O Obstáculo é o caminho

O Obstáculo é o caminho Ryan Holiday

Resenhas - O Obstáculo É O Caminho

Tamara 10/05/2021

Necessário
Todos deveriam ler esse livro.
Apaixonada por essa forma de vrr a vida.

Dennisy 15/08/2020

Inspirador
O livro trás muitos exemplos e discute sobre grandes pensadores e um pouco do contexto vivido. Muitas passagens marcantes, indico a leitura ;)

VinAcius49 16/03/2021

O obstáculo é o caminho!?
O titulo do livro me propôs logo no inicio uma reflexão que foi mudando conforme a leitura foi progredindo...
Acredito que em muitas situações da vida podemos sim ter uma ótica de que alguns obstáculos em nossa jornada podem nos servir para crescimento pessoal, o livro aborda isso de uma maneira consideravelmente "espontânea". O que me chamou bastante atenção durante a leitura é a maneira como o livro coloca muitas personalidades históricas e que ao meu ver algumas dessas personalidades são bem emblemáticas, mas o autor consegue dar um ar de leveza para algumas dessas "personas", não sei dizer se essa leveza se dá para que o leitor não se perca do propósito da obra ou se de fato é para provocar reflexões sobre as pessoas citadas.
Sob esse viés, ressalta-se a importância do estoicismo durante toda a obra, assumo que não conhecia e a leitura me provocou interesse em aprofundar meu repertório sobre essa escola da filosofia, visto que grandes personalidades ao longo da história revelam ter tido e manterem contato com a mesma.
Com isso, acredito que a obra contribuiu significativamente para que minha ótica sobre problemas, situações e obstáculos em minha vida sejam ressignificados, também penso que devo me apegar aos processos que a vida me expõe e me colocar como protagonista para que eles sejam realizados da melhor maneira possível.
Super recomendo a leitura!

Marly.AraAjo 28/03/2024

Excelente. Devemos ler mais uma vez.
Gostei dos temas abordados. São mais de 50 histórias citadas e pessoas incríveis. Ele fala do estoicismo, e acredito nele até certo ponto.

Vale muito a pena ler.

Thais 14/02/2020

Apenas leia.
Um livro que me ajudou mto na forma de enxergar a vida e a encarar as adversidades. Sem dúvidas, meu preferido do segmento.
Alexandre 11/03/2020minha estante
Esse livro é realmente muito bom.
Tornou-se um dos meus manuais de sobrevivência para a vida.

Flavio.Costa 15/09/2020

Transformando provações em triunfo
Não é fácil transformar as provações da vida em melhorias, mas é possível sim.
O livro aborda bem o assunto, quando trás vários relatos de personalidades da história antiga e atual, mostrando as adversidades enfrentadas por eles e como deram a volta por cima, e claro, nos ensinando como também transformar essas adversidades em nossos trunfos.
Recomendo bastante o livro para aqueles que como eu, procuram ser uma pessoa melhor a cada dia, digo, evoluir sempre e sempre.

