A garota na teia de aranha

A garota na teia de aranha Stieg Larsson
David Lagercrantz

Resenhas - A Garota na Teia da Aranha

Robim 20/03/2022

A garoto na teia de aranha
Primeiro livro do novo autor da série do Stieg Larsom. David Lagerchantz é um excelente autor, que domina a arte da investigação também. Em certos momentos, ele consegue até nos fazer criar as expectativas dos livros anteriores, porém seria maldade querer que o nível permanecesse o mesmo. Os três primeiros são best-sellers por um bom motivo. Contudo, apesar disso, não deixa de ser um bom livro, e me faz querer ler o próximo pra ver o caminho dos nossos protagonistas.

Egberto Vital 07/03/2022

Um título pretencioso para uma narrativa que não entrega
Poderia ser uma boa sequência, mas o David Lagercrantz não conseguiu captar a essência narrativa do Stieg Larsson, talvez lhe falte a vivência necessária, talvez tenha faltado leitura suficiente ou talvez ele só tenha cumprido o contrato e a necessidade da editora em dar continuidade, forçadamente, à trilogia original por conta do sucesso das franquias cinematográficas.
No geral, é uma sequência dispensável, enfadonha e prolixa, as descrições excessivas me parecem um recurso para preencher o volume, uma vez que a proposta narrativa pouco agrega à saga de Lisbeth Salander e da Millennium, a própria personagem é descaracterizada e remodelada para uma justiceira cheia de fragilidades que não são compatíveis com a Salander da trilogia original.
É aquela coisa, só vou dar continuidade às leituras dessa segunda trilogia por puro apego afetivo à Lisbeth e ainda não conseguir me despedir dela (risos), mas é uma trama bem esquecível, vai ser uma leitura de momentos intermediários.

luan_dal 06/03/2022

elisabeth invada meu provedor de internet, roube meus dados pessoais e revenda para mim eu imploro

Depois de passar por um período conturbado em um tribunal e quase ser assassinada 300 vezes, a paz de Lisbeth é perturbada quando o chato do Mikael pede ajuda pra investigar umas coisinhas que envolvem inteligência artificial, altas tecnologias, empresas controversas, um exército de escravocetas e uma femme fatale recalcada.

A mudança de autor não afetou muito a história: no começo é confusa, parece que vai dar em nada. Mas conforme avança, tudo vai se relacionando e ficando interessante pra chegar a um momento frenético (ou pelo menos tenta).

O livro não é do Stieg Larsson, então e óbvio que não ia ser a mesma coisa. David Lagercrantz consegue copiar algumas coisas (informações desnecessárias, conversas longas, e a estrutura geral do enredo), mas outras nem tanto.
Eu gostei de quase tudo; só alguns pontos me incomodaram, como a quebra de cenas perto do final, que algumas vezes que mostrava personagem A atacando B, e aí depois mostrava B se aproximando da casa, entrando e aí sendo atacado por A. Ficou um pouco confuso, mas é só pensar um pouco pra encaixar a sequência que fica tudo bem.
Outra coisa que me incomodou foi a quebra de cenas perto do final, que ficavam pulando de um lado a outro e me deixou com vontade de pular algumas coisas pra saber o que aconteceria. Mas ponto pro livro porque era essa a intenção.
E mais uma coisa negativa foi que o autor pulou as cenas com mais ação e descreveu na base do testemunho ou nem descreveu (e escondeu a Lisbeth macetando um hétero branquelo menino de 36 anos).

No geral, é um livro bom que cumpre o papel de influenciar pessoas a viver no meio do campo, numa casa idílica e paisagem bucólica, um cottage core pré-iluminismo (portanto pré-eletricidade) solitário, anárquico, niilista, existencialista e BDSM. Não é incrível como o do Stieg, mas mesmo assim não é ruim.

E um beijo final a Lisbeth que continua icônica e linda.

