A Cruz de Fogo

A Cruz de Fogo Diana Gabaldon

Resenhas - A Cruz de Fogo - 1ª Parte

Halana 02/04/2024

Diana Gabaldon, a maioral
Para começar, quero falar sobre a Diana. Gente, eu sempre fico em choque com o poder de pensar e a forma de escrita que ela tem. Nada, absolutamente nada, acontece atoa em Outlander. Nunca é só uma passagem para ?encher linguiça?. Tudo tem um porquê, um significado. Sinto que não posso deixar de prestar atenção a nenhum personagem que aparece no decorrer dos livros, pois lá na frente, ele vai voltar. É sensacional.

Sobre o livro em si: como sempre, eu amei. Achei muito grande? Achei. Muita coisa acontecendo? Achei. Mas isso já é um clássico da história. O começo é extremamente lento e absurdamente detalhado. Foram 188 páginas contando o que aconteceu em somente UM DIA. Parece que cada segundo foi contado. Aconteceu tanta coisa só nisso, que chegava a me perder. Enfim, após isso a coisa anda mais um pouco. Embora ainda prefira as partes que eram passadas na Escócia, tá sendo muito bom conhecer sobre a história dos EUA de uma forma diferente. Achei um ritmo mais lento do que os outros livros, mas não ruim.

Foi bom acompanhar o desenvolvimento do relacionamento do Jamie com o Roger (que, coitado, não teve um momento de paz). Gostei muito da evolução entre eles. Além do crescimento da Brianna (que nunca fui com a cara).

Mesmo sendo um baita de um calhamaço, vale muito a pena a leitura

Echyllem0 15/03/2024

Tinha como ser um livro menor
Olha, sinceramente que livro chato. Um livro de 1120 páginas que se pegar as partes importantes para a história daria um livro de 550 páginas no máximo, e eu ainda to jogando alto, colocando os momentos de Jamie e Claire, Brianna e Roger.
Achei uma encheção de linguiça para saber quem é o pai de Jemmy e até agora não foi revelado.
Achei um pouco bagunçado de mais o roteiro. O cão da família Christie apareceu e nem foi um capítulo inteiro e depois ninguém tocou mais no assunto.
Eu queria sinceramente falar que pulei partes do livro, mas não, eu me obriguei a ler tudo, e eu demorei fuking 3 meses para isso infelizmente.
O que salvou este livro para mim foi as cenas de Jamie e Claire, e a interação da família Fraser. Ian voltou para a cordilheira e pelo menos isso de bom aconteceu.
Carol.Maganha 15/03/2024minha estante
Esse é o livro que menos gosto e SIM, poderia ser menor, tem MUITA coisa irrelevante pros plots e a história toda

Luana.Andrade 08/03/2024

Estou lendo todos os livros bem aos pouquinhos e esse me trouxe o interesse novamente. Depois do 1 e 2 a história ficou bem arrastada e o meu desinteresse por Roger e Brianna me incomodavam, mas nesse livro foi bem mais fácil lidar com a história e os personagens. Vamos ver os próximos.

Flavia.Weylin 03/03/2024

Como todos os livros da Diana Gabaldon, esse não poderia ser diferente: detalhado demais, cansativo, mas um mundo incrível e cheio de reviravoltas! Eu amo demais Outlander. Nessa primeira parte, a aventura deles na América está só começando. Bree e Roger se solidificam. A cordilheira está em ascenção. É bem uma introdução para a guerra que está por vir!

Kadh0 27/02/2024

A Cruz de Fogo – Diana Gabaldon
Quinto livro da saga “OUTLANDER” de Diana Gabaldon, é uma obra literária que transcende as fronteiras do tempo e do espaço, envolvendo o leitor em uma jornada épica através de séculos e continentes. Como um devoto fã devoto fã dessa INCRÍVEL escritora, é difícil expressar em palavras o impacto que essa obra exerce sobre mim, deixando-me imerso em uma ressaca literária devido à intensidade da paixão que desperta.

Gabaldon não apenas nos presenteia com uma narrativa evolvente, mas também, mas também tece habilmente a história com elementos históricos precisos e uma riqueza de detalhes que nos transporta para o século XVIII na América colonial.

A descrição vivida dos cenários torna esta obra uma experiência sensorial e intelectual incomparável.

Adentrando as páginas do livro, somos levados a refletir temas universais como amor, lealdade, sacrifício e redenção. O relacionamento profundo entre Claire e Jamie Fraser continua a ser o pilar emocional da história, enquanto novos personagens habilmente introduzidos, enriquecendo ainda mais o tecido narrativo.

