A amiga genial

Resenhas -

2003 encontrados | exibindo 1 a 16

Paulo.Ratz 09/09/2022

EU NÃO TENHO PALAVRAS!
Que história maravilhosa, tanto que fiz um vídeo inteiro sobre! Assistam! Eu só sei que agora preciso urgentemente ler os próximos e eu tinha prometido que leria quase que todos em seguida, até porque são muitos personagens e as coisas se complicam na nossa cabeça! LEIAM!

site: https://youtu.be/_WkBHMskQoA
Alessandra 09/09/2022minha estante
Paulo, peguei pra ler depois que vi o vídeo. Li a série em um mês ??

Julia 09/09/2022minha estante
Perfeitooo!! Essa admiração me fez ler e comprar a tetralogia inteira rs

Thayná Krueger 09/09/2022minha estante
Li toda a tetralogia por causa do seu vídeo. Ainda estou esperando um vídeo com a sua opinião final

Nara Leão 10/09/2022minha estante
Estou lendo Dias de Abandono por conta do seu vídeo da Elena Ferrante.

Manuela.Quireza 12/09/2022minha estante
Não tô achando o vídeo podem me ajudar ?

Nara Leão 12/09/2022minha estante
Aqui Manuela.Quireza

Manuela.Quireza 12/09/2022minha estante
Obrigada ?

Silvia87 08/10/2022minha estante
Rataaaaaa, eu li por tua causa a série inteira. Bora gravar vídeo sobre os outros, querido? Kkkkkk

Scolari 13/10/2022minha estante
Li 50% do livro e ainda não sei o que tem nele que todo mundo ama :( quero terminar pra poder ver as resenhas do youtube do paulo, mas ta fooooda... o livro não engrena cara

Hayala 26/10/2022minha estante
Li pela sua indicação mas não consegui passar de 30% kkkkkkkk mas ainda adoro seu canal paulo

Graciele.Basso 30/11/2022minha estante
Não sei se meu livro veio com defeito ou se aquele final, no casamento e com o sapato, é sério? Aliás meu livro tem paginas em branco no final.
Se alguém puder me responder, termina mesmo assim...?

Manuela.Quireza 07/12/2022minha estante
Aconteceu o mesmo coloco e fiquei sem entender se acaba ali ou estão faltando páginas

Cami 10/03/2023minha estante
Fiquei com a mesma sensação! Vim aqui nas resenhas, e muitos falando que o final é bombástico, que tem um acontecimento muito inesperado...e eu me perguntando se meu livro estava faltando páginas, pq não vi essa urgência toda com o final tão abrupto. Acredito que termina assim mesmo, acho. Alguém me explica esse final por favor?

Scolari 17/04/2023minha estante
esse final nada mais é que uma tentativa PODRE de fazer com que as pessoas leiam os próximos livros :) por isso não lerei as continuações

Angelina.Vieira 21/07/2023minha estante
Amoooo todas as indicações do Paulo! Geralmente, tenho um gosto muito similar ao dele, mas nesse livro, eu morri de raiva. A história é desinteressante, arrastada, com mil personagens, o q dificulta a lembrança? mastiguei esse livro até o final pq não sou bagunça, masssss?. Foi o pior do ano até o momento? dei duas estrelas pois sou uma mulher generosa kkkk? sorry.

Bookster Pedro Pacifico 30/03/2023

A amiga genial, de Elena Ferrante
A tetralogia da autora italiana de identidade misteriosa virou um dos livros mais comentados dos últimos anos. Aqui no @book.ster, “A amiga genial” era uma das obras que vocês mais me pediam para ler. Ao mesmo tempo, alguns leitores opinavam que talvez a leitura não me agradaria e que, por envolver uma descrição tão íntima do universo feminino, não conseguiria ser captada de forma tão intensa por mim.

