Castelos de Marzipã

Castelos de Marzipã Lygia Barbiére Amaral

Resenhas - Castelos de Marzipã

Livia Barini 12/05/2022

Com reservas
Gosto muito dos livros da autora e estava muito ansiosa para lê-lo, queria muito saber mais sobre a visão espiritual do diabetes.
Não é um livro ruim, mas não gostei.
1) A primeira parte do livro (ele é dividido em cinco partes, cada uma contada por um personagem e com ênfase maior nele, mas todas continuando a história principal) é insuportável. Por mais que haja escassez de trabalhadores do bem é impossível acreditar que a Espiritualidade Maior ia permitir um anjo da guarda tão despreparado assim! A criatura dá mais trabalho do que todos os assistidos! Tem crises o tempo todo! Intragável.
2) A habilidade de uma das personagens em se tornar um sucesso em pouco tempo é ficcional demais. É preciso capital e tempo para uma empresa decolar em um país subdesenvolvido como o nosso.
3) Um das partes é sobre drogas (uso, tratamento...). E apesar de eu ter lido muito a este respeito na adolescência, e conhecer bem o tema, não tinha a mínima vontade de ler sobre isso de novo. Não me entendam mal, o capítulo foi bem escrito, a autora traz até algumas reflexões interessantes, há uma ligação, ainda que tênue, com o assunto... Mas me senti comprando gato por lebre. Para saber o fim da história fui obrigada a ler sobre um tema que me desagrada e do qual já estou saturada.
Enfim, não que seja ruim, mas definitivamente não funcionou para mim.
Livia.Tezuka 10/03/2024minha estante
Obrigada pela sua resenha muito bem dissertativa, Livia. Quando terminei de ler esse livro achei o mesmo. Agora como farei para superar a ressaca?!

Archanjo 06/08/2020

Jonas, espírito em aprendizado é autorizado pelo plano espiritual a acompanhar Babete (sua única filha), na terra. Ela terá várias provas difíceis a enfrentar na vida.
O livro é dividido em cinco partes. Em cada parte os principais personagens relata parte da história no seu ponto de vista.
A história é focada na dependência química. Ela conta como a personagem central adquiriu o Diabetes tipo 2 e como não conseguia se livrar do vício do açúcar.
A autora também explora outros vícios e a influência e importância de alimentação específica diante de determinadas patologias.
Fica clara a dificuldade e necessidade de uma reforma íntima nas mudanças de hábitos para enfretamento de um novo modo de vida.

jumorgensten 10/10/2022

O mesmo é um romance espírita que começa antigo e termina atual, se passa no Brasil e possui Jonas, sua filha Maria Elisabete, a neta Fênix e o genro Zé Renato como protagonistas.

Sendo assim, o livro inicia com Jonas indo visitar a filha depois de conseguir se recuperar do seu desencarne e estudar bastante nas colônias espirituais. No plano terreno, encontra Babete em voltas com as empresas deixadas por ele, seu vício em doces e bolos e um casamento que está um tanto estranho com Zé Renato. Além disso, ainda possui a neta Fênix que foi criada sozinha por Babete porque ela nunca quis contar a verdade ao pai da menina. Depois de um tempo, foi morar com a vó Zuleika porque estavam mais brigando do que se dando bem e por a filha não aceitar o seu novo casamento e a passividade diante do marido.

A partir de então, o leitor vai acompanhando o desenrolar dos acontecimentos através dos olhos e percepções de Jonas, onde o mesmo, aos poucos, começa a entender os motivos de estar no local. Conscientemente ou não, Fênix acaba seguindo os mesmos passos da mãe, ou seja, engravida do namorado que está se mudando para o Canadá. Ao mesmo tempo, Zé Renato abandona a esposa a deixando sem nada por pura ganância.

Com isso, vai ocorrendo um plot twist atrás do outro junto com as narrativas também sendo contadas por Babete e Fênix. Cada uma vai dando a sua visão dos acontecimentos, suas simpatias, empatias e os motivos de tomarem tais decisões. Ao mesmo tempo, a narrativa vai caminhando as escolhas e consequências dos personagens. Por questões emocionais, Babete desenvolve diabetes e não se cuida de jeito nenhum, chegando a ter sérias crises provocadas por glicose elevadíssima e Fênix tendo de cuidar da sua mãe e também da filha Martina que está para chegar.

Já Renato entra em profunda crise de consciência depois de algum tempo e torna-se também viciado, só que em cocaína. Um dia, sofre um grave acidente e acaba sendo internado em um hospital espírita especializado em viciados. A partir de então, seus olhos espirituais começam a ser abertos, além do leitor acompanhar sua reforma íntima lenta e progressiva.

Castelos de Marzipã discorre sobre um vício que parece ser inofensivo, mas que acarreta muitos problemas que são os doces. Babete, por sintonia e depois de um tempo, torna-se presa fácil para um espírito sofredor viciado em doces. Mesmo com algum entendimento, a protoganista se afiniza como se não houvese amanhã e sofre todas as consequências desta situação. Inclusive, a questão dos vícios como um todo é bastante comentada durante todo o livro, tanto os, hoje bem comuns, como cocaína e álcool quanto os inofensivos como comidas, doces e até religioso.

As partes espirituais vão acontecendo ao longo de toda a narrativa. No plano terreno, temos Jonas querendo ajudar e sendo preparado para isso e no plano físico fica a cargo de Cris, que também possui diabetes e é espírita.

Além de todas essas questões, a obra também aborda sobre perdão, ignorância espiritual e emocional, passividade, os problemas acarretados pela falta de autoestima, a aceitação das provas, homeopatia combinada com as medicações tradicionais e expiações e as ligações de vidas passadas dos envolvidos.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é densa, sendo necessárias pausas para reflexões. E por ser jornalista, a autora coloca bastante informações tanto de modo geral quanto espirituais e locais reais. Com isso, é mais aconselhável para quem está bem em todos os aspectos.

site: http://hidratarvicia.com.br/2022/10/10/castelos-de-marzipa-lygia-barbiere-amaral

Isabela 13/02/2016

Castelos de marzipã
Mais um excelente livro da Lygia! Dividido em capítulos, onde cada um e contado sob a perspectiva de um dos personagens, a história corre com muita leveza, sem deixar de lado valiosos ensinamentos. A maior parte do livro trata da nossa luta com o nosso maior inimigo: nos mesmos! Seja através so diabetes, drogas ou raiva (temas principais do livro) , temos sempre de nos colocarmos frente a frente com os nossos maiores medos, e sempre buscar força e luz com os nosso anjos da guarda. Amei!
Amanda 05/04/2020minha estante
Gostaria de ter este livro