A Cruz de Fogo

Resenhas - A Cruz de Fogo - 2ª Parte

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Claire Scorzi 11/09/2009

Paixão física sempre forte - e novos perigos - II
Há capítulos para gostos variados: para chorar, para rir às gargalhadas (por conta quase sempre das tiradas impagáveis de Jamie Fraser), para ler com o coração na mão, para ler roendo as unhas, para se deliciar com as cenas de ternura, paixão, coragem, beleza; que eu percebesse nessa primeira leitura só duas coisinhas me incomodaram: o capítulo (mais para o final) dedicado a revelações sobre o Viajante do Tempo mencionado no volume anterior, Dente-de-Lontra (que veio do século XX para o XVIII a fim de tentar mudar o futuro dos indígenas americanos) e que me soou falso, um tanto artificial (mas todo esse trecho, que cobre mais de um capítulo, guarda uma alegria: outro personagem querido descobre que Claire vem do futuro); e o fato de Lord John Grey, personagem de quem gosto desde o volume 3 ("O resgate no mar") aparecer muito pouco, somente através das cartas que envia a Jamie e das remessas de livros que lhe faz (bom sujeito, Lord John!).

No geral, considero "A Cruz de Fogo" ainda melhor do que "O Resgate no Mar" - pois tem as mesmas qualidades sem os defeitos - e do que "Os Tambores de Outono" - pois conseguiu me fazer estimar Roger, que antes eu achava tomar 'espaço demais' no livro. Na minha opinião, é o mais próximo - superior? Talvez! - dos dois primeiros volumes. E com a vantagem de não ter um desfecho agoniante (como o volume 2) e de estarmos vendo como o amor de Jamie & Claire cresceu e amadureceu. Lindo, lindo, lindo. Quereria dizer mais, mas acho que só me repetiria.
Vanessa 11/09/2009minha estante
Adorei sua resenha, pois exemplifica bem o que eu também penso sobre esta maravilhosa série. Sobre Dente-de-Lontra, como sempre, a Diana sempre pincela um pouco sobre o que pode nos aguardar nos seus próximos livros, o próximo que inclusive já li, e posso lhe adiantar que é ainda melhor que "A Cruz de Fogo", na minha opinião.

Sereia 27/07/2017minha estante
Claire, faz vídeo dessa série? Por favor?

Suelen 24/03/2021

A Cruz de Fogo - Parte II
A cada leitura percebo que a história fica mais arrastada e monótona.
É interessante ver as diferenças com a série, mas tem informações que considero desnecessárias no livro.
Percebi que nesse livro a relação do Jamie com o Roger melhorou muuuuuuito, coisa que não mostra na série.
@o.livreiro_ 26/03/2021minha estante
Tem que ter perseverança para terminar. Estou me arrastando também. ?

Suelen 27/03/2021minha estante

@o.livreiro_ 27/03/2021minha estante
kkkkkk! Bem isso ^^)

Pastorelli 27/03/2021

A cruz de fogo Parte 2
A segunda parte realmente parece um outro livro, as descrições são mais moderadas e apesar do número absurdo de problemas que chegaram aos Fraser e aos Mackenzie, a leitura foi fluida, em sua maior parte cheia de vida e descobertas, Roger vem se destacando a cada página, provou sua imortalidade em pelo menos 5 situações e conquistou finalmente o respeito de Jamie.

Manu Boschetti 01/11/2020

Primeira vez que a parte 2 é melhor
Amei o ritmo do livro, me fez lembrar os primeiros livros da série, onde conflitos, dramas e momentos felizes tinham equilíbrio.
Ainda querendo que a Claire de um soco no Jaime quando fica braba em vez de perdoar em 2 segundos, mas ok.
Amei as cenas com mais enfoque nas mulheres.
O bom filho à casa torna

Regina 02/11/2009

Li esse livro beeeeeeeem devagar! Não queria que acabasse, pois sei que agora, só ano que vem tem mais histórias inéditas de Jamie e Claire. Mas releituras sempre são interessantes e é o que me consola…

O resumo acima foi muito acertado. Realmente, Diana nos transporta para a América de 1770! As doenças, os perigos, as aventuras, o trabalho pesado e compensador… tudo é muito bem retratado. Esse é um dos pontos que mais gosto nos livros dessa série – a realidade é muito bem mostrada e sofremos e vibramos e vivemos juntos com os personagens. Diana consegue trazer o leitor para dentro do livro e nos faz ver tudo o que ela descreve!

