Moneyball

Moneyball Michael Lewis

Resenhas - Moneyball

Dudu Moura 02/09/2023

Ideal para os cana de esportes
Quem gosta de esporte tem obrigação de ler esse livro, acompanhar um time zebra competir de igual para igual coma os gigantes endinheirados por meio de estatísticas é algo genial.

Bresolin 21/01/2023

Ótimo para quem gosta de esportes
O livro conta a história de como um gerente geral e seu assistente mudaram o beisebol.

Suas decisões foram sempre pautadas pela análise de dados estatísticos, seja para contratação de jogadores jovens, no gerenciamento do elenco ou na própria estratégia do jogo.

Para quem já viu o filme e tem um conhecimento mínimo sobre beisebol, o livro é ainda mais detalhista e enriquecedor.

Soho 24/02/2022

Leitura obrigatória pra amantes de beisebol
Achei um pouco cansativa, às vezes sendo até repetitivo. Mais páginas do que o necessário para contar a história.

Saulo Barreto 29/12/2021

Ótimo Livro
Cheguei a este livro após assistir o filme estrelado por Brad Pitt. E olha, que grata surpresa. Como uma amante de estatísticas dos esportes, não poderia ter ficado mais feliz com este volume.
O livro não é simplesmente a história de como o Okland A's chegou a ser um dos melhores times da principal liga americana de Baseball, mesmo com um dos menores orçamentos da liga. O autor nos leva a entender os primeiros trabalhos com estatísticas de baseball e das dificuldades e desafios que o gerente geral dos A's enfrentou para "quebrar" o sistema e implantar toda uma nova filosofia.
Acho importante destacar o capítulo final que é, basicamente, uma defesa do próprio autor sobre seu trabalho. Do que ele enfrentou ao publicar seu trabalho e de quais foram as reações dos maiorais dos outros times quando Billy Beane implementou seu novo sistema e o que ocorreu após mexer tanto no vespeiro.

Luís Gustavo 23/11/2021

Ok
Talvez pelo fato de os outros livros do Michael Lewis serem realmente acima da média, este deixe um pouco a desejar. Eu fiquei com a sensação de ele ser muito repetitivo no ponto principal do livro sobre estatística. Depois de uns 30% do livro, parece que tudo fica igual.
Pode ser que algum dia eu releia e mude de ideia, mas, por enquanto, acho que fica como um livro ?ok? dele.

Felipe.Klayn 21/10/2021

Leitura obrigatória pra amantes de beisebol
Achei um pouco cansativa, as vezes sendo até repetitivo. Mais páginas do que o necessário pra contar a história.

Francisco Neto 13/07/2021

Já tinha assistido o filme, mas o livro foi bem mais profundo sobre o grande feito de Billy Beane a frente do seu time de beisebol.

Caio Lamarão 13/01/2021

Davi e Golias repaginado
Esse livro é a incorporação exata da fábula de Davi contra Golias, dentro de um ambiente extremamente competitivo como o beisebol, o segundo maior esporte dos Estados Unidos.

A leveza como o autor traz uma história real e adiciona traços de drama à ela faz com que a leitura seja muito prazerosa.

Depois de alguns minutos lendo livro é difícil não torcer para Billy, Paul ou o Oakland A?s, de forma que tudo aconteça como deve ser.

O livro nos dá a sensação de que o conhecimento ainda vale mais do que o dinheiro: um time pequeno sem grandes orçamentos lutando apenas com conhecimento estatístico e boa vontade de seus dirigentes derruba gigantes para chegar diversas vezes as séries de playoffs da MLB

Achei uma ótima leitura; confesso que a barreira cultural e os termos do beisebol me afastaram um pouco (inclusive demorei a começar a ler o livro) mas quando essa barreira é vencida se torna uma ótima leitura.

Recomendo que antes de ler esse livro você entre no Google (caso não conheça) e pesquise as regras básicas do beisebol isso fará uma diferença enorme

Paulo Schwalm 09/07/2020

Livro atemporal
Vi o filme e na sequência já li o livro, o que leva alguém que desconhece as regras do beisebol e o esporte em si a ler um livro sobre isso? Tropecei um pouco nas partes mais técnicas do livro, mas ainda assim me conectei com o livro, recomendo pra quem gosta de ver o que acontece fora do campo.

