O Livro dos Negros

Resenhas - O Livro dos Negros

1 | 2 | 3 | 4

anarontani 10/03/2024

Amei a leitura

muito dolorida, coisas inimagináveis são narradas e é impossível entender como essas pessoas conseguiram sobreviver a tanta violência ?

Ana Ramos 03/12/2023

Esse livro é incrível, dolorido e emocionante. Você não se apega apenas a personagem principal, mas a todos que cruzaram seu caminho.
Uma garota tirada da sua aldeia e levada como escrava, que enfrentou doenças, tristeza, perdas. Mas teve seus momentos de alegria.
É oq mais me impressiona, com tudo que ela enfrentou ela ainda conseguiu seus momentos de alegria.
Ler sobre a escravidão não é fácil, mas a escrita desse livro faz com que a leitura seja fluida, é bonita, poética e triste.
Valeu muito a pena, uma pena eu ter demorado tanto pra ler.

Tinthia(: 09/07/2023

Marcante
É um livro incrível... a leitura é feita com o coração apertado do início ao fim.
Aminata Diallo é uma negra, sequestrada na África para servir como escrava. Nesse trajeto, ela sobrevive a trancos e barrancos, com muita garra. O livro revela a força da mulher negra em meio a maldade humana!
É um livro muito necessário.

Bellesbooks 04/02/2023

Djeli, uma contadora de histórias.
Aminata Diallo, filha de Mamadu Diallo e Sira Kulibali, nascida na aldeia de Bayo.

Nossa livro ótimo a forma como o narrador descreveu a história em forma de biografia foi excelente realmente pareceu que a Aminata existiu, desde de seu sequestro, as vivências durante os anos até as tentativas de retorno pra sua terra natal.

Apesar de que já havia assistido a minissérie não deixou de causar impacto pois os ocorridos são bem descritivos e " mais pesados" enfim recomendo muito a leitura, um dos meus favoritos.

Jenny 07/09/2022

"Eles não tinham ideia de quem éramos, como vivíamos e de como eram fortes aqueles que chegaram às colônias."

Ghui conká 28/02/2022

Resistência!
O livros dos negros deveria ser obrigado nas escolas, visando trazer perspectivas do que se aproximaria à alguma realidade, mesmo que o livro se trate de uma ficção. Penso assim levando em consideração tudo o que nos é ensinado...
Sem muito adentrar, refletir, sem pesquisas, sem trazer novas histórias que foram/são apagadas, sem se colocar no lugar de como seria apontar uma condição, uma classe, uma origem a um ser humano.

Aminata Diallo além de transmitir força, persistência, coragem, transmite a importância dá EDUCAÇÃO!
Educação abre portas e salva vidas, uma vez que através dela você chega e conquista certos lugares que não foram designados para a sua existência.

O livros dos negros é CRUEL, mas necessário!!!!!!!!!!!

Julia 18/01/2022

um livro pra furar a bolha!
Esse foi o primeiro livro que li pelo app Kindle. Eu comecei sem absolutamente nenhuma pretensão, inclusive não me atentei a sinopse e havia imaginado uma fantasia ou romance, mas fui completamente surpreendida!

A história conta a trajetória de Aminata Diallo, sequestrada e escravizada ainda criança, e é extremamente detalhista. Durante todo o desenvolvimento da personagem, Lawrence Hill, o autor, consegue chocar e trazer sentimentos muito intensos no leitor, inclusive quando mistura emoções felizes em meio a tanto sofrimento (a primeira paixão, a maternidade, a amizade).

É óbvio que o grande choque é a realidade da escravidão, crua como é contada aqui. Mas o que surpreende nesse livro é maneira como Aminata, uma das poucas a ter essa oportunidade, conseguiu superar todas as adversidades de uma vida através da cultura, da leitura e da escrita; o local onde esse conhecimento a colocou e a manteve "a salvo", isso é incrível.

E particularmente, algo que me tocou muito, foi o apagamento das raízes africanas. Uma das questões que mais me dilacerou nesse livro foi a volta pra casa, e a dificuldade da personagem em se reconectar, física e mentalmente com seu local de origem, simplesmente por não ter informações, não ter memórias, não ter registro algum sobre seu local de nascimento e infância.

