Guerra Negra

Guerra Negra Débora Falcão

Resenhas - Guerra Negra

Allean 03/02/2021

Confusa!
A história não se apresenta e é confusa, a escritora colocou a história pra se passar nos EUA, onde a personagem principal é judia e todos os outros personagens tbm tem nome do oriente médio (isso é até explicado no enredo). Mas, essa mesclagem de vários lugares e culturas, acabou resultando em personagens que não são brasileiros, nem americanos e muito menos do oriente médio.

Debora 14/07/2015minha estante
Obrigada, Clau! Obrigada pelo carinho e pela resenha! Sucesso no blog, querida!

Ana Paula 14/07/2015

Imperdível
Olá, primeiro quero contar como Guerra Negra chegou até mim. O blog fez uma parceria super legal com a Editora Deuses, o que me possibilitou conhecer o trabalho da Débora Falcão e manter alguns contatos por email. Claro que depois de conversar com ela, conhece-la um pouco mais, propomos uma parceria que resultou na promoção que estamos fazendo no blog com o sorteio desse novo livro da escritora.
Débora é uma fofa! Você pode constatar que estou falando a mais pura verdade assistindo a entrevista exclusiva que ela gravou para nós (http://estante-da-ana.blogspot.com.br/2015/06/entrevista-com-debora-falcao-nova.html).
Então eu recebi dela um exemplar de Guerra Negra. "Prepare-se para uma grande aventura", disse ela na dedicatória! Momento em que você pensa: será? Será que eu vou gostar? Será que a história é assim mesmo envolvente? Vou ter coisas boas a escrever depois de terminar a leitura? Dúvidas e dúvidas...Respirei fundo e comecei a ler Guerra Negra!

E já nas primeiras páginas, todos meus questionamentos se revelaram totalmente infundados: eu me envolvi tanto com a trama e com os personagens que estar escrevendo esta resenha se tornou um grande prazer. E que sorte de quem ganhar o livro na promoção e tiver a chance de mergulhar nesta história que tem tantos elementos que fica difícil até de classificar. Uma aventura com toques místicos, ação, suspense e até um pouco de romance! Dá para imaginar?

Gostei muito do jeito de escrever da Débora, a história é bem amarrada, detalhista na medida certa. Começa mais sutil, devagar e vai engrenando página após página. Uma escrita bem elaborada, sem erros e que facilita a leitura, flui.

Guerra Negra se passa alguns anos a frente do que estamos vivendo, em 2021. Keren-Hapuque é uma jovem adolescente com uma família judia "ultraortodoxa". De uma maneira inesperada, os pais permitem que ela se mude sozinha para os Estados Unidos para estudar. Lá ela ingressa no colégio New Order High e começa a conhecer seus colegas. Estranha o fato de todos terem nomes totalmente fora do convencional, como Orion, Alphas e Sirius, mas não dá muita bola pra isso e começa a se enturmar. Sua amiga mais próxima, Maureen, a convida para uma festa e lá tudo começa a ficar mais estranho ainda. A festa é de comemoração do aniversário de 20 anos de Junius de Margeau, mas os acontecimentos são mais condizentes a um ritual de alguma seita do que uma festa de jovens.
Nessa primeira fase da história, enquanto acompanhamos Keren em seu relacionamento com os colegas, envolvimentos amorosos, mistério sobre a sua verdadeira origem e seu papel no destino mundial, significativas mudanças na economia começam a redefinir o poder entre as nações. Os países começam a fazer alianças formando novos blocos econômicos e o petróleo se torna fonte do tão desejado poder.

Na segunda fase do livro, já em 2030, Keren se tornou uma mulher forte, ciente do seu papel em um mundo alterado pela guerra e dominado pelos Guerreiros Kamar, liderados por Junius. Ele agora é uma importante figura política que vem conquistando prestígio a cada dia, representando o papel do salvador, da única esperança.
Essa fase da história é mais dinâmica, com passagens de ação e a entrada de novos e importantes personagens. Tudo se encaminha para um grande confronto. Uma profecia antiga que está prestes a se realizar, que não pode ser impedida, mas que pode ser enfrentada e ser dado um final diferente que salve a humanidade de um grande mal.

"Nem todo branco significa luz. Nem todo preto significa trevas. Há muito mais entre essas duas cores do que suspeita a sua vã religiosidade".

