Árvore e Folha

Árvore e Folha J. R. R. Tolkien

Resenhas - Sobre Histórias de Fadas

Tereza 16/02/2024

Árvore e Folha
Como raramente leio sinopse ou comentários sobre o livro que pretendo ler para ser pega totalmente de surpresa, acabei quebrando a cara com esse livro.

Eu que esperei encontrar um hobbit, um troll, um elfo qualquer acabei me deparando com uma obra teórica escrita para aqueles que querem escrever ou entender melhor sobre os conceitos que envolvem a escrita de mundos encantados e narrativas ficcionais.

A obra acompanha um conto que serve como exemplo.

Enfim, leitura recomendada somente pra escritores, iniciantes ou não.

KJJ 12/05/2023

Bom ?
Olha, é informativo quando começa a discussão sobre as fadas, mundo de fantasia. Até anotei alguns livros pra ler.
Quando chega no final no conto tbm é bonzinho.
É leitura de um dia de um super escritor. Pra quem gosta do Tolkien, vale ler para ter seu ponto de vista sobre as fadas.
Mas pra quem tá procurando um livro com grandes personagens, um mundo como é Hobbit. Esse não é o livro que está procurando .

Carol 18/03/2023

Um estudo sobre a Fantasia
Sou muito fã do Tolkien e já faz algum tempo que estava curiosa para conferir esse artigo assinado por ele sobre o próprio gênero da Fantasia. É uma análise extremamente interessante de como se considerava os mitos e como eles "acabaram no berçário", como histórias que não mais interessavam a grande maioria dos adultos.

Interessante pensar também toda a capacidade de exercício mental que é necessário quando desbravamos novos mundos e saímos do que é familiar para abraçar o que não existe em nosso mundo como algo que pode ser real - a partir do momento que faça sentido em uma lógica de mundos aleatórios/fantásticos/sobrenaturais.

O livro também inclui o conto "Folha por Niggle", que é de fato interessante e diferenciado. Uma jornada curiosa e envolvente.

Ana 17/02/2023

A obra contém um ensaio, apresentado na Universidade de St. Andrews em 1938, e um conto, publicado em 1947.

Em seu ensaio, Tolkien analisa e comenta diversas obras de literatura infantil, a fim de mostrar e defender sua teoria de que “histórias de fadas” são, na verdade, um gênero literário mais indicado ao público adulto. Na obra, é citado o Belo Reino, o local onde se passam as histórias de fadas.

O autor liga o Belo Reino aos principais sentimentos humanos, que, por sua vez, são elementos necessários para os adultos: fantasia, recuperação, escape e consolo. Tolkien crê que as crianças optam por gêneros literários mais realistas, mas não significando deixar a fantasia de lado. Ele afirma que as histórias de fadas são confundidas pelos adultos com fábulas, e que isso é passado para as crianças. Além disso, ele questiona se as histórias devem mesmo acabar sempre com o famoso "final feliz".

Em “Folha por Niggle”, o conto, Tokien analisa a história de um pintor não muito bem-sucedido. Niggle tinha uma longa viagem a fazer, mas ficava adiando-a com o pretexto de terminar o seu quadro: uma grande árvore. Mas acontece que o homenzinho era frequentemente interrompido, seja por outras tarefas que tinha que fazer, seja pelo seu vizinho, que tinha uma enfermidade na perna e precisava constantemente da sua ajuda.

Certo dia, Niggle se vê impedido de terminar o quadro, pois o dia de sua viagem tinha chegado e não podia mais adiá-la. Depois de muito tempo trabalhando arduamente numa espécie de prisão, Niggle é liberado e pode voltar para casa. Chegando lá, depara-se com sua árvore e percebe que sua falta de paciência, controle do tempo e imaginação o impediam de completar sua obra.

Apesar de esperar mais do livro justamente por ser uma obra do Tolkien, posso dizer que ele me surpreendeu, principalmente com o conto. É bem curto, fácil de ler e, apesar da maior parte ser o ensaio, não é entediante.

site: https://www.roendolivros.com.br/

Ketlin.Chaves 09/01/2023

SOBRE HISTÓRIAS DE FADAS
Ele define alguns conceitos sobre fantasia ao abordar a origem do elemento da literatura fantástica, e o que se levar em conta no processo de criação de um livro sobre fadas.
Segundo Tolkien, histórias de fadas é aquela que se utiliza do «Belo Reino».

