A Cruz de Fogo

A Cruz de Fogo Diana Gabaldon

Resenhas - A Cruz de Fogo - 1ª Parte

annacsfraccaro 28/01/2022

O calhamaço do ano!
Demorei um pouquinho pra ler esse livro, um pouco mais do que planejei, mas terminei.
Bom, a série de Outlander é sensacional, não tem como negar, todo o contexto histórico é extremamente rico, a leitura é extremamente detalhada, não é uma leitura super fluída em alguns momentos, tem momentos que você nem sente o tempo passar, mas em outros é bem complicado.
Amei o livro? Amei. Tiraria umas 300 páginas? Tiraria, porque em alguns momentos senti que a leitura ficou cansativa, mas não consigo deixar de dar 5 estrelas pra esse livro.
A história é extremamente cativante, os personagens são incríveis, há aventura, há romance, há brigas, há partes pesadas, essa série tem tudo.

Obs: Foi o livro que mais achei diferente da série, mas acho que a série deve ter pego o início do sexto livro, mas só lendo pra saber.
Natalia.Tamaio 02/02/2022minha estante
Como assim 5 estrelas nesse livro arrastado? Kkkk

Séia 12/11/2022minha estante
Eu estou nessa leitura há bastante tempo! Mas quero finalizar tão logo. Achei que no Kindle está fluindo mais.

annacsfraccaro 12/11/2022minha estante
Natalia.Tamaio os 5 estrelas foi pro meu esforço em terminar de ler kkkkkkk

annacsfraccaro 12/11/2022minha estante
Séia eu demorei mais ou menos 1 mês pra ler, mas esse livro é bem arrastado, porém, o livro 6 achei bem melhor, mesmo que maior

Natalia.Tamaio 12/11/2022minha estante
Esse esforço vale 5 estrelas hahaha

Larissa 21/05/2023minha estante
Concordo!

Denilsoncampos 12/04/2024minha estante
Anna... 1.120 ... que coragem! O conde de Monte Cristo é por aí também!! Concordo... 6 ? por sua bravura, é um exemplo pra nós!kkk

Claire Scorzi 11/09/2009

Paixão física sempre forte - e novos perigos
O quinto volume da série "Outlander" continua a focalizar a nova vida que Jamie, Claire, e agora também Brianna e Roger estão construindo no "novo mundo" - a América antes da Independência. Em 1770, na Carolina do Norte, Jamie Fraser cuida dos acres de terra que recebeu do governo (que, para variar, não dá nada sem segundos interesses). A propriedade aos poucos prospera embora haja ainda muitas dificuldades financeiras - mas o futuro é promissor. Se as tensões entre colonizados e colonizadores e toda a insatisfação advinda disso permitirem...

A narrativa é estupenda, a prosa de Diana Gabaldon invejável: ela consegue construir diálogos (que nunca soam como esqueletos sem carne: há toda uma atmosfera para eles) e cenas tensas sem cair na obviedade e sem frases clichê. Este livro da série equilibra muito bem ação com introspecção psicológica e não apresenta cenas que soam 'exóticas' (falhas de "O Resgate no Mar", no caso). Além disso, desde o começo seu cuidado com o personagem Roger valeu o esforço: comecei a realmente gostar dele e do espaço que Diana lhe concedeu no livro (uma dos senões de "Os Tambores de Outono" foi a ausência de carisma do casal Roger-Brianna que ocupava espaço demais no volume). O personagem 'cresce' aos nossos olhos e ganha nossa simpatia, até nossa afeição. As passagens em que a autora mergulha em seus pensamentos e sentimentos nos conquistam e às vezes comovem: Roger tornou-se 'de carne e osso' neste livro.

A destacar ainda o esmero de Diana Gabaldon nas passagens dedicadas ao romance de Claire & Jamie: de um erotismo sutil, mas poderoso, talvez quem sabe um suave libelo da autora contra a idéia de que heróis e heroínas mais velhas não tem direito de sentir desejo ou de desfrutar de sua sexualidade (nesse volume, Jamie completa 50 anos e Claire é 4 ou 5 anos mais velha do que ele; há uma referência discreta ao fato de Claire aproximar-se da menopausa).

Paty 25/03/2015minha estante
Nunca demorei tanto tempo para terminar de ler um livro. Cansativo. Espero que o 6º seja bom como os 4 anteriores.

Gilmara Brasil 07/06/2016minha estante
Estou querendo comprar esse livro, por favor você sabe onde posso comprar online??

Libia Sousa 17/10/2016minha estante
Gente, estou desesperada para conseguir esse livro, alguém sabe onde posso comprar?