Mas eu tenho uma reclamação para a autora. Ela terminou Guerra Negra em um ponto crucial da história e agora temos que segurar a ansiedade até o ano que vem, quando será lançado o próximo volume da série. Isso não se faz.. kkk

site: www.estante-da-ana.blogspot.com.br
Debora 14/07/2015minha estante
Obrigada, querida Ana Paula!!! Foi um prazer ler tua resenha e essa parceria tem sido muito boa! Sucesso com seu blog! Abraços!

Bruna 31/07/2015

Instigante e apaixonante
Keren nunca se sentiu a vontade em casa, criada por uma família Judia extremamente ortodoxa ela nunca teve a liberdade que desejou e alguma coisa não parecia estar certo. Ao invés de respeito ela se sentia muitas vezes com medo daqueles pelos quais deveria sentir segurança. Por isso ao conseguir convencer seus pais a deixarem que ela saia de Israel e vá para uma escola em São Francisco (Califórnia), o que ela mal pode acreditar uma vez que estaria longe de todos e sozinha pela primeira vez, ela não perde tempo e se prepara para sua nova fase de vida. O que ela não imaginava é que nem tudo que parece ser bom é...

“Mas, o que exatamente pensar ou fazer? Sempre teve suas opiniões regradas, tendo que obedecer as decisões da família. Fora criada dessa forma, por isso a liberdade era tão sonhada e ao mesmo tempo tão temida.”

A New Order High School é diferente de tudo que ela já havia visto antes, mas ela não se sentia deslocada. As pessoas em sua maioria eram gentis com ela independente de sua origem e em pouco tempo até já possuía uma amiga e estava recebendo convites para festas. Mesmo sem muita vontade sua amiga, Maureen, a convence a comparecer e as coisas começam a ficar estranhas... O que deveria ser uma festa de aniversário se mostra completamente diferente, cheiros estranhos no ar, mulheres encapuzados em círculo e Junius, o aniversariante, sendo respeitado como se fosse um Deus ou um rei.

Keren não se permite agir como todos os outros e se curvar para alguém que para ela não significa nada por mais bonito que ele seja. O que aparentemente os que estão por ali e inclusive Junius entende e para quem ele faz um convite de passear para o qual ela aceita sem imaginar que aquele homem aparentemente inocente escondia bem mais por trás de sua aparência.

“Os dois estavam parados, um olhando para o outro, no meio da sala, enquanto a festa rolava à volta deles. Ela só via borrões, com sua visão focada nele. Ninguém mais parecia notá-los ou se importar.”

Ela parecia ser a única que não pertencia a essa organização, seita, a qual todos participavam e tinha a nítida impressão de que algo ali não estava correto ou seria ela que estava sendo preconceituosa com aquilo que não estava ligado a sua religião? Aos poucos novas amizades surgem, conversas que ela não conseguem entender o significado e sonhos que a remetem a um lugar lindo e ao mesmo tempo irreal, estaria ela ficando louca? Ela estava sendo muito dura com os rituais que presenciava?

““Uma cidade de cristal” murmurou Keren no sonho. Pessoas passavam e sorriam para ela, felizes. E ela teve uma noite feliz.”

Diziam que esses rituais eram para adorar o mesmo Deus apesar de seus diversos nomes, mas ela poderia acreditar neles? Ou melhor, ela deveria acreditar? Aos poucos ela irá descobrir que suas desconfianças estão corretas e que para sobreviver ela precisará ser forte, será que ela está preparada para a Guerra que está sendo formada? Você irá descobrir que nem tudo é o que parece ser ...

“Nem todo o branco significa luz;
Nem todo o preto significa trevas.
Há muito mais entre essas duas cortes do que supões vossa vã religiosidade.”

Confesso que no inicio da leitura me senti um pouco perdida. Por envolver tradições e locais nos quais desconheço foi um pouco complicado entender algumas coisas, mas que ficou bem mais fácil e comum ao longo da leitura! Essa é uma história que irá se passar no futuro, um futuro que desconhecemos, mas que nunca se sabe se não poderá se tornar realidade. O que mais me interessou foi às referências com programas e séries que fazem parte, pelo menos do meu, dia-a-dia.

