Bridge to Terabithia

Bridge to Terabithia Katherine Paterson

Resenhas -

any!¡ 10/06/2023

Terabithia was still just for the two of them
? Bridge to Terabithia, 1977.
?It was Leslie who had taken him from the cow pasture into Terabithia and turned him into a king. (?) Now it occurred to him that perhaps Terabithia was like a castle where you came to be knighted. After you stayed for a while and grew strong you had to move on.?

Jess sempre sentiu-se como um excluído na escola e em sua própria familia. Contudo, após a chegada de uma garota atrapalhar seus planos de tornar-se o melhor corredor da 5º série, ele encontrará demasiada magia em um lugar inesperado.

?Ponte para Terabítia? foi um dos meus primeiros contatos com obras cinematográficas que apresentam a mortalidade ainda na juventude, e por isso me marcou demais anos atrás.
O livro é delicado ao retratar o luto, a fé e a imaginação de uma criança com apenas 10 anos, possuindo um ponto de vista infantilizado para uma história extremamente madura. Uma obra com personagens autênticos e favoravelmente construídos? que nos sensibilizam com seus sentimentos e trajetórias, repleto daquela nostalgia de quem acompanhou de perto a notoriedade da adaptação na época. Definitamente, uma experiência extraordinária que todos deveriam conhecer.
Dario.Albuquerque 10/06/2023minha estante
Não conheço quem não ame esse filme.

vitoria c. 10/06/2023minha estante
eu me lembro de chorar tanto assistindo o filme, nossa

any!¡ 10/06/2023minha estante
Siiim, a adaptação dele é simplesmente inesquecível, não tem como não amar

Bárbara P. 14/05/2023

Lindo
É até difícil para mim falar dessa história.

Acho que ela foi um dos primeiros contatos que eu tive com os temas de luto e morte, e com certeza um dos que mais me marcou quando eu era criança.

Eu tenho uma memória muito forte do dia em que eu fui ver esse filme no cinema com meu pai, e depois assisti milhares de outras vezes sozinha (e agora que li o livro não posso deixar de falar que o filme é uma das melhores adaptações que já vi, simplesmente incrível).

Mas é engraçado porque eu só fui descobrir que tinha um livro dessa história há uns dois anos atrás, e agora que realmente terminei de ler, preciso falar que me marcou muito, e tudo de novo.

Essa é uma história fora do comum, que é o meu tipo preferido na verdade, que não é bem para crianças nem exatamente para adultos e fica num limbo em algum lugar no meio. É uma história para todo mundo, mas que fala diretamente com um grupo bem específico de pessoas. Você sabe logo de cara se é uma delas ou não.

O Jess e a Leslie são personagens muito reais, extremamente bem construídos e que simplesmente te cativam nas primeiras páginas. E o luto do Jess dói na alma, acho que em parte é por isso que uma geração inteira ficou tão triste pelo filme, porque não só a gente passa nós mesmos pelo luto da personagem, como a gente absorve e sente todo o luto do próprio Jess também. No livro também é assim, mas ainda mais intenso.

Eu acho que eu poderia falar desse livro para sempre, então para resumir, acho que é um livro que todo mundo deveria ler em algum momento da vida. É uma história linda sobre fantasia, amor, luto e, principalmente sobre seguir em frente, eu acho.
Morgoth Bauglir 14/05/2023minha estante

Brujo 14/05/2023minha estante
Excelente resenha !
Esse filme me marcou também, e olha que vi depois de adulto... Pq luto não é um tema que eu esperava ver num filme de fantasia sobre dois amigos. Então, quando o luto aparece, te pega totalmente desprevenido ... Confesso que fiquei com lágrimas nos olhos.

Bárbara P. 14/05/2023minha estante
Sim! E o jeito que a autora trata o tema no livro é muito bonito. Essa leitura vale muito a pena.