Na cidade de Nápoles, no sul da Itália, Elena narra a sua história sob o enfoque de sua amizade com uma garota excêntrica, Lila Cerulo. Ainda crianças, as duas compartilham seus desejos, medos e primeiros amores. As diferenças também geram intrigas e inveja, assim como aos poucos a maturidade vai ensinando que a amizade pode resistir a decepções. É uma relação muito bem construída por Ferrante, que retrata sentimentos e vivências com as quais podemos nos identificar – e é aqui que um mulher possa sentir uma maior identificação.

A educação também tem um papel central e a forma como vai ocupando a narrativa serve como uma denúncia das consequências de uma desigualdade social. Uma das meninas se vê impedida de perseguir seu sonho e a amizade acaba sofrendo com essa fenda que vai distanciando os seus caminhos.

Além de abordar o universo feminino, Ferrante consegue descrever a atmosfera caótica da cidade italiana de forma muito precisa, em um bairro barulhento e repleto de brigas e fofocas. A parte histórica fica por conta do cenário de pós-guerra, em que as famílias sofrem as consequências das mudanças sociais a depender de seu papel naquela comunidade.

Ainda que a primeira metade tenha sido mais lenta e desanimadora para mim, ao acompanhar uma fase infantil das personagens principais, gostei muito da escrita da autora. Na segunda parte, o ritmo de leitura melhorou e consegui entender um pouco mais o motivo de tantos leitores devorarem a tetralogia em pouco tempo. A últimas páginas são igual o final de capítulo de novela e já atiçam o leitor para seguir o caminho de vida das garotas. Com certeza não pararei por aqui!

Nota 9/10

Para mais resenhas, siga o @books.ter no instagram.

site: https://www.instagram.com/p/CqWfarnDemS/

Ladyce 05/12/2015

À espera dos outros volumes
Assim como fiz com a trilogia 1Q84 vou reservar o meu julgamento até o final da obra ser publicada. Há pontos que me intrigam.

1) Gosto da perspectiva feminina e feminista da autora. Nesse ponto o livro encanta.

2) Talvez no horizonte da literatura latina e talvez até da literatura italiana o detalhe na vida das meninas e adolescentes representadas seja motivo de grande surpresa. Não sei porque não conheço tanto da literatura italiana assim. Mas a porta já havia sido aberta para esse tipo de literatura pelas escritoras inglesas do século XX.

3) A vida na pobreza de Nápoles já foi bastante explorada pelo cinema italiano com Vittorio De Sica e outros. Ladrões de Bicicletas produzido logo depois da Segunda Guerra vem à mente. A briga entre vizinhas no início do livro tive a certeza de já tê-la presenciado no cinema com Sofia Loren, Gina Lollobrigida ou nas novelas globais. Mais uma vez registra-se que a vida na pobreza quer seja em Nápoles, quer seja na favela carioca, nas montanhas da Virginia Ocidental, ou do Mississippi é muito semelhante. Pobreza, violência desprezo pelo papel da mulher, não só pelos homens mas pelas próprias mulheres.

Muito me interessa saber o que acontecerá com a personagem principal que reconhece na educação o meio de sair desse ambiente. Certamente lerei o segundo livro e provavelmente os próximos depois dele. É um livro que fica dançando na nossa cabeça, muitas imagens interessantíssimas e muito bem descritas.

Aguardemos.
Claire Scorzi 05/12/2015minha estante
Grata pela resenha. E é provável que eu espere a sua impressão da obra como um todo.

Marta Skoober 06/12/2015minha estante
Elucidou bastante acerca do livro, Ladyce.
Me sinto completamente dividida entre querer lê-lo ou não.

Codinome 28/07/2019minha estante
Gostei da expressão "dançando na nossa cabeça". Realmente, a gente sente uma parada como essa.

MIRTIS 20/10/2020minha estante
Muito boa resenha! Li quando foi lançado, e fiquei esperando muito tempo pelos seguintes... Agora que os quatro estão disponíveis, vou reler o primeiro e pegar logo os outros!