Achei que Roger roubou um pouco a cena nesse volume. O que ele passou – Deus! – terrível! A provação por que ele passou me fez lembrar muito dos sofrimentos de Jamie… Brianna me surpreendeu também! Geralmente não sou muito fã de Bri. Apesar de ser filha de Jamie e Claire, eu a acho muito fria e fechada e, por que não, um tantinho egoísta. Mas ela conseguiu me mostrar que tem um pouco dos pais dentro de si! Jemmy é um conquistador! Com quase dois anos, ele é simplesmente fofo e adorável! Não nega que tem o sangue de Jamie nas veias… ruivo e de olhos azuis e charmoso! É difícil ver James e Claire como avós, mas eles ficam perfeitos no papel.

Vou terminar a resenha com uma frase de Jamie que achei simplesmente fenomenal!!! Quem lê os livros dessa série sabe que Jamie diz cada coisa que é capaz de derretar um iceberg… mas essa frase merece destaque:

- Quando realmente chegar o dia em que tenhamos que nos separar – ele disse ternamente, virando-se para olhar para mim – , se minhas últimas palavras não forem “Eu a amo”, você vai saber que foi porque não tive tempo.

Dá para não viajar no tempo para ir atrás de um homem desses?
Claire Scorzi 23/12/2009minha estante
suspeita, suspeita pra elogiar. este foi facil facil um dos 10 melhores que li este ano.

Luziane.Marques 05/05/2018minha estante
Realmente,James Fraser é o homem que qualquer mulher gostaria, afinal, coragem, cavalheirismo, desapego e honra são quase impossíveis hoje em dia em um só homem.

Allana 25/09/2021

A Cruz de Fogo
Não canso da história de forma alguma, não perco o interesse em parte nenhuma.
É incrível, muitos detalhes que fazem toda a diferença.

Lótus Biscuit 23/03/2021

Gostei do livro. Apesar de as vezes me sentir cansada da leitura, a escritora consegue fazer com que eu não abandone.
Me apeguei aos personagens e quero ler e ler e saber o que acontece.

sabrinasilva26 10/12/2020

Perfeito
Incrível como todos os livros da saga Outlander são fáceis de ler, apesar de todos os fatos históricos. Esse não é uma excessão.

Jamie e Claire continuam encantando com seu amor incondicional um pelo outro e pela sua família. O humor de Jaime é a melhor coisa desse livro, me fazendo gargalhar alto.
Adorei o novo entrosamento entre Roger e o sogro, mas sofri demais com todos as dificuldades que ele passou.

Gostei muito mais da Brianna nesse livro, que parece mais madura e menos impulsiva e mimada. Senti muita falta do Lord John que não aparece como nos outros.

As revelações finais me deixaram com muitas perguntas respondidas e nova formuladas, me fazendo querer ler logo o próximo.

Recomendo muito esse livro.

oLola 11/09/2020

...à dra Ellen Mendell, pelos conselhos técnicos a respeito de como enforcar alguém e, em seguida, cortar sua garganta sem matá-lo no processo.

sinceramente, nunca li nada como outlander.

Paola437 17/12/2020

Valeu pelo final
Sendo bem sincera... não me cativou muito. O livro, pra mim, ficou bom nos capítulos finais onde as coisas de fato acontecem. Todo o livro achei parado, tudo bem que se fala da rotina e etc, mas detalhes que nao fariam falta, na minha opinião. Talvez se tivesse juntado a primeira parte com essa segunda parte e feito uma seleção do que de fato seria importante, dava pra ter tido um livro único e bom do que dois que tiveram a leitura arrastada.
Em compensação, o final muito emocionante e cheio de "será?". Temos a volta de um personagem maravilhoso e o mistério do que de fato aconteceu com Bonnet.
Yngrid 18/12/2020minha estante
Livro mais "desnecessário" da série, mas em compensação, a Um Sopro de neve e cinzas só tem tiro, porrada e bomba.