Os fãs de Supernatural irão encontrar referencias acerca da série e até se sentir em um cenário no estilo da série. Inclusive em uma das partes eu até pude brincar com uma das referencias, o que eu gostei bastante. A escrita é fluída e bem organizada, a diagramação está ótima para nos ajudar nos pontos de referência sem que fiquemos perdidos ao longo das viagens e dos anos. Não tenho nada a reclamar, me agradou bastante e só não se tornou um dos favoritos porque a protagonista por diversas vezes me irritou por não perceber o que estava a sua volta.
Recomendo a leitura para todos que se interessaram pelo que eu comentei e é claro pela sinopse. Você pode conferir mais detalhes assistindo ao Book Trailer https://www.youtube.com/watch?v=5yOEK91E2y0 e assim decidir embarcar nessa Saga Cidade de Cristal na qual não irá se arrepender.

“Uma guerra estava se iniciando. Algumas pessoas já haviam dado nome a ela: Guerra Negra. Cada vez mais gente estava morrendo no mundo por causa dela. A Guerra Negra era real,estava acontecendo.”

site: brookebells.com

Nelmaliana 27/08/2015

A história tem início na região do Mar Morto em 1943, quando um cansado pastor encontra alguns manuscritos muito antigos. Damos um salto no futuro, e vamos pro ano de 2021 em Israel. Lá, conhecemos a jovem Keren Hapuque que está indo morar na Califórnia para completar seus estudos na New Order High School of San Francisco. Ela vem de uma família judia ortodoxa e estava sentindo-se sufocada, por isso queria um pouco de paz, e estudar longe parecia ser a opção perfeita.

No início, apesar de achar estranho algumas coisas que acontecem na escola, ela se adapta ao local, faz novos amigos, vai à festas e viagens. Até que uma de suas amigas é assassinada, mas Keren não descobre a verdade, e acha que ela voltou pra casa dos pais. Com o passar dos dias, habitua-se a ausência da amiga, as peculiaridades da escola e encontra novos amigos.

Leia mais em:

site: http://profissaoleitora.blogspot.com.br/2015/08/guerra-negra-da-debora-falcao.html

Daniel Moraes (Irmãos Livreiros) 10/09/2015

Guerra Negra
A história se inicia com a jovem Keren- Hapuque que onde morava sentia-se deslocada da casa onde morava com preceitos e culturas do judaísmo, o que à impedia de realizar algumas tarefas e reprimia alguns desejos, privando-lhe da liberdade tanto almejada.

Assim que foi possível, saiu da casa de seus pais e se mudou para San Francisco na Califórnia. E logo de início já conheceu algumas pessoas entre elas uma garota, a Maureen que a convenceu de todas as formas a conhecer outras pessoas, tanto quanto estranhas, bem diferente do estilo de vida de Keren. Entre as novas pessoas, está Junius, um jovem atraente, porém, enigmático.

Não vou entrar mais em detalhes pois, o livro tem diversas cenas diferentes com muitas pessoas envolvidas, uma espécie de seita que pratica um ritual bem excêntrico. Contudo posso afirmar que o livro é repleto de personagens que o leitor deverá ficar bem atento para não perder o foco da leitura, senão... poderá se perder na leitura.

Bem no início da trama fiquei um pouco confuso por achar que os personagens estavam indo rápidos demais sem uma narrativa mais elaborada, e também por haver umas tradições bem diferentes, mas tudo não passa da criação da escritora e logo engatei na leitura.

Pude perceber a semelhança entre Keren-Hapuque e Sidney Bristol, protagonista do seriado Alias, onde a ânsia por querer falar com sua mãe que até então ela não conhecia a faz embarcar em uma aventura repleta de ação que prende o leitor até a última página. Tais semelhanças fizeram com que eu gostasse muito do livro, uma vez que me apaixonei pelo seriado e assisti todas as temporadas.

Para fãs de livros de distopia, Guerra Negra é uma boa indicação. Ouso a dizer que a escritora soube fazer uma boa construção dos personagens principais, porém, acredito que no cenário criado pela autora, poderia ser um pouco mais trabalhado, contudo, é um bom livro. #ficaadica