Bicalho 19/02/2022

É bom
Não é tão bom quanto a trilogia inicial,mas não é ruim como as pessoas dizem. É interessante ver novamente os personagens de q tanto aprendemos a gostar, mesmo que dessa vez pelo ponto de vista de outro autor. Os pontos negativos na minha opinião são a maioria dos personagens secundários,que simplesmente se não existissem não fariam diferença nenhuma, a enrolação de mais de 100 páginas até acontecer alguma ação e a mudança na personalidade da Lisbeth. Mas dá pra se divertir e relembrar dos outros livros. Gostei,mas não pretendo continuar a série,encerro por aqui

Clau Melo 04/02/2022

Ainda bem que o final não foi o que eu imaginei...
Sexto e último volume da série Millennium.
Independente do perfil da Lisbeth ter se modificado, gostei muito da continuação escrita pelo David Lagercrantz e, ainda bem que o final não foi o que eu imaginei...

josefa.duarte.3 29/12/2021

Devia ter parado no terceiro
Tinha decidido não continuar a série, mas senti saudades da Lisbeth e do Mikael e queria ler algo num universo já conhecido.
Não posso dizer que odiei, mas sei que não gostei tanto quanto podia. Pena. Paro por aqui.
Monique 29/12/2021minha estante
Adorei a trilogia também. Lisbeth Salander é uma das minhas personagens femininas preferidas.

Eu não sabia se leria os outros. Então resolvi assistir o filme. Pelo filme achei que a história perdeu sua essência e o sentido de continuar. Ficou parecendo um filme de ação qualquer.

josefa.duarte.3 29/12/2021minha estante
O David transformou a Lisbeth. Me perdeu aí.

Monique 29/12/2021minha estante
É difícil continuar a obra de outro autor, ainda mais parecendo que ele já tinha finalizado a história.

Marcelo.Castro 26/12/2021

Legado que prossegue com sucesso
A riqueza da trilogia original de Larsson não deixa dúvidas quanto a qualidade e possibilidade de continuação da história de Lisbeth, contudo, a morte do autor deixou todos com um misto de apreensão e ceticismo quanto a real possibilidade de se explorar esse universo sem deturpar a qualidade do material de origem. Mas o quarto livro da saga de Lisbeth é uma grata surpresa aos fãs da série. A diferença no estilo de escrita é claro, mas o respeito ao universo já construído e à fórmula básica de Larsson é mantido, satisfazendo a todos que querem continuar explorando a saga Millennium.

Paulinha 17/12/2021

Perfeito
Essa trilogia é perfeita, não canso de falar. Sou apaixonada pela lisbeth, ela é a minha heroína, e torço muito pra ela e o mikael ficarem juntos

Francisco 19/11/2021

Bem aquém
A ideia de fazer uma continuação das histórias de Lisbeth Salander e Mikael Blomkvist até que pareceu atraente. Porém, a execução ficou bem aquém.

Tanto Salander e Blomkvist apareceram descaracterizados, novos personagens aleatórios e a história sem a profundidade, o desenvolvimento e olhar peculiar de Stieg Larsson.

MIRANDA 27/10/2021

Bem, David Lagercrantz fez um bom trabalho na continuação da série millenium de Stieg Larsson , porém Stieg foi Stieg , que no intimo de suas narrativas verifica-se a grande inteligência de Stieg com entrelaçamento de fatos dignos de um sherlock .
Palavra para o livro : ELIPSE

Talita.Andrade 22/10/2021

Como investigação policial é de fato um ótimo livro.
Infelizmente como continuação da trilogia ficou super fraco.
Lisbeth perdeu um pouco da personalidade que tinha nos outros livros, muitas páginas explicando a história que já tinha sido contada nos outros livros, muitos personagens sem desenvolvimento...

Estava super curiosa para saber como seria essa "continuação" com outro escritor e fiquei levemente frustada.
Trilogia Millennium para mim se encerra com seu escritor Stieg Larsson.

Angelina 06/10/2021

Lisbeth é com toda certeza um dos meus personagens literários favoritos (pelo menos até o terceiro livro), acho que a troca de autor prejudicou um pouco a personagem, não gostei tanto desse livro tanto que nem pretendo ler os livros que vem a seguir.

Luiza.Castro 24/09/2021

Por mais que David tenha se esforçado, infelizmente a continuação não chega aos pés da trilogia original. É perceptível a diferença - e a qualidade - de escrita. Ainda assim, é bom poder reencontrar vários personagens queridos, ainda que suas personalidades tenham sofrido mudanças gigantescas.