Ana 31/03/2021

Eu adorei este livro. Mas sou meio suspeita pra falar já que eu amo essa série. Claro que um livro com mais de 1000 páginas não teria como não ter os seus altos e baixos, e esse não foi diferente. Ele é muito, MUITO lento no início, mais de 200 páginas para descrever apenas um único dia, nos mínimos detalhes. Dava pra ter resumido mais? Acredito que sim. Mas, apesar disso, esse livro contém alguns dos meus momentos favoritos de toda a série até o momento, e um dos finais mais incríveis! Achei lindo os momentos de Claire e Jamie como um casal maduro e seguro do seu amor, os momentos em família, o desenvolvimento do relacionamento da Brianna tanto com o Roger, quanto com o pai. E o emocionante retorno de um personagem muito importante...

yasneryst 23/01/2021

Tudo acontece, nada acontece e feijoada
O que eu menos gostei até agora.
Daqueles livros que se parecem com uma
maratona, muita coisa acontece em um espaço curto de tempo e no final dos capítulos você esta exausto.
Tanto não gostei da leitura que foi o que mais demorei a ler, estou com saudade do frio na barriga que Jaime e Claire davam...

thabooks 14/05/2020

Incrível
No começo teve aquela monotonia de sempre, mas sabe quando tudo vai se encaixando e perguntas antigas vão sendo respondidas?
Finalmente deram um foco, por menor que seja, na viagem no tempo e não só na trama presente.
Achei demais.

MellNavarro 29/10/2023

Por muito pouco não dei 3.5 estrelas...
Embora seja o mais íntimo dos livros no sentindo de ser até agora o que mais adentrou nos sentimentos e pensamentos dos personagens, a repetição de narrativas de cenas do cotidiano parecia que não ia ter fim, tornando boa parte da leitura cansativa
O que salvou e me fez dar 4 estrelas foi o rumo que o final do livro se encaminhou, gostei do desenho dele
E seguimos na série (só não sei quando...)

Michelly 20/06/2023

Estou presa nesse universo rs
Sério, esse livro foi o que mais me surpreendeu na descrição do mesmo dia, foram capítulos e mais capítulos relatando o mesmo dia!
Incrível como a autora conseguiu fazer isso.

O casal Jamie e Claire continuam na luta pela paz da família, mas agora tem um problema maior: uma guerra está por vir. Jamie está liderando seu novo "clã" durante essa jornada.
Muito está por vir na parte II.

Thamy 24/01/2024

Não acaba nunca
Nem me entenda mal, eu super amo ler os livros Outlander. Acho incrível a capacidade da autora de nos transportar para o que está acontecendo no livro. Mas convenhamos que esse livro ela enrolou bastante né, mas ainda assim é acima da média!

Manu Boschetti 11/10/2020

Boa parte do livro foi inútil
Eu vivo dizendo que o ritmo de outlander é acelerado até demais, mas nesse as cosias começam a acontecer nas últimas 100 páginas, antes disso se vc tirasse não teria efeito algum na história.
Eu gostei muito dos últimos capítulos, mas lamento muito que demorou tanto pra algo significativo acontecer.
Quase os primeiros 20 capítulos tudo no mesmo dia, ninguém merece.
Até o momento o livro de outlander mais lento que li, e por consequência o pior, por mais que os últimos capítulos sejam empolgantes e a segunda parte parece que
promete.

Juliana 06/09/2023

Por amor a série eu comecei a ler os livros mas não consegui alcançar a tempo as temporadas, ou seja, minha leitura esteve sempre atrasada com relação aos episódios da série, o que fez a experiência da leitura deste calhamaço ser mais extenso que o normal. Não sou de desistir de ler um livro, mas por aqui este foi o último que leio da coleção e vou seguindo a história pela série mesmo, esta leitura me tomou muito tempo e me deixou cansada, o que não deveria ser esse o intuito, foram muitos diálogos cansativos, muitas descrições e narrativas exaustivas, enfim. Eu amo demais o universo outlander, não deixa de ser um bom livro e uma história autêntica e apaixonante. obrigada Diana Gabaldon.

Thay.Neves 27/06/2021

Como fã não consegui dar 2 estrelas, mas bem que esse livro merece. Foram 1118 páginas de "nada". Eu adoro a saga e a forma que a autora detalha esse mundo e as experiências vividas pelos personagens. Nos outros volumes ela conseguia trazer esse lado sem deixar de criar um enredo interessante. Já nesse volume não tem nada de interessante. Estou um pouco frustada, espero que no próximo livro (o sexto) isso não continue.
Larissa 27/06/2021minha estante
A temporada que representa esse livro foi a mais fraca mesmo... pense numa coisa arrastada... Nem parecia Outlander

Larissa 27/06/2021minha estante
Eu tive que me forçar a vê-la como uma "ponte", sabe? Pra me contentar. Tipo, ela é o caminho de algo maior no futuro, nos outros livros e temporadas

Thay.Neves 28/06/2021minha estante
Eu penso assim também, uma "ponte" para os outros livros e outras histórias. Que bom que não sou a única ?

Anna 24/08/2021minha estante
Nossa eu pensei exatamente a msm coisa!!! Não acontece NADA no livro inteiro. O capítulo mais interessante foi o último, de resto, pura enrolação.