Paola437 18/12/2020minha estante
Então guria, eu li ansiosa pelo 6 mesmo. Talvez por isso parecia que demorava ainda mais pra acabar kkkkkk

Gabriel 15/02/2020

Essa parte II não é infinitamente melhor do que a parte I (como pensei), na verdade... o ritmo do livro segue o mesmo do anterior. Claro que aqui temos os capítulos da guerra da regulação, mas ainda assim o livro dá umas enroladas (o capítulo da caça ao urso por exemplo, ninguém merece)

Mas a história continua ótima! A saga ainda me cativa demais!
Vale a pena seguir a história

SakuraUchiha 24/05/2015

O suficiente para manter os fãs querendo mais.
Diana Gabaldon é uma escritora fantástica. Ela continua sua incrível história de Jamie e Claire nos anos imediatamente antes da Revolução Americana.
Eu adorei ler a forma como a história é tecida em torno de fatos históricos, com uma pitada de filosofia jogada em boa medida. Eu sempre fui fascinada com a história, e como a vida foi vivida até o mais mundano dos deveres domésticos.
A autora mais uma vez tem mostrado seu senso de humor único e sua extraordinária influência sobre os assuntos do coração. Ao contrário de muitos, eu gostei de ler sobre Brianna e Roger, e como suas vidas foram entrelaçadas em Jamie e Claire, e mesmo assim conseguiu construir seu próprio estilo de relacionamento e casamento.
No geral, uma boa leitura, e um trabalho digno de adição a qualquer boa estante.

site: https://bookzinga.wordpress.com/2009/11/01/a-cruz-de-fogo/

Andressa 01/08/2020

Tivemos uma pontinha do que pode se desenrolar em Um Sopro de Neve e Cinzas, mas com Diana Gabaldon tudo pode acontecer... Ansiosa pra começar

Bella 03/08/2021

A cruz de fogo parte II
A segunda parte da Cruz de fogo é bem mais dinâmica que a primeira, gostei bastante.
Revelações surpreendentes, romance e tensão. Mais a cara da série do que a primeira parte, na minha opinião.

Marcela 11/02/2020

Após uma primeira parte bastante extensa e de ritmo meio maçante, que focou nos vários acontecimentos e desventuras que cercaram os casamentos Fraser-MacKenzie (Brianna e Roger) e Cameron-Innes (Jocasta e Duncan), a segunda parte de A Cruz de Fogo traz novo fôlego à narrativa da série, resgatando a dinâmica familiar na Cordilheira dos Frasers em meio a uma constante luta pela sobrevivência, seja por meio de batalhas homem x homem, típica de guerreiros, ou pelo homem x natureza selvagem, típica dos desbravadores.

É ótimo ver o quanto os personagens mudaram e o quanto de sua essência foi preservada ao longo dos anos. Jamie e Claire, por exemplo, não são mais aqueles jovens insubordinados de 20 anos atrás, mas depois de todos os desafios que enfrentaram, a devoção um ao outro e o vigor em lutar pelo que acreditam só fica mais forte... e, mais uma vez, os dois protagonizam cenas bastante bonitas, com diálogos memoráveis sobre os seus sentimentos e a maturidade (reforçada, também, pelo fato de que são avós de nada menos que três crianças - entre os filhos de Fergus e o de Brianna). Em relação a Brianna e Roger, senti que eles também foram mais estáveis e maduros nessa segunda parte que na primeira, onde ainda parecia que o relacionamento deles se baseava em desejo sexual, frustração e uma desconfiança velada devido à incerteza sobre a paternidade de Jemmy. Fergus e Marsali também aparecem mais aqui, mas ainda assim, sinto que têm pouco espaço em relação à história em geral, o que é uma pena pois amo o Fergus desde sua primeira aparição em A Libélula no Âmbar, ainda criança na França.

A história completa de A Cruz de Fogo abrange um período de cerca de dois anos (vai de fins de 1770 a meados de 1772) e, ao longo deste tempo, entre vários desafios, acompanhamos também como a relação entre Jamie e Roger se estreita e como este último evolui enquanto personagem, deixando de lado suas inseguranças em relação à própria vulnerabilidade para se adaptar ao cenário e lutar por sua família. Brianna também mostra sua força, determinação e criatividade em diversos momentos, se consolidando definitivamente como uma ótima personagem feminina. Além disso, aguns mistérios que foram colocados no início da narrativa são finalmente desvendados, o que torna o recurso da passagem dos meses interessante pois vemos como a trama é elaborada de uma forma humana e realista, pois, mesmo em meio a especulações e dúvidas em aberto, os personagens tiveram que deixar essas inquietações de lado por um bom tempo para lidar com outros problemas que foram aparecendo pelo caminho. Com uma narrativa complexa e cheia de detalhes intrincados, o quinto volume de Outlander reforça como a autora, Diana Gabaldon, é, de fato, uma excelente contadora de histórias.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6