Apesar de uma ficção, o livro parece muito uma biografia, uma história real. Tendo muitos fatos históricos confirmados, é uma leitura intensa e de muito crescimento, ideal pra quem quer sair da bolha, da zona de conforto.

Jessica858 26/12/2021

Um livro bastante necessário e difícil de ser digerido. Muito pesado mesmo mas valeu muito a pena a leitura. Recomendo!

Paula Santos 06/11/2021

O livro dos negros é uma ficção histórica que conta a trajetória de Aminata Diallo, uma mulher negra que foi arrancada do seio de sua pátria e família aos 11 anos de idade. Aminata é uma personagem ficcional, mas a forma como o autor a trouxe me fez questionar inúmeras vezes se realmente essa mulher não existiu realmente.
O autor nos brinda com uma leitura lenta e densa, mas carregada de emoções. Não é uma leitura fácil porque conhecemos a história e sabemos tudo que o povo negro sofreu, mas é uma leitura necessária.

dani 21/10/2021

Aminata Diallo, filha de Mamadu Diallo e Sira Kulibali
Já bem idosa e morando em Londres, Aminata começa a contar sua história a partir da infância na aldeia de Bayo, passando pelo sequestro brutal, os horrores do navio negreiro, a vida nos Estados Unidos. Infelizmente é uma história conhecida, mas ao mesmo tempo incomum, por ser relatada pelo ponto de vista da própria sobrevivente de tais atrocidades.

Até certo ponto da minha vida, cheguei a acreditar, como fui ensinada, que a escravidão é algo que ficou no passado, que não tem mais nenhuma influência, que não precisamos falar sobre racismo. Hoje vejo como a herança maldita daqueles tempos perdura até hoje. Como não se revoltar ao ver tantas pessoas despidas de seu nome, seu povo, sua cultura, sua dignidade, sua vida. Isso não volta atrás, não há perdão. Mas o silêncio e o esquecimento também não trazem reparação.

Um livro absolutamente necessário para o momento que vivemos. Foi um prazer conhecer Aminata Diallo, filha de Mamadu Diallo e Sira Kulibali. Uma história que precisa ser ouvida, representante de muitas vozes que não serão silenciadas.
Sara.Marques300 14/12/2021minha estante
Que bom que você gostou desse livro que tantas vezes te importunei para ler kkkk. Eu realmente amo esse livro : )
Agora você precisa assistir a minisserie

dani 30/12/2021minha estante
Não sabia que tem minissérie ?

Raiane 25/07/2021

Uma das leituras mais forte que já fiz. Apesar de ser longo e ficar um ponto lento em alguns momentos, é um livro muito maravilhoso. Minha única crítica seria às "cenas" de abuso sexual. Sei que era algo comum no contexto histórico, mas dava para entender o recado da primeira vez. Em certo ponto, senti que o autor usava isso como artifício para gerar desconforto (e conseguia, mas era necessário para a história?).

conceicaolari 22/07/2021

grandiosidade
Começo dizendo que "O livro dos negros" é um livro pesado, uma leitura dura, que não tem floreios, é um livro difícil, precisei parar diversas vezes, mas é livro necessário, uma ficção histórica que tem uma semelhança muito grande com a história. Além disso tenho que confessar que é muito difícil encontrar uma maneira coesa de escrever esta resenha. Pois O Livro dos Negros é aquele tipo de obra inesquecível que transporta o leitor através de suas páginas e faz com que cada palavra ou reflexão de suas estória atinja bem o centro de nossas almas.

A escrita de Lawrence Hill é memorável, o autor é certeiro em abordar de forma tão honesta e profunda a escravidão africana em diversas partes do mundo, apoiando-se em textos praticamente garimpados e em experiências vividas por seus antepassados e em textos praticamente garimpados. O livro se passa no século XVII, narrado em primeira pessoa por Aminta Diallio, uma mulher que foi sequestrada ainda criança no continente africano e vendida como escrava.Este é dividido em 4 partes chamadas de: livro um, livro dois, livro três, e por fim, livro quatro. Cada um desses livros retrata partes da vida de Aminata.

