Bridge to Terabithia

Bridge to Terabithia Katherine Paterson

Resenhas -

Malle 04/04/2024

"Like a bridge over troubled water"
Bridge to Terabithia (ou Ponte para Terabitia, em português) foi um livro que acabei comprando porque estava barato, e porque lembro de quando o filme estava em alta e passava na Sessão da Tarde. Pessoalmente, eu nunca assisti quando criança, então tinha somente uma noção superficial do que se tratava.

Não estava esperando ler sobre a curta ? em páginas ? maravilhosa amizade de Jess Aarons, o único filho menino e, ainda mais, o do meio, de uma grande família, e Leslie Burke, a filha dos vizinhos que contradiz costumes tão comuns naquela cidade, mas que encanta por onde passa. As crianças agem como crianças, o que trouxe um realismo precioso para a narrativa. A presença de adultos é semelhante ao de luas em órbita: eles são peças cruciais para a vida deles, controlando aqui e ali, mas o enfoque é sempre a narração intimista do âmago de Jess.

Feito especialmente durante um momento de perda na família da escritora Katherine Paterson, as poucas páginas do livro foram excelentes em repassar exatamente a sensação de adoração e amizade do protagonista com sua melhor amiga, e a dor da subsequente tragédia. Talvez há alguns trechos em que poderiam ter sido melhor explorados, cheios de potencial; mas a mensagem principal é passada belamente, sem dificuldades.

Terabithia é algo extremamente necessário em algum momento na vida das pessoas. Um lugar onde podemos ser nossa melhor versão, protegidos do mundo lá fora; um cantinho seguro.

Uma leitura super recomendada!

Heitor172 11/02/2024

Ponte para Terabithia - Ponte para o infinito imaginário
Esse livro me destruiu da melhor forma possível. É engraçado pensar que obras que parecem tão simples como essa podem te atingir tão profundamente, e foi isso que esse livro me passou.
Feito pela Katherine Paterson, o livro mostra um garotinho que ama desenhar e correr chamado Jess, que tem uma vida entediante e repetitiva, até a chegada de Leslie Burke, que o mostra um lado mais poético, simples e imaginativo da vida por meio de uma simples casinha na entrada de uma floresta. O mais belo mundo de Terabithia.
A maneira como a imaginação e as situações acontecem são tão fluidas, que eu me senti muitas vezes como se fosse Jess ou Leslie, ou ao menos desejasse estar lá com eles, atingindo um infinito imaginário lindo e, quase impossível de ser alcançado. E mesmo conhecendo seu triste fim por meio de uma bela adaptação cinematográfica, o livro ainda me arrasou, mas é como diz Lana Del Rey na música "Kintsugi: "That's how the light shines in". Partir o coração abre espaço para a luz entrar e juntar os cacos, em um resultado ainda mais belo que o inicial, e é isso que o fim dessa obra prima é, o coração se partindo e a luz entrando.
Bom, minha opinião sobre o livro está meio que óbvia. Se você ainda não leu "Ponte para Terabithia". Por favor, leia!

Lourenço 29/01/2024

Mágico
Adoro este tipo de livros que de certa forma relembram-nos da infância.

Achei linda a amizade entre Jess e Leslie, duas crianças completamente diferentes, mas que conseguem ter um mundo mágico só deles.

O final é o mais triste, mas mesmo assim lindo.

Nandito 03/11/2023

Escola
A professora de inglês colocou a gente pra ler esse livro e o início é bem chato e confuso. O nome Terabitia só é citado lá pro meio do livro (mesmo que isso seja uma estratégia, eu sou um pouco impaciente). A partir da metade vai ficando bom, com as tramas da vida do Jess tomando força, e o final é triste demais.

Elizabeth.Neves 30/10/2023

Chorei.
Irei avaliar o livro em partes.

Nível de Inglês: é relativamente fácil de ler, porém tenha um dicionário por perto, tem palavras de dialetos regionais, que eu não fazia a mínima ideia do que eram.

Escrita: é uma escrita fluída, rápida e extremamente linda, principalmente considerando o fato que é um livro com alvo infantil.

