O Discreto Charme do Intestino

O Discreto Charme do Intestino Giulia Enders




Resenhas - O Discreto Charme do Intestino


23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Isa 17/05/2020

Um caminho de autoconhecimento
Sempre nos preocupamos com exames de rotina para saber se o sistema cardíaco ou neurológico estão bons e acabamos negligenciando o 3º pilar do nosso corpo: o sistema digestivo. Fiquei maravilhada pela forma leve e objetiva que o livro apresenta fatos científicos tão relevantes como a ligação entre a depressão e o intestino, as bactérias serem até boas e qual é a real importância de não ficarmos enfezados. Leitura válida para quem busca autoconhecimento físico e emocional.
comentários(0)comente



Simone 13/04/2021

Recomendo a leitura!
Quero criar o hábito de ler livros da área de saúde e a leitura desse best-seller internacional reforçou esse desejo.
Esse livro surpreendente dá lugar de destaque ao nosso segundo cérebro: o intestino. A autora trata, de forma didática, leve e engraçada, de pesquisas científicas recentes relacionadas ao funcionamento do intestino; sua comunicação com cérebro; relação das bactérias intestinais com humor e obesidade; entre outros diversos assuntos que agregam informações relevantes e úteis.
comentários(0)comente



IvaldoRocha 20/07/2015

Uma leitura que não vai embrulhar o seu estômago.
Escrito de maneira divertida e utilizando exemplos e comparações extremamente simples você com certeza ficará surpreso com a quantidade de informações que vai receber.
É difícil acreditar que alguém que leia este livro, ao final não mude alguma coisa com relação aos seus hábitos alimentares ou estilo de vida e cuidados com sua saúde.
Embora a leitura seja fácil e divertida ela não perde em momento algum a devida criticidade científica, citando sempre as pesquisas nas quais se baseia ao escrever e mostrando quando é o caso, a fragilidade e a pouca pesquisa ainda hoje existente sobre o assunto.
Para o que se propõe é perfeito.
comentários(0)comente



Thati 16/05/2021

Sobre o seu segundo cérebro
Livro pensado e escrito por uma médica que nos traz informações preciosas sobre como a constituição do intestino influência em nosso humor, disposição, rotina é bem estar. De linguagem simples e acessível, traz também informações complexas que nos levam para um caminho de curiosidade e autoconhecimento. Recomendo fortemente .
comentários(0)comente



Mari M. 22/06/2020

A magia dos órgãos!
Uma viagem por dentro do corpo!O caminho da digestão, dos olhos até seu destino final...no trono!
Estou vendo o corpo e a natureza com outros olhos!
Deixei quots interessantes no meu instagran literário! @ma_ri_mel -Estante num instante.
Leitura e . 22/06/2020minha estante
Oii... Boa tardee...Tudo bem?... Desculpa por interromper sua leitura, mas gostaria de te convidar a me seguir no Instagram para acompanhar minhas leituras... te espero lá...?
Obrigado.
@leituraeponto




Frauboll 13/07/2020

Leitura obrigatória!
Esse livro é excelente! Divertido, fácil de ler e extremamente informativo. Deveria ser leitura obrigatória para profissionais de saúde e pais. Para todas as outras pessoas, é altamente recomendável. Quem dera houvesse mais livros assim no mundo. A gente se empodera a cada página que lê e fica com gostinho de quero mais! Gostaria que a autora escrevesse um segundo livro, com os avanços nas pesquisas, desde que o primeiro foi publicado. Se todo livro científico fosse escrito como esse, muito mais pessoas se interessariam por ciência e medicina.
Nota Final: 10/10
comentários(0)comente



Aline 11/05/2021

Fascinante
Numa viagem pelo nosso trato gastrointestinal Giulia nos leva a conhecer melhor o interior e as funções de nossos órgãos de uma maneira didática e simples, com observações que muitas vezes me levaram a rir sem parar. Indico para todos os que desejam conhecer melhor o tão fascinante intestino, sua importância e suas peculiaridades que fazem dele um dos órgãos mais importantes do nosso corpo. De bônus o livro ainda tem alguns desenhos simples mas que ajudam muito a ilustrar as informações e dicas de como cuidar bem da nossa microbiota e da saúde intestinal como um todo. Só não dei 5 estrelas pelas afirmações levemente terroristas.
comentários(0)comente



Luciana.Assis 30/08/2016

Uma discreta grande ajuda!
Eu comprei o livro porque adquiri intolerância a lactose a um ano e meio e com ela veio uma síndrome do intestino irritado. Foi aproximadamente um ano para uma recuperação razoável e a leitura desse livro me ajudou muito a entender melhor como é o intestino, todas as suas funcionalidades e sua relação com a intolerância e a síndrome.
comentários(0)comente



Rose 31/07/2021

Adorei o livro
Um livro sobre intestino e bactéria, mas leve e com senso de humor.
Nunca foi tão rápido ler um livro sobre o assunto, adorei a escrita e o modo como o tema foi abordado.
Vale muito a pena a leitura;)
comentários(0)comente



nalewbs 14/06/2020

Um passeio pelo intestino e suas peculiaridades
O corpo humano é simplesmente fascinante. Geralmente, quando eu pensava nessa frase, o primeiro órgão que me vinha à mente era o cérebro. Depois dessa leitura, também penso no intestino quando reflito sobre a complexidade do nosso corpo.

Giulie Enders é uma cientista alemã que transformou conceitos difíceis e inimagináveis (pelo menos, para quem não é da área) em um livro com linguagem fácil e divertida. É uma verdadeira viagem ao nosso intestino - aquele órgão que muita gente imediatamente associa ao cocô.