site: http://www.irmaoslivreiros.com/2015/09/guerra-negra.html

Suka - Pensamentos & Opiniões 17/09/2015

Quando vi o título pensei: Esse livro parece ser bom! E gente eu estava enganada. Ele não é bom! É MUITO BOM!!!! A autora consegue prender sua atenção do início ao fim. O mundo está passando por mudanças e várias coisas vão acontecer, uma delas a guerra negra. Keren uma garota criada por uma família judia que mora em Israel, vai estudar numa escola em São Francisco (Califórnia). Lá ela acaba conhecendo várias pessoas, mas de inicio sua amiga Maureen há convida para uma festa, na realidade o aniversário de Junius, mas a festa toma rumos estranhos para ela, mas o início de toda a história.
Maureen "some", ela faz novos amigos e muita coisa começa a acontecer.
Na segunda parte do livro Keren acaba se tornando uma mulher forte e figura importante para auxiliar as mudanças que estão acontecendo no planeta, após descobrir várias coisas sobre sua vida pessoal.
A leitura é bem dinâmica, começa com o foco em Keren e depois acaba intercalando com outros personagens, mas isso não deixa você perdido, apenas como disse dinamiza a leitura.
Bem.. Agora vocês devem se perguntar: E ai? Mais o que acontece?
Ah! Gente não vou dizer mais nada!!! (Risos).
O Livro é muito bom e se seu entrar em detalhes vai perder o suspense.
O Que digo é que, se ficou curioso, LEIAM!! Tem ação e romance.
Ah! E tem um foco religioso.
Estou ansiosa para a continuação, pois é esse livro não tem final e sim continuação que ainda não foi lançado.

site: www.suka-p.blogspot.com

Rubyane.Santos 28/07/2015

Envolvente
A primeira parte do livro foi um pouco estranha para mim, as atitudes da Keren não faziam sentido e eu comecei a me irritar com ela até que felizmente veio a segunda parte da trama e as peças começaram a se encaixar e foi aí que eu pensei: "Ah, agora isso faz sentido", é nessa parte que a trama me envolveu e eu não consegui largar mais o livro. Basicamente a primeira parte serve para nos apresentar aos personagens e a toda a trama, e é na segunda parte que as coisas começam a acontecer. A Keren se torna uma mulher destemida e a guerra em nosso planeta se torna algo bem interessante, como por exemplo: países se uniram formando blocos econômicos.

"Num mundo onde todos queriam salvar o planeta, ao mesmo tempo em que o destruíam, petróleo era tudo. Chegava a ser um paradoxo." pág.62

O livro é narrado em terceira pessoa dando foco em Keren, porem em alguns momentos sem nenhum aviso prévio o foco vai para outro personagem, isso não chega a atrapalhar mas me deixou um pouco confusa no começo. A narrativa é intrigante, simples e bem, bem resumida o que facilita a leitura dando para ler o livro numa boa em um ou dois dias. Eu li ele em três dias, foi o meu recorde esse ano!

Teve alguns momentos em que a Keren me irritou bastante, eu particularmente não tenho paciência para muita teimosia então tinha momentos que eu queria que alguém desse um tapa na cara dela. MAS apesar da Keren ser a única que realmente tem destaque durante todo o livro teve dois personagens que se tornaram meus mais novos queridinhos, Josh e Mohammed. Até porque, como não amar personagens misteriosos e adoráveis? E eu acho que iria adorar se a autora escrevesse um livro sob a perspectiva desses dois ♥ #ficaadica

Guerra Negra tem uma trama original e foi bem elaborada, adorei o foco que as religiões tiveram ao decorrer das páginas. Porem eu achei o seu final um pouco fraco, apesar de ter tido uma boa dose de suspense ele não me prendeu, mas o livro em si conseguiu me deixar curiosa para sua sequencia.

site: http://paperdream-s.blogspot.com.br/2015/07/guerra-negra-de-debora-falcao.html

Batata 10/01/2016

Gaya nos enviará seu filho para nos proteger
Criada em uma família tradicional judaica, sempre teve suas opiniões regradas e apesar disso, é mandada para um colégio na Califórnia. Keren é uma adolescente muito chata e facilmente influenciável. Ao chegar no colégio, se mostra uma garota sem voz, que diz sim a pessoas que acabou de conhecer apenas para se enturmar.

Uma colega a convence de ir a uma festa, chegando la, há um ritual muito estranho e tempos depois ela aparece misteriosamente na porta de seu próprio apartamento, sem se lembrar do que aconteceu. Nesta festa, ela chegou a conversar com o aniversariante, Junius de Margeau, onde sua vida se transformou.