Ga 17/03/2021

É né...
Ponte para Terabitia é um filme que fez parte da infância de muitas pessoas da minha inclusive, eu não posso dizer que me lembro de quando vi pela primeira vez, mas lembro do filme quase inteiro, vi e revi esse filme incontáveis vezes, lembro o quão traumático e difícil de engolir tudo o que acontece, como eu fiquei totalmente apaixonado por Leslie, a dor do Jesse e o quão emocionado fiquei com o final
Eu sequer sabia que o filme era originado de um conto tão famoso, então quis ler, e é impressionante como o meu eu de 7/8 anos viu esse filme se emocionou tanto, sem nem entender quase nada de tantas coisas que essa história tem a dizer
A cena da Leslie com o P.T correndo na chuva e olhando pro Jesse é uma das coisas mais lindas que já vi na vida, o jeito que a Leslie é tão pedante e curiosa, como o personagem do Jesse é tão real, e o jeito que a autora escreve tudo isso é incrível, mas saber o que vai acontecer e ver como ela vai construindo isso é terrível
Essa história é muito preciosa, e levarei ela comigo até o final dos dias.

Dora 16/01/2022

When you are young they, assume you know nothing...
Eu senti que esse livro me levou para casa. Aquela sensação de casa que você tem quando é mais novo, sabe? Não exatamente um lugar específico, mas o conforto que você sente. Então, esse livro me transportou de volta para os dias em que eu assistia televisão nos fins de tarde, com meu cobertor da Tinker Bell e minha única preocupação era assistir aos novos filmes da Disney. Me senti nostálgica lendo sobre uma história que há tanto tempo me fez chorar. Foi uma leitura de uma tarde, sentei no sofá após o almoço e só levantei ao fim da tarde quando acabei o livro. É um livro triste, sim, mas é também lindo e reflexivo. Me lembrei durante a narrativa da letra da música "Cardigan" da Taylor Swift, onde ela canta que quando você é jovem, eles assumem que você não sabe nada. Livros assim me mostram que sempre soubemos de tudo, o mundo é que no faz acreditar que não. Crianças sabem mais do mundo do que muitos adultos por aí, e nisso acreditarei para sempre.
max 16/01/2022minha estante
sempre tive vontade de ler esse livro e o que vc escreveu fez ele parecer ainda mais mágico do que eu imaginava, agora preciso lê-lo sem falta!

Dora 16/01/2022minha estante
Quase choro quando me dizem que eu fui um incentivo a uma nova leitura, juro?

ANDER CELES 10/09/2023

Uma resenha feita com uma memória afetiva do filme
É muito difícil falar de um livro que já assisti o filmes tantas e tantas vezes, e muitas vezes assisti com os alunos, que são crianças. Perguntem pra eles o que eles acham da história e só ouvirá elogios. Eles se emocionam com a história e simpatizam com o Jesse e a Leslie. Aí vc vai falar: filme é filme, livro é livro. Sim, mas no caso do filme, a história é praticamente idêntica ao livro, então quanto à história em si, a crítica a se fazer seria 80% a mesma. De qualquer forma, a memória afetiva, vinda do filme, está muito presente em mim, o que torna difícil fazer uma avaliação impessoal do livro. Mas vou tentar.

Acho a história bem redondinha, principalmente levando em conta que é um livro para crianças. Ela não busca ser muito complexa, muito aprofundada. Mas vc ainda consegue sentir as nuances que ela quer passar, principalmente a relação familiar do Jesse, em especial com o pai e May Belle. Isso é muito bem escrito. Leslie é uma personagem adorável, mais ainda que no filme.

Acho que faltou um pouquinho mais de Terabitia. É até compreensível que a história não queira focar nisso, porque as questões do mundo real são o foco aqui. Mas ainda assim seria bom ter mais de Terabitia, até pra entendemos a ligação estreita entre o Jesse e a Leslie. Isso é algo que o filme tenta corrigir.

Enfim, gostei muito de ler o livro, li uma edição econômica em inglês. Infelizmente a versão brasileira tá muito cara, pq seria ótimo ler a história aos alunos. Mas separei uns trechos para eles.

Nandito 03/11/2023

Escola
A professora de inglês colocou a gente pra ler esse livro e o início é bem chato e confuso. O nome Terabitia só é citado lá pro meio do livro (mesmo que isso seja uma estratégia, eu sou um pouco impaciente). A partir da metade vai ficando bom, com as tramas da vida do Jess tomando força, e o final é triste demais.