História: a história é mais para os personagens do que "plot" em si, os dois personagens principais são interessantes e é possível ver a evolução gradual do Jess como ser humano ao percorrer do livro, a leslie é simplismente incrível. Fala bem do luto, porém faz isso muito rapidamente para o que deveria ser o ponto principal da história.

Pontos negativos: piadas pejorativas sobre o peso dos personagens.

Mas em geral gostei muito

Daniela.Tomé 18/10/2023

Esse livro é lindo. Achei que por ser um livro infantil não iria me conectar com a história, mas a autora traz uma história tocante, inteligente. Me fez refletir sobre o que realmente importa na vida.. simplesmente maravilhoso! O jess foi o meu preferido, ele é um garoto sensível, simples e amável. Amo a forma como ele cuida de todos

ANDER CELES 10/09/2023

Uma resenha feita com uma memória afetiva do filme
É muito difícil falar de um livro que já assisti o filmes tantas e tantas vezes, e muitas vezes assisti com os alunos, que são crianças. Perguntem pra eles o que eles acham da história e só ouvirá elogios. Eles se emocionam com a história e simpatizam com o Jesse e a Leslie. Aí vc vai falar: filme é filme, livro é livro. Sim, mas no caso do filme, a história é praticamente idêntica ao livro, então quanto à história em si, a crítica a se fazer seria 80% a mesma. De qualquer forma, a memória afetiva, vinda do filme, está muito presente em mim, o que torna difícil fazer uma avaliação impessoal do livro. Mas vou tentar.

Acho a história bem redondinha, principalmente levando em conta que é um livro para crianças. Ela não busca ser muito complexa, muito aprofundada. Mas vc ainda consegue sentir as nuances que ela quer passar, principalmente a relação familiar do Jesse, em especial com o pai e May Belle. Isso é muito bem escrito. Leslie é uma personagem adorável, mais ainda que no filme.

Acho que faltou um pouquinho mais de Terabitia. É até compreensível que a história não queira focar nisso, porque as questões do mundo real são o foco aqui. Mas ainda assim seria bom ter mais de Terabitia, até pra entendemos a ligação estreita entre o Jesse e a Leslie. Isso é algo que o filme tenta corrigir.

Enfim, gostei muito de ler o livro, li uma edição econômica em inglês. Infelizmente a versão brasileira tá muito cara, pq seria ótimo ler a história aos alunos. Mas separei uns trechos para eles.

amaribooks 23/07/2023

????
Eu chorei no filme quando era criança, e não satisfeita pelo trauma, comprei o livro e chorei ainda mais.
Foi uma mistura de nostalgia/ tristeza que não consigo explicar. Recomendo para todo mundo que gostava do filme quando era criança, pois ler esse livro com um olhar mais maduro é uma experiência única

any!¡ 10/06/2023

Terabithia was still just for the two of them
? Bridge to Terabithia, 1977.
?It was Leslie who had taken him from the cow pasture into Terabithia and turned him into a king. (?) Now it occurred to him that perhaps Terabithia was like a castle where you came to be knighted. After you stayed for a while and grew strong you had to move on.?

Jess sempre sentiu-se como um excluído na escola e em sua própria familia. Contudo, após a chegada de uma garota atrapalhar seus planos de tornar-se o melhor corredor da 5º série, ele encontrará demasiada magia em um lugar inesperado.

?Ponte para Terabítia? foi um dos meus primeiros contatos com obras cinematográficas que apresentam a mortalidade ainda na juventude, e por isso me marcou demais anos atrás.
O livro é delicado ao retratar o luto, a fé e a imaginação de uma criança com apenas 10 anos, possuindo um ponto de vista infantilizado para uma história extremamente madura. Uma obra com personagens autênticos e favoravelmente construídos? que nos sensibilizam com seus sentimentos e trajetórias, repleto daquela nostalgia de quem acompanhou de perto a notoriedade da adaptação na época. Definitamente, uma experiência extraordinária que todos deveriam conhecer.
Dario.Albuquerque 10/06/2023minha estante
Não conheço quem não ame esse filme.

vitoria c. 10/06/2023minha estante
eu me lembro de chorar tanto assistindo o filme, nossa

any!¡ 10/06/2023minha estante
Siiim, a adaptação dele é simplesmente inesquecível, não tem como não amar

Bárbara P. 14/05/2023

Lindo
É até difícil para mim falar dessa história.