Debora956 08/12/2021

Fadas
Tolkien é de longe, meu escritor (estrangeiro) favorito. Neste livro, ele questiona porque os contos de fadas são apenas destinado para as crianças, as origens, a fantasia dos contos e também tem uma pequena historia sobre um pintor Niggle que nunca consegue finalizar a sua pintura, sempre fazendo favores para os outros, deixando de lado o seu trabalho, escrita antes da criação de "o Senhor dos Anéis".

Vivi 04/07/2021

Bom para refletir
O texto de Tolkien reflete sobre o conceito e importância do contos de fadas e se mostra atual, mesmo depois de tantas décadas de sua publicação.
O conto que encerra o livro (Folha, por Niggle) é excelente!

Rafa 02/07/2021

Não é uma história numa terra média
É um livro mais teórico aos que pensaram ser um livro encantado de Tolkin,
Se está surpreso, imagine eu que esperava encontrar um Hobbit nessas páginas amareladas.
É uma teoria que se você pensa em escrever um conto ou até mesmo um livro, experimente usar.

Rubinho.Meneses 13/05/2021

Fantástico
Pode parecer estranho para um adulto ler um livro sobre contos de fadas e é sobre isso e outras coisas sobre o assunto que TOLKIEN fala no ensaio, "Sobre Contos de Fadas", no livro: Árvore e folha.

Há muito me propus a ler todos os livros de TOLKIEN que eu puder, então li esse e gostei muito.

Além do ensaio "Sobre contos de fadas", essa minha edição da WMF Martins Fontes, contém o conto "Folha de Migalha".

No ensaio, TOLKIEN, explica o que são contos de fadas, quais suas origens e para que servem. Ele diz: Contos de fadas é aquele que toca ou usa o Reino encantado. Ele que foi o criador de umas das mais emblemáticas e importantes obras de fantasia da história, nos mostra que contos de fadas não precisa ser sobre fadas e não são só para crianças.

O Conto Folha de Migalha, fala sobre um artista que não consegue terminar sua obra (qualquer semelhança com o autor não é coincidência). É uma história auto biográfica, com relação a TOLKIEN e seu Legendariun. Um conto com vinte páginas, de leitura leve e fácil. Uma ótima leitura.

Lais.Souza 02/08/2020

Quem disse que contos de fadas são sobre fadas? Ou que são feitos para criança? Aquele que afirma tais expressões se que sabe o que é um conto de fadas. Tolkien expressa de forma clara aquilo que ele enxerga como conto de fadas e sobre mundos secundários. Ele que é o responsável por uma das fantasias mais emblemáticas da história , nos mostra os caminhos que somos levados nos contos de faladas.

Roberth 11/07/2020

Divisor de águas na leitura de contos de fadas...
Que livro precioso. Recomendo a leitura para todos os amantes de literatura fantástica e contos de fadas. Aos admiradores de Tolkien, este livro explica os principais motivos dele ser um autor incomparável nesta área. Aos cristãos, o epílogo é simplesmente de emocionar. O conto ao final é primoroso e lê-lo logo após as considerações de Tolkien sobre conto de fadas torna tudo ainda mais belo e profundo.

Aline.Deodato 20/06/2020

"Conto de Fadas é aquele que toca ou usa o Reino Encantado"
Neste livro Tolkien argumenta a respeito dos Contos de Fadas e sua Origem, e sobre a Fantasia, dissertando sobre o gênero que alguns restringem somente à literatura infantil.
Além dos ensaios, há também o conto "Folha, de migalha" do autor.
"A definição de conto de fadas| o que é, ou o que deveria ser| não depende, portanto, de nenhuma definição ou relato histórico sobre elfos ou fadas, mas sim da natureza do Reino Encantado, do próprio Reino Perigoso, e do ar que sopra nessa terra. Não tentarei defini-lo nem descrevê-lo diretamente. É impossível fazê-lo. O Reino Encantado não pode ser captado por uma rede de palavras; pois uma de suas qualidades é ser indescritível, porém não imperceptível."
Outro trecho interessante também:
"A Fantasia é uma atividade humana natural. Certamente ela não destrói a Razão, muito menos insulta; e não abranda o apetite pela verdade científica nem obscurece a percepção dela. Ao contrário. Quanto mais arguta e clara a razão, melhor fantasia produzirá."
Esta leitura foi uma grata surpresa :)