Paty 11/09/2022

Chorei com o filme e chorei com o livro
Se você conseguir terminar o livro sem chorar, I'm sorry, mas você é uma pedra. Eu mesma não sou de chorar lendo, mas derreti que nem manteiga. A autora forneceu a dose correta de comedia e drama concluindo com uma dose de esperança, exatamente como a própria intentou.

arthemis | @mistydisse 21/03/2021

Saudações,
Essa é uma resenha para os que acreditam e reconhecem o poder da imaginação, e como nossa criatividade e uma inestimável amizade são capazes de salvar vidas.

Ponte é um livro carregado de nostalgia e temas delicados. Ele retrata o bullying, relações familiares complexas, pobreza e luto. Não se deixe enganar por ser uma ?história de criança?.

Se você conhece o filme, complemente com o livro. Apesar de achar o filme mais elaborado na parte fantástica, o livro carrega um aprofundamento dos sentimentos do garoto.

?There?s a rumor going around that beautiful girl arriving today might be the queen they?ve been waiting for? e aqui eu faleci.

Ana Letícia 15/08/2020

Razoável
Confesso que esperava mais do livro. Não tem toda a mágica do filme, porém é uma leitura fácil e direta.

Sofia.Magalhaes 08/09/2021

Já tinha assistido o filme, eu amo demais a história e amo os personagens. Li o livro em inglês pra treinar e ver meu nível de entendimento e foi interessante, eu já sabia a história então foi bem mais fácil. O livro é muito bom, mas eu gostaria de ter lido sem saber da história pra ser mais impactante, acabei demorando muito pra ler ele por falta de interesse já que eu já sabia o que ia rolar. Recomendo essa história pra todo mundo.

Bruna Laessa 19/01/2022

Finalmente li o livro que inspirou o filme.
Essa é uma história tocante, profunda e bela! Por mais que os personagens sejam crianças, consegui me conectar com alguns aspectos de cada um e foi uma leitura emocionante.
Realmente recomendo para os amantes dos filmes, ou aqueles que queriam ler algo exequente.

Ps: achei o inglês tranquilo, só umas palavras e outros precisei pesquisar.
Rafael Kerr 19/01/2022minha estante
Se puder me ajudar a divulgar meu primeiro Livro. Ficção Medieval A Lenda de Sáuria - O oráculo. Ja está aqui Skoob. No Instagram @lenda.de.sauria. se gostar do tema e puder me ajudar obrigado.

Mayhematnight 11/07/2020

Watch the movie
I never in my entire life thought I would say this but... the movie is better.
The sheer impossibility of it shows just how weirdly the book was constructed. It isn?t bad, it?s just not right and all that magic and love and pain that didn?t shine through in the book did in the movie.
Ana Letícia 15/08/2020minha estante
Agreed! I was expecting too much magic from the book :(

Malle 04/04/2024

"Like a bridge over troubled water"
Bridge to Terabithia (ou Ponte para Terabitia, em português) foi um livro que acabei comprando porque estava barato, e porque lembro de quando o filme estava em alta e passava na Sessão da Tarde. Pessoalmente, eu nunca assisti quando criança, então tinha somente uma noção superficial do que se tratava.

Não estava esperando ler sobre a curta ? em páginas ? maravilhosa amizade de Jess Aarons, o único filho menino e, ainda mais, o do meio, de uma grande família, e Leslie Burke, a filha dos vizinhos que contradiz costumes tão comuns naquela cidade, mas que encanta por onde passa. As crianças agem como crianças, o que trouxe um realismo precioso para a narrativa. A presença de adultos é semelhante ao de luas em órbita: eles são peças cruciais para a vida deles, controlando aqui e ali, mas o enfoque é sempre a narração intimista do âmago de Jess.

Feito especialmente durante um momento de perda na família da escritora Katherine Paterson, as poucas páginas do livro foram excelentes em repassar exatamente a sensação de adoração e amizade do protagonista com sua melhor amiga, e a dor da subsequente tragédia. Talvez há alguns trechos em que poderiam ter sido melhor explorados, cheios de potencial; mas a mensagem principal é passada belamente, sem dificuldades.

Terabithia é algo extremamente necessário em algum momento na vida das pessoas. Um lugar onde podemos ser nossa melhor versão, protegidos do mundo lá fora; um cantinho seguro.

Uma leitura super recomendada!