La importancia de llamarse Ernesto

La importancia de llamarse Ernesto Oscar Wilde

Resenhas - A Importância de Ser Prudente

Sofia.Eternal 19/03/2024

Perfeito.
Embora muito gente conhece Oscar Wilde pelo romance O retrato de Dorian Gray, há que lembrar que foi o teatro o que o consagrou com um dos grandes escritores da literatura em língua inglesa de finais do século XIX. As três peças desse livro são um exemplo disso. Vale destacar que poucos autores conseguiram ser tão irônicos como eles para criticar e analisar a sociedade vitoriana. E mais ainda, poucos autores conseguem ser tão engraçados sem utilizar a vulgaridade e o grotesco para conseguir esse objetivo.

Vanilson7 13/03/2024

Wilde nesta comédia - peça teatral - consegue ser lógico e ao mesmo tempo irônico: satirizando a sociedade inglesa e trazendo personagens totalmente sem noção, dando essência ao humor. O final é inesperado, tendo um desfecho bem planejado e prudente (nada mais justo hahaha), esse é um dos motivos da obra ser tão aclamada.

Não tinha espectativas nenhuma em relação ao livro, mas a leitura fluiu bem e com certeza o autor caminha para ser um dos meus favoritos.

v de vanisse 16/12/2023

GENIAL
Eu achava que os contos do Wilde eram bons até ler as peças do homem? são GENIAIS! Meu Deus, como eu ri! Algumas são beeeem dramáticas também, mas nunca perde o tom da comédia. Fiquei com vontade de ir ao teatro? amei. Leiam.

Rani 29/07/2023

Alguém já associou o nome Wilde a pessoa Wilde?
Que leitura maravilhosa, extremamente divertida com um humor ácido que faz piada com a sociedade média e alta.
O começo das duas primeiras peças achei um pouco morno não sei se foi a quantidade de personagens ou a falta de costume de ler peças mas da metade pra frente foi melhorando até chegar na última que é uma obra maravilhosa ??

lia.mpcosta 23/04/2023

Eu nunca tinha lido um livro em formato de peça mas achei legal! as conversas entre os personagens me fizeram pensar bastante, apesar de ser antiguinho e ter coisas um pouco problematicas, os pensamentos deles ainda se aplicam na realidade, achei bom e bem cativante.

Alice.Guinsk 02/02/2023

Divertida
Não impressiona em muitos aspectos, mas achei legal, é criativa e divertida. Os personagens são maneiros e o enredo te prende.

Maumau 27/12/2022

Melhor livro do ano
Esse livro conseguiu moldar meus gostos por dois meses, de tão espetacular que foi.
Eu confesso que sou bem enviesado para falar de Oscar Wilde, o meu escritor favorito, que escreveu meu livro favorito (Dorian Gray). E se você já leu Dorian Gray ou um conto/peça do Wilde, espere nessas três peças fantásticas um suco da alma artística do Oscar. Toda a ironia, o tom satírico e as críticas, bem como a comédia, as reviravoltas impressionantes e o melodrama, todos esses elementos se encontram destemidamente nessas três peças de teatro.

Uma Mulher Sem Importância foi extremamente interessante. Inicialmente, prende qualquer leitor por conta dos personagens engraçados ? um não se cansa de acrescentar 'muito' às suas falas, um não se cansa de errar o nome do outro, e etc. Junto disso, uma história impressionante é introduzida, que depois se desenrola em uma reviravolta intrigante, estabelecendo protagonistas, um antagonista e um clímax sensacional, que cai como uma luva. Nota: 9,8.

Um Marido Ideal é a melhor peça do livro, com personagens ICÔNICOS (eu adoraria ver uma peça diferente para todos eles, por mais trabalhoso que fosse para o pobre Oscar). Eles são o que carregam a história do início ao fim, suas almas dão um rosto caricato à obra. Cada um deles, com seus conflitos internos, amizades, inimizades, opiniões uns sobre os outros, compõem uma miscelânea única e maravilhosa: desde o lorde Goring, um dândi que foge aos caprichos de seu pai conservador, o famoso Caversham, passando por Robert Chiltern, correto político que impressiona a todos com seu senso moral e discursos fortes, sua esposa, que pode ser até mais moralista que o marido, Mabel Chiltern, irmã de Robert, que se cansa de receber os pedidos de casamento de Tommy Trafford, e por fim a grande vilã, a sra. Cheveley, minha personagem favorita por seu caráter peçonhento e manipulativo. Nota: 10.