Fernanda1943 08/01/2021minha estante
ainda estou no início do livro e você descreveu bem a sensação que tenho ao ler o livro. o modo que as crianças vivem, as brigas das vizinhas são histórias que a minha mãe contou a mim de sua infância no nordeste brasileiro.

Malu 01/07/2021minha estante
Estou amando a Tetralogia. A autora realmente nos prende!

annacsfraccaro 19/12/2022

E vamos de terapia!
A escrita é boa, história divertida, mas extremamente maçante, quis abandonar umas 500 vezes, porém, com muita força de vontade e ódio eu terminei.
O que não fez engolir essa história foi essa amizade insuportável, uma tentando ser melhor que a outra, uma ficando mais chateada com as conquistas da outra, comparações ridículas, insuportável essa rivalidade disfarçada de amizade. Indico terapia pra todo mundo, todo mundo mesmo!
Paulo Ratz, você me prometeu uma história incrível, cadê?

Marlonbsan 20/02/2024

A Amiga Genial
Após receber a ligação do filho de uma velha amiga, relatando o seu desaparecimento, Elena Greco relembra como a conheceu e como esse comportamento não a surpreendeu.

O livro é narrado em primeira pessoa e acompanhamos a Elena, a linguagem é simples, mas possui uma densidade considerável.

O livro gira em torno de alguns personagens principais, mas que engloba uma comunidade bem grande de pessoas, o que pode gerar algumas confusões se não estiver prestando atenção. A escrita tem suas peculiaridades e mostra bem o comportamento humano, com seus defeitos, pensamentos íntimos que são colocados à prova e mostra um lado que nem sempre é mostrado e isso é um ponto bem positivo sobre o livro.

Porém, essa mesma forma de mostrar o lado humano, pode trazer aversão aos personagens, já que eles não são modelos a serem seguidos e o fato de ser em primeira pessoa, deixa isso um pouco mais evidente, já que a proximidade com o que é narrado acaba sendo maior. E isso inclui as motivações, as relações entre os personagens e suas escolhas.

As questões abordadas nesse livro, que envolve a infância e adolescência dos personagens, tem suas peculiaridades, achei algumas partes bem divertidas, outras estranhas, mas também tentando entender o contexto e o local em que se passa.

Mas a escrita precisa ser mencionada, ela não chega a ter um peso ou dificuldade a mais, porém é cheia de informações e acaba sendo difícil manter o ritmo normal de leitura e claro, nem tudo que é apresentado é interessante ou será tão importante para o restante da história.

No mais, é um livro interessante que dá início à tetralogia, então, creio que valha a pena conhecer e talvez se conectar com a história.

-Koraline 14/12/2023

A Amiga Genial é um livro que eu esparava muito, mas muito mais. A história é pouco interessante, a escrita é muito boa, as personagens, apesar de terem comportamentos muito esteriotipados, ao longo do texto vão ganhando mais e mais camadas de complexidade, e sua contrução, tanto como envelhecimento, são bastante sutis, o que demonstra muito o talendo de Elena Ferrante, seja ela quem for. Eu digo que a história é pouco interessante mais de uma ponto de vista pessoal, pois em todos os romances de construção, a parte da infância e adolescência sempre são as fases da vida pelas quais me interesso menos e considero as mais chatas, e aqui não foi diferente, pois grande parte do livro não passa de picuinha infantil sem sentido, mas já sabendo que os próximos volumes vão abordar a fase adulta das protagonistas, acredito que serão mais interessantes.
Ester71 24/12/2023minha estante
Sim, leia is demais. Você não irá se arrepender.

Laura 22/01/2022

Show mas não sei se vou continuar
A escrita de Elena é incrível mas não sei se continuarei com os outros livros da tetralogia. Apesar da história de Lila e Lenu me proporcionar um misto de reflexões e experiências, não sei se se conseguirá me prender por muito mais tempo.
Luísa 22/01/2022minha estante
menina, eu demorei mais de ano pra pegar o segundo depois de ler a amiga genial, mas quando peguei valeu muito a pena

Laura 22/01/2022minha estante
Nossa, vou esperar um tempo pra pegar o próximo então!! @Luísa

Rafael Kerr 22/01/2022minha estante

Malphys 18/02/2024

É possível sentir Nápoles, mesmo sem ter colocado os pés lá, nas primeiras páginas desse livro. A história de Lenu e Lila, contada por Lenu, mostra como uma história é construída com camadas muitas vezes inacessíveis.