A leitura aborda cocô (inclusive seu formato e consistência ideais), o "hall de entrada do intestino" - -, sua estrutua, alimentos, alergias, intolerâncias etc. O que eu achei mais incrível foi a parte sobre o sistema nervoso do intestino. Sim, ele também tem um sistema nervoso.

A nossa população de bactérias intestinais também é essencial no que diz respeito a doenças, estresse e humor. Eu, por exemplo, tenho endometriose e fibromialgia - ambas de caráter inflamatório - e, há quase dois meses, sigo um protocolo de dieta com baixos FODMAPs (carboidratos fermentáveis que podem ser difíceis para algumas pessoas digerirem) e anti-inflamatória, além de mudanças de estilo de vida, e me sinto MUITO melhor.

Ainda tem muito a ser pesquisado com relação ao nosso intestino e quais as influências que pode ter em nós. De qualquer forma, essa leitura vale super a pena para quem quer saber mais sobre isso, de forma leve e divertida, e para quem atua na área da saúde e precisa expandir seus horizontes.
comentários(0)comente



thapark 27/12/2020

Apesar de ser uma de apenas três estruturas rudimentares a partir das quais nos desenvolvemos - ao lado do sistema de vasos sanguíneos donde surge o coração e do sistema nervoso da medula espinhal - o sistema do tubo intestinal é pouco compreendido e as pesquisas a seu respeito ainda encontram em estágio inicial.
Mas as primeitas descobertas são promissoras. Derrubando a ideia de que somos apenas cérebro, elas relacionam a nossa flora intestinal a doenças como depressão, alergias, alzheimer, excesso de peso e (pasmem!) a tendência para determinados comportamentos.
Neste livro você vai encontrar o relato de algumas dessas pesquisas, e conjunturas e hipóteses acerca do quanto sabemos e não sabemos a respeito deste incrível órgão.
Dividido em três partes, a primeira apresenta a estrutura do intestino, e explica as razões para acordarmos com mau hálito ou dor de garganta e o motivo de não se recomendar a extração das amígdalas antes dos sete anos.
A segunda parte é uma exposição acerca do sistema nervoso do intestino, como ele transporta e digere a comida que comemos, e de que forma ele se relaciona com o cerébro. É aqui que o leitor encontra a explicação do porquê o vômito é um planejamento preciso e complexo do sistema nervoso do intestino, diferente do refluxo gástrico, que é uma falha.
A terceira e últma parte trata dos habitantes do nosso intestino, a flora intestinal, e o que se sabe a respeito dela. Explica como os antibióticos agem e por que devem ser usados com parcimônia, em quais situações os probióticos podem ser úteis, e como consumir prebióticos em nosso benefício.

site: @livros_e_dicas
comentários(0)comente



Lilian.Wunsch 31/01/2021

Este livro é bastante informativo e científico. No início fala bastatnte sobre o intestino, porém fala muito sobre os microorganismos patogênicos do órgão, o que deixa a leitura um pouco massante no final.
comentários(0)comente



madu 08/01/2021

É uma leitura clara, de um certo ponto eu já estava entedia, mas não pelo livro ser ruim, longe disso.

Foi impressionante ler sobre como o intestino é um órgão muito mais complexo do que parece, ver como bactérias/parasitas podem nos influenciar emocionalmente e nos levar a depressão por exemplo, ou queria saber mais sobre alergias ou intolerâncias alimentares.

Recomendo para quem queria conhecer um pouco mais sobre esse órgão tão impressionante.
comentários(0)comente



Silvia.Neves 23/11/2017

O discreto charme do intestino
Não é romance, não é autoajuda, não é thriller e não está na prateleira da “Fantasia”, mas sim, vai fazer você se amar mais, se ajudar mais, em alguns momentos vai dar um medão danado e vai te fazer fantasiar do início ao fim.

O discreto charme do intestino vai fazer você se entender de dentro pra fora através do modo como a digestão dá rumo à sua vida. O livro, escrito pela médica alemã Giulia Enders, é um guia sobre como nossos órgãos sobrevivem às nossas escolhas, principalmente àquelas mais insanas ao nos alimentarmos. Vale frisar que não estou falando só do ato de levar o garfo à boca não, mas de todo o desdobramento que o ato de se alimentar tem em nossas vidas. Como diz a própria autora: “conhecimento é poder”, portanto apodere-se de si próprio e saiba como muitos mal-estares podem ser eliminados e evitados.

Uma leitura ótima para quem está em busca de um corpo em harmonia, sem ter que partir para termos médicos e ainda com muita leveza e bom humor. Permita-se se apaixonar pelo seu... intestino.

site: https://te--conto.blogspot.com.br/2016/01/o-discreto-charme-do-intestino.html
comentários(0)comente



Fernanda.Oliveira 01/09/2020

A importância do tema!
Para muitos pode parecer estranho ler um livro sobre o intestino... Mas é um assunto super interessante! Primeiro que adoro o tema de microbiologia, e grande parte das bactérias que dividem o espaço do nosso corpo com a gente se encontram no intestino. Segundo que esse órgão é chamado de 'segundo cérebro', por conta da quantidade de neurotransmissores que possui. A autora aborda o tema de modo bem fácil de gente leiga (o/) compreender e com várias curiosidades. E ela fala sobre todo nosso sistema digestivo, o que é legal para sabemos como funcionamos!
comentários(0)comente



23 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR