Todos os Homens do Presidente

Todos os Homens do Presidente Bob Woodward
Bob Woodward
Carl Bernstein




Resenhas - Todos os Homens do Presidente


9 encontrados | exibindo 1 a 9


Renata Rezende 28/07/2022

A correria da redação do Post
Esse é o ritmo que tem o texto.
Uma trama incrível vai se desvendando aos poucos. A implacável determinação de dois jornalistas que buscaram a verdade até que todas as suas perguntas encontrassem uma resposta.

Leitura valiosa!
comentários(0)comente



t.h.a.y 31/07/2023

Esse livro me inspirou a continuar na faculdade de jornalismo
Toda a forma que o caso foi abordado, o sigilo, as fontes, a redação, tudo me fez querer continuar no curso e viver um dia isso. Hoje estou em outra área, mas tenho um amor enorme por esse livro!
Emprestei para uma garota da sala e ela trancou a faculdade e levou embora. Vou ter que recomprar e, quem sabe, reler.
Gabaloshan 14/08/2023minha estante
Parece interessante


t.h.a.y 07/11/2023minha estante
Muito! O filme também.




Erika 05/07/2020

É uma leitura ao estilo jornalismo literário, que por ventura é fascinante de se ler. A obra retrata todo o processo jornalístico investigativo do escândalo político Watergate - Governo Nixon. A máquina do poder é suja, corrupta e desleal. Uma metodologia de freio dentro desse mecanismo da máquina pública em um Estado Democrático é a imprensa livre. É fundamental essa comunicação e acesso do povo aos bastidores do poder.
Muitos ecoam pela liberdade de expressão e assim deve ser para nossa própria sobrevivência. Para aqueles que em dias tão atuais se submetem aos cortejos da censura estão sujeitos aos ditames totalitários e fadados ao fracasso pois o Poder não é sinônimo de coletivismo.

"Seu olho sempre aberto a todo momento põe a nu as engrenagens secretas da política e força os homens públicos a comparecer, um após o outro, diante do tribunal da opinião pública." Tocqueville

Livros de jornalismo literário que li e recomendo :

- A sangue Frio
- Holocausto Brasileiro
comentários(0)comente



godochiplay 03/12/2021

Investigação mais famosa do Jornalismo
Um livro perfeito para quem é jornalista, um dos pilares da investigação jornalistica escrita por quem estava por trás de toda as reportagens que levou a renuncia do presidente americano,Nixon. O livro conta com entrevistas, depoimentos de pessoas anonimas ou não, que delataram os 6 homens( dai o nome, "todos os homens do presidente") que estavam envolvidos numa jogada do governo para saber segredos dos "inimigos politicos". Conta também com o iconico "Garganta Profunda" (pseudonimo usado para delatar o presidente)que foi a maior fonte dos dois jornalista, até então não se sabe se ele é mesmo quem a midia diz ser, a midia aponta o ex chefe do FBI
como sendo o Garganta Profunda, mas não tem nada provado. Indico esse livro a todo jornalista, e a quem gosta da história dos EUA.
comentários(0)comente



Mariana 04/09/2023

Misturou tudo que eu amo: história, jornalismo e fofoca. Realmente, esses jornalistas foram inspiração para o ramo investigativo e me animaram muito quanto a minha carreira dos sonhos, apesar das dificuldades ?
comentários(0)comente



Humberto Abdo 28/05/2016

Leitura indispensável para entender um acontecimento histórico e toda a apuração jornalística por trás dele. Considero mais apropriado para jornalistas já formados ou com alguma experiência, porque o livro é um relato bem detalhado e passa por diversos temas que costumam fazer parte da vida de um repórter. Para quem já trabalha na área, é uma história eletrizante, apavorante em alguns aspectos, mas inspiradora acima de tudo, porque reserva lições importantes e retrata várias posturas dentro de uma redação de jornal — entre elas, as mais e menos apropriadas.
comentários(0)comente



murilo.dannenberg 22/01/2017

Um dos marcos do jornalismo do século XX
Recomendo a leitura para todos que se interessam por jornalismo, política ou até mesmo história. A obra de Woodward e Bernstein mostra como fazer um jornalismo bem feito, com impacto social real e principalmente com muito embasamento. Além disso, vemos como funcionam os protocolos políticos quando estes são colocados na parede pela imprensa. Muitas das ações dos envolvidos no caso de Watergate são revistas hoje em dia, como a fuga da responsabildade de esclarecimentos e a acusação de que estão sendo perseguidos.
O livro é bem escrito e construído, recheado de informações sobre o caso e o trabalho dos repórteres do Washington Post. Não devemos esquecer que o livro trata de política americana, não foi escrito para o nosso entretenimento. Devemos lê-lo com a curiosidade de saber e aprender, e isso ele nos proporciona muito bem.
comentários(0)comente