Pastorelli 19/03/2021

A Cruz de Fogo
Claire e Jamie não tem nem meia hora de sossego, isso está se tornando um pouco monótono, até mesmo as partes que deveriam ser eletrizantes, são narradas com tantos detalhes que a cena em si acaba perdendo a força.
O livro se encerra com a dissolução de um mistério mal apresentado como se fosse a conclusão de um romance policial, foge completamente de tudo o que havia sido desenvolvido até então, concluindo, não me agradou como os anteriores, espero que a parte 2 seja diferente.
Ana Carol 19/03/2021minha estante
Menina, empaquei nele também... Larguei de mão, mas quero começar de novo.

Pastorelli 19/03/2021minha estante
Virou meu sonífero, terminei na base da insônia, toda vez q pegava ele pra ler, 2pgs depois já estava pescando????

Natalia.Tamaio 25/01/2022

"Só pelo amor eu voltaria a atravessar o fogo."
Com essa frase linda do post, é triste dizer que: Outlander 5 ? A Cruz de Fogo foi o livro que eu menos gostei da série até agora. Ainda assim, é mais um livro que vem para ratificar que Diana Gabaldon é uma escritora incrível, porque sim, mesmo num livro que achei mais arrastado e menos empolgante que os demais, a avaliação foi 4 estrelas, porque não se pode dizer que ele é ruim nem de longe.
Neste livro estamos vendo Jamie e Claire se consolidarem na Cordilheira dos Frasers, e acontecimentos incríveis nos prendem: a picada perigosa de uma cobra, a história de uma tribo que teme um Urso-Fantasma, a volta de um personagem do qual estávamos com saudade, o descobrimento de um casal estranho e a necessidade de sacrificar o marido, a morte de uma empregada no casamento da tia Jocasta (que mais parece um assassinato endereçado a outra pessoa), o reaparecimento do asqueroso Stephen Bonnet... e o pior de todos: o quase enforcamento de um personagem muito importante que nos deixa sem fôlego...
Com tudo isso a pergunta que fica é: ?Mas foi mesmo o livro mais arrastado??. Gente, foram mais de 1000 páginas!!!! Sério, dava pra esse livro ter umas 600 e estava ótimo... esse para mim foi o erro da Diana. Entre um acontecimento e outro desses grandes que destaquei, as páginas se arrastavam demais em histórias insignificantes do dia a dia... Claro, para quem ama Outlander como eu mesmo o dia a dia da família Fraser é gostoso de acompanhar, mas esse teve dia a dia DEMAISSS... rsrsrs... esse é o único ponto que me fez deixar ele por último no ranking. No mais... sigo apaixonada e já comecei Outlander 6 ? Um Sopro de Neve e Cinzas!
QUOTES:
? ?Sabe como você é, Sassenach. Quem olha para o seu rosto descobre exatamente o que você está pensando.?
? ?Era como estar na extremidade de um pião, pensei ? um turbilhão de coisas e pessoas rodopiando a toda volta, e um passo em uma direção ou em outra nos lançaria de novo naquele furor giratório, mas ali, bem no centro, havia paz.?
? ?Não dissemos nada, mas a promessa foi feita, como já a tínhamos feito uma vez antes, em um lugar sagrado, nossos pés sobre um pedaço de leite rochoso nas areias movediças da ameaça da guerra."
#book
Patrícia 25/01/2022minha estante
Falta eu ler o livro 2 de A Cruz de Fogo, pois meus livros são da época em que a editora publicava em dois volumes, mas concordo que até agora é o livro mais arrastado, também já prevejo umas quatro estrelas, mas em comparação aos outros volumes, rs... Diana Galbaldon é, como você disse, uma escritora incrível, minuciosa na escrita, fantástica ( por mais escritoras assim) e a saga de Outlander, épica ? Vou começar a ler o livro 2 e começar o sexto ainda esse ano, pois não consigo ler em seguida, rs

Patrícia 25/01/2022minha estante
Ótima resenha????

Jotinha 01/07/2023

OLHE NO ALTO; a Cruz de Fogo.
Simplesmente um grande mix de loucura, fofoca, muita fofoca e muitos babados. Esse livro parece ser simplesmente um divisor de carreiras, ele não aborda um tema só e abrange todo a saga em si. Parece responder todas as perguntas que fiz durante os 4 primeiros livros e no quinto livro tudo é esclarecido. Os arcos dos personagens estão cada dia mais bem desenvolvidos e são um grande mistério: o que eles vão fazer em seguida. Esse livro ficou amplo é tão rico, as vezes não sabia o que estava por vir e era surpreendido. Esse livro não teve um erro, muito bem construído, os personagens estão cada dia mais sensacionais e complexos e a trama não fica chata, as vezes pode ser explicada de maneira bem detalhada, porém nunca desaponta em fechar as pontas soltas e dar uma rasteira no leitor e surpreendê-lo com o desfecho de tirar o fôlego.
mirianbezerra 01/07/2023minha estante
TO DOIDA PRA LER OUTLANDER