Thaisdv 13/02/2024

O Obstáculo é o caminho
Esse é um livro fundamentado dentro da Filosofia Estóica e é dividido em três partes, sendo elas: a PERCEPÇÃO, que é como vemos e como compreendemos o que ocorre em nossa volta e mais importante, o que decidimos que esses acontecimentos vão significar em nossa vida; AÇÃO, ou seja, o lugar comum; e por fim a VONTADE, que é o nosso poder interior.
Durante a nossa vida, iremos nos deparar com obstáculos justos e injustos, os quais disparam respostas emocionais, e podemos ficar desanimados e perder a perspectiva. Porém diante disso, devemos tentar ser objetivos, controlar nossas emoções e manter a estabilidade, ver o lado positivo da situação, retornar o momento presente e principalmente focar no que pode ser controlado. Ninguém pode nos forçar a desistir ou acreditar em algo que não é verdade. Diante disso, percebemos que reagir emocionalmente perante os obstáculos da vida, nos questionamos: “Ficar preocupado lhe dá mais opções?” Se a emoção a qual você está sentindo não pode mudar a situação a qual você se encontra, provavelmente ela é inútil e possivelmente uma emoção destrutiva.
A perspectiva é tudo, quando conseguimos nos distanciar da situação e ver ela sob uma novo ângulo, ela perde o poder sobre você, e por isso temos medo dos nossos obstáculos, porque nossas perspectivas estão erradas, pois uma simples mudança de ótica pode mudar totalmente nossa reação. Onde a cabeça vai, o corpo acompanha, a percepção precede a ação. A ação correta segue a perspectiva correta.
O grande segredo está em concentrar-se no momento presente, pois muitas pessoas focam suas energias enfrentando monstros que podem nem vir pela frente. E caso tenha que enfrentá-los lembre-se que esse momento não é a sua vida é apenas um momento na sua vida.
A vida pode ser frustrante, frequentemente nos deparamos com fracassos, e quando utilizamos a nossa energia recomeçando, cada fracasso é uma oportunidade de aprendizado, é uma fonte de descobertas. Muitas vezes ficamos procurando o momento perfeito para agir, pensando como as coisas deveriam ser, as regras as quais seguir, sendo que o melhor é começar diante daquilo que já se sabe, concentrando-se nos resultados, pois dificilmente encontrará a perfeição, por isso é melhor focar em fazer o possível com o que já tem. Foco no progresso e não na perfeição.
Durante os bons períodos, nós deveríamos focar no fortalecimento do nosso corpo para que em tempos de dificuldade possamos depender dele, ou seja, protegemos nossa fortaleza interior para que ela possa nos proteger. Francis Bacon disse: a natureza para ser controlada, precisa ser obedecida. Para fazer grandes coisas precisamos ser capazes de suportar os revezes, e encontrar alegria em cada coisa que acontecer. Depois de descartarmos nossas expectativas e aceitarmos o que nos acontece, e compreendermos que certas coisas fogem de nosso controle é um ato de transformar o que deveríamos fazer no que conseguimos fazer. E assim colocamos a nossa energia, emoções e esforços onde terão impacto real. Não escolhemos o que nos acontece, mas sempre podemos escolher como nos sentimos a respeito.
A vida não é somente um obstáculo, e sim, muitos deles. É um processo de superação desses impedimentos, você aprende algo novo, desenvolve força, sabedoria e perspectiva. Atrás de cada montanha, há mais montanha, e assim a cada superação só resta você, na sua melhor versão. E quanto mais você realiza, mais obstáculos aparecerão. A essência da filosofia é ação, fazer valer a habilidade de virar o obstáculo de cabeça para baixo com a mente. Compreender nossos problemas pelo que trazem no interior e seu contexto maior. Ver as coisas filosoficamente e agir de acordo.
Após finalizar o livro, fica muito claro que sim, o obstáculo é o caminho, pois quando tivermos a clareza que em nossa vida diariamente teremos dificuldades, as quais devemos enfrentar, munidos de nossa armadura, que é o aprendizado constante e encararmos com alegria todas as oportunidades de superar e evoluir, concluiremos que tudo está atrelado em percorrer o caminho e não em atravessar a linha de chegada.

site: https://comunidade.reservatoriodedopamina.com.br/c/resenha-de-livros/o-obstaculo-e-o-caminho-ryan-holiday

Pedro Garcia 21/10/2021

O obstáculo é o caminho
Posso não ter desejado que algo acontecesse, mas eu decido como
irá me afetar. Ninguém mais tem esse direito. (Carter)

Os gregos tinham uma palavra para isso: apatheia.
É o tipo de equanimidade calma que surge com a ausência de
emoções irracionais ou extremas. Não a perda de todos os sentimentos;
apenas do tipo nocivo, prejudicial. Não deixe a negatividade entrar,
não deixe que essas emoções nem mesmo comecem a surgir. Diga
apenas: Não, obrigado. Não posso me dar o luxo de entrar em pânico.

Tudo bem ficar desanimado. Mas não vale desistir. Saber que você
quer desistir, mas fincar os pés e continuar chegando mais perto até
conquistar a impenetrável fortaleza que decidiu assediar em sua
própria vida – isso é persistência.

O que aconteceu impede você de agir com justiça, generosidade, autocontrole,
bom senso, prudência, honestidade, humildade, franqueza?
Não. Então, volte ao trabalho!

Quantas vezes nos acomodamos porque sentimos que a verdadeira
solução é ambiciosa demais ou fora do nosso alcance? Quantas vezes
supomos que a mudança é impossível por ser grande demais? Envolve
muitos grupos diferentes? Ou, pior, quantas pessoas ficam paralisadas
por todas as suas ideias e inspirações? Elas as perseguem e não chegam
a lugar algum, distraindo-se e jamais avançando

Lições são difíceis só se você for surdo a elas. Não seja.
Ser capaz de ver e compreender o mundo assim faz parte de vencer
obstáculos. Aqui, uma negativa se torna positiva. Transformamos o que
seria decepção em oportunidade. O fracasso nos mostra o caminho –
ao nos mostrar o que não é o caminho.

