A Cruz de Fogo

A Cruz de Fogo Diana Gabaldon

Resenhas - A Cruz de Fogo - 2ª Parte

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

eris.torres 03/08/2020

Outlander: A Cruz de Fogo (Parte II), Diana Gabaldon.

?Eu entendi muito bem naquele momento por que os homens mediam o tempo. Eles desejam fixar um momento, na esperança vã de que, ao fazer isso, o tempo não passe."

O segundo tomo do quinto volume de Outlander, de Diana Gabaldon, retoma quando as tensões entre o governo e os rebeldes se acirram e chegam ao clímax na Batalha de Alamance. Os homens do capitão Jamie Fraser, sob o regimento do Governador Tryon, são convocados para marchar contra os Reguladores, mas tudo o que preocupa o escocês é a inabilidade de Roger Mackenzie com armas, sendo assim, enviar o rapaz para ter uma conversa com o líder dos rebeldes parecia mais propício do que deixá-lo em pleno campo ? porém, erros são cometidos e a vida de Roger fica pedurada em uma corda, agora Brianna tem que lidar com as consequências de um marido traumatizado.

De volta ao vilarejo onde moram, Jamie e Roger acabam se aproximado cada vez mais, os dois então tramam planos para capturar Stephen Bonnet, o capitão pirata que violentou Brianna e que põe em dúvida a paternidade de Jemmy. Os acontecimentos acabam retomando ao assassinato misterioso no casamento de Jocasta e Ducan Innes e sobre a existência do ouro francês nas terras de River Run.

Gabaldon cria personagens cativantes, mas não importa o quão dramática seja a vida de Roger, ele simplesmente não é um dos meus personagens favoritos. Tudo nele me desagrada, mesmo ele sendo um dos protagonistas, pois são os capítulos mais chatos de serem lidos ? ele está sempre chorando sobre o fato de que Jemmy pode ou não ser filho dele, como se isso fosse uma coisa que acabasse com a vida dele. Ainda não entendo como Brianna, que tem uma personalidade maravilhosa, foi colocada como par romântico dele.

O Jovem Ian retorna ao final do livro, uma surpresa muito grata e também carregada de mistério, pois ele apareceu sem sua família ? Ian finalmente descobre sobre Claire ser uma viajante do tempo e mostra um objeto que pode responder muitas coisas sobre o porquê de alguns poderem passar pelas pedras.

Claire contribuiu muito no livro com as explicações sobre genética e sendo uma avó maravilhosa ? meu deus, eu amo tanto essa personagem! Os diálogos da Gabaldon continuam sendo perfeitos.

Gabs. A 25/12/2020

São tantas reviravoltas que quase me perco no iniciar da minha crítica...

Diana nos entrega mais um livro sensacional, totalmente surpreendente e muito emocionalmente em variados momentos.

Esse com certeza tem um quê de desnudamento a Roger, tenho que confessar aqui que nunca o achei um personagem realmente cativante (até agora rs)

As camadas emocionais que nos foram mostradas aqui elevam não só a um nível muito superior comparado a outras obras, como rivaliza facilmente com os livros iniciais dessa saga.

Alguns personagens reaparecem aqui e ali e isso que me faz amar Outlander, nada é ao acaso e cada pequeno detalhe é apenas um fio para uma trama imensa se desenvolver.

Sempre incomparável, uma história envolvente e muito emocionante.

Marcela 11/02/2020

Após uma primeira parte bastante extensa e de ritmo meio maçante, que focou nos vários acontecimentos e desventuras que cercaram os casamentos Fraser-MacKenzie (Brianna e Roger) e Cameron-Innes (Jocasta e Duncan), a segunda parte de A Cruz de Fogo traz novo fôlego à narrativa da série, resgatando a dinâmica familiar na Cordilheira dos Frasers em meio a uma constante luta pela sobrevivência, seja por meio de batalhas homem x homem, típica de guerreiros, ou pelo homem x natureza selvagem, típica dos desbravadores.

É ótimo ver o quanto os personagens mudaram e o quanto de sua essência foi preservada ao longo dos anos. Jamie e Claire, por exemplo, não são mais aqueles jovens insubordinados de 20 anos atrás, mas depois de todos os desafios que enfrentaram, a devoção um ao outro e o vigor em lutar pelo que acreditam só fica mais forte... e, mais uma vez, os dois protagonizam cenas bastante bonitas, com diálogos memoráveis sobre os seus sentimentos e a maturidade (reforçada, também, pelo fato de que são avós de nada menos que três crianças - entre os filhos de Fergus e o de Brianna). Em relação a Brianna e Roger, senti que eles também foram mais estáveis e maduros nessa segunda parte que na primeira, onde ainda parecia que o relacionamento deles se baseava em desejo sexual, frustração e uma desconfiança velada devido à incerteza sobre a paternidade de Jemmy. Fergus e Marsali também aparecem mais aqui, mas ainda assim, sinto que têm pouco espaço em relação à história em geral, o que é uma pena pois amo o Fergus desde sua primeira aparição em A Libélula no Âmbar, ainda criança na França.