Karisma 30/06/2020

Pra quem nem conhece beisebol, acabei me interessando.
Sempre vi esse esporte nos filmes, mas não tinha ideia da sua estrutura ou funcionamento e enquanto lia esse livro, acabei me jogando em horas e horas de jogos gravados pré pandemia, para entender o esporte.
Livros sempre abrem os horizontes, mas difícil imaginar que de um surgiria um interesse por esporte e um time de Oakland. Recomendo a leitura pra quem gosta de esporte e estatísticas, as leituras do Michael Lewis são sempre ótimas.

MauricioTiso 16/11/2019

Contra fatos não há argumentos
Em minha opinião, o que faz uma grande obra é sua atemporalidade e sua capacidade de capturar a essência humana. Moneyball reúne esses dois fatores em uma escrita solta e cativante, de muito fácil entendimento mesmo tendo um esporte não comum a maioria de nós brasileiros.

Michael Lewis não só escreveu sobre baseball, escreveu sobre inovação, disruptura, resiliência, persistência, planejamento, construção de resultado, perenidade, pessoas... enfim, a história que ele nos conta é um exemplo factual da aplicação do que hoje é a base paras os negócios mais bem sucedidos.

A maestria do autor para passar, além da análise técnica, a emoção da torcida pela resultado, os medos, as angústias, as grandes dúvidas e as alegrias são um show à parte.

O foco do livro gira em torno da aplicação de uma nova tecnologia para planejar as contratações de um time de baseball e os impactos disso em todo o sistema de funcionamento do time. Aborda também o amadurecimento de uma ideia (que nasceu fora do clube, se transformou dentro dele e multiplicou para outros clubes), o aproveitamento meritocrático dos talentos individuais e sua soma ao grupo (Lembrando muito os ensinamentos do Bernardinho em Transformando suor em ouro) e a resistência ao status quo em manter tudo inalterado (Assim como vemos em Liderando Mudanças de John P Kotter).

Um excelente livro sobre gestão que, mesmo tendo sido publicado em 2003, tem sua essência muito atual.

Boa leitura!!

Marcelo Santana 15/03/2017

Os homens que mudaram o jogo
Desde que li os dois livros do Jordan Belfort que eu não lia um livro de negócios. Há tempos que eu queria ler Moneyball, principalmente pela excelente adaptação da obra para os cinemas em 2011, que mostra a administração do Oakland Atletics, conhecido como A’s.
Um time modesto que começou a chamar a atenção na Major League Baseball (MLB), pelas vitórias que conseguiam em campo contra times que no papel era superior. Para encontrar as respostas, Lewis foi conhecer a administração do A’s e entender a cabeça do gerente geral do time, Billy Beane.

Antes de se tornar gerente geral do A’s, Billy Beane foi jogador de beisebol, mas sua carreira não progrediu. Assumiu em 1997 o cargo de gerente geral do A’s e a cada temporada o time melhorava o seu desempenho, vencendo cada vez mais partidas, chegando a ir para os playoffs, mas ficando pelo caminho.

O que mais chamava a atenção era que o A’s tinha uma das menores folhas salariais da competição. Para a temporada de 2002, Beane tinha um orçamento de 40 milhões de dólares para contratar jogadores, outras franquias tinham mais que o dobro desse valor. A média salarial dos jogadores do A’s era de 1,5 milhões de dólares, sendo que a média da liga era de 2,3 milhões. Quem vê de fora, não imagina como um time com um orçamento tão baixo poderia se sair bem numa competição com valores tão desiguais e com jogadores que nenhum time sonharia ter em seu plantel.