Tal amiga ainda a convence de participar de outros eventos em que a ceita atua, Keren em vez de recusar, permanece no local mesmo depois de fatos bizarros ocorrerem. Ela é praticamente obrigada a participar de alguns rituais, e mesmo sentindo-se desconfortável perante sua religião, permanece no local, talvez por querer agradar a amiga. [Isto foi extremamente entediante]

O livro se passa no futuro, Keren se vê cercada por pessoas com nomes diferentes e de hábitos estranhos, com uma guerra prestes a acontecer. Potencias como Estados Unidos ainda estão presentes, bem como México passa a investir em energia nuclear e o Brasil se torna um dos principais detentores do petróleo do mundo. Nesse cenário, seus amigos compartilham de uma opinião formada sobre uma futura guerra, a qual ela fica sem entender.

Em grande parte do livro Keren só pensa em sexo, aos 16 anos, sua atração pelas pessoas é muito forte. Em uma cena, ela chegou a fazer o que seria uma loucura a fim de ficar com um rapaz. Ela estava hipnotizada e tudo o que queria era ficar com ele. Isso parece um pouco fútil, porém, dada as circunstancias, ficou claro de que Keren era uma peça importante neste enigma. Tal homem não media esforços para controlar a moça, em vista de um objetivo maior. [Infelizmente não revelado no livro]

Eis que se passam 7 anos, Keren não mais é aquela adolescente mimada e beirando a futilidade, e sim uma mulher que teve de lutar e sobreviver durante a guerra [que eclodiu de repente e ficamos sem saber qual o real motivo dela]. Não há uma transição entre essas duas pessoas tão diferentes, o leitor é simplesmente jogado de paraquedas na história.

Os personagens só são apresentados justamente nas cenas em que eles aparecem, ficando algo um pouco superficial. São apresentados apenas quando terão algum papel na trama. Alguns são bem construídos, mostrando uma personalidade e uma possível razão das ações em questão, já outros, pouco se falam deles.

Não fica claro quem é Keren-Hapuque e qual sua missão na Guerra Negra. A autora só nos conta pedaços da vida da jovem, aqueles que são (ou deveriam ser) importantes para atrama, nada mais. Ficamos avulsos a vários acontecimentos, algumas cenas são confusas assim como os sentimentos de Keren. Ela simplesmente não sabe o que quer.

Keren se transforma em uma espécie de Sara Conor, é incrível o modo que a personagem luta para defender os seus, não se acovardando de matar inocentes, paradoxalmente a atitude dela de poupar aqueles que seriam inimigos. Ela se tornou uma mulher forte e guerreira, e eu senti falta desse crescimento pessoal e dessa maturação dela no livro.

Por ser um livro introdutório ao mundo de Cidades de Cristal, várias dúvidas são levantadas, o leitor fica curioso e um pouco frustrado com tantas perguntas e nenhuma resposta. Em suma, é um livro com uma premissa interessante e uma história que promete vários conteúdos, porém a autora não soube organizar corretamente tantas informações. Creio que o livro poderia seguir uma cronologia com informações mais concisas e com um proveito maior de algumas cenas, bem como se aprofundar mais nos personagens.

Resenha feita originalmente pelo blog O Casulo das Letras, confira o post na íntegra com fotos e citações da obra.

site: http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/2015/11/resenha-guerra-negra-debora-falcao.html

Roberta Costa 28/03/2018

Alucinante!
O livro tem uma narrativa fácil de ser assimilada e que prende o leitor (Na verdade vicia! rs). A passagem de tempo entre uma fase e outra é muito bem escrita, mantendo a linha de raciocínio. Personagens para todos os gostos e muito bem apresentados no decorrer do livro. A escrita impecável torna a leitura mais agradável ainda! Débora Falcão está de parabéns! Conseguiu unir vários elementos em um mesmo livro e nos presenteou com uma bela história, que nos faz sentir raiva por alguns personagens, torcer por outros e até a perder a respiração de tanta angústia em certos momentos! (Sim, ainda estou me recuperando!)

Bem, o livro contém suspense, romance, ação e aventura, enfim, uma leitura que agradará a grande maioria dos leitores! Ainda assim, o que mais me chamou atenção foi a forma como a autora traz a questão das religiões e profecias do fim do mundo, como o homem pode usar a religião (seja ela qual for) e a fé de quem acredita e a segue para seu próprio bem-estar, passando por cima dos preceitos reais de cada uma.

site: http://livrosdabeta.blogspot.com.br/2015/09/resenha-guerra-negra-saga-cidade-de.html