Acho que ela foi um dos primeiros contatos que eu tive com os temas de luto e morte, e com certeza um dos que mais me marcou quando eu era criança.

Eu tenho uma memória muito forte do dia em que eu fui ver esse filme no cinema com meu pai, e depois assisti milhares de outras vezes sozinha (e agora que li o livro não posso deixar de falar que o filme é uma das melhores adaptações que já vi, simplesmente incrível).

Mas é engraçado porque eu só fui descobrir que tinha um livro dessa história há uns dois anos atrás, e agora que realmente terminei de ler, preciso falar que me marcou muito, e tudo de novo.

Essa é uma história fora do comum, que é o meu tipo preferido na verdade, que não é bem para crianças nem exatamente para adultos e fica num limbo em algum lugar no meio. É uma história para todo mundo, mas que fala diretamente com um grupo bem específico de pessoas. Você sabe logo de cara se é uma delas ou não.

O Jess e a Leslie são personagens muito reais, extremamente bem construídos e que simplesmente te cativam nas primeiras páginas. E o luto do Jess dói na alma, acho que em parte é por isso que uma geração inteira ficou tão triste pelo filme, porque não só a gente passa nós mesmos pelo luto da personagem, como a gente absorve e sente todo o luto do próprio Jess também. No livro também é assim, mas ainda mais intenso.

Eu acho que eu poderia falar desse livro para sempre, então para resumir, acho que é um livro que todo mundo deveria ler em algum momento da vida. É uma história linda sobre fantasia, amor, luto e, principalmente sobre seguir em frente, eu acho.
Morgoth Bauglir 14/05/2023minha estante

Brujo 14/05/2023minha estante
Excelente resenha !
Esse filme me marcou também, e olha que vi depois de adulto... Pq luto não é um tema que eu esperava ver num filme de fantasia sobre dois amigos. Então, quando o luto aparece, te pega totalmente desprevenido ... Confesso que fiquei com lágrimas nos olhos.

Bárbara P. 14/05/2023minha estante
Sim! E o jeito que a autora trata o tema no livro é muito bonito. Essa leitura vale muito a pena.

ninis 13/03/2023

Bridge to Therabithia
Leitura escolar em inglês!! que livro fofo, o final me chocou muito. eu só não gostei que o vocabulário é um pouco difícil de entender, mas é uma gracinha!! 4/5 (tem filme na netflix também)

Laila 11/03/2023

Lindo!
Livro lindo com vários detalhezinhos que te faz pensar? pensar sobre a vida, sobre a morte, sobre religião, sobre os nossos sentimentos quanto a tudo isso. recomendo demais a leitura ??

Helô 18/02/2023

Meu deus que tristeza.
é bem curtinho, dá pra ler tudo de uma vez só, e a história flui super bem.
é triste demaaaais, mas também dá aquele quentinho no coração.

Amandaprocopio_ 22/01/2023

Ótimo pra aprender a ler em inglês
Esse livro conta a história da amizade entre Jess e Leslie, sobre como os dois transformaram com o poder da criatividade uma floresta inteira em um reino de fantasia e magia só para os dois.

A forma que a amizade dos dois começa e se fixa e de uma forma totalmente pura, do mesmo jeito que a forma como Jess tem que lidar com a perda da Leslie e de forma pura, no olhar de uma criança.

Posso dizer que teve horas que fiquei com raiva do Jess pela ?autoconfiança? que ele exalava em alguns momentos, alto demais pra uma criança de 9 anos mas tudo bem kkkkk

Adorei ter a experiência de ler um livro no olhar de uma criança, sendo uma ótima opção para ler em inglês