinho, você vai rir, sorrir e ficar bravo num período muito curto de tempo!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6