Historias Que Os Jornais Nao Contam

Historias Que Os Jornais Nao Contam Moacyr Scliar

Resenhas -

aelinlantsov_ 11/03/2021

Resenha - Histórias que os jornais não contam
Moacyr trabalha com trechos de matérias de jornais e utiliza-se da criatividade para criar crônicas.
São histórias curtas, críticas e com humor interessantíssimo.
Leitura leve, rápida e intrigante.

bibioslivrosecia 07/12/2023

Isso o jornal não mostra
Como sou grande fã de crônicas, estava com altas expectativas para esse livro, e ele supriu todas elas. Com muita imaginação e textos curtos que mesclam humor com certa reflexão, Scliar conseguiu deixar um gênero que já era dinâmico ainda mais fluido e divertido. Um ponto a se destacar é a diversidade estrutural que algumas crônicas apresentam, como "Previsões sobre o menino que nasceu nas alturas", que apresenta uma lista de previsões, "Depois do Carnaval", composta apenas por manchetes de jornal que utilizavam a expressão "depois do carnaval" e "O Lendário País do Recall", escrita em forma de carta. A crítica sutil e inteligente a diversos aspectos também é recorrente nos textos presentes nessa coletânea.
Vale a pena, ainda, comentar sobre a crônica "Para mais ou para menos", que faz bom uso da repetição dessa frase para gerar efeito cômico.
Em suma, é um leitura rápida, fácil e bastante prazerosa, recomendo-a a todos, sem restrições.
Lista das minhas crônicas favoritas do livro: "O Rádio Apaixonado", "Mensagem de Natal", "Roda dos Expostos" e "Contra a Pirataria".