O Salmão da Dúvida

O Salmão da Dúvida Douglas Adams

Resenhas -

de Paula 16/03/2021

Um gênio, um homem humano
Foi uma delícia ter a experiência de ler outros textos e percepções do gênio Douglas Noel Adams, afinal O Guia do Mochileiro das Galáxias é uma obra prima da ficção científica, mesmo sendo uma sátira.

O primeiro contato que tive com a obra dele foi algo completamente mágico, como um livro podia ser tão inteligente e extremamente sarcástico, ainda mais fundido com a ficção científica interuniversal. Eu adoro os cinco livros principais de Arthur Dent, Ford Prefect, Trillian e Zaphod Beablebox, as aventuras e loucuras fazem refletir sobre a vida, o universo e tudo mais.

Em Salmão da Dúvida, temos contato com textos avulsos de grande opinião do autor, sobre os seus temas favoritos. É um ótimo livro para rir e refletir, às vezes ao mesmo tempo. Dei boas gargalhadas com situações cotidianas descritas pelo DNA. Assim como, foi maravilhoso reencontrar Zaphod, que é de longe meu personagem favorito da saga do Mochileiro.

O título desta coletânea é um livro inacabado do ciclo Dick Gently, muito interessante, mas senti uma narrativa muito similar ao contado em Adeus, e obrigado pelos peixes. Infelizmente a obra foi inacabada e perdemos o mestre no início do novo milênio, talvez esse seja o tão famoso "bug".

O lado ativista pelos direitos e preservação dos animais é muito bonito, principalmente considerando o seu amor pela tecnologia. Aparentemente, essas coisas não andam juntas, mas Adams era um homem que não fazia sentido ao mesmo tempo que fazia completo sentido, então, segundo ele sua obra prima é um livro de biologia de animais em extinção, o que é meio maluco, considerando que temos um dia dedicado ao orgulho nerd em homenagem a sua obra.

Recomendo a todos os fãs e adorei conhecer um pouco mais sobre o gigante autor pelos próprios textos. Não entre em pânico, tudo ficará bem se você estiver com sua toalha!

Sol 25/04/2021

Esse livro foi uma surpresa muito agradável. Depois de muito adiar a leitura, me deparei com uma homenagem póstuma em forma de livro. Mais interessante do que ler a obra, foi conhecer mais sobre o autor da série o guia do mochileiro das galáxias.

Theo.en 13/03/2023

Simples e impressionante o livro é um exelente memorial a adams que se faz em uma leitura fluida e agradavel com memorias, traumas, bullyngs, risadas e ainda conta com sua interminada obra final, salmão da duvida, se torna uma otima obra a todos fas de adams, a esses sem duvida recomendaria lê-lo.

Kleber 18/04/2020

Uma agradável surpresa
Nunca havia lido nada do Douglas Adams antes, e o Salmão da Dúvida me fisgou de tal maneira que nem consigo explicar direito.

O livro reúne trechos de entrevistas, ensaios e alguns capítulos de um livro que estava sendo escrito por Adams, mas que foi abruptamente interrompido em virtude da morte precoce do autor, e por isso, ao terminar de ler, fica aquele gostinho de quero mais totalmente justificável. Apesar de estar originalmente incompleto, o livro consegue te prender completamente. Super recomendo!

EduardoCDias 31/01/2024

Risadas póstumas
Formado por textos aleatórios encontrados no computador de Adams após sua morte, esse livro é uma colcha de retalhos. Um romance não acabado, experiências ajudando organizações de preservação de animais, discursos de abertura de eventos, críticas de produtos eletrônicos? tudo isso fechado por dois epitáfios de amigos. E mantendo o bom humor que ele desenvolveu em suas obras. Vale a pena!

Paulo.Navarri 22/04/2016

Ãtimo
Salmão da Dúvida, nada mais que um apanhado da rotina e história de Douglas Adams.
Fragmentos de histórias que não vingaram, influências da música, a origem do "Guia do Mochileiro das Galáxias" desde quando era um programa de rádio.
Não é um livro de histórias, mas sim uma maneira de "conversar" com o autor, em sua essência é essa a sensação ao ler esta belíssima obra!
Item indispensável aos fãs de Adams.

André 03/12/2018

Um compilado hilário de escritos de Douglas Adams. Chega até a ser mais legal que alguns de seus livros.

Identifiquei nele muitas pessoas do meu círculo pessoal e, é claro, a mim mesmo (menos a parte de ser um bom escritor).

Renato.Vasconcellos 04/05/2019

Bela seleção de textos soltos e um bom trecho do terceiro e inacabado livro de Dirk Gently. Ler esses texto é um pouco triste, Douglas Adams nos deixou cedo demais e pensar em tantas histórias e idéias criativas q nunca vão acontecer chega a ser desesperador.

Xiu 03/02/2021

Aqueceu meu coração
Um livro que relembra a trajetória de Douglas Adams e reúne conteúdo nunca visto antes me deixou extremamente feliz por ter mais um pouquinho da mente brilhante do autor

Flavio.Gabriel 10/02/2023

Saudades do Douglas
É possível ficar triste por alguém que você conheceu anos depois da sua morte? Sim, ler esse livro é como se eu estivesse me despedindo de um ídolo.