O Oakland Atletics não tomava as decisões por puro impulso e deixava as coisas acontecer, o sucesso do time não se credita somente a Billy Beane, o seu assistente, Paul DePodesta, deu uma grande contribuição para que o planejamento fosse bem sucedido. Juntos, fizeram uma revolução interna dentro do time, deixaram de contratar jogadores baseados na opinião de olheiros para focar na estatística de cada jogador e enxergar naquele jogador, coisas que os olheiros e grandes times deixavam passar. Muitos dos jogadores contratados por Beane e por DePodesta não tinham o perfil de um jogador de beisebol, alguns eram gordos, não tinham desenvoltura para correr, mas, como Beane sempre dizia, eles não estavam vendendo jeans. As estatísticas daqueles jogadores sem o físico de jogador já dizia tudo.

Além disso, o meio da temporada permitia a contratação de novos jogadores, Beane via nisso uma oportunidade de contratar jogadores que no começo da temporada era difícil de conseguir dado o baixo orçamento do A’s. Muitos times no meio da temporada já sabiam que a temporada estaria terminada, pois não teriam chances de chegar aos playoffs, então Beane entrava em ação e fazia ótimos negócios, e isso refletia em campo, pois o time vencia mais os seus jogos. Esse foi um dos melhores momentos do livro.

O livro dedica boa parte de suas páginas a Bill James, pessoa responsável por inspirar os responsáveis pelo sucesso do Oakland Atletics. James sempre teve interesse pelas estatísticas no beisebol antes de todo mundo. Publicou o seu primeiro livro em 1977 para trazer esse tema a tona. Naquela época, as estatísticas eram muito restritas aos fãs do esporte, James quebrou essa barreira com os seus livros publicados e teve um papel importante para que as estatísticas da das partidas da MLB fossem disponibilizadas ao publico geral.

O livro pode se tornar confuso em alguns momentos para quem não é fã de beisebol devido às regras e jogadas do esporte que são descritas no livro. Mas o livro não é feito somente para esse publico, eu, como administrador gostei bastante do livro, pois nos mostra a receita para ter sucesso em algum projeto onde não se tenha um orçamento tão elevado.

Para muitos, o beisebol é um esporte desigual nos Estados Unidos devido aos altos valores que as grandes franquias gastam a cada temporada, mas nem sempre resulta dentro de campo. O Oakland Atletics mudou esse pensamento, fazendo com que uma tradicional equipe da MLB usasse a metodologia de Beane e DePodesta e tivesse sucesso.

site: http://www.sugestoesdelivros.com/2017/03/resenha-moneyball-o-homem-que-mudou-o.html#.WMlJgEYrLDc

Rebeca 01/09/2016

Por não ter muita experiência com o baseball, acabei me enrolando um pouco com os termos técnicos do esporte. Mas, apesar disso, valeu a pena não ter a experiência com os procedimentos anteriores, porque assim não me mantive receosa para entender e conhecer por alto a nova abordagem e técnica utilizadas pelo Oakland Athletics e, posteriormente, por alguns outros times para maximizar o resultado e minimizar os custos.

João Souto 21/10/2015

Pouco recurso e muito sucesso
Um grande livro sem dúvida. A aplicação prática do conceito de Bill James nas mãos de Billy Beane foi um sucesso que trouxe grandes dores de cabeça ao próprio ou ao status quo. Fazer muito com pouco por meio de uma abordagem científica. A história requer algum conhecimento de baseball para ser melhor entendida, mas ao avançar a leitura é possível entender a ideia central. Cheguei a este livro depois de ler o do Bernardinho, assisti ao filme, que sem dúvida foi de grande ajuda com o livro, e posso dizer que vale a pena. É verdade que o livro também serve para os negócios, principalmente gestão de pessoas. A abordagem trata de observar o jogo por outro ângulo, mais eficaz, objetivo, sobre a origem das vitórias que vão desde a motivação até uma análise singular de cada jogador baseada em conceitos observados por Bill James. Um livro que recomendo a estudantes de administração, gestores de RH ou interessados no esporte me geral.
Gabriela 23/10/2015minha estante
Recebi esse link por e-mail e lembrei de você: http://www.intrinseca.com.br/blog/2015/10/corridas-rebatidas-e-eliminacoes-entenda-tudo-sobre-beisebol/