A história completa de A Cruz de Fogo abrange um período de cerca de dois anos (vai de fins de 1770 a meados de 1772) e, ao longo deste tempo, entre vários desafios, acompanhamos também como a relação entre Jamie e Roger se estreita e como este último evolui enquanto personagem, deixando de lado suas inseguranças em relação à própria vulnerabilidade para se adaptar ao cenário e lutar por sua família. Brianna também mostra sua força, determinação e criatividade em diversos momentos, se consolidando definitivamente como uma ótima personagem feminina. Além disso, aguns mistérios que foram colocados no início da narrativa são finalmente desvendados, o que torna o recurso da passagem dos meses interessante pois vemos como a trama é elaborada de uma forma humana e realista, pois, mesmo em meio a especulações e dúvidas em aberto, os personagens tiveram que deixar essas inquietações de lado por um bom tempo para lidar com outros problemas que foram aparecendo pelo caminho. Com uma narrativa complexa e cheia de detalhes intrincados, o quinto volume de Outlander reforça como a autora, Diana Gabaldon, é, de fato, uma excelente contadora de histórias.

Luana 15/09/2021

Essa segunda parte é beeem mais movimentada. Li na metade do tempo que eu tinha lido a parte 1 e já estou ansiosa para começar o próximo livro.

Sheyla 16/09/2020

Achei a leitura, eu sua maioria, arrastada. Poucas são as partes que te prendem. Mais um volume com relato da vida cotidiana da família Fraser. Mas indico a leitura. Afinal, não se pode ter aventuras 100% da vida não é mesmo?!

Lucineia 01/05/2020

Outlander
Continuando a série, esse livro conta as aventuras dos Frasers na chamada Cordilheira dos Frasers. Lugar onde acontece muitas coisas com Claire e toda sua família.
Neste livro, alguns novos mistérios são abordados e a curiosidade, como sempre, permanece para o próximo volume.

Camila1282 07/02/2022

Série de TV e série literária bem diferentes, essa 5 temporada foi a mais distante do livro até agora rs.
Mais uma leitura gostosa, fluída, rica em detalhes como só a Diana Gabaldon sabe escrever.

@juliaavictorino 15/06/2020

Uma bela amizade
A parte 2 volta a ter um bom ritmo, a leitura flui de forma mais fácil do que o anterior. Roger e Jamie passam por situações bem complicadas, e é bom ver a amizade dos dois se fortalecendo. Não achei o gancho tão potente para o próximo, mas já dá pra ter uma ideia do que está pela frente.

Ana Paula 04/04/2020

Superior a parte I
A parte II do livro Cinco tem uma dinâmica mais atraente para o leitor. Muitas coisas acontecem em diferentes momentos fazendo com que a leitura flua mais facilmente do que no anterior. E lá para o finalzinho, uma surpresa deliciosa: o retorno de um personagem querido! Adorei.

Marcos 21/12/2021minha estante
É maravilhoso se apegar aos personagens ????????

almeidaatai 09/01/2022minha estante
Com certeza ?

TraumadaAyA 30/11/2022

Acendam a cruz
Todos os personagens estão crescendo na história, melhorando na hora de se comunicar e trazendo coisas interessantes!!!

Tudo que não aconteceu na parte 1 dessa leitura, aconteceu na parte 2!

Roger melhorou demais como personagem, as crianças trazem o alívio cômico que antes pertencia ao fergus e ao Ian...

Mais uma vez, senti falta do Fergus, adoro aquele francês com boca suja, mais do que alguns dos outros personagens principais ?

As últimas 30 páginas foi tudo pelo que eu esperei nas outras 1300 que eu li....

Valeu a pena demais!!

Fica aqui esse momento: Se eu morrer e minhas últimas palavras não forem "eu te amo", saiba que foi pq eu não tive tempo. ?

yasneryst 15/02/2021

Quase lá, mas ainda não :(
Um pouco melhor que a primeira parte de Cruz de Fogo, mas ainda assim, não tem aquele frio na barriga que os primeiros livros de Outlander tinham.
Eu espero que o frescor e o frio na barriga retornem para o encerramento dos livros, caso contrário será uma das minhas maiores decepções literárias da vida.

Adriele.GuimarAes 27/03/2024

Não se é corajoso quando não se tem escolhas
"Os mais corajosos com certeza são aqueles que tem a visão mais clara do que está diante deles, tanto na glória quanto no perigo, e ainda sim saem ao seu encontro "

Dilly 07/04/2021

A cruz de fogo parte 2
Jamie, Claire e sua família tem novas provações a passar e cada vez mais chega a hora em que vão descobrir se cada ser humano é dono do seu próprio destino ou se tudo já está escrito nas linhas da vida. Brianna e Roger aprendem a conviver como casal e a serem pais de seu pequeno Jemmy, mas a sombra de uma dúvida ainda paira sobre eles e isso pode ou não afetar o modo que Roger vê sua família.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6