Kekê 20/03/2021

Obstáculo: um desastre ou uma oportunidade?
Interessante a análise que o livro traz pela seguinte ótica: existe o acontecimento em si e a história que contamos a nós mesmos sobre o que ele significa, como nós o percebemos. E isso se amplia no seguinte pensamento: ?posso não ter desejado que acontecesse ou que algo fosse de tal jeito, mas eu decido como isso irá me afetar! Ninguém mais tem esse direito. Só eu.? Portanto, devemos dividir e distinguir as coisas em duas categorias: as externas eu não posso controlar, mas as escolhas que faço com relação a elas eu posso.

Obstáculos tendem a nos tornar emotivos, logo, manter o controle das emoções, da forma como reagimos a eles é fundamental para iniciar o processo de conversão para algo favorável. Já parou para pensar que as emoções nos levam a visualizar o que pensamos estar ali em vez do que realmente está ali?

Buscar sempre a melhor perspectiva, tomar ações e atitudes equilibradas e ter vontade de ir em busca da oportunidade são chaves para fazer do obstáculo o caminho para sua evolução. Não espere condições favoráveis, crie-as. Ainda não se sente pronto ou não gosta das circunstâncias, vai assim mesmo. Se você quer impulso, terá que criá-lo, agora mesmo, com as condições que tem, levantando-se e começando.
Busque sempre ângulos melhores para enxergar os acontecimentos, fortaleça a sua vontade de seguir sempre adiante e tome atitudes que te mantenham em movimento no caminho desejado. Jamais diminua sua velocidade de voo, senão você cai.

Livro muito rico de exemplos de superação, de resiliência, coragem e determinação.

Recomendo.
Ney 21/03/2021minha estante
Parabéns! ?????
Mais um livro concluído.

Luana 03/06/2022

Gostei mas depois que você chega na parte três começa ficar meio maçante, é um livro bom mas que eu não leria novamente.

Barkley 19/10/2023

Estoicismo
Livro sensacional, aborda histórias reais de pessoas renomadas que obtiveram êxito por meio das adversidades. O livro muda sua perspectiva quanto aos problemas da vida, faz com que você veja como uma oportunidade e não um obstáculo. Estoicismo puro.

Recomendo à todos, jovens, professores, pais, anciões.

Ver as coisas pelo que elas são.
Fazer o que podemos.
Suportar o que devemos.

Thiago 15/06/2020

Muito a acrescentar
Primeiro a capa me atraiu. Um estilo minimalista com inspiração chinesa. Me lembrou de Lao Tze e seu Tao Te Ching. Sabedoria milenar a vista. Não errei o palpite. Só invertendo o hemisfério e chegando na Roma antiga, com seu sábio imperador Marco Aurélio. Figura só conhecida de nome por mim, mas que é um dos grandes filósofos pregadores do Estoicismo. Que eu também só conhecia de nome.
Graças ao livro de Ryan Holiday, pude ter contato com essa corrente de pensamento que tanto dialoga comigo e, acredito, com todos. Pela sua simplicidade e sua aplicabilidade, que nada tem de irrelevante. Pelo contrário, é uma filosofia de vida que pode trazer grandes benefícios e o mais importante: paz. Tudo se resume ao seu auto controle e sua atitude diante das diversidades. Não exaltar o sucesso nem rebaixar o fracasso. Equilíbrio. Como eu disse: PAZ.
Esse livro me apresentou vários dos ensinamentos estoicos e seus benefícios. É um grande divulgador dessa ideia, e cumpre o papel muito bem. Vou buscar aprender muito mais sobre isso, e talvez beber direto na fonte. Obrigado Ryan Holiday.

Fabio 21/07/2020

Estoicismo
Não posso dar menos que 5 estrelas, se o que o livro fez foi me fazer pensar de maneira diferente,me direcionando por caminhos que eu acredito que sejam melhores para uma vida mais presente...

Vidal 02/02/2022

Livro para sempre reler
Vale a pena a releitura sempre desse livro! Mostra o olhar estoico, aprendizado e um olhar profundo para a vida!

Geovanna.Holanda 17/01/2024

Esse livro é fantástico. Apresenta o estoicismo de uma forma clara e didática, exemplifica as mensagens passadas com histórias reais e motivadoras. Achei muito interessante e me motivou a procurar mais a respeito do assunto, além de querer aplicar as lições na minha vida.