Lenu e Lila vivem em um conflito eterno, quem é a mais genial que a outra? Há uma dependência emocional, orgulho, inveja, amor e admiração. Todos esses sentimentos se entrelaçam ao longo da vida das personagens e cada um se sobrepõem ao outro a medida em que a vida acontece.

Não há melhor ou pior, certa ou errada. Há perspectivas, experiências, entendimento sobre o que se é e o que se pode ser. É incômodo.

Bart 15/08/2021

A amiga genial - livro 1
*Elena Ferrante*
Editora Biblioteca Azul, 2015 - 336 pág.
Bora falar de livro!!?
????
Eu não conhecia a escritora até meu amigo Lucio chegar e falar dela. Claro, só porque o cara é um baita de um psicólogo, amigaço de Leandro Karnal (não é p/qualquer um viu!) e ponte p/suas tatuagens... eu disse, "vou ler essa bagaça!!"
??
Meu amigo, você tava certo do começo ao fim, é uma tetralogia (4 livros) viciante, muito obrigado!! Então as próximas resenhas serão dessa série... bora simbora!!
Se você assistiu à animação Luca (Disney/2021), com certeza na hora em que estiver lendo este livro, garanto que a amizade contada na trama vai te remeter à animação, calma... não tem monstrinhos, mas duas meninas (Lenu, a narradora e Lila) que se tornam amigas na improbabilidade que a vida nos apresenta... prestem atenção em como elas se conhecem, quem já leu aos 4 livros vai entender ao que estou me referindo (cena das bonecas).
O 1º livro fala de infância e juventude. E pelo viés da psicologia, vamos ver as fases do desenvolvimento psicossexual, numa Nápoles bem violenta de 1950, extremamente machista... infelizmente o leitor vai reconhecer padrões bem atuais.
Leitura é extramente gostosa, encanta pela narrativa maaas... espero que algumas pauladas sejam percebidas tais como...o empoderamento feminino através do estudo (sendo muito mau aceito por parte dos homens)... até hoje uma mulher empoderada assusta muito dos homens.
A luta de classes é nítida desde quando as meninas começam a falar dos seus sonhos pois subir na sociedade é a única forma de ter respeito. E a normatização da violência. O livro foi muito bom e indico fácil. Aguardem pelos próximos livros, as resenhas estão voltando!!
Sr. Psi-Rochedo Lúcio... muito Obrigado!!
??
CONTINUEM LAVANDO AS MÃOS!

site: www.lendotudo.com.br
Kamilly.Belmiro 15/08/2021minha estante
que resenha boa,fiquei com vontade de ler !!

Bart 16/08/2021minha estante
Não é meu gênero preferido, mas os 4 livros são excelentes, se vc ler 1... Se prepare p/querer ler o os outros!!
?????

tória 25/08/2023

A amiga é genial mas esse livro também é!
Eu comecei esse livro com expectativas gigantescas porque nunca vi um ser humano falar mal dele, e normalmente quando eu começo a ler com muitas expectativas na maior parte das vezes não acaba sendo como eu esperava e acabo me frustrando, mas dessa vez foi diferente!!
esse livro é incrível!! a história, e a escrita da autora são extremamente envolventes e cativantes. no meu caso todo tempinho livre que eu arranjava eu queria ler esse livro e quando eu não podia ler eu ficava várias vezes do meu dia pensando em lina e lenu e querendo voltar a entrar naquele universo nos anos 50 em nápoles, durante a leitura você sente como se você realmente estivesse ali observando a vida daquele bairro, é surreal!
só sei que eu amei muito e tô ansiosa para ler os outros livros da série ?
Iara53 25/08/2023minha estante
Livro maravilhoso