Reconheço o valor intrínseco desta obra para estimular o pensamento crítico e promover discussões sobre história, sociedade e ética. Através das aventuras de Claire e Jamie, somos confrontados com dilemas éticos e políticos que ressoam até os dias de hoje, convidando-nos a questionar nossas próprias crenças e valores.

A “Cruz de Fogo” não é apenas uma obra de entretenimento, mais também uma fonte de inspiração e aprendizado. Gabaldon habilmente entrelaça eventos históricos com a trama ficcional, oferecendo uma perspectiva única sobre passado e incentivando-nos a explorar mais a fundo os registros históricos.

Em conclusão uma obra-prima da literatura contemporânea que cativa e emociona seus leitores, deixando uma marca inapagável em suas mentes e corações.

“- Quando chegar o dia em que tivermos que nos separar - disse ele baixinho, e virou-se para me olhar-, se minhas últimas palavras não forem "EU TE AMO", saiba que isso não aconteceu porque não tive tempo.”

Patricia.Rosa 26/02/2024

O ano é 1771, Jamie Fraser tem a grande missão de proteger sua família e todos as outras que moram na Cordilheira dos Frasers na Carolina do Norte.
A disputa política que na época se resolvia matando as pessoas, alianças feitas e desfeitas, colocam todos em várias situações em que o risco de morte é praticamente certo.
Mas tem o amor ....aliás um amor surpreendente inesquecível.
James e Claire são protagonistas de momentos engraçados, românticos, e super simpáticos.
Vale cada momento de leitura!

EduardaMariaGG 23/02/2024

Muitoo prolixa
Amo Outlander e acho um conforto ler todos os livros, mas a Diana Gabaldon realmente se superou nesse de tão prolixa.
Há um casamento que dura mais de 100 páginas, e é só um dia! Descrições intermináveis sobre detalhes médicos ou a geografia de um lugar? às vezes se tornava bem cansativo. Tirando isso, maravilhosa como sempre!

Ana Lívia 16/02/2024

Confesso que quase desisti do livro
Foi uma leitura bem lenta e difícil, mas permaneci firme e forte, devido o meu amor pela saga, no entanto, confesso que de todos os livros da saga de disparada esse foi bem lento a leitura o começo e o meio foi bem lento?no final foi melhorando.
Acredito que autora detalhou muitas coisas sem necessidade, mas o dica para quem está lendo, eu sei que é cansativo, mas não desista de terminar esse livro, vai vale muito a pena. O próximo livro é maravilhoso. Somente esse foi uma leitura lenta. Demorei uns 6 meses para ler, já o próximo livro estou terminando em menos de um mês.

jubileu 06/02/2024

O mais fraco da saga (até então), mas não é ruim
Eu achei esse livro muito rotineiro, onde em alguns momentos desses capitulos tinham picos muito positivos da história. é um livro imenso e que se torna, por conta desse detalhe que falei, cansativo, porém não é um sacrifício pra mim lê-lo de maneira rápida porque eu amo outlander com todas as forças e seus personagens, mas? foi o mais fraquinho que eu já li até agora. que o parte dois de a cruz e fogo não seja neste mesmo pique.

Thamy 24/01/2024

Não acaba nunca
Nem me entenda mal, eu super amo ler os livros Outlander. Acho incrível a capacidade da autora de nos transportar para o que está acontecendo no livro. Mas convenhamos que esse livro ela enrolou bastante né, mas ainda assim é acima da média!

Carol.Maganha 31/12/2023

Toparia tranquilamente fingir que esse livro simplesmente não existe. Sério.
Não gostei e poderia falar várias partes que me fez querer pular tudo e dizer que li mas infelizmente eu li tudo kkkkk não me peçam para elaborar.

Jezinha 21/12/2023

Este livro fala muito sobre família e comunidade
Embora "A cruz de fogo" seja um livro muito extenso a minha resenha vai ser bem pequena porque para começo de conversa se esse livro tivesse 600 páginas já seria o suficiente para o entendimento da história.
Diana Gabaldon é muito prolixa na sua forma de contar como a comunidade que os Frasers constroem nos EUA vai se erguendo pouco a pouco e como eles vão enfrentando os problemas que surgem ao longo do caminho.
O que fica pra mim depois de mais de 1100 páginas é o quanto ele foca na família e na comunidade. As dúvidas de Roger, o desejo de vingança contra Bonnet, o recrutamento para a milícia do governador.
Enfim, 600 páginas seriam suficientes para tudo isso e a leitura não ficaria entediante em muitos momentos. Não achei esse o melhor livro da série. Na verdade fiquei com a sensação que esse volume é o começo de uma virada grande nos próximos livros. Assim espero pelo menos.