A Importância de Ser Prudente me decepcionou profundamente. Não foi especial, ou chocante, nem abalou-me por um só instante. É bom, e vou tentar ser justo por conta das prévias peças (que alimentaram uma expectativa absurda). Mas, os personagens não têm muito charme e os acontecimentos não me prenderam. Na minha opinião pessoal, vale uns 6,4.

Nota final: 8,7.
Ana Usui 27/12/2022minha estante
Vou colocar na minha meta do ano que vem. Inclusive estou planejando ser bem ousada e ambiciosa na minha meta de 2023

Elizama 14/09/2022

"Toda índole tem elementos de fraqueza, ou algo pior que fraqueza. (...) Não sou pessimista. Na verdade, nem sei se conheço o significado de pessimismo. Tudo o que sei é que a visa não pode ser compreendida sem muita compaixão, não pode ser vivida sem muita compaixão. É o amor, e não a filosofia alemã, a verdadeira explicação para este mundo."
Oscar Wilde consegue, em todos os textos que eu já li, me arrebatar com palavras e com passagens bastantes significativas. Ri bastante em A importância de ser prudente e me emocionei bastante também em Um marido ideal. Obviamente certas coisas ainda me incomodam na leitura dessas obras, mas entendo o contexto dele e entendo a dificuldade de ler essa obra. Muitas vezes tenho que me voltar para as notas para compreender o significado do sarcasmo de Wilde em sua totalidade e isso deixou a leitura um pouco enfadonha para mim. Fora isso, leiam Wilde, é mágica a maneira que ele escreve.

Juliana 27/02/2022

Assisti uma peça no teatro
É uma comédia cheia de reviravoltas, de leitura fluida e fácil, dá pra ler em uma sentada. Comprei totalmente às cegas e, pelo título, me enganei achando que fosse uma obra dramática, como O Retrato de Dorian Gray.
Nesta uma peça, os diálogos são extremamente teatrais, os cenários simples e bem descritos, instigando e permitindo que, durante a leitura, eu visualizasse um palco com atores contracenando. São três atos bem divertidos que satirizam a sociedade.

lele 07/02/2022minha estante
muito interessante sua resenha! fiquei ainda mais curiosa para ver sobre essas peças e como elas ainda retratam sobre coisas que acontecem até hoje

Cinara... 18/05/2021

A futilidade de uma classe e de uma época.
"...Parentes não passam de um bando tedioso de pessoas que não sabem como viver nem quando morrer." - A importância de ser Prudente.

Incrível como o Oscar Wilde consegue descrever em suas peças a futilidade e o estilo de vida tão superficial dessas pessoas de uma forma tão cômica.
Foi a minha releitura de A importância de ser Prudente e definitivamente é a minha favorita!
Lavínia 18/05/2021minha estante
Me deixou com vontade de ler por esse trecho kkkk

Cinara... 18/05/2021minha estante
Lavínia quando li senti tocada no fundo da minha alma?????

Eliza.Beth 20/05/2021minha estante
Amoooooo Wilde ??

Cinara... 20/05/2021minha estante

Lucas Lima 03/09/2020

bumburismo
comédia cheia de personagens egoístas e hipócritas mostrando em sátira o micro para exemplificar a o macro da natureza humama.

Rolinzinha 17/06/2020

Divertido e leve
Oscar Wilde enquanto dramaturgo escreveu este drama cheio de humor, absurdos e crítica. É uma leitura leve, delicada, adequado para diferentes idades. Excelente opção para aqueles que estão entrando em contato com o drama.

angeskoober 01/11/2019

Nonsense e divertido.
Eu adoro o humor de Oscar Wilde. Nessa peça há diálogos absurdos e por isso mesmo eles são engraçados. Wilde mais uma vez faz críticas aos costumes da época dele, mas de um jeito extremamente irônico e divertido.
Eu li o livro bem rápido e no final ainda tem uma reviravolta que eu não imaginava. Isso tornou a leitura ainda mais instigante e prazerosa. Ri em alguns momentos pelos absurdos que o pessoal falava.
Os personagens tem características bem distintas. Como na peça tem mais diálogo do que qualquer coisa, é importante saber caracterizar cada personagem para as vozes não ficarem iguais e nessa peça deu para perceber bem quem era quem.
Gostei bastante da leitura e recomendo para quem gosta de peças de humor. Wilde é um dos meus autores preferidos e ele não decepciona. Leiam os contos dele também, recomendo demais. Ele não produziu muita coisa, infelizmente.