Cozinha À Prova de Ratos

Cozinha À Prova de Ratos Saira Shah

Resenhas - Cozinha À Prova de Ratos

Rittes 16/08/2015

Prova de amor
É difícil se encontrar um livro, principalmente hoje em dia, que seja capaz de fazer com que o leitor vivencie todas as emoções descritas como se fossem reais. Mais difícil ainda que uma história sem bandidos ou mocinhos, magia, horror, fantasia etc. seja capaz de prender e emocionar de maneira irremediável, fazendo quase impossível a ideia de se largar a leitura. "Cozinha à prova de ratos" é uma dessas joias raras. Fala de amor e de como nós, humanos, somos capazes de amar, mas também de nossas imperfeições. Não vale a pena adiantar nada da história sob o risco de anular a surpresa de quem ainda vai ler, mas não deixe de ler. Um dos melhores livros que já li, sem dúvida.

Clauclau/Eu leio sim e daí 25/10/2015

Editora Rocco
Pag. 335
Ano: 2015 – 1ª ed.
Gênero: Ficção inglesa
Fonte: Bom tamanho para leitura espaçamento adequado.

Olá turminha boa de leitura, em um domingo desses estava na Livraria Martins Fontes e me deparei com esse livro “Cozinha á prova de ratos”, pedindo para acompanhar-me até minha casa. Não resisti ao seu charme e me rendi aos seus apelos.
A capa do livro corresponde ao nome do livro, é de bom gosto, ele remete ao final de tarde, adorei!
Páginas amareladas e levemente áspera, ótima para manusear, perfeito!

Esse é o primeiro romance escrito pela documentarista britânica Saira Shah. Ela constrói uma história comovente, inspirada na sua própria experiência real de tornar-se mãe de uma criança com necessidades especiais. É uma história que fala sobre as emoções e os obstáculos que a vida nos agrega e é a tradução do amor, se por acaso existe um tipo de tradução para um sentimento tão doloroso, isso mesmo, doloroso, porque o amor dói. A vida muitas vezes nos prega peças e somos colocados á prova!
Quando Anna, uma chef de cozinha descobre que está grávida, ela planeja deixar para trás a sombria Londres e levar uma nova vida na França, com o marido Tobias que é músico e sua filha Freya, mas o casal sofre uma grande decepção ao descobrir no nascimento da filha que ela é portadora de paralisia cerebral e não será a criança que eles sonhavam em ter. Quando se espera uma criança os pais ficam cheios de expectativas e se perguntam: Qual será a cor dos olhos e cabelos, com quem irá parecer ou se ela será normal. A criança sempre será especial, isso independe se ela é normal ou não e nos tornamos seus escravos e experimentamos o sabor e o aroma do amor. Será que sem amor podemos resistir e prosseguir? Sim. Tem que assumir seus receios, medos e preconceitos e olhar para frente e apenas decidir para onde seguir.
Muitas vezes nos pegamos tentando guardar aqueles momentos tão sublimes, mas temos medo que a memória falhe e não poderemos registrar o sentimento preciso de cada toque, de cada instante tão importante, pois era assim que Anna estava se sentindo, ao mesmo tempo estava contra-a-parede, sentindo-se muito sozinha.
Enquanto isso, Tobias continuava a se esconder e negar o amor que tanto sentia pela filha tão esperada e desejada. Será que ele tinha medo de se entregar? Será?
Quando aquela noticia foi dada, eles não queriam saber e nem entender. No fundo de seus corações eles queriam fugir da realidade e começaram a devagar, imaginando os primeiros dias da filha e como ela seria alegre e cheia de vida, começavam a imaginar ela engatinhando e mais tarde conduzindo-a para a escola e que nada daquilo que foi dito pelos médicos era verdade e sua criança era normal e saudável, e os médicos teriam errado feio em seus diagnósticos. Até que eles caem na real e veem que quem estava errado eram eles. Anna queria fugir de todos e não queria contar o que estava acontecendo, porque ela não queria aqueles olhares e sussurros de piedade.
Ninguém pode medir o amor dos pais, mesmos perdidos em suas angustias e incertezas.
Essa é uma história sublime e delicada. Os personagens secundários foram muito bem construídos e amarrados.
Uma mãe que vivia intensamente cada momento com a filha como se fosse o último instante, cada dia um sabor, um aroma, uma consistência com muita leveza e profundidade.
Uma história que nos ensina que devemos prestar atenção, pois a cada instante nos é oferecidos pequenos e grandes milagres, basta apenas colocar óculos para enxerga-los.

Eu indico esse livro, e fiquei feliz em poder ter lido uma obra com tanta sensibilidade e tão verdadeira, sem enrolação e artimanhas, muito rica em detalhes.

Por hoje é isso, Tchau!

site: www.nerdream.com.br

Karina.Agra 15/07/2017

Encantador e apaixonante!!!
Esse livro foi uma enorme surpresa... ele é delicado e nos mostra que o amor sempre vence... não deixem de ler e se surpreendam com a poesia que ele pode oferecer... Leitura fácil, narrativa bem construída com personagens e paisagens encantadores... Nem tudo na vida é perfeito, como planejamos, mas às vezes o que mais precisamos é do imperfeito em nossas vidas.

Tatiana.Tati 10/11/2020

Uma superação entre muitos conflitos ,reafirmação de sentimentos que n turbilhão de frustações o amor e quem vence.

Nivea Ceroni 09/01/2021

Cozinha à prova de ratos.
Com certeza é um livro de amor, mas não é um livro de romance, é um livro de superação, de dificuldades, de frustrações, de dúvidas e bastante honestidade.
A escritora conseguiu construir uma história tão real, que muitas vezes sentia que estava lendo um livro baseado em uma história que já existiu.
Os personagens demonstram e expressam os sentimentos de uma forma tão séria, que chega a chocar.
É a verdade nua e crua do que eles realmente sentiam, muitas vezes as pessoas sentem e pensam coisas absurdas que quando postas em palavras chega a ser surreal, e aqui praticamente todos os sentimentos foram despejados em cada passagem e dificuldade e evolução da história.
No começo eu critiquei muito o Tobias, marido da Anna e pai da Freya, principalmente pela negligência e atitudes que ele tinha, fiquei impressionada com alguns diálogos entre ele e a Anna, critiquei a mãe da Anna, pela forma como ela se portava, pensava e agia. Mas no final percebi que muitas vezes é preciso bagunçar muito para consertar as coisas. Só depois que muita coisa triste e fora do controle aconteceu as coisas começaram a se encaixar e ir para o lugar.
No final o livro mostra que o amor salva, o tempo cura e precisamos viver o momento e aproveitar cada oportunidade que temos com nossas condições e possibilidades.