A História sem Fim

A História sem Fim Michael Ende

Resenhas -

Cris 09/06/2023

Um livro para quem AMA fantasia!
Poder ler 'A história sem Fim' é nostalgia pura! Lembro-me de assistir ao filme na Sessão da Tarde e desejar viver as aventuras junto do Bastian e voar naquele dragão da sorte que mais parecia um cachorro enorme. Ah! Falkor, você é fantástico. E hoje, depois de não sei quantos anos, decidi ler o livro e enfim saber o motivo do autor odiar a adaptação... bem, simplesmente só produziram até a metade da trama. Simmm, tudo o que li após os 55% de leitura não foi para as telonas. E por quê? Sei lá, não pesquisei de raiva rs. Seria mágico, muito mais! Mas tudo bem, eu ainda continuo amando o filme, deixo o repúdio para o Michael Ende. ?

A trama dá início após Bastian se esconder de uns valentões que praticam bullying dentro de uma loja de antiguidades e encontrar um curioso e bonito livro chamado 'A história sem Fim'. E sem pensar nas consequências, foge com o exemplar e vai parar no sotão da escola onde estuda, tudo isso para conseguir ler em paz e a salvo de todos. Ao longo dos capítulos, o garotinho se vê preso em um reino mágico e começa a perceber que Fantasia não apenas está contando sua história, Fantasia está pedindo sua ajuda para não deixar de existir. A partir daí a mágica acontece e a narrativa ganha peso e outras camadas, temos agora uma nova história dentro de uma já existente. E o desenrolar das páginas me fez viajar para um mundo no qual nenhum fã de livros de fantasia poderia colocar defeitos.

(...) Ele, Bastian, era um dos personagens do livro, quando pensara ser apenas um leitor! E quem sabe se não haveria qualquer outro leitor que o estivesse lendo naquele momento e que também pensasse que não passava de um leitor... e assim por diante até ao infinito!

Publicado na década de 70, o clássico infantil fascina crianças e adultos com a vã ideia de que os personagens da obra podem mesmo existir e que toda a trama transpira uma realidade absoluta. E, talvez, em algum lugar, alguém também esteja lendo e tendo as mesmas sensações e percepções que a minha.
O que mais gostei durante a leitura foi o fato do enredo ser altamente infantil e ao mesmo tempo extremamente cult com questões antropológicas que apenas uma pessoa mais velha capta ou leva em consideração. Toda a trajetória do Bastian nada mais é que uma busca incansável por sua verdade, seja ela física, cultural ou social. O próprio arco do universo Fantasia entrar em extinção pois as pessoas estão deixando de acreditar traz um quê de reflexão para as nossas vidas. Estamos de fato deixando de sonhar? Fora isso temos a famosa jornada do herói com enormes percalços e grandes crescimentos.

Contudo, tive algumas dificuldades ao longo da leitura, o que mais me atrapalhou foram as exaustivas viagens do protagonista, algumas delas me cresceram os olhos tamanho o fascínio, outras me deram tédio de tão paradas. No entanto, sempre que emperrava em algum capítulo, algo me dizia para avançar que o final compensaria tudo. E tenho dito, a finalização da história é digna de lágrimas... de bonitas e felizes lágrimas por sinal. Deu até vontade de voltar atrás e reencontrar alguns personagens.

Indico 'A história sem Fim' para quem gosta de livros de fantasia, aquela da boa, sabe? A escrita do autor é sensacional e bem profunda apesar de lúdica também. Senti, sim a narrativa me cansando algumas vezes, mas sempre conseguia voltar do limbo que minha mente imediatista e sedenta por desdobramentos me levava rs. Aqui vai um conselho: não queira ler logo, leia aos pouquinhos degustando tudo. E se aventure e se apaixone ao lado do Bastian, Atreyu e o inesquecível dragão da sorte. ??

(...) Afirma-se que, no mundo da fantasia, cada parte de uma pessoa pertence ao mundo dos sonhos. E também à esperança da humanidade. É por isso que, como dissemos, para o mundo da fantasia não há limites. Você pode fantasiar tantas vezes quanto você quiser e desejar.

TataFlor 22/10/2016

A vida é feita de escolhas
Um dos livros de infanto juvenil mais profundo que já li... está entre os meus prediletos. Aborda diversos assuntos como as dificuldades em não ser como a sociedade espera...ou ser como a sociedade espera e ser cobrado para ser sempre melhor. Ao invés de autopiedade lutar para alcançar os objetivos, sem se deixar levar pelos medos do caminho...ensina que nem sempre as coisas nos agradam mas que não é só conosco que isso acontece...não devemos nos acomodar mas sim seguir sempre em frente. Super recomendo!!!

Jonas.Luca 22/06/2021

A historia sem fim.
O livro A historia sem fim foi escrito por Michael Ende, editada por Martins Fontes.
O livro para o público infanto-juvenil onde é tratado em terceira pessoa.
Fala sobre um jovem chamado Sebastian que acaba encontrando um livro diferenciado dos demais "A Historia sem fim" , e através deste livro Sebastian viaja para as terras da Fantasia.
O livro possui dois arcos importantes o primeiro da bravura, coragem do amor para salvar o reino de Fantasia,e o segundo mostra a dificuldade do ser humano lidar com seu próprio Ego.
O livro possui muitas aventuras, romances , jornadas com personagens fantástica, e lugares esplêndidos.
O livro é bem trabalhado com duas cores na grafia para diferenciar os dois mundos Terra e Fantasia , os capítulos são bem divididos.
Enfim é uma ótima leitura para os amantes de Fantasia.