Número Zero

Número Zero Umberto Eco

Resenhas - Número Zero

fertileitora 28/03/2024

Uma merda
O livro é muita cansativo, difícil de ler. Tem muita enrolação o livro inteiro, palavras difíceis e referências muito específicas, fácil de se perder. Quando foi chegando no final, achei que tudo tinha valido a pena, não, não valeu. O final é super sem sal, tinha criado várias teorias e nada aconteceu. Nada. O livro começa chato e quando você acha que vai ter uma reviravolta ele piora. A parte sobre a manipulação da mídia é interessante, mas isso é só um detalhe, porque o livro é focado em te deixar com tédio. Além de muitos momentos onde os personagens dizem coisas absurdas e asquerosas, de enjoar (homofobia, racismo, incesto etc).

Julia 22/02/2024

Esperava mais
Achei a história curiosa, com uma escrita muito legal de ler, mas depois começou a caminhar pra um lado que deixou a leitura bem desinteressante. Confesso que até pulei algumas páginas de tão maçante que o raciocínio/descrição tava.
Até a metade, o livro me prendeu MUITO, só depois desandou. O final também achei meio meh kkkkkkkkkkk enfim, esperava mais.

Stefanny 12/02/2024

Um manual da ética jornalística
Sempre quis ler algo de Umberto Eco não apenas por seus romances famosos, mas porque ele é um dos teóricos da língua que mais gosto de ler. Número Zero é um livro que já tenho há anos, então em 2023 decidi apostar nessa curta leitura e conhecer um pouco sobre esse lado de Eco que ainda não conhecia.

Nesse livro, acompanhamos um grupo de jornalistas que precisa escrever um jornal que nunca será oficialmente lançado. O objetivo é fazer com que determinadas pessoas saibam da existência dele e fiquem com medo das informações que podem ser divulgadas. Enquanto acompanhamos esse jornal, também somos apresentados aos personagens principais dessa narrativa e ao narrador, Colonna.

A trama é um pouco arrastada em algumas partes do livro, trazendo diversas teorias da conspiração sobre alguns assuntos pertinentes à época, 1992 na Itália. E é exatamente a abordagem dessas teorias da conspiração que fazem com que o livro se encaminhe para um final interessante, bem mais dinâmico do que o início e o meio da história.

Por fim, tinha achado a sinopse confusa, mas o livro é bem prático de compreender. Foi uma experiência singular e uma leitura super rápida, feita em apenas dois dias. Pra quem é jornalista e também para aqueles que querem entender um pouco mais sobre ética jornalística, esse livro é excelente e totalmente o oposto do que deve ser feito.

site: https://www.tiktok.com/@isterbooks/video/7329612925231009030

Loly Camilo 19/12/2023

Teorias da conspiração
Gosto da escrita de Umberto Eco, acho bem instigante, porém nesse livro conheci uma outra face do autor. O livro gira em torno de grandes teorias ambientadas na Segunda Guerra Mundial, tornando a narrativa bem interessante...

Anjos 04/12/2023

Irreverente
Humberto Ecco debocha do próprio país, contando das mazelas da imprensa e do governo. Falando da imprensa que requenta notícias e do governo que se junta a máfia e esconde as verdades.

LuHilst 18/11/2023

Legal
Não é ruim, mas depois de ler literatura de boa parte do mundo, voltar ao homem-branco-europeu foi um pouco estranho.
No mais, um livro sobre como funciona a imprensa. Um pouco arrastado no meio, mas muito interessante no fim das contas.

Anna.Marciano 16/10/2023

Chato
Começamos descobrindo que a ex esposa do personagem principal tem o meu nome e não parece ser exatamente amistosa. Com linguagem deleitosa mas poética demais.
Comendador = Vimercate
O protagonista vê seu par romantico como filha, esse livro só melhora.
Conseguiram fazer uma história com assassinato chata.

Marcos774 11/10/2023

Umberto Eco, autor de O Nome da Rosa um sucesso, tem em Número Zero, talvez seu pior livro. Seus momentos numa redação de um jornal comprometido e pelego são muito "chatos", a história não anima. Uma pena.

alexandra165 17/08/2023

Que LIVRO PÉSSIMO
Gente, esse livro certamente foi um delírio da cabeça desse escritor.
ele enche essa 🤬 #$%!& de conspirações para no final n acontecer merda nenhuma.
além disso os personagens são todos sem carisma e caricatos.
detestei praticamente tudo. só nao dei uma estrela, pq no início eu achei que a trama das conspirações ia dar a algum lado e confesso q me empolguei levemente.
NÃO LEIAM ESSA BOMBA.

Lehsga 19/06/2023

Tedioso
As piores 208 páginas da minha vida. Boa parte do livro é um monólogo conspiracionista sobre a Itália e sobre pessoas que eu não faço a menor ideia de quem sejam. Uma perda de tempo.
Pra ser justa há algumas partes interessantes sobre jornalismo e algumas partes engraçadas, mas nada disso salva o livro.

prmcd 02/05/2023

História regular
No geral a história é interessante, faz referência a acontecimentos da história da Itália, e por não estar contextualizado me senti um pouco perdido, mas traz algumas reflexões sobre como a mídia manipula a opinião do leitor, mesmo com fatos insuficientes para embasar sua visão.

Em relação a aspectos que me incomodoram no livro, alguns parágrafos são muito grandes (alguns chegam a ter 2 páginas), existem termos em francês, latim e outras línguas, mas não há nota de rodapé com a tradução

JoAo 25/03/2023

NUMERO ZERO
Sendo bem sincero esperava muito mais desse livro principalmente por causa de já ter ouvido muito sobre esse autor , achei a história arrastada e não estimulante , gostei bastante da ideia de uma crítica ao jornalismo na parte de manipular as pessoas e gostei do final porém esperava bem mais.
Agora irei para o nome da rosa de Huberto eco tambem espero que esteja melhor.

Glauxx 16/03/2023

Confuso.
Um jornal que nunca vai sair mas todos se dedicam muito a ele.
Do nada mo conspiração por trás de tudo e todos.
Não deu pra entender nd mano, a escrita eh bem ruinzinha também.
Esperava muito mais.

Roberta.Helena 12/03/2023

Umberto Eco pouquíssimo inspirado
Se esta procurando o autor de ?O Nome da Rosa?, não perca seu tempo. Este romance é fraquíssimo, com uma história sem sal e com tantos preconceitos contra autistas e contra sul-americanos que até me arrependi de ter lido tamanha porcaria.