Renan_Alves 25/06/2022

Perfeito!
Não esperava amar tanto esse livro! Foi uma surpresa muito grande pra mim, que não sou muito acostumado com livros que não tem um plot explicito, mas a Elena me pegou de jeito com as suas personagens e as tramas do cotidiano em Napoles. Adorei conhecer todos do bairro e me apeguei muito a Lenu (justamente porque sou um maluco inseguro como ela).
Klivia 25/06/2022minha estante
Aaaa eu amo essa tetralogia

Renan_Alves 25/06/2022minha estante
Aí eu tô totalmente apaixonado!!

rafa 08/12/2022

amigas?
Não vou mentir que o fato da Elena sempre se colocar em uma posição abaixo da Lila me incomodava bastante, porque lendo eu percebia o potencial que a Elena tinha pra ser tão boa quanto, não fazia sentido ela fica o TEMPO TODO dizendo que a Lila era melhor nisso e naquilo e talvez por isso a narrativa tenha sido bem maçante pra mim. Claro, tem outras coisas que são abordadas no livro, como: relações familiares, autocobrança e etc.
No entanto, $&$:@:@:! Como que o livro todo foi a Elena se comparando com amiga? Eu tenho uma leve suspeita de que ela é apaixonada por ela.
Let 08/12/2022minha estante
Esse livro vale a pena?

rafa 11/12/2022minha estante
não valeu muito pra mim let

Mariana113 04/02/2023

Esperava mais!
O livro retrata o início da amizade entre a Elena (Lenu) e a Raffaella (Lila). A narrativa é repleta de eventos do cotidiano das duas personagens durante a infância e a adolescência.

A narradora é a Lenu e o leitor acompanha tudo do seu ponto de vista, todas as suas angústias por se sentir diminuída pela melhor amiga e o seu esforço para superar a Lila!

A vida das personagens toma um rumo totalmente diferente, uma continua a estudar e a outra segue para a vida de esposa e dona de casa. Essa tratativa do destino das amigas é o ponto central do livro. Quem verdadeiramente é a amiga genial?

Confesso que não gostei muito da experiência pois senti que a maioria dos acontecimentos não agregou muito a trama principal, algumas escolhas das personagens são bastante questionáveis além da tradução ter sido realizada em uma linguagem rebuscada o que dificultou a leitura.

Não é um livro ruim, mas definitivamente não me apaixonei pela série diante deste primeiro volume, só decidi continuar por causa do acontecimento relatado no final do livro. (Uma fofoca quentíssima que eu não vou perder!)

08/06/2020

Conhecendo Elena Ferrante
Terminei o livro um pouco indecisa sobre os meus sentimentos sobre ele. A primeira metade me pareceu cansativa e pouco empolgante, mas ao final já estava lendo com mais interesse e afinco. Obra muito elogiada, motivo pelo qual decidi ler o segundo volume da sequência pra fincar de vez minhas impressões.

triz5 18/01/2024

Não é só a amiga que é genial
Eu to APAIXONADA por esse livro, que escrita linda, que delicadeza e que personagens bem trabalhados, crus e reais. a elena simplesmente abriu a cabeça de todas as mulheres do mundo e estudou o relacionamento delas com as melhores amigas ao longo da vida. ao mesmo tempo que eu achava a lenu uma doida eu me sentia 100% representada nela (o que me assusta um
pouco KKKKKK). nunca algo parecido foi escrito. meus parabéns elena ferrante, por consegui desenvolver um livro com muitos personagens de uma maneira genial, por conseguir fazer com que nos apagássemos a pessoas que comentem (muitos) erros e por transmitir emoção em cada uma das paginas. as histórias e reflexões sobre pobreza, miséria e a violência do bairro onde a lenu e a lina moravam também me conquistaram muito! 5 estrelas sem sombra de duvida, ja quero ler os próximos!

2003 encontrados | exibindo 1 a 16