A garota vivia em Bayo uma pequena aldeia com seus pais, seu pai era joalheiro e sua mãe parteira. Aminata ajudava sua mãe a amparar os bebês das mulheres de Bayo e das aldeias vizinhas, numa dessas visitas a aldeias vizinhas a garota foi levada como escrava. Com apenas 11 anos viu sua aldeia queimar e seus pais serem mortos. Ela teve que andar durante várias luas acorrentada a outras escravas, nua, com fome e humilhada. Hill não nos poupa de todo sofrimento e humilhação ao qual a protagonista junto com outros cativos é submetida. Inclusive, narra com maestria a travessia pelo Oceano Atlântico abordo de um navio negreiro. A no navio negreiro é uma das passagens mais tristes, realistas e desesperadora desse livro no meu ponto de vista, a maneira que foi narrada me deixou sem chão.

Aminata foi vendida como escrava na Carolina do Sul, a mulher teve que suportar muitas coisas, desde estupros, humilhação, preconceitos, ser marginalizada, açoitada e ser separada das pessoas que mais amava. Nos Estados Unidos, ela era "a africana", e em sua terra era considerada uma "toubabu" (branca) pela sua maneira de falar.

Esta é uma obra repleta de emoções que por muitos momentos me fizeram chorar. Em outros momentos como eu disse precisei dar um tempo do livro para digerir tudo o que estava acontecendo. Embora seja baseado em documentos reais e traga até mesmos personagens que de fato existiram, em parte não é uma história real, mas poderia ser tamanho é o realismo que possui. Aminata pode até ser uma personagem de ficção criada para este romance, mas esta ela carrega a história e a luta de milhares de negros que foram escravizados em diversas partes do mundo.

Sah 20/06/2021

Uma ficção que carrega a realidade da vida escrava
Aminata pode até ser ficção criada para este romance, mas esta personagem carrega a história e a luta de milhares de negros que foram escravos. Livro realista, que relata toda dor e a vida de uma africana que é tirada de sua terra, tem que se reinventar a cada perda, mas representa resistência e força em tempos tão cruéis. Aminata é escrava que se destaca pela sua sabedoria, tendo um papel importante. Conquista oportunidades únicas que poucos negros escravos tiveram. Acompanhar a vida e seus desafios foi oportunidade de aprender e respeitar ainda mais a história africana. Lindo o livro. Recomendo demais.

Talita.Ferreira 25/03/2021

Delicado, triste e emocionante.
A história seguiu um trajeto contrário ao que eu imaginei. Acreditei que partiria do ponto de Aminata, a protagonista, já mais velha e já fazendo menção ao Livro dos Negros. Entretanto, não foi assim que aconteceu.
A narrativa tem início desde quando ela era bem pequena e vivia em suas terras. Descreve a forma que foi escravizada, seus dias terríveis no navio negreiro, sua chegada em outras terras e sua vida como escrava no decorrer dos anos. Existe uma personagem secundária, a Fanta, que faz coisas inimagináveis, mas que dá para entender o ponto de vista dela, se tiver empatia o suficiente.
É bem pesado de se ler, pois além de se tratar de um assunto difícil, os detalhes dos acontecimentos não são poupados nas descrições, então é preciso ter estômago em alguns momentos.
Desde já deixo avisado que não existe um minuto de extrema paz na vida de Aminata, ainda que ela, em certo momento, tenha conseguido sair das mãos de um senhor mais perverso e encontrado maneiras "menos pesadas" de viver.
O sentimento de alívio e as lágrimas de alegria só surgem ao finalzinho do livro, quando Aminata consegue o que desejava há tanto tempo.

Mari 24/03/2021

É uma leitura importante, porque mesmo sendo ficção, trás muitas e muitas verdades. A história nem sempre é bonita e nem todo mundo é ruim.

Recomendo

1 | 2 | 3 | 4