O Enigma do Pássaro de Fogo

O Enigma do Pássaro de Fogo H. L. Dennis




Resenhas - O Enigma do Pássaro de Fogo


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Aventura de aprender 26/11/2017

A história é tão complexa que não consigo fazer um resumo porque são muitos detalhes e reviravoltas. Uma sociedade chamada “câmara negra” trabalhou no passado para decifrar um manuscrito chamado Voynich, mas o estudo foi interrompido. Agora, resolveram recrutar crianças.

Brodie recebeu um convite e foi para uma biblioteca que hoje é um museu, mas vai funcionar como uma escola pra decifrarem em segredo. Lá ela conhece Hunter e Tusia que também foram chamados. Então participam de vários testes pra saber se são apropriados, mas quase perdem porque um acha que é melhor do que o outro e quer aparecer. Só depois começam os trabalhos no manuscrito.

O tempo todo no livro se fala em ir além do óbvio, alem do que é aparente, não desistir, que aquilo que já sabemos é que mais vai ser útil... Essas são lições importantes para todos nós.

A leitura é bem agradável, mas fiquei um pouco decepcionada porque mesmo sabendo que é uma série eu pensava que em cada livro seria decifrado um enigma diferente. Entretanto, esse livro só trouxe perguntas e praticamente nenhuma resposta.


site: https://aventuradeaprender.webs.com/apps/blog/show/45000699-livros-lidos-em-2015
comentários(0)comente



Carolina DC 14/08/2015

Muito bom!
O local: Londres

Enredo/ Trama/ Narrativa e História: Narrado em terceira pessoa, o primeiro livro da série Decifradores, apresenta ao leitor uma aventura espetacular. Uma organização secreta conhecida como "Câmara Negra" , um grupo que tenta burlar suas regras e um trio de jovens inteligentes que podem mudar o futuro da humanidade.

"Câmaras Negras existiam, de uma maneira ou de outra, há séculos e sempre como organizações secretas, criadas com a finalidade de descobrir segredos. Os melhores cérebros do país (o sr. Smithies tinha muito orgulho disso) eram selecionados e treinados especialmente pela Câmera Negra Britânica para simplesmente exercer essa tarefa." (p. 15)

Smithies junta-se à Friedman, Tandi e Oscar para criar a Pembroke, um programa de ensino domiciliar e escola de códigos e criptografia. Na verdade, nada mais é do que uma fachada para poder reunir os jovens com o objetivo de desvendar o MS408.

O MS408 era conhecido como o Manuscrito de Voynich e foi descoberto em 1912. Desde a sua descoberta, inúmeras pessoas tentaram decifrá-lo, porém em vão. Alguns sucumbiram à loucura, outros desistiram e alguns tiveram mortes suspeitar. Por conta disso, a Câmara negra decidiu que o documento era proibido e que ninguém poderia tentar decifrá-lo novamente.

Enquanto o grupo tenta resolver esse grande enigma, existem algumas pessoas que farão de tudo para impedi-los. Apesar do livro ser voltado para o público jovem, os leitores mais velhos que curtem esse gênero precisam conferir a série, pois levando em conta a qualidade do primeiro, esperamos que a série seja um sucesso.

Os personagens

Brodie Elizebeth Bray - é a jovem protagonista da história. Após receber um cartão de aniversário com uma mensagem secreta, a garota vai se aprofundar no mundo dos decifradores e acabará descobrindo que existem muitas respostas sobre o paradeiro de sua mãe e a história de sua família relacionadas com a Câmara Negra. É inteligente, e muito boa em fatos históricos, mas não tem muita confiança em si mesma. Tímida e com uma personalidade conciliadora, será a "cola" do trio formado com Hunter e Tusia.

Sr. Smithies - é funcionário da Câmara Negra e decide criar Pembroke para desvendar o MS408. Um homem sério que provavelmente tem alguns esqueletos no armário, mas que ainda não nos foram apresentados.

Robbie Friedman - foi um dos decifradores de códigos mais importantes do país, mas agora foi exilado do grupo, por conta de sua obsessão pelo manuscrito. Tem alguma relação com a mãe de Brodie, mas ainda não temos como defini-la.

Tandi Tandari - secretária do Sr. Smithies e professora no seu país de origem, acaba assumindo um papel mais maternal para os jovens. É educadora, mas também sabe ser gentil e se preocupa genuinamente com todos.

Oscar "o Hipocondríaco" Ingham - Além do óbvio, é uma mente brilhante que passou anos estudando o manuscrito. Mesmo estando um pouco desalinhado no momento, apresenta uma chama interna muito forte e é extremamente astuto.

Srta Kerrit Vernan - Sua obsessão pela perfeição e necessidade de se auto promover é intensa. Tem uma rixa pessoal com o Smithies e acaba representando o grupo de inimigos dos personagens. Tem uma personalidade competitiva e não possui muitos escrúpulos, o que a torna uma ótima adversária.

Hunter Jenkins - um dos jovens selecionados para Pembroke, é inteligente e muito bom principalmente com números. Porém é adepto do mínimo esforço, mas não perde tempo provocando as novas amigas e implicando principalmente com a Toots.

Tusia/Toots - É a tagarela do trio. Russa e sua especialidade são formas e espaços. Entende muito de assuntos como feng shui, ioga e é corajosa e atlética. A antipatia por Hunter é recíproca e os dois vivem se alfinetando.

A escrita da autora: Totalmente viciante! Os diálogos são engraçados, as provocações feitas pelo trio são cativantes e o modo como consegue explicar os fatos sem tornar a leitura cansativa é perfeito.


Revisão/ Diagramação/Layout e Capa: Em relação à revisão, encontrei alguns errinhos, como por exemplo, nas páginas 75 e 117, mas nada que interfira na compreensão do texto. O livro é repleto de detalhes internos, como as pistas que os jovens precisam explorar. A capa é magnífica e desperta a atenção imediatamente.

site: http://www.viajenaleitura.com.br/
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2