Manual do Arquiteto Descalço

Manual do Arquiteto Descalço Johan Van Lengen

Resenhas -

Paulinhaka 29/02/2024

Construindo Sonhos Pé no Chão
Johan van Lengen oferece uma verdadeira odisseia ao mundo da arquitetura sustentável e acessível, provando que criar espaços belos e funcionais não requer um diploma avançado ou um orçamento inflado. Este livro é uma celebração da simplicidade, da sustentabilidade e da criatividade, servindo como um guia prático para todos aqueles que sonham em construir ou reformar suas casas com suas próprias mãos.

Van Lengen, com sua abordagem inovadora e terra-a-terra, descomplica o processo de design e construção, tornando-o acessível a todos. O livro está repleto de ilustrações detalhadas que não apenas capturam a imaginação, mas também fornecem instruções passo a passo sobre como realizar diversos projetos, desde a fundação até o telhado, sem esquecer dos sistemas de água e energia.

O "Manual do Arquiteto Descalço" não é apenas um guia técnico; é uma filosofia de vida. Ele incentiva o leitor a pensar de forma crítica sobre o ambiente construído, desafiando-nos a repensar nossas necessidades reais e a impactar positivamente o planeta. Ao promover técnicas de construção ecologicamente corretas e financeiramente viáveis, van Lengen nos lembra que o verdadeiro lar é aquele que respeita tanto seus habitantes quanto o meio ambiente.

Este livro é uma joia para aspirantes a construtores, sonhadores de casas sustentáveis e qualquer pessoa interessada em deixar uma pegada mais leve na Terra. Em suas páginas, van Lengen nos convida a calçar as sandálias (ou a descalçá-las) e a embarcar em uma jornada de descoberta, design e construção que promete não apenas ensinar, mas também inspirar.

Ana 04/11/2022

Manual do arquiteto descalço
Excelente livro para todos os arquitetos, do mais jovem ao mais experiente. Aborda conteúdos como: tudo que envolve a criação de projeto, desenho, iluminação, forma dos espaços, construção de edificações a partir do clima úmido, seco, temperado.

Especificação de matérias de construção como o processo de escolha e outras possibilidades de uso do sisal, da madeira, do bambu, da terra.

Tudo que envolve o processo de construção e obra: preparação, aplicação dos materiais, telhados, paredes e fundação. E sobre energia: calor e movimento, tipos de moinhos e calor solar; sobre água: tipos de bombas e cisternas.

Um excelente manual que foi imprescindível para a condução da disciplina construções rurais ministrada no ensino superior.

Bonezi 10/03/2022

Bioarquitetura
Livro que fala sobre como projetar considerando fatores climáticos e naturais como potencializadores na construção civil.

Leonardo1347 02/11/2019

Para engenheiros, arquitetos e amantes
Livro mais que perfeito para quem quer entender sobre os climas regionais e como utilizá-los ao seu favor em uma construção, posicionamento em relação ao sol, favorecimento dos ventos, etc.
Mostra técnicas de construção eco-sustentaveis tendo como base construções indígenas.