Gustavo 16/02/2017

Verdadeiro curso relâmpago de jornalismo.
Sempre ouvi falar do caso watergate e que ele causou a queda do presidente Nixon, mas não sabia exatamente do que se tratava. Esse livro é extremamente esclarecedor e fácil de ler apesar das inúmeras referências, é um livro pra leigos como eu.
O livro mostra como é feito um jornalismo sério em um pais onde se respeita a democracia e a liberdade de imprensa ( ou respeitava, depois do Trump nunca se sabe ),o que no Brasil é uma piada, a mídia na maioria dos casos é claramente manipulada por quem está no poder, à não ser que a pessoa que está no poder seja muito incompetente ou burro(a) é seja pego roubando.
Depois que eu li o livro o modo como eu interpreto uma matéria principalmente sobre política mudou muito.
Apesar de falar de política o livro tem ação, é emocionante e as vezes tenso. Gostei muito.
comentários(0)comente



Cheiro de Livro 23/01/2018

http://cheirodelivro.com/todos-os-homens-do-presidente/
O escândalo de Watergate é desses icônicos no mundo das noticias. Dois jornalistas, Bob Woodward e Carl Bernstein do Washington Post, partiram de uma notícia de uma invasão a uma sala em um prédio na capital americana e terminaram, mais de dois anos depois, derrubando o presidente Ricaard Nixon. O caso é tão famoso que qualquer caso nos EUA envolvendo políticos ganha ganha um nome que coloca o “gate” no final, os mails de Hillary Clinton durante a campanha presidencial eram o Hillarygate e assim por diante. Meu primeiro contato com o caso foi vendo o filme de Alan J. Pakula “Todos os Homens do Presidente” e, como estudante já decidida a fazer jornalismo, ficando encantada com o trabalho dos dois jornalistas. Depois ao ler a biografia de Katherine Graham, publisher do Washington Post, e ter uma noção melhor das pressões que o jornal sofria e o clima que existia no governo Nixon fui correr atrás do livro em si.

“Todos os Homens do Presidente” é desses livros que todo o estudante de jornalismo deveria ler, mostra as agruras pelas quais Bernstein e Woodward passaram durante os mais de dois anos apurando a matéria. Mostra como o governo fazia muita pressão para desacreditar os jornalistas e os jornais e como, mesmo em momentos em que a história não andava, eles não desistiram de mostrar o que acreditavam – e estavam certos – um escândalo que derrubariam o governo Nixon. Foi só lendo que consegui compreender o mar de pessoas envolvidas na invasão do escritório do Partido Democrata e o quanto a Casa Branca e Nixon estavam envolvidos. Os dois contam detalhadamente todos os passos da apuração e suas dificuldades, é mais um livro sobre jornalismo do que sobre derrubar um governo mentiroso. É sobre a busca dos fatos e a importância de apresenta-los a população, enfim sobre o bom jornalismo.

Dentre os muitos legados dessa investigação jornalística está Deep Throat (Garganta Profunda), apelido tirado de um filme pornô que fazia sucesso nos anos 1970, a fonte de Woodward que os guiou em muitos momentos durante a apuração. Deep Throat disse ao jornalista outra grande máxima das investigações jornalísticas das décadas seguintes: “follow the money” (siga o dinheiro). Décadas depois de Watergate Woodward escreveu “O Homem Secreto” livro onde revela sua fonte a conta toda a sua relação com ele, é um leitura que complementa de forma interessante o entendimento de todos os aspectos do escândalo. Lembrando que em meio as reportagens Nixon conseguiu se reeleger mesmo com todas as suspeitas pairando sob seu governo. Em tempos de eleição aqui é sempre bom lembrar desse detalhe de toda essa história.

Ler sobre uma situação política que não se viveu apresenta o desafio de se compreender todo o contexto social e político. Ler as matérias que levaram a derrubada de um governo é ver só parte da cena. “Todos os Homens do Presidente” é um livro empolgante e me fez ler mais sobre o período e quanto mais eu lia mais entendia a magnitude do que que Bernstein, Woodward, Ben Bradlee (editor do jornal) e o Washington Post fizeram. Vale assistir ao ótimo documentário “Best os Enimies” (tem no Netflix) sobre os comentários políticos de Gore Vidal e William F. Buckley nos debates presidenciais de 1968, a campanha que levou Nixon a Casa Branca pela primeira vez. Não só é o inicio do comentário político na TV como mostra o contexto social que levou a vitória do Republicano em duas eleições.

Em tempo de Fake News, governos e políticos que gastam rios de dinheiro para criar narrativas que lhes favoreçam é sempre bom ler e entender como funciona o jornalismo e os esforços que uma apuração requer.

site: http://cheirodelivro.com/todos-os-homens-do-presidente/
comentários(0)comente



9 encontrados | exibindo 1 a 9


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR